O que é domínio e o que é subdomínio, como e quando usar cada um deles
Publicado: 15 de fevereiro de 2019 | Atualizado: 25 de julho de 2019.
Assim como uma empresa possui razão social e o nome fictício, um site possui códigos e um domínio para facilitar a lembrança e o acesso a cada um deles, afinal, o que não faltam são páginas na internet.
Se você está pensando em criar um site, ou já tem um e está pesquisando sobre o que é domínio, precisa entender as diferenças entre o que é domínio e o que é subdomínio, e quando escolher qual deles usar.
Isso porque além do conteúdo do seu site, o domínio e subdomínio também são fatores que podem influenciar em suas técnicas de SEO.
O SEO (otimização de mecanismos de busca) são técnicas de conteúdo e estratégias que você pode aplicar no seu site para melhorar o posicionamento do seu site no ranking do Google.
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Todo site possui domínio, nós nos acostumamos tanto com a tecnologia e sua facilidade, que acabamos nem nos perguntando o que é o quê dentro da estrutura da internet.
Mas antes dos sites serem o que vemos regularmente, existem diversos processos que precisam ser feitos. Um deles, é a escolha do domínio.
E para você entender quais são as funcionalidades e o que é domínio e subdomínio, basta conferir o conteúdo a seguir.
O que é domínio?
O domínio é o “apelido” dado ao código de cada site. Ele foi criado para facilitar a lembrança dos endereços de cada site. Isso porque atrás de cada domínio, existe um código de números como 210.35.52.322.
O domínio é escolhido ainda na fase de criação do site, e precisa ser registrado, pois todo domínio deve ser único, para que não gere duplicidade e erro no direcionamento dos usuários.
Esse registro pode ser feitos através de órgãos regulamentadores como o site Registro, lembrando que esse serviço de domínio normalmente é pago.
Além desse modo de domínio, existem também os domínios estacionados, que são domínios duplicados, com extensões diferentes. Eles servem para permitir ao seu usuário acessar a página certa, mesmo tendo algum erro na digitação do domínio.
Por exemplo, você tem o site minhaloja.com.br, o domínio estacionado seria o site minhaloja.com. E quando o usuário digitar o endereço incorreto, ele tem o mesmo site e experiência do domínio principal.
A maior vantagem do domínio estacionado é impedir que outras lojas possam ter um nome de domínio semelhante ao seu, além, é claro, de facilitar a busca por seu site. E você ainda pode ter mais de um resultado seu nas pesquisas do Google.
Extensões
Junto com os domínios, estão às extensões. Elas são tudo que vem à direta dos domínios. As extensões são códigos como .com e .gov. Essas extensões são conhecidas também pelo nome de TDL, sigla para top level demain, e em português “domínio de primeiro nível”. Cada TDL passa alguma informação sobre seu site.
Atualmente existe um número enorme de extensões, mas em geral, sua função é indicar qual o segmento do site. Por exemplo o mais conhecido .com representa a função comercial de um site.
Depois dessa segmentação, estão as extensões de duas letras, chamadas de ccTDL (cc para country code, ou código de país), elas indicam a nacionalidade do site, como o conhecido .br aqui no Brasil.
O que é subdomínio?
O subdomínio, são domínios menores, eles fazem parte do domínio. Você pode reconhecer o subdomínio em todo site que antes domínio, existir outra segmentação, como blog.minhaloja.com.br. O blog, antecedendo o domínio, é o subdomínio desse site.
Esse serviço já não é pago, então você pode ter diversos subdomínios, dentro do seu site. A principal vantagem dessa funcionalidade, é exatamente separar os assuntos do seu site.
Subdiretório
Pode ser confundido com o subdomínio, mas trata-se de uma segmentação que vem seguinte ao domínio e as extensões, por exemplo minhaloja.com.br/blog. Eles servem como categorias dentro do seu site.
Da mesma maneira que você pode separar pelo subdomínio, pode ser feito pelo subdiretório. Mas a maior vantagem dessa mecânica é ela poder carregar toda bagagem do seu site.
Pois quando feita a pesquisa no Google, ele entende o subdiretório como parte do seu site. Diferente do subdomínio, que é identificado como novo site pelo sistema de pesquisa.
Por que e quando usar um subdomínio?
A função do subdomínio é separar áreas muito distintas do seu site. Facilitando a localização da página correta quando feito a busca no Google. E também separando os segmentos do que seu site tem a oferecer.
Mas apesar de parecer uma boa ferramenta, você precisa definir qual sua intenção antes de inserir essa função em seu site. Isso porque o Google identifica o subdomínio como um novo site, ignorando o nome e posição que seu site pode já ter nas pesquisas.
Então se sua intenção é melhorar seu posicionamento é melhor usar os subdiretórios, ele vai destrinchar os segmentos do seu site, mas mantendo a âncora do seu domínio como base nas pesquisas.
Veja também algumas dicas de como aparecer no Google.
Mas caso você já esteja satisfeito com seu posicionamento no ranking do Google, e deseje criar melhor posicionamento para páginas distintas, colocando até duas páginas entre os primeiros resultados de pesquisa, então sua melhor opção é subdomínio.
Isso porque como eles são entendidos pelo Google, como um outro site, é possível posicioná-lo junto com outro conteúdo da página, sem ser declarado como conteúdo duplicado.
Confira algumas dicas de como atrair tráfego, para aumentar as visitas de suas páginas.
As diferenças entre domínio e subdomínio
Além das questões financeiras, como foi dito, a grande maioria dos domínios, são pagos, existem outras diferenças entre domínio e subdomínio.
Como citado, no caso do subdomínio e do subdiretório, a sua necessidade de domínio ou subdomínio, depende dos seus objetivos.
Sendo assim ter mais de um domínio, pode ser não ser a melhor opção para sua empresa. Digamos que você tenha uma empresa especializada em plásticos, e você já tem um site especializado em vendas para pessoas físicas.
Mas você quer vender para pessoas jurídicas, você não necessariamente precisa criar um domínio diferente e uma nova loja. Pode literalmente poupar trabalho, e inserir um subdomínio de seu site, feito para vendas em atacado.
Isso não só vai te poupar tempo, como abrir um leque dentro de sua loja, para reconhecimento desse serviço. Quem já te conhece vai ficar sabendo dele, e quem não te conhece, vai saber da loja mais antiga. Nunca esqueça, atrás de toda pessoa jurídica, existe uma pessoa física.
Essa ação vai automaticamente agregar em ambas lojas, potencializando domínio e subdomínio.
Já que quando for inserida a função de atacado, a loja de pessoas físicas se torna mais completa, e a nova loja para pessoa jurídica, já inicia com a credibilidade da antecessora.
Então primeiro defina qual seu objetivo nas criação das segmentações, e isto posto, escolha qual função melhor se aplica a sua necessidade, coloque-a em prática e não tenha pressa, faça testes e veja na prática quais técnicas são melhores para seu site.
Se precisar de uma ferramenta para entender seus dados de tráfego, o Google Analytics pode te ajudar com mais facilidade.
Foco no domínio e subdomínio do seu site!
Agora que você já viu e sabe o que é domínio e subdomínio, já pode começar a pensar e definir quais dos conteúdos de seu site podem ficar melhor em cada uma dessas posições.
Assim você melhora a navegação do usuário na página e no site inteiro, e ainda aumenta a facilidade de alcance ao site da empresa por meio de um domínio simples e rápido de lembrar.
Afinal, o seu domínio é como a isca que precisa ser encontrada para que o usuário que estiver navegando consiga chegar até você e sua empresa.
E se quiser mais dicas de como alavancar seu site, continue acompanhando conteúdo do Blog Ideal Marketing para mais posts.