Saiba como criar ebook a partir de blog posts em 3 passos simples!

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 26 de setembro de 2019 | Atualizado: 4 de março de 2020.

Criar ebook é uma tarefa fácil e que não depende de muito tempo. Ainda assim, é preciso elaborar uma estratégia eficiente para alcançar os resultados desejados. Quer ver como? Então confira os próximos 3 passos!

Para se tornar referência no mercado e receber tráfego orgânico de qualidade, é preciso investir na produção de um conteúdo de relevância.

Isso porque é por meio dos seus textos sobre a sua área de atuação que os usuários vão entender o valor do seu produto ou serviço, bem como enxergar a sua empresa como referência no ramo.

Não à toa, o blog tem se mostrado um importante aliado para educar o mercado consumidor, pois as publicações feitas nele tem um grande poder de alcance.

Mas para que a educação seja completa e você consiga converter visitantes em leads, é preciso ainda oferecer um algo a mais para esses usuários, como um material rico.

Só que mesmo que muitas empresas entendam a importância de saber como criar um ebook, as vezes elas não tem a mão-de-obra necessária para produzi-lo.

A boa notícia é que dá sim para criar ebook de maneira simples e prática, basta saber como utilizar as suas publicações de blog para tanto.

Quer saber como fazer isso? Então confira o nosso conteúdo!

  • Conheça todas as vantagens de criar ebook

  • Saiba como criar um ebook a partir de blog posts com apenas 3 passos
  • Você sabe como criar um ebook agora! Então comece a elaborar esse material rico para obter o sucesso desejado

Conheça todas as vantagens de criar ebook

O ebook é o material rico ideal para tratar de assuntos densos, ou seja, que necessitam de maiores explicações sobre um determinado tema.

Aqui na Ideal Marketing, por exemplo, temos diversos conteúdos disponíveis para você fazer o download, escritos por especialistas da área de marketing digital.

Graças a esses materiais, nós conseguimos acumular leads todos os dias, que nos fazem entender como o nosso público funciona.

Assim, a possibilidade de gerar novos negócios é crescente, pois não deixamos de educar esses potenciais clientes com informações de Save extrema relevância.

Fora isso, criar ebook traz como vantagem:

Capturar informações de visitantes

O ebook é um material rico que normalmente é disponibilizado gratuitamente para usuários que trafegam pelo seu blog.

Mas para que você consiga gerar leads, é interessante que você peça algo em troca para esses visitantes no momento de enviar um determinado conteúdo a eles.

Desse modo, sugerimos que você colete os dados das pessoas que estão interessadas no seu material para continuar um contato com cada uma delas.

No fim, a troca será justa e você poderá começar um relacionamento com essas pessoas.

Mas antes de sair pedindo as informações desses visitantes, como nome, email, empresa etc, é necessário criar uma landing page persuasiva para chamar a atenção deles.

Nela, fazer chamadas que sejam claras e objetivas, de modo a retratar o que aquele material rico pode trazer de benefício para os seus usuários, é fundamental para despertar o interesse do usuário e convencê-lo a compartilhar informações com o seu negócio.

Autoridade do setor

Empresas que sabem como criar um ebook normalmente são conhecidas como autoridades do segmento de atuação.

Afinal, estamos falando de um material rico, o qual possui todas as informações necessárias que ajudam um determinado público a resolver os seus problemas.

Além disso, essas empresas frequentemente estão educando o seu mercado para que, no fim, as pessoas pertencentes a ele comprem os seus produtos ou serviços.

Desse modo, a partir do momento em que você cria valor para o usuário, você reforça a sua autoridade diante dos competidores.

Assim, as pessoas buscarão sempre as informações com você, e não com outras marcas.

Saiba como criar um ebook a partir de blog posts em apenas 3 passos

criar-ebook

Bom, agora que você já sabe das vantagens de criar ebook para o sucesso do seu negócio, chegou o momento pelo qual esperávamos: como criar um ebook a partir de blog posts?

Para te mostrar, resolvemos separar três passos bem simples.

Dá só uma olhada!

Passo 1: Elabore o conteúdo do material rico

O primeiro passo para criar ebook é a elaboração do conteúdo desse material rico.

Por isso, é fundamental realizar pesquisas de palavras-chave e manter o contato com leads e clientes atuais.

Além disso, fazer um brainstorming com toda a sua equipe de redação pode ser essencial para lançar inúmeras ideias.

A partir dos insights adquiridos nas reuniões, você pode começar criando um material de tema mais simples.

Por exemplo, aqui na Ideal Marketing nós fizemos essa reunião e chegamos ao acordo de criarmos um material rico sobre Marketing de Conteúdo.

Tendo esse tema bem claro na nossa cabeça, começamos a planejar os tópicos, os quais ficaram da seguinte forma:

  • O que é Marketing de Conteúdo?
  • Para que serve o Marketing de Conteúdo?
  • Conheça e acompanhe os avanços da jornada de compra

Passo 2: Faça posts dos capítulos do ebook

Assim que você estiver com os tópicos bem planejados, criar ebook a partir de blog posts fica mais fácil.

Pois você pode, antes de finalizar a criação do material rico, elaborar posts para o blog com base nesses tópicos.

Em seguida, todos os conteúdos criados para o blog podem ser reunidos em um ebook.

Desse modo, você cria um post e um ebook ao mesmo tempo.

Passo 3: Junte os blog posts criados em um ebook

Quando todos os blog posts forem escritos, grande parte do seu trabalho estará feito.

Para finalizar, você deverá unir todos os blog posts, a fim de seguir a sequência da qual você traçou desde o início, não esquecendo de atualizar os assuntos quando for preciso.

Até porque a sua intenção é criar ebook que faça sentido para todos os seus usuários, e que tire todas as dúvidas as respeito de um tema.

Além disso, vale prestar bastante atenção quando você conectar um capítulo no outro, pois cada blog post terá uma introdução diferente.

Por isso, é importante que você faça ajustes quando necessário para que a leitura flua e não prejudique a compreensão do conteúdo pelo usuário.

Você sabe como criar um ebook agora! Então comece a elaborar esse material rico para obter o sucesso desejado

E-book gratuito com os melhores gatilhos mentais para aumentar suas vendas

Eba! Você realmente sabe agora como criar um ebook a partir do uso de blog posts da sua empresa.

E o principal ganho ao aderir a esse tipo de procedimento é reaproveitar todos os seus conteúdos e ter mais tempo para se dedicar a outras estratégias.

Fora isso, os posts da sua empresa serão considerados mais completos, até porque o objetivo é fazer com que ele se torne parte de um ebook.

Agora, quer realmente aumentar as chances de fechar uma venda? Então leia o nosso conteúdo sobre como obter resultados mais rápidos com uma estratégia de Inbound Marketing.

Sucesso!

Compartilhe nas Redes Sociais!