Memes da Internet: entre no forninho do sucesso você também!

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 19 de setembro de 2018 | Atualizado: 5 de julho de 2019.

Sabia que os memes da internet podem ser um elemento mágico para as suas campanhas publicitárias? Não?! Não se preocupe, o recado que nós vamos te dar aqui é bem pequeno e simples: destaque o marketing visual da sua empresa com estratégias que estão nos braços do povo e fazem sucesso na web.

“Alô, Alô Graças a Deus!”

Esse bordão te parece familiar ou ao menos te faz lembrar alguma personalidade da internet?

Bom, se não reconheceu, não se preocupe, ao longo deste conteúdo vamos recordar alguns memes da internet que bombam e podem fazer a diferença em suas campanhas publicitárias.

Como assim fazer a diferença em minhas campanhas publicitárias?

Bem, se é difícil um raio cair duas vezes no mesmo lugar, os memes da internet caem continuamente e se fortalecem cada vez mais. E você sabe o que isso quer dizer para o mundo dos negócios?

Vejamos: toda empresa precisa conquistar mais clientes e se relacionar de maneira engajadora com eles, certo? Afinal, a comunicação vem se tornando elemento crucial na relação empresa – consumidor.

Se antes estes valorizavam apenas preço e produto, agora a maioria das pessoas consideram o relacionamento como um dos critérios principais no momento da decisão de compra.

Compreendendo e se apropriando dessa realidade, muitas das grandes marcas já identificaram na internet um dos meios de maior potencial, atualmente, para travar esse diálogo estratégico com seus clientes e possíveis clientes.

Você ainda não entendeu direito o por quê?

memes da internet nazare

Bom, hoje em dia, o que é que as pessoas mais fazem no seu tempo livre? Navegam em suas redes sociais e consomem informação.

Os gostos são variados e portanto as informações também, mas se tem algo que é comum à praticamente todas as pessoas conectadas à internet, em todo o mundo, são os tais “memes”.

E é justamente por isso que as empresas não querem perder esse gancho de conexão descontraída e empática com seus públicos.

Assim, elas entram na onda, cativam, se aproximam, relacionam e se destacam no meio online usando os melhores memes da internet para promover a sua marca!!!

Quer aproveitar o espaço que não é pequeno, maximizar o impacto das suas mensagens e causar na net?

Então vem com a gente conhecer as marcas que mais destacaram sua comunicação empresarial ao valorizar o marketing visual com memes da internet! Se inspire e faça parte dessa genialidade você também!

Netflix

A Netflix é uma das maiores referências de marca que faz dos memes da internet um trampolim para a promoção de seus serviços.

A empresa adota um tom descontraído, popular e amigável ao investir em peças publicitárias com temas que estão em alta. E o resultado: seguidores e clientes compartilhando, promovendo e viralizando a mensagem espontaneamente.

Uma das iniciativas mais emblemáticas e que alcançou grande repercussão foi quando a Netflix do Brasil convidou uma das maiores figuras dos memes da internet, Inês Brasil, para participar do teaser da 3° temporada de “Orange is the New Black”.

A cantora, compositora, dançarina, vlogueira e, considerada por muitos, símbolo de representatividade, conhecida por sua postura na convencional, ficou famosa após divulgar seu vídeo de inscrição para o Big Brother.

Assim, seus bordões e trabalho que cativa o mundo das redes sociais vem até hoje conquistando o feed de notícias. Em sua suposta participação na série Orange is the New Black a personalidade irreverente interpreta uma presidiária.

Assim, a Netflix em parceria com a dona da primeira frase introdutória deste conteúdo não só alcançou inúmeras visualizações como também caiu nas graças do povo!

Alô Alô! Graças a Deus você também pode alcançar esse sucesso, afinal somos todos gerador de memes!

Burger King

Se Inês Brasil é uma das rainhas dos memes da internet, Gretchen não fica atrás!

E o Burguer King entendeu bem essa realidade. A equipe de Marketing e vendas da empresa foi ousada na maneira que escolheu anunciar o sanduíche “Picanha Churras” como novo integrante do seu menu.

Em sua página no facebook, a marca de fast food cativou os internautas ao destacar todos os ingredientes da opção oferecida com exclusividade no cardápio brasileiro.

Mas o verdadeiro ápice da campanha foi um meme aludindo ao ingrediente “Vinagretchen” figurado por ninguém menos que a própria Gretchen.

Assim como o caso anterior, a iniciativa inteligente com memes da internet rendeu a empresa mais de 2 milhões de visualizações no gif, além de milhares de reações positivas e compartilhamentos.

Ebook gratuito com dicas de Marketing Digital para o Instagram

Postos Ipiranga

Você quer saber como os memes da internet podem contribuir para a visibilidade do seu negócio?

É só perguntar lá no Posto Ipiranga!

A empresa apresentou por meio de uma peça publicitária muito criativa, nada menos que seis filmes contendo aproximadamente 30 personalidades marcantes da web em situações inusitadas.

O objetivo era justamente reforçar a ideia de “posto completo” para todos os perfis e maneiras de se chegar ao local.

No curto espaço de tempo que gerou muito resultado, a agência responsável destacou a Carreta Furacão e seus personagens divertidos – outra máquina de memes da internet brasileira.

McDonald’s

Você achou que o McDonald’s ia ficar fora desse forninho de criar memes como técnicas de marketing digital?

Nem pensar mon amour!

Ele não só não ficou de fora como, em apenas um minuto e doze segundos, usou uns 30 memes no mínimo, sim, nós dissemos trinta memes da internet para promover seu festival de cheddar.

É melhor não falarmos de um por um senão passaríamos longas horas discutindo.

Mas o importante é observar a construção estratégica do vídeo. A marca conseguiu relacionar naturalmente um meme à outro de modo que tudo soou leve e divertido, sendo capaz de prender a atenção e instigar o desejo pelas suas combinações com cheddar.

OLX

A OLX também desapegou das peças publicitárias do passado e está usando memes da internet para promover a proposta da plataforma.

Aproveitando o meme da Giovana e seu quase acidente com o microondas, a empresa divulgou um vídeo no qual um senhor muito simpático está conversando por whatsapp falando sobre a compra de um forninho.

E-book Ideal Marketing para atrair clientes e aumentar o faturamento da empresa

Você está pronto para causar com os melhores memes!

E então, após conhecer essa lista de grandes marcas que se destacaram na internet com simples mas impactantes iniciativas criativas, aposto que você quer fazer parte desse sucesso também, hein?

E é aquele ditado: “vamos fazendo que eu te ajudarei” .

Por isso, para te auxiliar nessa tarefa de usar memes da internet na promoção de sua marca, apresentamos alguns cases de maior repercussão.

Ou seja, agora você só precisa se inspirar, observar o perfil do seu público e os tipos de memes que se encaixam com as preferências deles. E é claro, analise também quais memes tem conexão com a proposta e mensagem do seu negócio.

Sendo assim, não fique para trás e diga a publicidade moderna: “Me chama que eu vou!”

Ficou empolgado com as dicas? Não deixe de conferir nosso conteúdo sobre melhores técnicas de marketing digital e saiba como ter campanhas ainda mais completas!

Compartilhe nas Redes Sociais!