Tenha o posicionamento de mercado como seu aliado e seja referência na mente do consumidor e no ambiente on-line

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Publicado: 10 de maio de 2018 | Atualizado: 2 de setembro de 2019.

O posicionamento de mercado é uma forma de fazer a sua empresa ser a primeira na mente de um consumidor ao falar do produto que você oferece. Mas como ser referência em um cenário em que a competitividade por clientes é intensa?

De acordo com uma pesquisa feita pelo Best Global Brands em 2017, uma das marcas mais caras do mundo é a Apple com US$ 184,15 bilhões sobre seu valor.

No entanto, este dado não mensura apenas o valor monetário de uma empresa, mas também a credibilidade dada a imagem dela pelo cliente, afinal, o que seria a Apple sem seus consumidores?

Esse é um exemplo claro de uma empresa atuante em um mercado extremamente concorrido, e mesmo assim capaz de se destacar pela qualidade de seu atendimento e produtos, como se mantivesse uma inovação constante.

É exatamente isso que você vai aprender aqui: como fazer a sua marca ser uma referência de qualidade na mente do seu cliente, sem a necessidade de falar mal do concorrente.

Ficou curioso, né? Dá só uma olhada no conteúdo e vá atrás de patamares que sua concorrência nunca atingiu!

Confira:

Como seus clientes enxergam você?

posicionamento de mercado-reconhecimento

Para quem não sabe, a estratégia de posicionamento de mercado é um dos fatores que mais influenciam o trabalho da sua equipe de marketing!

Isso porque, o posicionamento da sua empresa impacta em todos os números do negócio. Por isso a importância dada para esse tipo de estratégia é extremamente alta.

Pois, só depois de ter uma boa posição no mercado sua marca poderá se apresentar para o público-alvo, que é o grupo específico de consumidores foco das suas campanhas, sem gerar dúvidas sobre o tipo de trabalho ou produto oferecido.

O público-alvo da sua empresa deve ser o seu maior objetivo! Não, não é o lucro!

O lucro vem com o tempo e com muito investimento em público-alvo!

Isso porque, para o seu posicionamento de mercado ser tão bom quanto o das grandes multinacionais, gerando ganhos mais significativos, é preciso investir muito em ações para conhecer o seu tipo de cliente.

Afinal de contas, quem são as pessoas aptas a comparar o seu produto ou serviço? Seu público-alvo!

Por isso, estudar àqueles com o perfil para comprar o seu produto é extremamente importante quando falamos em posicionamento do mercado.

Além disso, é importante se atentar para que a linguagem usada com esse tipo de público seja assertiva e capaz de criar uma relação efetiva com o perfil do seu público-alvo.

Posicionamento de mercado vs Branding marketing

Neste tópico, em primeiro lugar, vale entendermos o seguinte: posicionamento de mercado e de marca são a mesma coisa.

Fora isso, pode até não parecer, mas o posicionamento de marca e branding marketing são diferentes.

Isso porque, enquanto o primeiro trabalha o conceito de qualidade na mente dos consumidores, o segundo trata da gestão da imagem dessa empresa para conquistar o posicionamento também na mente do cliente.

Posicionamento não é Branding Marketing mas um ajuda o outro a melhorar os resultados de uma empresa, pois suas funções e objetivos se complementam.

Além disso, o posicionamento de marca é uma estratégia muito comum no marketing tradicional, pois ele defende o que a sua empresa tem de melhor (em valores não monetários) para um cliente.

Já o branding marketing é uma forma de gestão da sua marca com o objetivo de prepará-la para o mercado e os clientes.

Mas caso você queira se aprofundar um pouquinho mais sobre gestão de marca, dê uma olhadinha em nosso conteúdo sobre o que é posicionamento de marketing e o que é branding.

Agora, voltando ao crescimento da sua empresa…

Você saberia nos dar detalhes sobre seus concorrentes? Essa é uma etapa importante quando se pretende trabalhar com posicionamento de mercado, portanto, vamos entender um pouco melhor como analisar estrategicamente os seus concorrentes.

Conheça seu mercado e seus concorrentes

posicionamento de mercado-concorrentes

De acordo com Philip Kotler – um dos autores mais renomados no assunto em questão – o posicionamento de mercado se concentra em mostrar para seu público-alvo qual é a diferença entre você e seus concorrentes.

Com isso, vamos pôr uma coisa na nossa cabeça de uma vez por todas: nenhuma empresa se desenvolve no mercado se não souber muito bem quem são os seus concorrentes!

Eles são aqueles que podem oferecer ao seu público-alvo produtos e serviços iguais ou parecidos com os que você oferece. São esses que você deve conhecer como a palma da sua mão!

Na verdade, é preciso saber sobre seus concorrentes na mesma proporção (e um pouco mais) que seu público-alvo.

Além disso, o mercado no qual você vai atuar precisa ser analisado detalhadamente.

Isso porque, só assim você poderá traçar as melhores estratégias e planos para se sobressair em relação a concorrência, e se destacar de um modo geral.

Digamos que você trabalha no setor de saúde e bem estar. É preciso entender que esse tipo de mercado é muito amplo e concorrido, por isso especifique os mínimos detalhes que caracterizam o mercado no qual trabalha.

Dentro de saúde e bem estar você pode trabalhar com:

  • Boa alimentação;
  • Massagens relaxantes;
  • Vida saudável;
  • Exercícios.

Enfim, são diversos nichos do segmento de saúde e bem estar que você pode direcionar a sua empresa.

Nunca entre em um segmento sem conhecer minuciosamente sobre cada detalhe deste mercado, pois a estratégia de posicionamento da sua marca depende muito do tipo de mercado o qual ela está inserida.

Perfeito!

Agora sim podemos começar a pensar em um posicionamento de mercado eficiente para sua empresa.

Sim, só agora! Você não quer um conteúdo pela metade, não é?

Bom, agora vamos entender como e quais estratégias usar no seu posicionamento de mercado.

Dicas e estratégias para um bom posicionamento de marca

posicionamento de mercado-estratégias

Para saber usar as estratégias de posicionamento de mercado é preciso entender a fórmula:

Posicionamento= Segmentação + Diferenciação

É preciso segmentar o seu público-alvo para assim arrumar uma forma de se diferenciar dos demais concorrentes. Mas fique tranquilo, nós vamos te explicar tudo direitinho mais para frente.

Por enquanto é importante saber que uma estratégia de posicionamento de marca perfeita é quando a imagem da sua empresa na mente do cliente é construída de forma clara.

Quer um exemplo?

Você vai a uma lanchonete e lá você pede um refrigerante. Qual a primeira marca que lhe vem à mente? Aposto que foi a Coca-Cola!

É isso que você quer ter do seu cliente! Ser referência naquilo que oferece. E se você seguiu os conselhos que citamos antes, agora vai ficar muito mais fácil.

Mas quer saber um segredo?

O seu posicionamento de marca só terá sucesso quando seus clientes puderem diferenciar você dos demais concorrentes e não encará-lo como apenas mais um.

A questão é: como fazer isso?

Segmente seu público-alvo

Bem, agora que você já conhece o seu público-alvo é preciso segmentá-lo para obter melhores resultados com a sua estratégia de posicionamento.

Para isso, você pode usar os seguintes critérios de segmentação:

Segmentação geográfica – Local onde o seu cliente se encontra. Cidade, estado, país;

Segmentação demográfica – Idade, sexo, classe social, profissão, raça, religião etc.

Segmentação comportamental – Informações sobre o quanto o público conhece da sua empresa, onde as pessoas buscam sobre sua empresa etc.

Diferencie-se do concorrente

Toda empresa que quer ter sucesso no mercado, precisa investir em algo que a diferencie das demais, porém isso não é uma lei extrema.

Afinal, ser diferente, não significa ser o melhor!

A diferenciação da sua empresa em relação às demais do ramo deve servir para destacar a sua marca como única na visão do consumidor.

Existem diversas estratégias para diferenciação das empresas. Por isso é importante trabalhar em cima de cada uma delas para definir o posicionamento da sua marca de forma clara, por exemplo:

  • Lucratividade – Essa deve ser uma diferenciação considerada lucrativa;
  • Importância – Uma diferenciação que ofereça benefícios;
  • Destaque – Oferecer um produto ou serviço de maneira justa;
  • Superioridade – Acredite que não existe nenhuma marca melhor do que a sua;
  • Exclusividade – Seja a única empresa no mercado que oferece o seu serviço;
  • Acessibilidade – O consumidor tem condições de pagar pela diferença de preço.

Caso você tenha pensado em diferenciar sua empresa dos concorrentes, siga essas dicas e tenha acesso a uma forma mais simples de ter uma boa presença no ambiente online.

Use a internet para ser lembrado

A partir do momento no qual você começa a ter mais presença na web, fica simples desenvolver sua estratégia de posicionamento de mercado.

Afinal, quanto mais presente no ambiente online, mais chances você terá de conquistar novos clientes por meio da web e conquistar reconhecimento.

Desse modo, para ter acesso a um crescimento maior da sua marca na mente do consumidor, é preciso não apenas investir em estratégias de posicionamento de mercado, mas também em presença no ambiente on-line.

Por isso, sua equipe de marketing precisa apostar na internet caso você queira maior posicionamento de mercado para sua empresa.

Mas depois de separar cada uma das estratégias e investir um pouco do seu tempo nelas, como calcular os resultados do seu posicionamento de marketing?

Saiba como mensurar o posicionamento da sua empresa

Bom, para entender como medir o posicionamento de marketing no mercado da sua empresa, é importante apostar em pesquisas direcionadas.

Sim, pesquisas!

Como uma pesquisa de mercado.

Selecione os clientes que já compram de você e faça perguntas relacionadas a qualidade do produto ou serviço oferecido pela sua empresa.

Faça uma prévia das perguntas para seus clientes.

Aproveite também para criar perguntas a pessoas que não são clientes da sua empresa e verifique as brechas que você ainda não atende para que, além de oferecer um atendimento diferenciado, você também possa suprir as necessidades dessas pessoas.

Essas pesquisas de campo capazes de coletar a opinião dos consumidores oferecem resultados muito claros sobre os gostos de cada tipo de cliente.

Por isso, cuide para a pesquisa de campo sobre a sua empresa ser feita de forma correta, assim você poderá basear sua estratégia de posicionamento de marketing em dados concretos e relevantes.

Para saber melhor sobre como fazer esse tipo de pesquisa de satisfação do cliente dê uma olhadinha em nosso artigo.

Conquiste um posicionamento de marca no mesmo patamar da Apple!

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Se você, como um bom líder, procura sempre o crescimento da sua empresa no mercado, então o posicionamento de marketing deve ser uma regra no dia a dia do negócio.

Não apenas por que você quer a sua empresa vendendo mais e sim por que você busca a excelência dos produtos e serviços oferecidos.

Desse modo, é preciso cuidar para a sua empresa ter todo o cuidado com a estratégia de posicionamento de mercado da sua marca!

Por isso, siga cada uma dessas instruções e obtenha maior presença no mercado e, principalmente na mente do seu público-alvo para ter acesso a uma excelente forma de melhorar o seu posicionamento de mercado.

Agora, use e abuse das estratégias de posicionamento de marca para fazer a sua empresa ter ainda mais importância para o seu cliente quanto a Apple tem para quem busca por design e inovação!

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