Topic Clusters: o que são e qual a sua importância na estratégia de SEO e Marketing de Conteúdo
Publicado: 11 de julho de 2019 | Atualizado: 20 de janeiro de 2020.
Os Topic Clusters são uma estratégia de SEO que possibilita o agrupamento de conteúdos do seu blog por tópico. Ainda não aplica essa técnica no seu plano de Inbound Marketing? Então saiba que você está perdendo as chances de aumentar tráfego orgânico para aparecer nas primeiras do Google!
Como já ressaltamos em outros conteúdos aqui do blog, o Inbound Marketing está em constante evolução por causa dos avanços da tecnologia e dos novos hábitos do consumidor.
E isso significa que para se destacar no mercado é preciso investir em técnicas que ajudem a reforçar a sua autoridade, como o SEO (Search Engine Optimization).
Então comece agora a ler este conteúdo sobre uma das principais estratégias de SEO atuais: os Topic Clusters e saiba como ganhar mais visitantes!
O que são Topic Clusters?
Os Topic Clusters são considerados uma estratégia de SEO fundamental para qualquer empreendimento que deseja aumentar tráfego orgânico nas plataformas de busca, como o Google.
Isso porque essa estratégia funciona de modo a organizar os seus conteúdos em grupos de um determinado tópico a fim de conectá-los.
Para facilitar o entendimento dessa estratégia de SEO, vamos supor que você possui um site com a estrutura tradicional que estamos acostumados a ver por aí.
Sendo assim, é bem provável que haja uma home, uma página de conteúdos, outra para seus produtos ou serviços e um link para o blog, do qual hospeda todos os textos relacionados ao seu mercado.
Como você pode imaginar, um site é muito bem organizado quando te guia até o blog de um determinado empreendimento facilmente.
Porém, quando acontece o inverso – o visitante entra direto no blog para encontrar conteúdo -, a estrutura é um pouco diferente, sem apresentar muita organização.
Calma, mas eu ainda não entendi muito bem. Então vamos te mostrar outro exemplo!
Normalmente, os blogs possuem categorias com um compilado de posts sobre um assunto, sem ter uma organização que faça sentido para o visitante se aprofundar nele.
Por isso, recomenda-se escrever um conteúdo mais completo, o qual usa as referências necessárias para outros textos mais aprofundados, que geram links internos entre eles.
Nesse momento, os Topic Clusters entram para se tornar uma estratégia de SEO e Marketing de Conteúdo eficaz.
Isso porque o conteúdo que foi desenvolvido a respeito de um determinado tópico é denominado de página pilar, e que vai servir como base para alocar outros conteúdos relacionados.
Provavelmente, você ainda deve estar um pouco confuso, afinal, falamos da tal da página pilar, links internos e clusters sem muito aproveitamento. Portanto, vamos deixar tudo muito mais claro para você nos próximos tópicos!
A estrutura dos Topic Clusters
Como vimos acima, os Topic Clusters são compostos por três elementos: a página pilar, os links internos e os clusters.
Para desbravar essa estratégia de SEO a fundo, resolvemos descrever cada um desses fatores para você.
Vejamos:
Página Pilar
Uma Página Pilar representa o centro de um determinado tópico de conteúdos, ou seja, ela se torna a estrutura fundamental para os conteúdos que serão escritos sobre aquele assunto.
Classificada como a palavra-chave genérica e mais comum daquela categoria, a página pilar pode aumentar tráfego orgânico para o seu site ou o seu blog, de modo a posicioná-los na primeira página do Google.
Normalmente, esse conteúdo gera diversos links para os clusters, que devolvem links para a página pilar para que a estrutura Topic Clusters seja criada.
Ou seja, a página pilar precise receber links de páginas que sejam importantes para o seu negócio.
Para que seja aplicado de forma correta em uma estratégia de SEO, recomenda-se subdividir a página pilar em duas: épica e de referências.
As páginas épicas são as mais comuns, uma vez que tratam de um conteúdo extremamente completa sobre um determinado tema.
Aqui na Ideal Marketing nós temos um mega conteúdo épico sobre Inbound Marketing. Quer ver? Então acesse O que é Inbound Marketing? Conheça TUDO sobre a estratégia capaz de atrair os consumidores sem ser invasivo!
Sendo extensas, as páginas épicas não são lidas rapidamente e, por isso, a dica é que você disponibilize tal conteúdo para download em PDF, assim o visitante pode ler o material no momento em que lhe for mais adequado.
Já as páginas de referência dizem respeito a uma lista de links sobre de referência que falam sobre os vários assuntos dentro de uma categoria.
Clusters
Agora que você sabe o que é página pilar, fica mais fácil explicar o que são os Clusters.
Basicamente, clusters são os links de conteúdos que encontramos na página pilar, com palavras-chave de cauda longa e assuntos mais densos e aprofundados.
Ou seja, enquanto a página pilar é o centro de vários conteúdos, pois aborda todos os assuntos de maneira a te introduzir neles, os clusters são os conteúdos em que você consegue falar a respeito de um tema de modo aprofundado.
E engana-se quem acha que os Clusters estão só em posts de blog.
Outros tipos de conteúdos se encaixam muito bem dentro de uma categoria, tais como do YouTube ou mesmo uma Landing Page, que são páginas de conversão.
Desse modo, você vai além do seu site ou do seu blog para gerar uma experiência semântica para os usuários.
Quando você define os seus clusters, é preciso entender que eles devem tratar de forma bastante objetiva sobre um determinado assunto, sem que outros temas sejam tão explorados – o recomendado é somente a página pilar fazer isso.
A partir do momento em que você une os seus clusters à página pilar, o Google entende que você tem total autonomia sobre aquele tema, o que pode gerar aumento tráfego orgânico.
Links Internos
Saiba você ou não, mas os links internos são fatores fundamentais para o sucesso de uma estratégia de SEO e de Marketing de Conteúdo.
Mesmo que não apresentem o mesmo valor que um link externo para que o seu ranqueamento suba cada vez mais, os links internos são ótimos para mostrar para o Google como você deixa o seu site ou blog organizados.
Porém, engana-se quem pensa que os links internos devem ser colocados de qualquer jeitos nas páginas.
Isso porque o cluster deve estar linkado para a página pilar, assim como a pilar deve linkar para o cluster.
Desse modo, diversos conteúdos começam a rodear o conteúdo mais extenso, mostrando a importância do mesmo para os buscadores.
Os benefícios dos Topic Clusters para a estratégia de SEO e Marketing de Conteúdo
Os benefícios de aderir os Topic Clusters à sua estratégia de SEO vão muito além de organizar conteúdos em categorias.
Com ele, a distribuição de autoridade das suas páginas é melhorada, pois aumenta a acessibilidade para visitantes do seu blog ou do seu site, assim como para o Google.
Além disso, a autonomia da sua empresa diante do mercado também aumenta, uma vez que os links colocados na página pilar podem garantir aumento tráfego orgânico.
E quando isso acontece você passa a ser referência no setor de atuação, o que garante também a geração de mais potenciais consumidores, que são chamados de leads.
Por esses e outros motivos, você não pode deixar de investir nos Topic Clusters na sua estratégia de Inbound Marketing!
Ficou interessado nos Topic Clusters? Então comece agora a organizar os seus conteúdos e saber como aumentar tráfego no site!
Os Topic Clusters são consideradas uma nova mentalidade para quem trabalha com a produção de conteúdo e deseja aumentar tráfego orgânico.
Quando você usa os Topic Clusters como estratégia de SEO e Marketing de Conteúdo, você realmente tâm as chances de se tornar a marca número um do seu setor de atuação.
Mesmo que a linkagem interna seja algo que não levamos em consideração no momento da elaboração de um conteúdo, ela é muito importante.
Portanto, para você ficar cada vez mais esperto dentro do mundo do Marketing Digital, acesse o nosso link interno sobre as melhores técnicas de Marketing Digital e garanta o sucesso que você tanto deseja!