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“Chuva de leads, Charles!” Aprenda como criar formulário e faça como o Magneto: atraia os seus X-Clientes!

Publicado: 27 de junho de 2018 | Por: | Atualizado: 5 de julho de 2019.

Criar formulário é como gerar um dos campos magnéticos mais poderosos para atração de potenciais clientes! O que acha de aumentar sua taxa de conversão seguindo o exemplo do X-MEN mais magnético que existe?

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O mundo tecnológico em forte ascensão que vivemos hoje fez da internet o maior outdoor de produtos e serviços do mundo.

Aliás, uma pesquisa realizada pela Zenithoptimedia mostrou o seguinte dado: Em 2017 os gastos com publicidade na internet foram responsáveis por quase 30% de todo valor gasto com propaganda no ano.

Isso equivale a mais de 200 bilhões de dólares!!!

Muito, não?!

Isso porque nas estratégias de marketing digital utiliza-se cada vez mais as plataformas de mídias sociais e sites para atrair clientes e cativá-los com o objetivo de alcançar conversões em vendas.

Para isso, aproveita-se o tempo que as pessoas passam conectadas às redes sociais e fazendo pesquisas diversas em plataformas de busca, como o google, por exemplo.

Assim, a atração desse possível cliente ocorre por meio da forte presença dele na internet, fato aproveitado pelas empresas para oferecer algo que seja do interesse dele como: promoções, conteúdos relevantes exclusivos etc.

Para isso, durante esse processo de captação de clientes é comum utilizar Pop-Ups, Landing Pages, CTAs com formulários a fim de gerar informações de contato sobre leads.

Em outras palavras, as empresas passam a criar formulário de inscrição em seus sites com o objetivo de realizar ‘uma troca’ com seus clientes em potencial.

Isso porque enquanto elas oferecem materiais de seu interesse, o usuário responde essa ação disponibilizando suas informações de contato.

Dessa forma, é importante criar formulário de alta qualidade, objetivo e com fáceis configurações de preenchimento.

Assim, ao oferecer algo do interesse do usuário e disponibilizar a ele um formulário simples e direto, a troca de interesses é feita.

Com isso, você poderá prospectar esse lead futuramente a fim de convertê-lo em uma negociação efetiva.

Por isso, é extremamente importante entender como criar formulário de inscrição de forma estratégica.

A boa notícia é: você aprenderá isso agora mesmo!

Pois preparamos para você um conteúdo exclusivo a fim de te ensinar a criar formulario de maneira eficaz e com alto poder de captação.

Então, neste conteúdo você verá:

O que é formulário e qual o seu objetivo?

Muitas empresas, principalmente no ambiente digital, cometem um erro comum: tentar vender imediatamente para os visitantes de seu site.

Seja ela no ambiente digital ou não, é muito importante investir na captação, como por exemplo: a captação de clientes no ramo imobiliário ou na captação de clientes na advocacia.

No entanto, oferecer o produto ou serviço para o cliente de forma muito direta ou “forçada” pode provocar o resultado contrário daquele realmente desejado, ou seja, ele pode se afastar da sua proposta.

Isso porque os consumidores precisam ser cativados e conquistados, de maneira similar a um relacionamento afetivo.

Ou seja, não adianta ir direto ao ponto se antes não mostrar o valor da sua marca e o que ela pode oferecer de diferencial ao consumidor.

Sendo assim, é extremamente importante trabalhar sua persuasão e investir em formas de atrair esse cliente de forma branda, mas incisiva.

Aliás, é a partir desse cenário no qual muitas instituições optam por uma abordagem “mais leve” que caminha na contra-mão do marketing convencional – Outbound Marketing.

Dessa maneira, por meio de uma abordagem mais intuitiva e aproximativa, as empresas vão mostrando aos poucos para os consumidores o valor de sua marca o que elas possuem de relevante para ofertar a eles.

No entanto, não é possível se aproximar do potencial cliente, se nem ao menos você possuir o contato dele, não é mesmo?

Afinal, não adianta muita coisa o fato de o usuário ter visitado o seu site, visualizado os seus produtos, se não houver uma maneira de contatá-lo futuramente no intuito de transformar o interesse dele em uma venda concluída, certo?

Por isso, chegou a hora de você aprender a criar formulário, inseri-lo no seu canal de divulgação online estrategicamente e captar informações valiosas como nome, telefone e endereço de email do seu lead.

Aliás, você sabe o que é lead? Não? Então saiba: lead é justamente essa pessoa que entra no seu site, se interessa por algo em especial e, por isso, deixa seus dados de contato com você. Ele é um potencial cliente do seu negócio.

E aí, quer aprender a criar formulário, conquistar vários contatinhos e depois investir em formas de convertê-los em clientes efetivos?

Então é só conferir o tópico a seguir no qual ensinaremos a criar formulário e atrair “magneticamente” seus usuários!

3 dicas magnéticas de como criar um formulário online de forma eficiente

criar formulário-atrair

Bom, quando se pensa em criar formulário os objetivos mais comuns relacionados a essa estratégia são:

  1. Atrair clientes;
  2. Conseguir visualizações;
  3. Obter informações;
  4. Prospectar a fim de concluir seu objetivo – vendas.

Mas, embora pareça, criar formulário não é uma tarefa tão simples assim, isso porque você precisa de um certo “magnetismo” se quiser ser eficaz nesse processo.

Bom, para facilitar o seu trabalho, nós do blog Ideal Marketing vamos fazer uma comparação “esperta” para explicar como o seu formulário deve ser:

Quem nunca ficou com pena do Wolverine dos X-MEN quando o Magneto manipulava os ferros que ele tinha no lugar dos ossos?

Bem, você já deve ter lido HQ ou assistido essa cena nos desenhos animados, logo, não será difícil entender o que vamos falar por aqui, não é mesmo?

Então, Magneto, vilão da Marvel nos quadrinhos dos X-MEN, é um mutante com enormes poderes de manipulação de campos magnéticos.

Assim, na história, ele consegue controlar tudo o que é metálico e, com esses objetos, luta com os inimigos e alcança seus objetivos.

Então, é justamente esse poder de persuasão e controle dos dados de seus clientes que você precisa conquistar ao aprender como criar um formulário online!

Isso porque embora pareça controlar a gravidade como bem entende, na verdade, Magneto precisa estar com vestimentas que possuam componentes metálicos, os quais seus poderes controlam: isso lhe dá efetivamente o poder de voar.

Acontece o mesmo com sua empresa!

Pois não basta saber como criar um formulário de inscrição. Ele precisa possuir os componentes metálicos certos, ou seja, os campos necessários para atrair seus clientes e levar sua empresa as alturas.

Por isso, não vamos esperar mais, saiba agora mesmo quais são os componentes metálicos capazes de tornar o seu formulário totalmente eficiente e poderoso!

1. Proponha algum ganho ao cliente com o preenchimento do formulário

Bem, imagine:

Você está fazendo uma busca na internet. Abre dois sites. Os dois pedem seu nome, telefone e email, mas apenas um deles oferece um e-book para download gratuito.

E então, com qual desses canais você teria mais interesse de interagir e deixar seus dados?

Aposto que é com o qual te oferece algum benefício, não é mesmo?

Percebe? Ocorre uma troca engajadora nessa relação, por isso é interessante propor um ganho ao usuário.

Para isso, uma boa ideia é oferecer materiais gratuitos e atrativos por meio de landing pages em sites, em pop-ups ou até conteúdo educativo em blogs.

E claro, não se esqueça: junto com o material oferecido invista em um formulário para captar as informações de contato do cliente que deseja receber o seu material.

E aí, tá vendo como não é difícil criar formulário e ter na palma da mão dados valiosos dos seus leads?

2. Peça informações essenciais para o seu objetivo

Bem, pedir que o visitante responda a perguntas cujas respostas seriam provavelmente longas ou difíceis de responder pode afastá-lo de seu formulário, além de fazê-lo sair da sua página. E não queremos isso aqui, certo?

Veja o exemplo a seguir e entenda melhor:

criar formulário - exemplo

Informações demais e complexas, não é mesmo?

Agora veja o exemplo contrário, ou seja, de como criar formulário objetivo, sucinto e atraente:

criar formulário - exemplo 2

“Mas como sei que estou criando um bom formulário?”

Bem, no momento de criar formulário, reflita sobre questões como:

  • O que eu preciso saber para conhecer essa pessoa e poder estabelecer um contato?
  • Seu nome?
  • Sua profissão?
  • Um e-mail?
  • Um telefone?

Além disso, se atente ao seguinte: o usuário não precisa perceber que o preenchimento daquele formulário o levará a ser uma prospecção futura.

Por isso, seja cortês sem ser invasivo, use um tom amigável similar a uma comunicação informal.

De um modo geral, faça-o se sentir confortável em deixar seus dados pessoais com você. Em nenhum momento ele pode sentir-se coagido.

Acredite, esses simples pontos podem te fazer ter muito mais de um formulário de inscrição preenchido.

3. Ao criar formulário online use um layout simples e criativo

Bom, algumas características específicas podem prejudicar a “logística” no momento de o usuário preencher o seu formulário:

Por exemplo:

  • Informações embaralhadas;
  • Tom de cores distintos ao mesmo tempo;
  • Fontes incomuns e desconexas.

Ou seja, tudo isso pode causar estranheza em quem se depara com esse cenário pouco atraente na tela de seu computador.

Com isso, o seu formulário perderá pontos no momento de ser preenchido.

Por isso, quando se pensa em criar formulário online, é importante investir em tons claros, fontes comuns e leves, clareza nas informações solicitadas e campos fáceis de serem preenchidos.

Com certeza esse conjunto de técnicas vai deixar o seu formulário com mais potencial além de ser visualmente mais agradável.

Bom, não deixe de anotar todas essas dicas sobre como criar formulário, hein!

Já sabe criar formulário de forma estratégica? Colha os frutos e os leads!

criar formulário- comece

Bem, agora você já sabe criar formulário online, não é mesmo?

Com certeza sim! Isso porque te mostramos ao longo deste conteúdo como a internet tem se tornado uma grande vitrine de exposição para produtos e serviços e como é necessário abordar os clientes dentro desse cenário.

Além disso, vimos que não basta ter muitos acessos no seu canal de divulgação online se os usuários não deixarem dados os quais você possa aproveitar para fazer um contato futuro, a fim de efetivar a venda ou, ao menos, iniciar uma negociação.

Por isso, hoje você aprendeu com 3 dicas simples a criar formulário com um olhar altamente estratégico e diferenciado. Ou seja, agora você já sabe criar formas de captar informações oportunas de seus potenciais clientes.

Sendo assim, siga as dicas e tenha no seu site o Magneto dos Leads: Um excelente formulário!

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