Entenda o que é gestão empresarial e trace sua rota para o sucesso!

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Publicado: 11 de setembro de 2018 | Atualizado: 17 de março de 2020.

Saber o que é gestão empresarial é a diferença entre um empreendedor preparado e um iniciante no mercado. Esse planejamento é importante para guiar suas ações e transformar sua empresa em um case de sucesso!

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Chega de jogar no Google termos como “gestão empresarial o que é”! Agora você vai entender tudo sobre o tema – tanto na teoria como na prática.

Mas antes de saber o que é gestão empresarial, precisamos te fazer a seguinte pergunta:

Você está disposto a realizar as mudanças necessárias em sua empresa para atingir o sucesso?

Se sim, vem com a gente, coloque seus sonhos na mala e prepare-se, pois por meio de um gerenciamento eficiente, o céu é o limite para a sua empresa.

Ficou curioso? Então dê uma olhadinha nos assuntos que vamos abordar sobre o que é gestão empresarial:

Gestão empresarial: o que é?

O que é gestão empresarial

Antes de explicar os detalhes e usar palavras bonitas para descrever o nosso tema, podemos definir o que é gestão empresarial como a organização de todos os pontos importantes do seu negócio.

Isso porque ela consiste em planejar e alinhar as estratégias certas para atingir o objetivo da sua empresa.

Porém, antes disso, esse objetivo precisa ter sido definido, deixando mais claro quais ações devem ser realizadas.

Com isso, podemos classificá-la como um modelo de negócio escolhido por uma determinada empresa a fim de definir escalas de prioridades e estruturas hierárquicas.

Para te explicar ainda melhor o que é gestão empresarial, podemos dividir esse conceito em três fatores principais. Confira:

Planejamento

Já citamos esse importante fator, mas vamos focar um pouco mais nele agora.

O planejamento consiste em analisar todas as questões internas e externas da empresa.

Com isso, você consegue ter informações como quais recursos possui a sua disposição, quantos funcionários precisa contratar ou até se precisa reduzir os custos com alguma coisa.

Ou seja, essa é parte responsável por te dar o suporte necessário para criar seu sistema de gestão empresarial.

Organização

Depois do planejamento, é hora de deixar sua empresa alinhada com suas ideias e conceitos.

Por isso, a fase do planejamento deve ter sido feita com eficiência, pois só assim você conseguirá unir as informações coletadas e aplicá-las da maneira correta.

Comunicação

Essa parte é essencial para manter todas as outras funcionando, pois é responsável manter a organização do seu negócio.

Isso porque sem uma comunicação eficiente entre todas as áreas da empresa, não é possível realizar ações efetivas.O e-mail empresarial e outros canais de comunicação interna e externa são fundamentais para essa efetividade acontecer.

Além disso, se você não mantiver uma relação saudável com seus funcionários, é impossível alcançar o sucesso, pois para isso eles precisam entender seus objetivos e lutar ao seu lado.

Entendeu o que é gestão empresarial? Então saiba agora como iniciá-la em sua empresa.

Por onde começo minha gestão?

O que é gestão empresarial por onde começar

No tópico anterior já te mostramos o que é gestão empresarial, mas agora vamos te dar conselhos práticos sobre a análise que deve ser feita em sua empresa antes de executá-la.

Sendo assim, o primeiro passo é entender o conceito da análise SWOT!

A sigla, que vem do inglês, remete às seguintes palavras: strengths (forças), weaknesses (fraquezas), opportunities (oportunidades) e threats (ameaças).

E essa análise tem o intuito de mostrar as principais informações referentes ao macroambiente e ao microambiente de sua empresa.

Entenda agora como funciona o estudo desses dois ambientes empresariais:

Análise de microambiente

Saber analisar o microambiente de sua empresa é um passo fundamental para entender o que é gestão empresarial.

O microambiente diz respeito ao ambiente interno da empresa, ou seja, todas as informações referentes aos seus recursos, funcionários, investimentos etc.

Então, o primeiro passo deste estudo é verificar o S da sigla SWOT, ou seja, as forças da sua empresa.

Isso porque nesse momento você deve listar todas as qualidades do seu negócio, como ações que estão gerando lucros e processos que funcionam com eficiência.

Depois é preciso verificar justamente o contrário: as fraquezas!

Aqui você vai listar os processos a serem mudados, tentativas de lucro ineficientes e todos os outros fatores que devem ser melhorados em seu negócio.

E ao unir o estudo de suas forças e fraquezas, você conseguirá definir o que deve ser mantido ou alterado em seu planejamento empresarial.

Análise de macroambiente

Agora é o momento de pensar além das portas da sua empresa, ou seja, em seu ambiente externo.

Para isso o primeiro passo é identificar as oportunidades do mercado e, se possível, explorá-las a seu favor.

Ou seja, o estudo de oportunidades dentro da análise de macroambiente é quando você encontra novos mercados para investir ou percebe que pode produzir um novo tipo de produto.

Depois dessa fase, é necessário entender a letra T de SWOT, correspondente às ameaças do mercado.

Nessa parte da análise você deve verificar se o mercado externo pode ameaçar seus negócios.

Entre essas possíveis ameaças, podemos citar como exemplos o crescimento inesperado de um grande concorrente, quedas em seu segmento de atuação ou crises econômicas.

Para entender ainda mais sobre esse tipo de estudo, aproveite e leia nosso texto sobre o que é análise SWOT.

Além de entender o que é gestão empresarial, você já aprendeu a analisar os ambientes externo e interno da sua empresa.

Por isso, agora vamos te dar algumas dicas de como como fazer uma boa gestão empresarial. Confira!

Dicas importantes para realizar uma gestão empresarial

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Até aqui você já entendeu o que é gestão empresarial e descobriu como utilizar a análise SWOT para realizá-la.

Agora chegou o momento de você receber algumas dicas cruciais e colocar seu gerenciamento em prática.

Mas antes disso, você deve ter feito o estudo dos ambientes externos e internos da sua empresa.

Isso porque é impossível gerenciar seu negócio de forma saudável sem entender o mercado e saber como andam os principais números da sua empresa.

Depois de saber disso, confira nossas dicas e aplique-as em seu empreendimento!

Crie um plano de negócios

Não adianta nada entender o que é gestão empresarial, se você não souber como fazer um plano de negócios eficiente.

Isso porque esse planejamento consiste em um documento feito com o objetivo de direcionar o caminho de um empreendedor.

E nele devem constar todos os objetivos desse empresário e os meios utilizados por ele para atingi-los.

Além disso, também é necessário definir, com números reais, as metas pretendidas por sua empresa pretende.

Então se você tiver um e-commerce, por exemplo, é possível mensurar como meta o número de acessos desejados no período de um ano.Traçando metas que com uma boa gestão de e-commerce poderão ser alcançadas.

Dentro de seu plano de negócios você também pode inserir os valores e a missão da sua empresa, assim como outras informações importantes, como cores padrão e logotipo.

Busque conhecimento

Um bom empreendedor deve estar sempre atualizado quanto às novidades do mercado e, principalmente, do seu setor de atuação.

Para isso, ele precisa estar ligado às notícias e conteúdos de blogs especializados – assim como o nosso.

Além disso, também é importante ir atrás de cursos que possam trazer mais especialização e conhecimento.

Instituições sem fins lucrativos como o SEBRAE, por exemplo, oferecem palestras, cursos e conteúdos exclusivos destinados a pequenos e médios empreendedores.

Una todos os setores da sua empresa

O que é gestão empresarial setores

Para emplacar um gerenciamento efetivo, é necessário deixar todos os setores da sua empresa alinhados.

Afinal, o que é gestão empresarial se não uma maneira de unir todas as áreas do seu empreendimento em prol do mesmo objetivo?

Por isso, é importante que todos os setores entendam que as atividades executadas por eles vão influenciar os resultados de outras áreas.

Dessa forma, é fundamental que, mesmo com funções diferentes, todos trabalhem em conjunto e em benefício da sua empresa.

Com isso, fica mais fácil realizar uma gestão empresarial integrada, ou seja, fazer um gerenciamento sabendo como os diferentes setores da empresa interagem entre si.

Motive sua equipe

A gestão de pessoas é uma das principais tarefas de qualquer empreendedor.

Por isso, saber motivar sua equipe de colaboradores é essencial para atingir o sucesso.

Isso porque, mesmo criando um ótimo plano de negócios, serão eles os responsáveis por executá-lo da melhor maneira possível.

Ou seja, se eles não forem bem treinados e motivados, seu planejamento empresarial pode ir por água abaixo.

Além disso, essa motivação também ajuda a deixar sua gestão empresarial integrada mais efetiva, auxiliando na união de todos os setores.

Não fuja de problemas

Acumular problemas é um prejuízo para qualquer um, principalmente para um empresário.

Isso porque, quanto mais questões a serem resolvidas, maior a dificuldade em solucionar os novos problemas.

Com isso, você não terá tempo para buscar conhecimento, pensar em novas estratégias de crescimento e verá seus planos de sucesso se tornarem vítimas de uma rotina cansativa.

Por isso, todos os problemas, dos menores aos maiores, devem ser resolvidos com eficiência e em menos tempo possível.

Use um sistema de gestão empresarial

Usar um sistema de gestão empresarial significa ter o auxílio de um software ou aplicativo para realizar o gerenciamento da sua empresa.

Esse tipo de ferramenta pode armazenar dados, integrar informações de diferentes setores da sua empresa, criar lembretes e realizar outras funções importantes em seu negócio.

A grande vantagem de um sistema de gestão empresarial é a automatização de processos, pois evita que você perca tempo criando relatórios ou fazendo cálculos extensos.

Isso porque o próprio software pode realizar essas tarefas, restando a você apenas usar os dados obtidos para executar o seu gerenciamento de forma eficiente.

Descubra os benefícios de ter um sistema de gestão empresarial

O que é gestão empresarial beneficios

Ao longo deste conteúdo, te ensinamos o que é gestão empresarial e como ela pode alavancar o crescimento do seu negócio.

Além disso, também te demos algumas dicas de como planejar suas ações como empreendedor e de como executá-las da melhor maneira.

Por isso, agora chegou o momento de te mostrar como fazer uma boa gestão empresarial pode te proporcionar diversas vantagens, inclusive aumentando suas vendas.

Confira os principais benefícios:

Maior controle da empresa

O empresário com o objetivo de entender o que é gestão empresarial deve ter noção da importância de estar atento a todos os números da empresa, como valor em caixa, números de produtos no estoque e valor em débito.

Por isso, é importante manter um gerenciamento efetivo, pois só assim você conseguirá visualizar, com mais facilidade, os dados da sua empresa.

Isso porque, caso o seu gerenciamento empresarial tenha sido bem planejado, você já terá definido suas metas e padrões de trabalho, tendo mais tranquilidade na hora de analisar os resultados.

Funcionários mais satisfeitos

Trabalhar em uma empresa sem gestão é como navegar em um navio sem capitão!

Isso porque seus funcionários só serão capazes de trabalhar em alto nível se estiverem em uma empresa organizada e com objetivos definidos.

Além disso, como parte do seu planejamento é motivar mais os seus colaboradores, você terá o benefício de contar com funcionários empenhados em lutar por você.

Mais vendas

Para aumentar suas vendas é preciso fazer mais do que apenas investir em ações de marketing ou contar com vendedores eficientes.

Isso porque para conquistar novos clientes, ou mesmo para manter os atuais, é necessário deixar a casa em ordem.

Ou seja, se você fizer um bom plano de negócios, contar com uma equipe motivada e usar um sistema de gestão empresarial adequado, são grandes as chances das suas vendas aumentarem.

Isso acontece porque você terá a organização necessária para investir em ações mais efetivas, podendo até montar um script de vendas, uma espécie de cartilha usada para alinhar os discursos de todos os seus vendedores.

Viu como entender o que é gestão empresarial e saber como aplicá-la pode ajudar no crescimento da sua empresa?

Então use essas vantagens a seu favor, organize seu negócio e siga a trilha do sucesso!

Defina seu norte e vá em frente!

O que é gestão empresarial defina

Como você pôde ver neste conteúdo, o planejamento empresarial é responsável por definir onde sua empresa chegará no mercado.

Por esse motivo, é importante realizá-lo da melhor forma possível, com muita análise, organização, empenho e apoio de todos os seus colaboradores.

Apenas dessa forma é possível fazer sua empresa vender mais, crescer no mercado e, finalmente, alcançar o tão sonhado sucesso.

Por isso, não se contente apenas em saber o que é gestão empresarial!

Use nossas dicas, entenda o que precisa ser melhorado em sua empresa e faça as mudanças necessárias.

E aí, quer mais dicas sobre como atingir o sucesso no mundo dos negócios? Então aproveite e leia nosso conteúdo sobre planejamento estratégico para empresas.

Se ainda quiser outras dicas, confira o blog da Ideal Marketing.

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