Como a pontuação lead scoring pode aumentar as vendas do seu negócio

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Publicado: 21 de fevereiro de 2019 | Atualizado: 31 de março de 2022.

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A pontuação lead scoring têm ajudado empresas a investirem em estratégias mais assertivas quando o desafio é nutrir potenciais clientes. A técnica certa pode ajudar seu negócio a seguir rumo ao sucesso!

Quem trabalha com vendas sabe o quão desafiador e crucial é a tarefa de transformar leads em clientes.

Por isso foram desenvolvidas diversas técnicas a fim de aprimorar esse processo, ou seja, fazer com que as empresas consigam enxergar e explorar com mais direcionamento as oportunidades de negócio.

Afinal, as ferramentas de classificação se concentram em entender a jornada de compra do consumidor e o que torna um lead mais próximo ou distante da compra.

Com essa visão ampla e estratégica, torna-se possível nutri-lo ao longo da atração e negociação com base em dados concretos referentes ao seu comportamento.

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Então confira neste conteúdo como a pontuação lead scoring pode colaborar para as vendas da sua empresa!

Saiba como surgiu o lead scoring e entenda seu funcionamento

A pontuação lead scoring o que é nada mais do que uma maneira de classificar seus possíveis clientes de acordo com pontos.

Essa técnica é usada para filtrar as informações de contato de quem demonstrou interesse nos produtos ou serviços da empresa e, assim, iniciar e manter uma relação dirigida, focada em conversão, com os leads que apresentam maior probabilidade de fechar negócio.

O lead scoring é definido de acordo com a afinidade da área de atuação do lead com a sua empresa, além disso, também se considera elementos importantes como poder de decisão de compra (cargo), por exemplo.

Imagine que há dois leads, um estagiário e outro diretor de uma grande empresa do ramo, agora reflita, qual deles tem mais autonomia para bater o martelo?

A partir de dados do perfil como esse, se atribui a cada correspondência de interesses uma nota (ponto) e, aqueles com maior pontuação, são os que possuem maiores chances de se tornarem clientes efetivos.

O lead scoring surgiu junto com o marketing digital e com a necessidade de abordar os leads de maneira estratégica e focada, e não atirando para todo lado como habitualmente se fazia no marketing tradicional.

Benefícios que a pontuação lead scoring pode trazer para o seu negócio

Depois de entender as funções lead scoring e como surgiu é hora de visualizarmos as principais vantagens que essa técnica pode proporcionar à sua empresa.

De modo geral, podemos apontar que o lead scoring permite à equipe de marketing e vendas identificar quais leads devem receber um material mais técnico, pontual e conversivo, enquanto outros ainda precisam de uma educação maior sobre o mercado.

Confira outras vantagens de adotar o lead scoring em seu negócio.

Redução de custos

Quando se investe no lead scoring, a empresa passa a gastar menos com as demandas de vendas e marketing.

Isso porque as duas equipes gastarão menos tempo e recursos preparando e abordando leads para ter a mesma taxa de conversão, ou um número superior, que tinham antes.

Isso significa diminuir o CAC (custo de aquisição de cliente), por encurtar o tempo médio do ciclo de venda e gastar menos insumo para conquistar cada consumidor.

Afinal, ao identificar qual lead está mais próximo de fechar negócio, os esforços passam a ser mais direcionados, dispensando o uso de estratégias genéricas e massivas.

Maior produtividade

O tempo ganho no ciclo de venda poderá ser aproveitado pelos profissionais envolvidos para gerar novos negócios e fidelizar clientes já convertidos.

O time de marketing poderá concentrar seus esforços nos leads que estiverem mais perto da pontuação ideal, mas ainda terá espaço para acompanhar os demais.

Assim, poderá gerar e preparar um número menor de leads para o time de vendas abordar, afinal esses leads já estarão “quentes”.

Com isso, a equipe de vendas não perderá tempo abordando leads que não estão próximos da compra, podendo dedicar mais atenção às estratégias certeiras direcionadas aos consumidores mais próximos da decisão.

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Aplicação de estratégias mais eficientes

Para gerar e nutrir os possíveis clientes é necessário ter uma série de estratégias em ação.

Marketing de conteúdo e fluxos de nutrição que, aliás, estão dentro do Inbound Marketing, são formas de aproximar os leads da empresa.

Também não esqueçamos que se torna possível apostar com uma visão mais certeira nas redes sociais e investir com precisão nos emails marketing.

À medida que o seu processo de lead scoring ganha força é possível aplicar uma espécie de análise macro para identificar, por exemplo, quais foram os conteúdos que mais tiveram sucesso entre os leads que chegaram à compra e quais precisam ser reajustados com foco em conversão.

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No conteúdo de hoje vimos como o lead scoring pode ser usado para classificar e segmentar os leads que, de alguma maneira, se aproximaram do seu negócio e, assim, se relacionar com eles de forma mais assertiva com base em critérios de pontuação.

Sendo assim já sabemos que se trata da prática de classificar leads por meio de uma pontuação baseada em seu perfil e afinidade com o negócio em questão.

As vantagens se concentram em uma conversão mais otimizada e focada. Isto é, a nutrição de leads passa a acontecer de maneira eficaz e estratégica.

Sendo assim, não perca mais tempo e aumente suas vendas com a pontuação lead scoring!

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