Cuide da saúde do seu negócio com o sistema de gestão empresarial e aumente suas vendas

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 23 de abril de 2018 | Atualizado: 6 de abril de 2022.

Sistema de gestão empresarial? Os maiores problemas do seu negócio podem ser resolvidos por meio dele! Afinal, uma empresa é como o corpo humano: funciona melhor quando está saudável.

Saiba como manter a saúde do seu negócio em dia com o sistema de gestão empresarial!

Imagine sua empresa como seu corpo, cada órgão representa um setor. As vendas são o coração, o marketing é o pulmão e por aí vai.

Os órgãos, ou os setores, precisam estar na melhor condição para que o corpo, ou a gestão, funcione direito!

E essa boa forma de um órgão depende das condições de todos os outros. Também é assim com seu negócio, o funcionamento de um setor depende das boas práticas das demais áreas da empresa e vice-versa.

Por isso, a saúde do seu negócio depende da gestão integrada de todos os setores de sua empresa.

Então, a gestão empresarial seria um dos mais importantes órgãos do corpo humano, o cérebro, pois ela é responsável por administrar cada etapa do funcionamento do seu negócio.

No entanto, para empresas com um grande número de funcionários, apenas um cérebro humano não é suficiente e, por isso, grandes negócios de sucesso fazem uso do sistema ERP para garantir sua organização.

E-book gratuito da Ideal Marketing com dicas de gestão empresarial

Neste conteúdo, falaremos sobre esse sistema de gestão empresarial, quais os benefícios dele para sua empresa e como isso pode ajudar a aumentar suas vendas.

Então, confira agora os principais itens do check-up da saúde da sua empresa!

O que é sistema de gestão empresarial

O sistema de gestão empresarial é mais conhecido pela sigla ERP, do inglês Enterprise Resource Planning.

Por definição, o sistema ERP é um método de informação capaz de integrar todos os processos e dados do funcionamento de uma empresa.

Normalmente, essa função é realizada por um software de gestão empresarial com a função de automatizar a coleta de informações e armazenar dados de todos os setores da empresa.

Para facilitar, o sistema de gestão empresarial pode ser explicado como um banco de dados com o poder de memorizar e integrar os processos desde a compra de matéria-prima até a venda de produtos.

Por exemplo, o sistema ERP comunicará a produção a quantidade de novos produtos e o prazo para produzi-los a partir dos dados do setor de vendas.

Ao mesmo tempo, esse software de gestão empresarial informará aos compradores a necessidade de matérias-primas para essa produção.

No entanto, compreender apenas o conceito dessa ferramenta não é suficiente para entender sua importância.

Principalmente se o assunto é gestão empresarial para Micro e Pequenas Empresas.

E, agora que você tem em suas mãos, conceitos e ferramentas, vamos te contar agora os benefícios de seguir essas recomendações médicas.

Conheça as vantagens de adotar a gestão integrada na sua empresa

A lista de vantagens do sistema ERP de gestão é tão longa quanto aquelas que dizem as maravilhas que certos alimentos prometem fazer pela sua saúde.

Mas quando se trata desse tipo de software, os benefícios deixam de ser só promessas e realmente cuidam da sua empresa.

Por isso, esse tipo de recurso ganhou espaço em empresas de todo porte.

E depois da lista a seguir, duvidamos que não vá entrar na sua também.

Padronização dos processos

Já ouviu falar em esperanto?

Ele é a língua artificial mais falada no mundo e nasceu da vontade do médico judeu Ludwik Lejzer Zamenhof de criar uma forma de comunicação universal.

E se você adotar o sistema ERP, também conseguirá otimizar o diálogo entre os diferentes setores da sua empresa!

Isso porque ele acabaria com qualquer confusão causada por uma gestão não integrada, pois a padronização dos dados possibilita que todos sejam capazes de compreender qualquer informação.

Dessa forma, essa padronização gera mais eficiência nos processos, afinal, se todos setores falam a mesma língua eles nunca deixam de se entender.

Alinhe o estoque

Quantas histórias você já não ouviu de empresas que não conseguiram atender direito um cliente por problemas relacionados ao estoque?

Quantas vezes VOCÊ não teve problemas relacionados a isso?

Mas se você adotar o sistema ERP na gestão, os seus problemas acabam!

Isso porque como esse remédio vai fazer todos os setores funcionarem de forma mais coordenada, erros como a venda de produtos fora de estoque não vão mais acontecer.

Além disso, ele te ajuda a ter controle da quantidade de matérias-primas. Dessa forma, a produtividade da sua equipe não ficará mais comprometida.

Redução de custos

Durante a leitura deste artigo uma pergunta não deve ter saído da sua cabeça.

“Vai me custar caro adotar um sistema ERP?”

A resposta é que depende do software e das funcionalidades escolhidas.

Porém, o lado bom dessa história é que depois desse gasto inicial, possui uma gestão integrada é uma das boas práticas para se ter uma redução de custos.

Isso porque com ela é possível reduzir os investimentos desnecessários ao otimizar os processos a partir da gestão integrada.

Administração otimizada

Por fim, adotar um sistema ERP pode garantir a melhoria de todo o organismo com menores investimentos.

Mais do que isso, a própria administração da empresa é facilitada com essa padronização, pois já imaginou se um empreendedor tivesse que acompanhar manualmente o desempenho de todas as áreas de seu negócio?

Assim como tomar uma injeção não dói nada perto dos benefícios que ela pode trazer, adotar uma gestão integrada também é necessária para fortalecer a saúde do seu negócio.

E se você for um bom menino, veja como ele ainda pode aumentar as suas vendas.

Descubra como aumentar as vendas com o sistema de gestão empresarial

Descubra com o sistema de gestão empresarial pode te ajudar a vender mais!

Um dos primeiros pontos a serem destacados na hora de discutir como aumentar as vendas com a gestão integrada está na capacidade de criar diferenciais para o produtor.

Isso porque como o sistema ERP gera menores custos na produção, você consegue criar um produto mais barato.

E se seus produtos são mais baratos quando comparados aos seus concorrentes e ainda sim tem a mesma qualidade, eles venderão mais.

Por outro lado, a mesma redução de gastos pode garantir mais dinheiro em caixa para investir em pesquisa e inovação. Seu produto será mais barato, mas também será melhor.

Além disso, outro setor também importante para a área de vendas é o marketing e ele pode ganhar muitos com o sistema de gestão empresarial.

O setor de marketing será capaz de compreender quais produtos têm melhor aceitação dos consumidores e comunicar à fábrica a necessidade do aumenta da produção dele.

Assim, sua empresa nunca correrá o risco de perder vendas por falta de estoque.

Na situação contrária, se existe algum produto parado no armazenamento da fábrica, o marketing pode investir suas estratégias de divulgação nessa mercadoria e em formas de como vender pela internet.

Dessa forma, garantindo o aumento das vendas de algo que pode estar travando seu sistema produtivo.

Você pode entender ainda mais sobre isso se conhecer mais a fundo as estratégias de marketing. Esse conteúdo sobre como aumentar as vendas com marketing é ideal para isso.

Todas essas vantagens são possíveis a partir de uma gestão integrada! Incrível, não é mesmo?

Voltemos a falar da comparação de uma empresa com um corpo. Aquele que é mais saudável tem a capacidade de alcançar realizações maiores.

Sem ordem não há progresso

Na aula de biologia de hoje você aprendeu que para o bem da saúde do seu negócio é necessário adotar um sistema de gestão empresarial.

Isso porque ele te ajuda a fazer com que todos os setores funcionem bem, por meio de uma gestão empresarial assertiva.

Também conseguimos ver como a empresa integrada é mais saudável e, dessa forma, é mais capaz de realizar grande metas.

Por isso, torne sua empresa mais saudável e seja o Usain Bolt na corrida contra a concorrência.

Para mais conteúdos sobre vendas e marketing, o blog da Ideal está aqui para ajudar!

Compartilhe nas Redes Sociais!