Migração de domínio: guia completo e outras informações

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 11 de março de 2022 | Atualizado: 14 de março de 2022.

A migração de domínio pode ser um dos passos iniciais mais importantes para estratégias de marketing digital e vendas online. Quer saber mais sobre como fazer a migração corretamente e quais suas vantagens? Acompanhe nosso conteúdo.

O domínio de uma empresa é seu endereço no mundo online, sua identificação e local de receber seu público. Por isso, deve-se ter atenção a ele como se tem com o endereço físico do negócio.

Por vezes, para garantir uma boa manutenção ou uma mudança de estratégia digital a migração do domínio se faz necessária. E é nesse momento que muitos podem encontrar dúvidas e dificuldades.

Mas não há motivo para desespero, migrar domínios pode ser um processo bastante simples quando se segue adequadamente as etapas do processo.

Neste conteúdo, você encontra mais sobre a migração, suas vantagens e como fazer de forma correta. Quer saber mais? Acompanhe nos tópicos.

O que é o domínio do site e por que transferi-lo?

o que é domínio

Para saber como fazer migração, você precisa primeiro entender o que é domínio, certo?

Como falamos na introdução do texto, o domínio do site é seu endereço eletrônico. Em outras palavras, é o nome pelo qual um site é encontrado, e é por isso que ele é tão importante para as empresas. 

Pode parecer apenas um detalhe, mas um bom domínio pode render mais acessos e clientes. Entretanto, mesmo com um bom endereço digital, sua empresa pode precisar de uma migração de domínio.

Isso pode acontecer por insatisfação com serviço, mudança de estratégia ou mesmo, mais comumente, para economizar na hora da renovação..

Afinal, não existe uma tabela de preços de domínios de site, o que acaba deixando os empreendedores nas mãos das empresas que vendem esse serviço. Elas podem aumentar o preço de renovação de um ano para o outro.

Tudo o que você precisa saber antes de transferir seu domínio

tudo o que você precisa saber

Assim como em toda troca de serviço, é necessário estar atento a algumas informações antes de completar a migração de domínio.

Primeiro, é fundamental saber se os dados cadastrados na empresa do domínio estão atualizados. Isso porque a nova empresa pode se comunicar com você por meio desses dados.

Também é muito importante não modificar o DNS durante o processo de transferência,isso evita a perda de informações e dados durante a migração de domínio. Vale lembrar que mudanças na DNS podem ser feitas antes e depois da transferência.

Como transferir um domínio nacional (.br)

Se a intenção é transferir um domínio nacional, saiba que o processo é mais fácil do que parece. Afinal, tudo pode ser feito por meio de um único site: Registro.br.

Enfim, para fazer a migração de domínio nacional, siga os passos abaixo:

  1. Faca login ou crie uma conta no site registro.br;
  2. Ao entrar na conta, selecione “TITULARIDADE” e depois “EDITAR INFORMAÇÕES”;
  3. Em seguida, acesse “PROVEDOR DE SERVIÇOS” e clique em “SELECIONAR OUTRO PROVEDOR”;
  4. Agora, selecione a empresa que vai receber seu domínio e salve as alterações (se você quer transferir para o próprio Registro.br, basta selecionar nenhum e salvar);
  5. Só falta você preencher o formulário da nova empresa contratada e pronto, a migração de domínio está feita.
E-book da Ideal Marketing oferecendo um Guia Completo do Marketing Digital de A a Z

Como transferir um domínio internacional

Para fazer a migração de domínio internacional, é necessário desbloquear o domínio. Parece difícil, mas também é um processo fácil. Só é um pouco mais trabalhoso que o nacional.

Para fazer esse desbloqueio, cada empresa oferece o próprio caminho. Abaixo, vamos te mostrar como desbloquear o domínio no UOL Host.

  • Ao entrar no seu painel, vá para a área “DOMÍNIOS”
  • Em seguida, vá até a lista de domínios e selecione o domínio a ser transferido
  • Agora, clique no menu, dentro de “Gerenciar”. Vá em “ALTERAR DADOS DE CONTATO”
  • Uma nova página deve aparecer. Nessa página, clique em “ALTERAR” e realize o desbloqueio

Seguindo esses passos no UOL Host, você consegue o desbloqueio do seu domínio facilmente. Vale lembrar que cada empresa tem seu procedimento de desbloqueio, mas nada muito complicado. Viu como é fácil fazer sua migração de domínio?

Planejar a migração de domínio é essencial para o seu sucesso

a migração é essencial

Como vimos no texto acima, fazer a migração de domínio do seu site é mais fácil do que parece. Embora a escolha necessite de muito planejamento, estratégia e pesquisa.

Isso porque os preços de renovações e até de troca de domínios variam muito (geralmente para mais), prejudicando o planejamento financeiro dos empreendedores digitais.

Aliás, esse é o principal motivo para a migração de domínio. Portanto, se você tem contrato de domínio, é sempre bom dar uma olhada nos novos preços de renovações e em novas empresas, caso você precise mudar de domínio.

Se você gostou desse texto, tirou todas as suas dúvidas e quer saber mais sobre migração de domínio, soluções na internet, ferramentas e marketing digital, acesse os outros conteúdos e textos do nosso blog!

Sempre trazemos muitas dicas e informações sobre o mundo digital, deixando você atualizado sobre todas as novidades do mercado.

Portanto, não perca mais tempo e acesse já nosso blog! Esperamos você!

E-book Ideal Marketing sobre geração de leads: aprenda a vender mais utilizando marketing digital.