O que é comunicação empresarial? Saiba mais sobre uma das estratégias que fez o Nubank se destacar da concorrência
Publicado: 22 de junho de 2018 | Atualizado: 13 de agosto de 2019.
O que é comunicação empresarial? Ela é a sua aliada na hora de reforçar a credibilidade e a imagem da sua empresa. Isso porque entender a importância de manter um bom relacionamento com seus colaboradores, clientes e fornecedores é essencial para quem quer gerar mais autoridade a marca!
Sucesso na década de 80 com o programa Cassino do Chacrinha, o velho guerreiro é o autor da famosa frase: Quem não se comunica, se trumbica!
Mas mais do que apenas um bordão, essa frase retrata na realidade o segredo de qualquer tipo de relacionamento, inclusive o empresarial!
Isso porque segundo uma pesquisa da Harvard Business School, 70% dos problemas de uma empresa são causados por falha na comunicação. Ou seja, talvez uma simples assessoria de comunicação tenha o poder de reduzir esse índice.
E para impedir que isso atrapalhe as corporações de atingirem as suas metas, uma nova geração de marcas tem investido pesado em melhorias na comunicação empresarial.
Esse tem sido um dos segredos do sucesso de empresas como a Nubank, a startup brasileira de operações financeiras que tem se tornado autoridade no mercado por, além de oferecer bons serviços, ter a cultura de alimentar um bom relacionamento com seus stakeholders.
“Stakeholders?”
Isso mesmo! Apesar do nome difícil, estamos falando simplesmente de todas as pessoas importantes em um planejamento estratégico, como seus clientes, colaboradores e fornecedores.
Se você quer saber o que é comunicação empresarial e como aprimorar seus relacionamentos para fazer parte do time das grandes empresas, como a Nubank, confira o conteúdo:
O que é comunicação empresarial?
A comunicação empresarial é uma atividade estratégica que tem como objetivo melhorar a imagem de uma empresa para reforçar a sua autoridade no mercado.
Isso porque ela assegura que o seu negócio funcione como uma diretriz para todos os setores, assim ninguém nada contra a maré podendo atrapalhar os seus resultados.
E ela faz isso por meio da supervisão e manutenção do planejamento e execução de ações de comunicação interna e externa.
Aliás, por causa disso, muitas vezes a comunicação empresarial é confundida com a comunicação organizacional.
No entanto, elas não significam a mesma coisa, viu?! Descubra agora quais são as diferenças entre as duas estratégias.
Comunicação Empresarial x Comunicação Organizacional
Antes de entendermos a diferença entre esses dois tipos de comunicação, vamos primeiro compreender o que é comunicação organizacional, combinado?
A comunicação organizacional compreende todo o planejamento e a execução de táticas específicas direcionadas ao público interno e externo.
“Espera, não é a mesma função da empresarial?”
Quase isso, porque se prestarmos atenção na descrição de cada uma delas iremos perceber uma pequena diferença!
Repare no seguinte: para a comunicação empresarial usamos a palavra supervisão, pois a tarefa dela é se certificar de que toda a empresa esteja trabalhando para gerar resultados e aumentar o valor da marca.
Já a comunicação organizacional deve se dirigir e funcionar em favor de todos aqueles que se relacionam com a instituição, sejam eles clientes, colaboradores ou fornecedores.
Isso é, no caso dos colaboradores, é necessário garantir que eles tenham boas condições de trabalho para atingir a meta definida.
Tendo esclarecido essas singelas, mas importantes diferenças, as empresas que têm se destacado no mercado, como o Nubank, são as que perceberam o nível estratégico de relação entre essas duas comunicações e também a importância de integrar elas!
Quer saber como elas fazem isso? Veja o tópico a seguir e descubra cada vez mais o poder da comunicação nas empresas!
Comunicação empresarial integrada
De acordo com Margarida Kunsch, uma das principais pesquisadoras no campo das Relações Públicas e conhecedora das comunicações que regem um negócio, a comunicação integrada é a filosofia que permite uma atuação alinhada de todos os setores com os princípios de uma organização.
Na prática, essa estratégia de comunicação nas empresas, derruba as barreiras de relacionamento e integração, além de ser um mix entre os quatro tipos de comunicação existentes dentro de uma organização:
Comunicação Institucional
Considerada a porta-voz de uma empresa, a comunicação institucional é a responsável pela imagem e reputação de uma instituição. Aliás, ela é muito forte dentro da comunicação integrada.
Por meio de práticas de relações públicas e até de assessoria de imprensa, o objetivo aqui é conquistar credibilidade no mercado e a confiança de todos os públicos de interesse.
Comunicação Mercadológica
Apesar do nome diferentão, a comunicação mercadológica nada mais é do que o setor de marketing de uma empresa, responsável pela promoção dos seus produtos ou serviços.
E o sucesso dela depende diretamente da comunicação institucional, pois um produto ou serviço só será bem-sucedido se a sua empresa tiver também uma boa imagem no mercado.
Além disso, esse tipo de comunicação impacta fortemente nas suas campanhas de marketing digital.
Comunicação Interna e o Endomarketing
A comunicação interna é a responsável por alinhar os interesses dos empregados e da empresa.
Aliás, ela faz isso por meio do endomarketing, processo que procura estimular o diálogo entre empresa e funcionário com o objetivo de fazer todos remarem no mesmo sentido.
Assim, a comunicação interna é muito forte por ter o poder de motivar, engajar, alinhar e direcionar.
Comunicação Administrativa
Por último, mas não menos importante, temos a comunicação administrativa.
Ela é responsável por transmitir informações importantes e decisivas a todos os setores da empresa, a fim de que todos desenvolvam suas atividades de forma assertiva e integrada.
Aliás, para aumentar a sua produtividade no desenvolvimento e implementação dessa comunicação, é necessário contar com algumas ferramentas de sistema de gestão empresarial, como o ERP e o CRM.
Quem é o profissional responsável pela comunicação corporativa e empresarial?
Depois de aprendermos o que é comunicação empresarial, chegou a hora de sabermos mais sobre o profissional responsável por planejá-la e colocá-la em prática.
O que ele faz? Com quem ele fala? Onde ele vive?
A boa notícia é a seguinte: você não vai ter que esperar até o próximo Globo Repórter para descobrir isso, pois vamos desvendar agora mesmo todos esses mistérios!
Vamos começar te contando que trabalham nessa área profissionais de relações públicas, jornalistas e até publicitários.
Sim, esses são os responsáveis por cuidar da comunicação corporativa e do relacionamento da empresa com os seus stakeholders.
Aliás, como falamos na introdução, os stakeholders representam todo o público de interesse de uma instituição e eles são de extrema importância, pois como formadores de opinião, podem ajudar ou não a manter uma boa imagem da empresa.
Tanto é que um dos motivos do Nubank ter atingido o patamar de sucesso que atingiu foi o seu diferencial em ter investido em um atendimento personalizado para todas as camadas de seu público, sejam eles internos ou externos.
Mas isso só aconteceu porque a empresa investiu nos canais corretos de comunicação e em um diálogo direcionado aos seus stakeholders.
Por exemplo, você tem o aplicativo Nubank ou já viu como funciona a linguagem dele?
Então, a empresa é sensacional porque até mesmo os termos de contrato expostos por meio do app são compostos por palavras simples e de fácil entendimento.
Ou seja, eles fazem com que o cliente assimile o contrato por completo e sem dificuldade.
Bom, se você quiser saber mais sobre seus stakeholders, aprender a identificá-los e direcionar uma comunicação assertiva assim como o Nubank, não deixe de conferir nossa publicação sobre o assunto, pois agora vamos conhecer quais são os canais disponíveis para que você também conquiste muito sucesso!
Conheça os canais para comunicação empresarial
Durante a fase de planejamento da sua estratégia de comunicação empresarial, escolher o canal certo é uma das etapas mais importantes.
Isso porque é por meio dele que você vai informar, alinhar, motivar e engajar os seus stakeholders.
Por isso é tão importante conhecer o seu público de interesse, pois assim é possível escolher a forma mais direcionada de impacta-lo.
E para isso acontecer, crie o hábito de realizar frequentemente uma pesquisa de mercado, dessa forma será possível conhecer a fundo o perfil dos seus stakeholders.
Com isso, você conseguirá definir quais das seguintes opções é a melhor para transmitir a sua comunicação.
Face a Face
A comunicação face a face é aquela que acontece entre as partes envolvidas por meio de reuniões ou palestras, como um canal livre para feedbacks e sugestões.
Mas ela só será realmente eficiente se um estilo de liderança mais aberto fizer parte da cultura da organização, pois é preciso saber ouvir críticas e também tomar atitudes a respeito delas.
Além disso, para a comunicação face a face ser eficaz, ela precisa ser realizada periodicamente, assim você consegue ter uma noção real do que anda acontecendo na sua empresa.
Ferramentas
Como nem sempre é possível realizar uma reunião com todos os seus stakeholders, existem algumas ferramentas para te auxiliar a alcançar o seu público onde quer que ele esteja.
As opções são diversas, por isso lembre-se de escolher aquela que mais se adequa aos hábitos do seu stakeholder.
Mídia impressa: jornais, panfletos e murais de aviso
A mídia impressa é uma das formas mais antigas e tradicionais de realizar comunicações.
Afinal, quem nunca viu alguma mensagem no mural da empresa ou recebeu algum panfletinho?
Mas apesar da sua simplicidade, os gastos com a impressão desse tipo de material pode pesar no orçamento do seu negócio.
Além disso, a preferência pelas mídias digitais fez com que esse canal tenha perdido um pouco do seu charme.
Aliás, segundo uma pesquisa da ABERJE, a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, o uso dessas ferramentas, como murais, banners, cartazes e panfletos caiu em 26% dentro de cinco anos.
“Mas o que estão fazendo as empresas que não usam mais essas estratégias?”
TV Corporativa ou canal de vídeos
Os vídeos caíram de vez nas graças das estratégias de comunicação em geral.
Isso porque aliar som e imagem ajuda a prender a atenção de quem está assistindo e a mensagem ganha mais chances de se fixar em sua mente.
Além disso, se compararmos os custos envolvidos com a mídia impressa e a produção de vídeos, a última acaba sendo mais vantajosa, pois com o mesmo valor investido você terá um alcance maior.
Mas se você ainda precisa de mais uma opção para decidir qual ferramenta escolher, confira o tópico a seguir.
Mídias digitais: E-mail, Newsletter e Intranet
Se hoje as pessoas passam boa parte do seu tempo online, por que não investir em ferramentas para o ambiente digital?
Para isso, uma saída é fazer a sua comunicação por meio de email informativo, como a newsletter, ou até uma intranet, um portal exclusivo para questões de relacionamento interno.
Por que é tão importante ter um bom plano de comunicação empresarial?
Investir em ferramentas de comunicação empresarial é uma parte importante do planejamento de estratégias de qualquer organização.
Isso porque nutrir um bom relacionamento com seus stakeholders é essencial para a credibilidade e também para a valorização da sua marca no mercado.
Além disso, proporcionar um ambiente saudável para os seus colaboradores trabalharem é fundamental para a produtividade do seu negócio.
E é isso que tem feito as grandes empresas, como a Nubank, se destacarem da concorrência.
Quer saber mais sobre o que uma boa comunicação pode fazer pelo seu negócio? Confira o próximo tópico!
Conheça as vantagens de pôr em prática um bom plano de comunicação
Como falamos anteriormente, pôr em prática um bom plano de comunicação te ajudará a reforçar o valor da sua marca, mas em que isso se traduzirá efetivamente?
Pois saiba que possuir uma boa imagem pública é o que faz a diferença para as empresas com altos lucros, pois quando se tem credibilidade e uma reputação positiva no mercado é mais fácil atrair clientes e vender mais.
Além disso, no nível organizacional, um ambiente de trabalho saudável consegue motivar o seu colaborador e aumentar a produtividade da equipe inteira.
Por isso, investir em um bom plano de comunicação é bem mais eficaz do que colocar em prática políticas de boa vizinhança.
Por isso, se você quiser ver o seu negócio fazer parte da nova geração de empresas de sucesso, o segredo é saber se relacionar com o seus stakeholders.
E para te ajudar a tirar essa ideia do papel, confira o bônus que preparamos para você!
Bônus: livros sobre comunicação empresarial
Estruturar o seu plano de comunicação pode ser uma tarefa complicada se você for iniciante na missão.
Mas não se preocupe com isso, pois trazemos boas notícias! Existem livros sobre o assunto que podem te ajudar!
Um deles é o Planejamento de Relações Públicas, da Margarida Kunsch, pesquisadora mencionada anteriormente.
Além dele, existem outros dois igualmente excelentes: o Comunicação Empresarial e Planos de Comunicação, do Maurício Tavares e o Comunicação Empresarial – A Construção da Identidade, Imagem e Reputação, do Paul A. Argenti.
Então coloque esses livros na sua mesa de cabeceira e boa leitura!
Comece a planejar a sua estratégia de comunicação empresarial
Hoje você descobriu o que é comunicação empresarial e como ela é importante para aumentar a autoridade da sua marca no mercado.
Isso porque, investir em um relacionamento de excelência com os seus públicos de interesse é como uma das peças mais importantes do quebra-cabeça organizacional, é a chave para o sucesso!
E para conseguir colher os frutos de uma boa comunicação, você conheceu as ferramentas necessárias para agregar valor a sua empresa e até aumentar a produtividade da sua equipe.
Então, que tal arregaçar as mangas e colocar em prática tudo o que aprendeu aqui?
Além disso, se você quiser ainda mais dicas, não deixe de conferir o blog da Ideal Marketing!