Saiba o que é ebook e como captar mais leads por meio de materiais educativos!

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 29 de agosto de 2018 | Atualizado: 29 de julho de 2019.

Você saberia nos dizer o que é ebook? Não?! Pode ser que a sua empresa esteja deixando de conquistar mais clientes por não oferecer materiais educativos. Mas não se preocupe, pois vamos te falar tudo sobre o assunto além de ensinar como fazer um ebook!

Qualquer empresário responsável por um negócio deve se pegar pensando constantemente em como atrair mais clientes e ter uma carteira de leads que não para de crescer.

A verdade é que essa missão está cada vez mais delicada, afinal o mercado têm se tornado mais competitivo e os consumidores altamente críticos.

Ou seja, não é qualquer mensagem, publicidade ou comunicação que trará novos possíveis clientes para você num passe de mágicas.

Mas se nos atentarmos ao nosso redor e observarmos com atenção o que alcança e atrai as pessoas hoje em dia, não será difícil perceber que existem sim novos caminhos capazes de trazer o consumidor para juntinho da sua marca.

Aliás, você já ouviu falar sobre o que é marketing de conteúdo e o que é Inbound Marketing?

Se não ouviu essa é hora de pararmos e conversamos sobre essas estratégias que realmente trazem resultados numa época em que as pessoas têm sede por informação de qualidade.

Sim, esse é o novo segredo do sucesso e da captação!

Investir não apenas em ofertas, descontos e mensagens publicitárias, mas em conteúdos que agreguem valor à vida das pessoas.

Sim, meu amigo, bem-vindo a Era do Conteúdo e da aproximação!

Agora você deve estar curioso para saber como fazer parte disso e virar a chave na conquista de novos clientes, certo?

Bem, uma das formas é oferecendo ebooks a eles. Mas, calma…

Você sabe o que é ebook?

Não se preocupe, pois vamos saber agora mesmo não só o que é ebook mas como produzi-lo e, assim, entregar informações que servirão como iscas para trazer o cliente até você!

Vamos lá?

O que é ebook e qual sua importância para os negócios?

Saiba o que é ebook

Se nos atentarmos somente ao significado do termo “ebook”- eletronic book ou livro eletrônico em português, podemos confundir sua real função e achar que trata-se de qualquer formato de livro disponível na internet, como os famosos ePUBS, por exemplo.

No entanto, ao pensar sobre o que é ebook e sua finalidade no mundo dos negócios, o Marketing Digital disponibiliza esse tipo de material como um conteúdo de acesso imediato, de fácil leitura e capaz de oferecer conhecimento prático e passível de aplicação.

Isso é: precisa-se seguir um modelo pré-estabelecido para atender aos objetivos de quem oferta e as expectativas de quem lê. Portanto não estamos falando de livros romancistas ou de ficção científica, ok?

Se o objetivo é saber como criar um ebook você deve priorizar, em primeiro lugar, o intuito de educar seus possíveis clientes sobre assuntos que se relacionem com o seu mercado de atuação e que, ao mesmo tempo, sejam do interesse pessoal ou profissional deles.

Com isso, esses leads estarão mais antenados sobre o seu campo de atuação e como você atua, ou seja, o que pode fazer por eles e por que a sua marca é autoridade no assunto.

E é por “sacadas” assim que o ebook se tornou uma das principais iscas para atrair clientes sem ser invasivo e, ainda, ofertando mais que produtos ou serviços: oferecendo conhecimento!

E a sua recompensa dentro disso tudo?

Bom, além de tornar a sua empresa melhor reconhecida diante do público demonstrando que você é especialista naquele segmento, sua carteira de leads também agradece! Afinal, em troca do download do ebook você pode pedir dados de contato do leitor.

Assim, a mágica está feita: mais que um expectador da sua marca, ele se tornou seu lead!

Como fazer um ebook e oferecer materiais educativos

Sim, finalmente chegamos a parte prática deste conteúdo, vamos ensinar como criar um ebook.

Antes, porém, é importante esclarecer que o primeiro passo antes de pôr a mão na massa é ter seu objetivo bem determinado.

Ou seja, o que exatamente você quer conseguir e transmitir com a oferta desse material?

Tendo esse ponto esclarecido, é hora de começar!

Conheça sua persona e direcione a comunicação a ela

Conheça sua persona

Bom, depois de ter definidos seus objetivos é hora de saber com quem você vai se comunicar.

Para isso identifique o perfil de sua persona, aliás, você se lembra que persona é a representação semi-fictícia do seu cliente ideal, certo?

Ou seja, trata-do do perfil do consumidor que tem mais afinidade com a sua marca.

Por isso, se com materiais educativos nós desejamos transmitir conhecimento a alguém, esse alguém é a sua persona!

Portanto se baseie nessas pessoas para iniciar os passos seguintes!

Defina o tema do ebook, estruture o conteúdo e escreva!

Depois de definir para quem se destina o seu trabalho depois de saber o que é ebook, você já pode se aprofundar mais na parte prática e começar definindo o tema do seu ebook.

Se você, por exemplo, comercializa vinhos, por que não pensar em como fazer um ebook sobre a origem do vinho, seus tipos, diferenças, os melhores vinhos etc?

Dessa maneira além de levar conhecimento geral para o público você ainda o aproxima da sua marca por demonstrar que é autoridade e especialista no assunto.

Sendo assim defina um tema bastante atraente, estruture o conteúdo de maneira que a leitura seja agradável e interessante – respeitando as preferências de sua persona e mão na massa, escreva!

Aqui vale uma dica: o conteúdo pode ser escrito por qualquer pessoa com habilidade para falar sobre o assunto, ou seja, se não for você, vale a contratação de um redator para realizar essa tarefa.

Ilustre o material

Depois de tema, estrutura e texto prontos é hora de deixar seu material ainda mais atraente e auto-explicativo com imagens ilustrativas.

É importante ter bom senso e adicionar um número de imagens que não se sobreponha ao valor do texto. As imagens devem ser um complemento e não o foco do seu conteúdo.

Portanto, adicione somente nos tópicos que ficarão mais interessantes com a ajuda de imagens.

Aliás, atente-se, pois elas precisam ter total conexão com a mensagem do parágrafo no qual forem adicionadas.

Cuide bem do design!

Design

Tá vendo como não é difícil descobrir o que é ebook? Já chegamos na última etapa:

O design também é peça-chave quando pensamos sobre o que é ebook e como fazê-lo.

Isso porque ele precisa atrair e cativar por todos os lados.

Por isso, escolha um layout o qual converse com a mensagem geral do seu conteúdo.

Além disso, é importante que as cores se conectem com a sua identidade visual e que sejam leves, afinal, não queremos que o leitor fique confuso sem saber se lê o texto ou presta atenção nas cores fortes que estão saltando sob seus olhos.

Bom, depois de texto, imagens e design prontos é hora de pôr seu ebook no ar e cativar o coração de seus leitores!

Já sabe como fazer um ebook? Atraia mais com a isca da informação!

Agora é hora de ver a sua carteira de clientes crescer cada vez mais hein?!

Afinal aprendemos juntos ao longo deste artigo o que é ebook e como ele pode agregar valor às suas estratégias de marketing digital.

Isso porque pudemos perceber que o novo perfil do consumidor e do mercado moderno exige abordagens mais sutis e focadas na oferta de conhecimento, como por meio de materiais educativos, por exemplo.

Por isso, te ensinamos também como fazer um ebook, ou seja, agora você só precisa ter as dicas apresentadas aqui bem assimiladas e pô-las em prática!

E se quiser ainda mais dicas sobre o assunto, confira o conteúdo sobre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo!

Compartilhe nas Redes Sociais!