Escolha o melhor aplicativo de vendas e impulsione os resultados do seu negócio!
Publicado: 9 de maio de 2018 | Atualizado: 8 de janeiro de 2020.
Usar um aplicativo de vendas é uma das melhores formas de encontrar clientes por meio da internet. Além disso, você também consegue deixar sua empresa organizada, mantendo um gerenciamento financeiro preciso e eficiente. Saiba como fazer isso!
Aumentar as vendas é um objetivo de qualquer empreendedor e a internet é um dos melhores meios para concretizar esse sonho, afinal, são 116 milhões de pessoas conectadas só no Brasil.
Dentro desse contexto, existem os app de vendas, plataformas eletrônicas focadas em trazer mais clientes e, consequentemente, retorno financeiro à sua empresa.
Em uma loja física, por exemplo, seu público fica muito restrito a uma região, pois poucos consumidores se locomovem grandes distâncias para adquirir produtos.
Já com a internet essa barreira geográfica deixou de existir e você pode vender produtos a qualquer região do país ou até mesmo para fora do Brasil.
A internet é muito usada por diversas empresas como fonte de atração de clientes. Ou seja sem tráfego, sem clientes.
Além disso, eles também podem auxiliar na organização das suas finanças, permitindo um gerenciamento de venda mais eficiente.
E aí, quer saber qual aplicativo de vendas usar em sua empresa? Então se prepare, pois você vai entender tudo sobre o assunto!
Antes, dê uma olhada nos tópicos deste conteúdo:
O que é aplicativo de vendas?
Antes de entender sobre aplicativo de vendas, é necessário saber, exatamente, qual a função de um aplicativo.
Aplicativo é um software de computador, celular ou tablet, com o objetivo de ajudar o seu usuário a desempenhar uma tarefa específica.
No caso do aplicativo de vendas, ele é qualquer ferramenta usada para empresas e clientes negociarem produtos por meio da internet.
Um app para vendas pode ser utilizado dentro do próprio navegador ou em programas instalados em celulares e computadores.
Esse tipo de aplicativo é responsável por facilitar a vida de clientes e empresas, pois deixam todo o processo de compra de produtos mais ágil.
Outro nome dado aos aplicativos de vendas é marketplace, ou seja, um ambiente virtual em que são realizadas compras e vendas de produtos.
Se quiser saber mais sobre isso, leia nosso conteúdo sobre o que é marketplace!
Agora vamos falar sobre os tipos de vendas que você irá se deparar no mercado .
Tipos de venda
Outro conceito interessante na hora de entender o funcionamento de um aplicativo de vendas é saber diferenciar B2B, B2C e C2C.
Achou complicado tantas siglas juntas? Calma, a gente te explica!
Vendas B2B é quando uma empresa compra de outra por meio da internet.
Já o mercado B2C é o tipo de venda mais convencional, ou seja, empresas comercializando produtos com consumidores comuns.
O mais novo desses mercados é o C2C. Trata-se de uma negociação feita entre pessoas físicas intermediada por algum site.
Vender pelo Mercado Livre é um exemplo clássico de C2C. As pessoas podem vender produtos novos ou até mesmo usados, o que ocorre com bastante frequência.
Embora a maioria dos aplicativos para venda sejam desenvolvidos para C2C, isso não impede as empresas de apostarem nessa ideia.
Muito bem! Agora que você sabe tudo sobre os tipos de venda, que tal ser um especialista quando o assunto é: vender mais? Para fazer você realizar seu sonho, preparamos um material completo com dicas infalíveis para você triplicar suas vendas. Baixe agora gratuitamente!!!
6 app vendas para impulsionar seu negócio
Para te mostrar como funciona um aplicativo de vendas, decidimos citar alguns dos exemplos populares. Confira!
Mercado Livre
Com mais de 132 milhões de cadastrados, esse é provavelmente o principal aplicativo de vendas do mercado. Apesar de já existir há muito tempo, ele ainda gera lucro aos empreendedores e lojistas.
Mas seu principal foco são empreendedores que ainda não abriram seu próprio e-commerce e precisam de uma boa plataforma para intermediar negociações.
É possível encontrar quase todo tipo de produto na plataforma, desde camisas até imóveis e carros.
Esta alternativa de aplicativo de vendas conta com recursos seguros e que traz comodidade aos vendedores, como um sistema próprio de meios de pagamento e de entrega dos produtos.
O cadastro é totalmente gratuito e, durante 60 dias, é possível anunciar e vender sem pagar nenhuma tarifa ao site.
Ao finalizar os 60 dias, a sua loja poderá ser taxada a cada venda e por um período de anúncios, mas depende dos produtos vendidos.
OLX
Embora seja focada no público C2C, a OLX também pode ser uma boa opção de aplicativo para consumidores de diversos tipos de produtos.
Assim como o Mercado Livre, trata-se de aplicativo de vendas que você pode encontrar qualquer tipo de produto.
Mas a OLX, diferente do Mercado Livre, não possui um campo destinado ao fechamento de negócio, ou seja, não é possível fazer o pagamento pelo aplicativo.
Para finalizar a compra os usuários precisam se conectar e, para isso, a plataforma oferece um chat para os compradores e vendedores combinarem a forma de pagamento.
O cadastro também é totalmente gratuito. Para anunciar seu produto a OLX também não cobra nada, a não ser que você queira uma visibilidade maior. Aí sim você terá que desembolsar uma quantia.
Tradr
Focado no mercado de roupas, sapatos e acessórios, esse app de vendas funciona de forma parecida com o Tinder, ou seja, o consumidor curte uma oferta postada e depois entra em contato com o vendedor.
Para comodidade dos usuários o aplicativo oferece a opção de fechar negócio dentro da própria ferramenta, sem a necessidade de entrar em contato com o anunciante, a não ser que você queira negociar ou tirar alguma dúvida.
Então, se você atua no segmento de moda, estar presente nesse aplicativo de vendas pode ser uma forma de potencializar os resultados dos seus itens.
Skina
Com um visual limpo, esse aplicativo para vendas permite ao consumidor comentar e curtir ofertas, podendo concluir a compra no próprio app por meio do seu cartão de crédito.
Baixado por cerca de 5 milhões de usuários, este aplicativo para vendas também se destaca por não cobrar frete em qualquer compra que precise dos Correios para ser enviada.
Além disso, o Skina promove vendas de produtos usados entre os anunciantes e comprados próximos geograficamente.
Mas tem uma coisinha chata sobre ele: uma cobrança de 15% de taxa por venda.
Esse app não permite a comercialização de automóveis, serviços, animais e produtos sexuais.
Enjoei
Com cerca de 370 mil anunciantes e mais de 2 milhões de ofertas cadastradas, o Enjoei é conhecido por ser adepto de uma linguagem mais descolada, mais jovem.
Trata-se de um aplicativo para vendas popular entre vendedores de produtos usados.
Nele é possível encontrar itens de moda, calçados e beleza, mas também há anunciantes de móveis, artigos de decoração, entre outras opções.
O Enjoe tem taxas um pouco mais altas. Ele cobra 20% de comissão e R$ 2,15 de taxa de anúncio. Mas essa segunda taxa é cobrada apenas quando produto é vendido.
Mas se você deseja mais opções de pagamento, além de cartão de crédito, também tem a alternativa de realizar as vendas via boleto bancário.
eBay
Agora vamos lhe apresentar um dos aplicativos para vendas mais usado no mundo: o eBay
Assim como alguns já citados nessa lista, ele possibilita a venda de praticamente qualquer tipo de produto.
Você precisa fazer um cadastro como vendedor e assim pode começar a negociar.
Os primeiros 20 anúncios são anúncios gratuitos e todas as vendas são taxadas com 10% sobre o valor da transação.
Mas sugerimos que você faça um cadastro no PayPal, pois os pagamentos são intermediados por ele.
Gostou das opções de aplicativos para vendas? Então saiba agora como ele pode alavancar seus negócios.
Venda mais por meio de aplicativos
Bom, chegou a hora mais esperada. O momento de te ajudar a aumentar seu lucro por meio de um sistema de vendas.
Então foco na missão e se prepare para algumas dicas essenciais!
Escolha o aplicativo mais adequado
Alguns sites e aplicativos são úteis à quase todo empreendedor, como o Mercado Livre, por exemplo.
Por outro lado, alguns são mais segmentados, pois vendem produtos de mercados específicos.
Nesse ponto, é importante explorar os dois lados, ou seja, ser cadastrado tanto em um aplicativo de vendas gerais, quanto em um site focado apenas em seu mercado de atuação.
Apesar da primeira opção provavelmente gerar mais acessos, a segunda é capaz de te trazer mais clientes decididos ao que comprar e, por isso, possuem maior chance de fechar negócio.
Exposição de produtos
Na verdade o mais importante é pensar na qualidade das mercadorias oferecidas, tentando sempre deixá-las expostas da maneira mais chamativa possível.
Pense nesse ambiente de venda on-line como um local físico, em que o mercado é o aplicativo escolhido e a prateleira é a categoria do seu produto.
O seu rótulo, ou seja, a parte visual que irá atrair o consumidor, são as imagens dos seus produtos e as especificações inseridas.
Isso porque quanto mais detalhes você inserir em sua mercadoria, menos dúvidas seu cliente terá no momento de fechar a compra.
Crie um vínculo com seu cliente
Como o consumidor realizou a compra no aplicativo de vendas e não em seu site, é importante dar a ele alguma informação que remeta a sua empresa, para que ele volte a comprar com você.
Por isso, na área de especificações de um produto também é importante deixar os links de suas principais páginas, como site, Facebook e outras redes sociais.
Vantagens de usar um aplicativo de vendas
Certo, você já sabe o tamanho da importância de apostar em um aplicativo de vendas com o seu negócio.
Mas ainda não falamos especificamente de todas as vantagens de estar presente nesse meio com muitas oportunidades de negócio.
Agora vamos mostrar, de fato, as principais vantagens de aderir a esse tipo de ferramenta. Confira!
Indexação nos buscadores
Mesmo que sua empresa ainda não conte com um bom serviço de marketing digital, é possível disponibilizar alguns de seus produtos em buscadores como o Google.
E dependendo da busca feita por determinado usuário, seu produto pode aparecer logo na primeira página do buscador online.
E isso significa…
Mais resultados positivos para sua empresa, afinal, quais são os usuários que procuram informações além da segunda ou terceira página do Google? Onde eles vivem? Do que eles gostam? Amanhã, no…
Para isso, a mercadoria precisa estar cadastrada em um app para vendas com grande repercussão no mercado, como os listados nesse artigo.
Menos gastos
Se você escolheu realizar suas vendas apenas por meio de um aplicativo, em vez de possuir uma loja física, saiba que está economizando.
Isso porque, além de estar investindo em um ambiente de compras em pleno crescimento, você ainda está reduzindo seus custos com mão-de-obra e com despesas de escritórios ou pontos comerciais.
Achou que acabaram as vantagens? Na verdade não, pois o próximo benefício também é importante, por isso merece um tópico só pra ele. Confira:
Além de vender mais, aprenda a se organizar
Manter a sua empresa funcionando de maneira saudável e organizada também requer uma boa administração das suas vendas.
Dentro desse contexto, usar um app de vendas te ajuda a ter uma noção mais simplificada do que entra e sai dos cofres da sua empresa.
Isso porque, utilizando os próprios aplicativos, é possível visualizar rapidamente as informações referentes às vendas efetuadas, permitindo a você organizar melhor suas finanças.
Facilitar a rotina administrativa é crucial para colocar seu negócio na rota do sucesso.
É por essa e outras razões que você também pode implantar um software de gestão empresarial. Com auxilio de um software será possível automatizar tarefas burocráticas do dia-a-dia, como o controle de informações sobre vendas, estoque, setor financeiro e emissão de notas fiscais, ganhando tempo para cuidar de outras áreas do seu negócio!
Principais aplicativos
Depois de te dar algumas opções de programas para aumentar seu lucro, também vamos listar alguns dos melhores aplicativos de controle de vendas. Confira:
Evernote
O Evernote, na verdade, é um aplicativo utilizado por profissionais de diferentes áreas. Para quem atua com vendas, ele pode ser muito útil para guardar anotações, links, ideias e assuntos favoritos.
Trello
O Trello é um ótimo app controle de vendas, pois te ajuda a organizar suas tarefas e ordenar fluxos. Além disso, o aplicativo ainda permite manter contato com seus vendedores.
Controle de vendas
Com um nome que deixa bem clara a sua função, esse app controle de vendas permite que você realize funções como receber notificações de cobrança, cadastrar clientes e emitir relatórios.
Bônus: outras ferramentas importantes
Como estamos falando sobre aplicativo de vendas, nada melhor do que comentar sobre as ferramentas de duas das maiores empresas de internet do mundo: Facebook e Google.
Confira!
Marketplace do Facebook
Apesar de não ser exatamente um aplicativo, a ferramenta permite que usuários de diversos locais possam anunciar, vender e comprar seus produtos dentro da própria rede social.
Quer saber mais desse assunto? Então leia nosso texto sobre as atualizações do Facebook 2018!
Google Shopping
Sabe quando você joga o nome de um produto no Google e a primeira coisa que aparece é uma lista horizontal com produtos de diversas marcas? Esse é o Google Shopping!
Mesmo não sendo um aplicativo, esse sistema de vendas é um dos mais eficazes do mercado, pois tem mais proximidade com o consumidor por ser diretamente ligado ao Google.
Se quiser saber mais sobre o assunto, aproveite e leia o nosso conteúdo sobre Google Shopping.
Utilize a tecnologia a favor do seu negócio!
A tecnologia e a internet podem ser fatores cruciais a fim de ajudar a sua empresa a vender mais e ainda se organizar corretamente.
Por isso criamos este conteúdo: ele já indica as boas alternativas do mercado e provavelmente serão positivas ao seu negócio.
Além de apontar os principais aplicativos de vendas já usados por milhares de empresários, nós também vimos formas de vender melhor ao utilizá-los.
E isso já pode ser um grande auxílio para dar o pontapé incial.
Ah, além disso, vimos como se organizar melhor com a ajuda desses aplicativos para venda. Afinal, sem o mínimo de organização não há estratégia de negócio que dê bons resultados de vendas.
Assim ficou mais fácil escolher o aplicativo ou sistema de vendas mais adequado a sua empresa.
Mas não é só isso! Mesmo com essas plataformas eletrônicas de auxílio, é importante manter seus negócios em ordem e criar ações efetivas para aumentar suas vendas.
E aí, gostou do tema? Então aproveite para saber como conseguir mais clientes e leia nosso texto sobre o que é marketing empresarial.