A importância de uma boa assessoria nos negócios

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 6 de julho de 2021 | Atualizado: 26 de outubro de 2021.

Na sociedade em que vivemos, as coisas tendem a mudar com uma facilidade impressionante, especialmente no mundo corporativo. 

Por conta disso, as empresas precisam se adaptar a nova realidade, pois usar um modelo de negócios ultrapassado pode prejudicar a empresa e até mesmo leva-la à falência.

Para se adaptar a esse novo mundo, as empresas podem contratar grupos de assessoria, assim, elas podem cuidar tanto de sua imagem quanto de seu modelo de negócios. 

Quando uma empresa é bem assessorada, ela dá um grande passo para o crescimento de seus negócios, pois boas assessorias contribuem demais para a expansão de uma empresa. 

Leia este texto e veja a importância de uma boa assessoria no mundo corporativo.

Assessoria de imprensa

A assessoria de imprensa visa entrar em contato com a mídia de informações para gerar mídias espontâneas para seus assessorados. 

A função dessa assessoria é facilitar o diálogo entre seus clientes e os grandes veículos de imprensa, simplificando o trânsito de informações entre os dois meios. 

Na sociedade atual, as informações são consumidas com muito mais rapidez, o que exige muito mais da assessoria de imprensa. As assessorias precisam ser muito mais ativas tanto nas empresas privadas quanto nas empresas públicas.
Normalmente, os profissionais das assessorias costumam ser especialistas em marketing digital, o que costuma ser muito útil para as empresas.

Como um assessor pode ajudar uma empresa

Agora que já foi explicado o que um assessor de imprensa faz, é preciso entender um pouco sobre os pontos específicos em que eles atuam. 

Assim, ficará mais fácil saber como eles podem contribuir para o crescimento de um negócio. 

Planejamento estratégico

A assessoria de imprensa planeja como uma marca deve agir e falar publicamente. 

A partir do planejamento estratégico, é possível guiar uma marca e facilitar os vários outros processos que uma empresa exige. 

Fortalecer a marca

Uma assessoria de imprensa qualificada consegue fortalecer a marca de seu cliente, o que lhe traz mais credibilidade e aumenta o alcance de seus serviços ou produtos. Dessa forma, se torna possível fortalecer a marca ao mesmo tempo em que ela é expandida.

Uma das formas mais utilizadas para uma assessoria de imprensa é a divulgação de notícias, fazendo assim com que a credibilidade da empresa/influencer, cresça de forma exponencial. 

Orientação aos porta-vozes da empresa

Normalmente, a assessoria de imprensa possui um grande contato com a mídia de informações. 

No entanto, quando a empresa assessorada se torna notícia, não é o assessor de imprensa que fala ao público sobre a marca, mas sim o porta-voz da empresa.

Nesse caso, é muito importante que o assessor de imprensa dê orientações para o porta-voz e procure lembrá-lo que o discurso da companhia deve manter uma coerência. 

Gerenciamento de crise

Quando uma empresa vive uma grande crise, é muito importante que haja um diálogo correto, com palavras muito bem escolhidas. 

Esse momento é muito complicado para qualquer empresa e um bom relacionamento com a mídia é crucial nessa situação.

Como a assessoria costuma ter muita experiência nesses casos, eles podem implantar uma visão estratégica e melhorar a crise vivida pela empresa. Inclusive, é função da assessoria, montar boas estratégias para lidar com esse tipo de problema. 

Assessoria empresarial

Além da assessoria de imprensa, outro tipo de assessoria que pode ser muito útil para as empresas é a assessoria empresarial.

Nesse tipo de assessoria, o objetivo é diagnosticar a situação da empresa e criar soluções em vários campos da organização. 

Dessa forma, a empresa pode aprimorar a gestão da qualidade de seu negócio e montar ações práticas que melhorem a sua rotina operacional.

Esse tipo de assessoria é fundamental em diversos momentos de uma empresa. Isso pode ser aplicado desde a fundação até o seu reposicionamento no mercado. 

Nesse caso, o assessor pode ajudá-lo com o conhecimento do mercado específico, o que possibilita a criação de processos mais eficientes e efetivos dentro da empresa. O resultado disso é um negócio mais profissionalizado. 

Funções da assessoria empresarial

A assessoria empresarial visa ajudar a empresa de forma constante e eficiente. Para que isso seja possível, os assessores precisam desempenhar algumas funções importantes. A seguir, conheça algumas funções da assessoria empresarial:

Diagnóstico empresarial

Fazer o diagnóstico empresarial é uma das principais tarefas de uma assessoria. Primeiramente, o assessor precisa fazer uma análise da empresa para encontrar suas qualidades e fraquezas. 

A partir daí, ele precisa combinar essa análise com uma visão do ambiente externo da empresa. Ou seja, o assessor precisa analisar o entendimento do cliente, do mercado e da concorrência.

Criar planos de ação

Após a avaliação do ambiente da empresa, o assessor empresarial terá que desenvolver planos de ação. Como foi dito anteriormente, isso pode ser feito em diversas áreas, desde o setor operacional até a gestão de qualidade. 

Inclusive, são esses planos de ação que fazem a empresa trilhar um caminho mais eficiente para a expansão de seus negócios.

Treinamentos internos

A assessoria empresarial pode capacitar os funcionários da empresa por meio de treinamentos internos. Dessa forma, os colaboradores poderão se adaptar às novas práticas e a nova realidade da empresa. 

Os treinamentos podem ser comportamentais ou de capacitação, por exemplo.