Conheça e entenda as etapas do funil de vendas capazes de alavancar seu negócio

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 11 de janeiro de 2019 | Atualizado: 9 de janeiro de 2020.

As etapas do funil de vendas são essenciais para o sucesso de uma estratégia de Inbound Marketing. Visitantes, leads, oportunidades e vendas: esses são estágios que você deve conhecer para alavancar os resultados do seu negócio!

Os consumidores passam por algumas fases para chegar até o momento de efetuar uma compra. Essas fases são conhecidas como jornada de compra.

Nelas, os consumidores vão passar por um processo de aprendizado e descoberta; reconhecimento da solução até, por fim, bater o martelo.

Por isso, as empresas têm adotado estratégias para dar suporte a esses potenciais consumidores nessa caminhada tão importante.

Com isso, dentro da metodologia do Inbound Marketing, se desenvolveu o conceito do modelo de Funil de Vendas.

Assim como já falamos no blog, o funil de vendas é um conjunto de etapas e gatilhos com o objetivo de educar, a fim de que o consumidor tome a decisão da melhor forma possível.

Dessa maneira, o sucesso das suas vendas está relacionado com o quanto você conhece as etapas do funil de vendas da sua empresa.

Então, se você quiser saber como melhorar os resultados do seu negócio, confira o conteúdo a seguir!

Primeira etapa: Topo de Funil (ToFu)

Funil de vendas

Essa etapa também é conhecida como ToFu (top of the funnel) e representa para o funil de venda o momento em que o seu site recebe visitas dos novos usuários.

Isso quer dizer que, todos os usuários que acessaram o seu site, seja por meio do Google, redes sociais ou outras plataformas online, buscam a solução para o seu problema, que pode ser ainda desconhecido por eles.

Nesse momento, você deve despertar o interesse desse usuário por meio de informações úteis e relevantes, que expliquem os problemas enfrentados por eles e as possíveis soluções.

Em suma, sua missão no Topo do Funil de vendas é proporcionar ao visitante uma oportunidade imperdível para sanar a sua dúvida.

Dentro do Topo de Funil, existem dois tipos de públicos: visitantes e leads, que explicaremos com mais detalhes abaixo.

Visitantes

Os visitantes fazem parte de um grupo de pessoas curiosas. Eles pertencem ao primeiro estágio do funil de venda, considerado o mais largo da jornada de compra.

Por alguma razão, eles chegaram até o seu site, sem saber muito bem qual o tipo de problema que estão enfrentando.

Sendo assim, é importante oferecer conteúdos de qualidade para que ele avance cada vez mais na jornada de compras, se transformando em Lead.

Lead

Os Leads são aqueles visitantes que resolveram receber materiais ricos sobre o setor que a sua empresa trabalha.

Geralmente, eles fornecem dados de contato, como telefone, e-mail, empresa em que trabalham, onde moram, entre outras informações.

Em troca, você dá a eles conteúdos de qualidades e atualizados, como e-book, whitepaper, infográfico, entre outros, no intuito de educá-los para passar para a próxima etapa da jornada de compra.

No entanto, vale ressaltar que todos os conteúdos devem ser segmentados, o que quer dizer que devem atender o interesse particular de cada Lead.

Nesse estágio, você consegue qualificar os Leads, mandando aqueles que já estão preparados para efetuar uma compra para a equipe de venda e permanecendo aqueles que não estão para o time de marketing.

Segunda etapa: Meio de Funil (MoFu)

Etapa do funil- Meio

A segunda etapa pode ser reconhecida como consideração da solução do problema, uma vez que o lead tem consciência de seus problemas e está preparado para resolvê-lo.

Para que ele sane suas dúvidas e resolva de uma vez por todas este problema, o Lead começa a fazer pesquisas relacionados a ele.

O seu único dever, nesta fase, é nutri-lo cada vez mais com conteúdos de relevância para que ele passe a considerar algumas alternativas como solução.

Por esse motivo, a fase do MoFu (middle of the funnel) é considerada como a mais delicada das etapas do funil de vendas.

Uma boa tática de nutrição de Leads para que, assim, ele vá para a próxima fase da jornada de compra, é o uso do e-mail marketing, com resoluções relevantes, que mostre o diferencial da sua empresa.

Oportunidades

A partir do momento em que o time de marketing entra em contato com a equipe de vendas para dizer que os Leads estão prontos para serem abordados, é visto oportunidades para alcançar o fechamento de um negócio.

Nesse momento, é necessário realizar uma abordagem consultiva, no intuito de entender em qual estágio o lead se encontra na jornada de compra.

Terceira etapa: Fundo de Funil (BoFu)

Fundo de Funil ou BoFu (bottom of the funnel)

O Fundo de Funil ou BoFu (bottom of the funnel) é a tão almejada decisão de compra do potencial cliente.

Agora que ele já passou por todas as etapas citadas acima, ele está pronto para adquirir a resolução do seu problema.

No entanto, é de extrema importância que você fique ligado na concorrência, pois eles também estarão atentos para conquistar a venda antes de você.

Por isso, fortaleça toda a confiança gerada durante todas as etapas do funil de vendas e, assim, mostrar que você tem total autoridade do assunto e aberto para negociar ele.

Clientes

Quando for efetuada uma venda, aquele usuário que se tornou visitante do seu site e, posteriormente, lead, passa a ser um cliente do seu negócio.

Isso quer dizer que você conseguiu extrair desse cliente, ao longo das etapas do funil de vendas e jornada de compra, suas dores, apresentando soluções que despertaram o interesse dele.

No entanto, é importante lembrar que sua missão não acaba por aqui, pois é preciso dar estímulos para que esse cliente se torne fiel à sua marca e, assim, propagar ela para outras pessoas.

Elabore agora mesmo o seu funil de vendas!

E-book gratuito com os melhores gatilhos mentais para aumentar suas vendas

Depois de você aprender como fazer um funil de vendas e atingir o sucesso nos negócios, foi necessário alcançar maior autoridade no assunto.

Por isso, montamos este conteúdo, que conta as principais etapas de um funil de venda. Sem ele, qualquer tipo de negócio não conseguirá alcançar os resultados desejados, por isso, pratique-os cada vez mais.

E óbvio, não se esqueça de efetuar toda a estratégia do funil de vendas na prática!

Compartilhe nas Redes Sociais!