Início » Marketing Digital » O que é vídeo explicativo? Descubra como se destacar dos concorrentes

O que é vídeo explicativo? Descubra como se destacar dos concorrentes

Publicado: 13 de setembro de 2019 | Por: | Atualizado: 13 de setembro de 2019.

Criar vídeo explicativo é uma forma simples e eficiente de transmitir valor para o seu público e conquistá-lo a ponto de fazer com que ele compre seu produto ou serviço. Afinal de contas, só quem consegue mostrar como a sua empresa pode ter a solução ideal para o problema da sua audiência.

Está sem tempo de ler agora? Baixe este conteúdo e acesse offline

Explicar como funciona um produto ou serviço com eficiência para o seu público é desafiador na maioria das vezes.

Mas com ajuda do Marketing Digital, essa tarefa pode ser simplificada com auxílio de conteúdos que traduzam a intenção que deseja passar para o seu potencial cliente.

Nesse sentido, o vídeo explicativo surge como um dos principais aliados para empresas que querem apresentar seus produtos e serviços de maneira clara e objetiva.

E-book - Faça vídeos de qualidade para seu negócio

Se você quer saber mais sobre o tema, não perca os próximos tópicos!

O que é um vídeo explicativo?

Chamamos de vídeo explicativo os conteúdos em formato audiovisual feitos com a finalidade de explicar uma proposta de valor e ilustrar como ela pode mudar a vida do cliente.

Para tanto, ele geralmente costuma ser curto, com duração média de dois minutos, a fim de passar a mensagem de maneira clara e objetiva para não perder a atenção da audiência.

Por isso, os vídeos explicativos são uma excelente pedida para educar o seu público a respeito de um novo produto ou serviço, tirar dúvidas e reforçar o posicionamento da empresa.

Isso porque o formato audiovisual consegue passar informações relevantes em pouco tempo ao mesmo tempo que gera sentimento de conexão e proximidade com o público.

Com isso, o vídeo explicativo faz com que a sua audiência se sinta mais confiante e segura em seguir a sua jornada de compra e fechar negócio com a sua empresa.

Não à toa, esse material tem sido utilizado com essa finalidade estratégia e não com caráter institucional ou de divulgação, que funcionam com outro tipo raciocínio.

Entenda por que é importante usar os vídeos explicativos em sua estratégia de marketing digital

video-explicativo

Apostar nos vídeos educativos pode ser um diferencial importante na hora de otimizar seu site com técnicas de SEO.

Isso porque incluir um vídeo educativo em uma página na web melhora a experiência do usuário, uma vez que um material no formato audiovisual é mais fácil de compreender.

Se não bastasse isso, o seu site ainda ganha muitos pontos de acordo com os critérios de ranqueamento do Google.

Com isso, ao criar vídeo explicativo você tem mais chances de ter um bom posicionamento na página de resultados de uma pesquisa, aumentando o poder de alcance da sua empresa.

Além disso, uma das principais vantagens de usar os vídeos explicativos é que eles conseguem otimizar a sua taxa de conversão, seja dela de visitantes em leads ou de leads em clientes.

Isso porque criar vídeo explicativo ajuda a passar mais confiança, o seu possível cliente se mais seguro e passar acreditar que o seu produto ou serviço realmente pode solucionar o seu problema.

Tanto é que a taxa de conversão aumenta em 85% quando se insere um vídeo educativo em uma landing page, segundo pesquisa da Unbounce.

Como consequência das ações mencionadas acima, o vídeo marketing faz com que o público enxergue o valor da sua empresa e passa a ver como referência do seu ramo de atuação.

Dessa forma, fica mais fácil atrair novos clientes, otimizando toda a sua estratégia de marketing digital.

Agora que você já conhece o conceito de o que é vídeo marketing e entende a sua relevância, que tal ver alguns exemplos para se inspirar?

Se inspire com esses dois vídeos educativos de sucesso!

Vídeos explicativos animados, com depoimentos, live action… As opções são ricas quando o assunto é esse tipo de formato de material audiovisual.

O que muda de um tipo para o outro é a preparação que envolve a sua produção. Criar vídeo explicativo no modelo live action vai demandar o envolvimento de diversos produtores, como operadores de câmera, equipamentos, roteiristas, diretor de cena, editores etc.

Não à toa, ele é um material que tem um custo mais alto, porém com excelente relação de custo-benefício dependendo dos objetivos da sua empresa.

Um exemplo bastante conhecido desse tipo de vídeo explicativo é a parceria entre iFood e Fábio Porchat. Dinâmico e divertido, ele traduz com clareza toda a praticidade que o aplicativo de comida pode proporcionar aos seus usuários.

Confira:

Outra opção bem carismática são os vídeos explicativos animados, seja em 2D ou 3D.

Isso porque com eles você consegue explicar de forma simples, lúdica e ainda sim didática todos os benefícios do seu produto ou serviço, sem perder a atenção do seu público.

Veja o vídeo explicativo da GitHub, uma plataforma que ajuda desenvolvedores de software e entenda na prática como funciona esse formato:

Já sabe o que é vídeo explicativo? Então mãos à obra!

E-book - dicas essenciais para fidelizar sua carteira de clientes

Neste conteúdo você aprendeu o que é vídeo explicativo e viu que ele é o seu melhor amigo na hora de apresentar o seu produto ou serviço ao seu público ou tirar dúvidas.

Isso porque esse formato facilita o entendimento da mensagem que você quer passar, te ajudando até a atrair mais visitantes e melhorar a sua taxa de conversão, bem como a imagem da sua empresa no mercado.

Por isso, te mostramos aqui 2 exemplos de vídeos educativos para te inspirar a investir nesse material audiovisual que vai mudar os rumos do seu negócio.

E se você quiser turbinar ainda mais a sua estratégia, conheça as melhores técnicas de marketing digital por meio do nosso conteúdo sobre o assunto.

2019-09-13T16:51:02-03:00

Deixar Um Comentário

Conversão Internacional de Empreendedorismo Webinar Marketing e Vendas