Quer saber como escolher um domínio para o seu site? Veja 10 dicas para fazer a escolha certa

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 22 de março de 2022 | Atualizado: 28 de abril de 2022.

Saber como escolher um domínio é essencial na criação de sites para empresas. Domínios influenciam na sua visibilidade online e podem ser decisivos para determinar o sucesso da presença do seu negócio online.

Está sem tempo de ler agora? Baixe este conteúdo e acesse offline

Se antigamente o mundo online estava restrito a grandes negócios com alta capacidade de investimento, hoje em dia toda empresa pode produzir conteúdo para internet e se posicionar nessa grande vitrine.

Enquanto, por um lado, a internet abriu as portas para todos que querem empreender, por outro, aumentou a competição e a concorrência. Por isso, cada detalhe é relevante e faz a diferença para o seu negócio.

Um desses detalhes fundamentais é o domínio do seu site. Fazer a escolha certa com nomes de domínios criativos é essencial para o desenvolvimento do site do seu negócio, podendo definir se sua empresa vai prosperar ou fracassar.

Pensando na importância dessa decisão, neste artigo trazemos 10 dicas de como escolher um domínio perfeito para o seu site. Quer saber mais? Veja as informações que separamos para você:

O que é o domínio do site?

O domínio do site nada mais é que o endereço eletrônico da sua página. É o nome da sua empresa no mundo digital e é por onde as pessoas vão acessar seus produtos e conteúdos.

Por isso, é muito importante saber como escolher um domínio para o seu site. Assim, é possível garantir que ele seja facilmente encontrado por seus consumidores e parceiros.

Para isso, o domínio deve ser fácil de ser digitado e entendido e, é claro, deve estar relacionado com a sua empresa e produto

Além do acesso direto, o domínio também pode contribuir no posicionamento do seu site em mecanismo de buscas. Essa é uma das principais ferramentas para atrair novos clientes na internet.

10 dicas para escolher o domínio do seu site

10 dicas para escolher o domínio

Agora que você tem claro o que é domínio e sua importância para os negócios, vamos te mostrar 10 dicas para saber como escolher um domínio perfeito.

1. O domínio precisa ser fácil de ser digitado e entendido

O domínio do seu site é praticamente o nome da sua empresa no mundo digital. Com tamanha importância, é fundamental que o público entenda e saiba digitar de maneira fácil o domínio.

Bolar nomes de domínios criativos, evitar números e palavras complexas são boas dicas para começar a deixar o seu domínio perfeito.

2. Tamanho é muito importante

Bons domínios são curtos e diretos, sem muita enrolação. Assim, o usuário tem mais facilidade de digitar, com menos riscos de erro de digitação, facilita a memorização e divulgação.

3. Pense nos dispositivos móveis

Mais da metade dos acessos no seu site são provenientes de celulares. Então é primordial escolher um domínio que seja de fácil digitação no celular.

4. Use apenas palavras

É melhor evitar traços e outros caracteres especiais, mantendo o foco nas letras. Números também são evitáveis, a não ser que sejam primordiais para o nome da empresa. Quer saber como escolher um domínio perfeito? Use palavras!

5. Estratégia SEO e palavras-chave

É possível e muito recomendável usar a estratégia SEO na elaboração do domínio. Isso pode ser feito por meio das palavraschave que fazem sentido no seu site.

Uma dica importante é procurar as tendências de palavras chave em domínios. Quando bem usadas, elas podem dar muito mais visibilidade para o seu site.

E-book da Ideal Marketing com 20 dicas para quem quer apostar em SEO.

6. Aposte na imagem da sua marca

O que sua marca oferece para os usuários? Qual a imagem que ela passa? Se as respostas para essas perguntas forem positivas, invista na imagem da sua marca no domínio.

7. Escolha a extensão certa

Extensão é aquela parte final do site, como o .com, .gov e muitos outros que existem por aí. A extensão com é a mais popular entre os sites e transmite maior confiança aos usuários.

8. Cuidado com as tendências digitais, podem ser uma furada

Muitas tendências SEO surgiram com o tempo, mas nem todas são boas. Um ótimo exemplo são os hífens nos domínios. Eram tendência há anos atrás, hoje em dia podem ser evitados.

9. Aposte em vários domínios

Muitas empresas possuem vários domínios parecidos, assim, quando o usuário erra uma letra, por exemplo, ele acaba no site que deseja do mesmo jeito. Essa é uma bela estratégia que garante mais acessos, por incrível que pareça.

10. Veja a disponibilidade de domínio

Por fim, mas não menos importante, temos a disponibilidade de domínio. Você pode ter pensado em alguns nomes ideais, com tudo o que é necessário para chegar nos nomes de domínios criativos, mas quando você vai ver, eles já estão registrados.

Bem, para evitar isso, é bom ir pesquisando os domínios conforme você vai pensando. Além disso, é bom que você consiga bolar vários nomes diferentes. Um deles vai funcionar com certeza!

Escolher o domínio certo é o primeiro passo para o sucesso do seu negócio!

Os domínios são o endereço online de um negócio, e por isso devem ser fáceis de escrever, localizar e memorizar para o usuário. Assim é possível garantir que o público chegue ao site da empresa.

Para isso, é preciso ter sempre em mente ser criativo mas simples, conciso e assertivo na hora da escolha do domínio do site.

Sabe como escolher um domínio para site não é nenhuma ciência complexa, mas pode ser uma arte para que o faz corretamente. Domínios estrategicamente escolhidos beneficiam em muito o posicionamento orgânico de uma empresa.

Inclusive, se quiser saber mais a fundo sobre domínios, temos algumas sugestões de conteúdo para você:

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre marketing, vendas e gestão? Continue acompanhando o blog Ideal Marketing e se inscreva na nossa newsletter.

E-book com dicas de Marketing Digital para aumentar suas vendas e fazer sua empresa crescer