O que são os memes e por que eles podem ser o diferencial no marketing digital da sua empresa

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Publicado: 25 de setembro de 2018 | Atualizado: 29 de agosto de 2019.

Não é segredo que o marketing visual é essencial para os negócios. Os memes, inclusive, podem ser a chave para criar um diferencial na relação entre o público e a sua marca. Veja agora como eles podem ser aliados do marketing digital da sua empresa!

Toda empresa em algum momento precisa definir sua identidade visual e como seria o marketing visual a ser aplicado.

Detalhes como cores e padrões de imagens são importantes para criar uma identificação nas postagens, que relacionem aquele post com sua empresa.

Além disso personalidade pode ser o que falta no marketing de relacionamento de sua empresa, por isso o uso de gatilhos que atraiam a atenção e incentivem a participação dos leads são um bom meio de melhorar a imagem de sua empresa no âmbito digita.

E um bom meio de conseguir alcançar o objetivo da identidade e personalidade da sua marca, é por meio das redes sociais.

Com conteúdos relevantes e que sejam feitos baseado nas técnicas de marketing 3.0, ou seja, focado nas pessoas e não somente nas vendas.

Então um dos conteúdos que podem gerar esse tipo de envolvimento e troca entre empresa e consumidores, são os memes: imagens engraçadas com frases que regularmente circulam pelas redes sociais.

Mas não é só para o humor que servem os memes, por isso veja nosso conteúdo que está dividido nos seguintes tópicos:

Origem do termo “meme”

Origem do Termo

Apesar do que a maioria das pessoas pode pensar, os memes existem antes mesmo da popularização da internet.

Isso porque já em 1976 o autor Richard Dawkins, que é biólogo evolutivo já usava o termo para se referir a propagação de ideias entre as pessoas.

O autor retirou o termo “meme” da palavra grega mimeme, que significa imitação. Isso porque de acordo com o autor os memes são como uma unidade de transmissão cultural.

“Os memes propagam-se no fundo de memes pulando de cérebro para cérebro por meio de um processo que pode ser chamado no sentido amplo de imitação”

O autor define os memes dessa maneira, porque de acordo com seus estudos de biologia evolutiva, as pessoas passam compartilham assuntos, de maneira que se o próximo tiver interesse no assunto, ele imita o processo e compartilha novamente.

Mas com o BOOM da internet e com as redes sociais, o termo saiu um pouco do mundo da biologia e se tornou digital.

Então veja o que é meme de acordo com as aplicações dele hoje.

O que é o meme atualmente

Atualmente já temos uma visão diferente dos memes, mas que ainda funcionam da mesma maneira, ou seja, são propagações de ideias e assuntos entre pessoas.

Além disso, apesar do meme não ser um viral, o autor faz uma referência entre os termos:

“Quando você planta um meme fértil em minha mente, você literalmente parasita meu cérebro, transformando-o num veículo para a propagação do meme, exatamente como um vírus pode parasitar o mecanismo genético de uma célula”

Aliás, o meme não é um viral, porque o meme pode ser alterado, e o viral não.

Por exemplo, aqueles desafios que todos podem imitar são memes, porque são constantemente alterados.

Já os virais não mudam, como vídeos que viralizam e são vistos por um enorme número de pessoas, eles são compartilhados sem nenhuma mudança.

Então os memes não são só aquelas imagens engraçadas com frases, são jeitos de falar, frases icônicas como bordões, modos de dançar e até um tipo de comportamento, por exemplo.

Por que usar meme no marketing visual

Por que usar memes

O marketing visual é um meio de proporcionar mais desejo de participação dos seus seguidores e por fim clientes.

Isso porque, imagens e vídeos que gerem algum tipo de entretenimento ou que despertem interesse, são fontes de interação com quem visualiza os posts.

Uma reportagem disponível no G1 conta sobre uma empresa de vendas de passagens online e como o uso dos memes aumentou em média 180% o engajamento dos seguidores da página da empresa nas redes sociais.

Então a utilização de memes não só vai criar uma personalidade para as redes de sua empresa, como pode ser uma motivação ainda maior para participação.

Mas entenda a ligação disso além do engajamento.

A relação com cliente

Não é segredo que se o cliente é bem atendido, ou ao menos tem uma boa imagem de sua empresa, as chances dele se envolver em suas causas e comprar com você são maiores.

Isso porque obviamente ninguém gosta de ser mal atendido quando deseja comprar algo. Mas independente disso, uma boa imagem é que o vai dar a credibilidade para sua empresa.

Ainda mais se for uma microempresa, pois como a marca ainda pode não ser reconhecida, essa relação pode ser a responsável por dar segurança aos clientes.

Se a pessoa vê que regularmente você comenta, posta e atende clientes por rede social, ele já pode ver aquilo como um respaldo.

Além é claro, de manter a “chama acesa” com quem já compra com você. Sempre criando lembretes de sua loja e de seus serviços.

E ainda não acaba por aí…

Pessoas atraem pessoas

Se seu negócio além de prestar um serviço de qualidade ainda oferece uma boa experiência e relação entre cliente e empresa, é fato que ele vai querer falar sobre isso.

Lembra da imitação que criou a meme? Então, é como ela. Quando algo é bom (ou ruim) as pessoas compartilham isso entre si e assim criam uma rede de pessoas que sabem sobre aquilo

Se for positivo, é uma rede de pessoas que podem comprar com você.

Clientes insatisfeitos sempre vão comentar sobre a experiência ruim, mas se eles forem surpreendidos pelo bom atendimento e produto de sua empresa, eles também vão falar sobre.

Então acredite, pode ser que esse tipo de prestatividade e atenção leve mais tempo para refletir resultados, mas eles vão acontecer.

Além disso, com uma relação direta para os memes, quando uma pessoa vê algum post engraçado, qual a primeira coisa que ela faz depois de curtir?

Compartilhar!

Se ela não compartilhar, vai comentar e marcar alguém. Nesse simples ato, você pode estar ganhando um novo cliente.

Mas agora que você já tem uma ideia do que é meme e qual a importância dele para o marketing visual, saiba como usar memes.

Como usar os memes

Como usar os memes

Sim, eles estão sempre circulando pelas redes sociais. Mas alguns se adequam a públicos que outros não.

Por isso nem sempre é bom usar memes, e também é importante entender a que tipo de pessoas aquele conteúdo é destinado.

Então, veja alguns tópicos que podem te ajudar a entender o que sua empresa precisa saber antes de criar e veicular vários memes.

Conheça seu público
Se você não sabe quem é seu público-alvo ou sua persona, é impossível saber qual post ou meme vai atingir seu propósito de maneira positiva.

Uma publicação que esteja fora do entendimento ou interesse do seu público, pode tanto ser inútil como até ser mal interpretada.

E nesse caso o resultado é reverso para a imagem de sua empresa, por isso a importância de entender o seu público-alvo e persona.

Estude o contexto e o conteúdo

Muitas vezes publicações inocentes podem ter uma interpretação ruim de acordo com o timing do momento.

Para exemplificar, veja o caso do filme “Sully – o herói do rio Hudson” que conta a história de um piloto de avião que foi o responsável por salvar um avião de um acidente grave em Nova York.

Esse filme seria lançado em primeiro de dezembro de 2016, porém após a queda do avião do time de futebol Brasileiro Chapecoense, a distribuidora do filme Warner Bros. entendeu que a produção deveria ser adiada.

Trocando a data de lançamento para duas semanas a frente. A estratégia pode parecer só comercial, mas também pode ser interpretada como respeito.

Apesar do filme contar uma história com “final feliz” ainda fez sentido a posição da empresa frente a situação.

Esse é um exemplo de contexto e conteúdo que teve de ser reavaliado de acordo com o momento.

Por isso saber analisar a situação e conteúdo de cada post, assim como dos memes, mesmo que não sejam criações é muito importante para garantir a integridade da imagem de sua empresa.

Acompanhe a publicação

Infelizmente as publicações ainda não se atualizam sozinhas, então é necessário manter dados e comentários atualizados.

Somente jogar as informações lá já ajudam sim sua empresa a ter uma melhor recepção do público.

Mas o contato pode fazer os usuários se sentirem mais próximos da marca.

Por isso, responder comentários e interagir com os usuários pode causar ainda mais engajamento e participação dos usuários.

Além claro, da criação de relação e confiança entre cliente e empresa.

Mantenha-se atualizado

Assim como entender seu público, você precisa saber dos assuntos que ele está falando junto com ele.

Ou seja, saber quais são os memes atuais de cada público vai garantir também o resultado e a eficácia das publicações de sua página.

Além disso, não se esqueça que o que acontece no Twitter não necessariamente funciona no Facebook e no Instagram.

Mas vamos ver alguns exemplos de memes utilizados com sucesso por empresas.

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Exemplos de memes

E para você sair desse post ainda mais empolgado e cheio de ideias, veja alguns exemplos de grandes organizações que usaram memes em suas publicações:

1- Metrô de São Paulo

O meme “in brazilian portuguese, you don’t say” que significa “em português brasileiro, você não diz” e faz a troca de algum termo por uma gíria brasileira foi usado pela conta no Twitter do Metrô de São Paulo para falar sobre um costume dos paulistas.

2- Polícia Militar de Minas Gerais

Case policia MG

Depois que o vídeo de uma briga entre jovens se tornou meme, a Polícia Militar do Estado de Minas Gerais usou uma representação em desenho das meninas para se posicionar contra agressão.

3- Prefeitura de Curitiba

Case Prefeitura de Curitiba

Já a Prefeitura do estado de Curitiba participou da polêmica do vestido que ninguém sabia se era preto e azul, ou branco e dourado e aproveitou para divulgar os cursos de costura da cidade.

Esses foram exemplos de posts de contas de empresas governamentais que usaram memes até para promoverem melhores comportamentos como no caso da Jéssica.

Mas muitas outras grandes empresas já usaram memes da internet em suas publicações, então se quiser conhecer as marcas que mais acertaram ao fazer uso desse marketing visual em campanhas publicitárias, temos um conteúdo só com esses exemplos para você se inspirar 😉

Torne-se amigo do seu público com memes

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Você viu que os memes podem fazer parte do Marketing Visual de sua empresa e como isso pode benéfico para a imagem de sua empresa, tal como na relação de sua marca com os clientes.

Então comece a estudar e mantenha-se atualizado para poder tirar proveito de todos os muitos memes que aparecem frequentemente nas redes sociais brasileiras.

Ou seja, torne-se amigo dos seus clientes e seguidores nas redes fazendo parte do dia-a-dia deles não só como marca, mas com as melhores técnicas de marketing digital.

E se você quiser fazer contas igual a Nazaré para conseguir mensurar os resultados astronômicos do seu negócio, continue acompanhando o Blog Ideal Marketing.

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