Conheça 21 gurus de marketing para acompanhar em 2022 e sempre

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Publicado: 5 de abril de 2022 | Atualizado: 4 de abril de 2022.

Gurus de marketing são os profissionais que te orientam sobre quais conselhos e tendências valem a pena, além de te ajudar a alcançar objetivos e ter novas inspirações. Mas para isso você precisa saber quem realmente ouvir!

Todo e qualquer empreendedor deve sempre buscar por formas inovadoras de tocar o negócio, além de entender as tendências do mercado e o comportamento dos consumidores.

A questão é que hoje encontramos todos os tipos de informações na internet, sejam elas corretas ou não.

Pensando nisso, o ideal seria contar com alguém que realmente te oriente e esclareça o que vale a pena para o seu negócio, certo? Pois bem, é aí que entra o trabalho dos gurus de marketing.

Neste conteúdo, trazemos nomes e esclarecimentos sobre o que você precisa para decolar seu negócio com a orientação certa.

O que são gurus do marketing?

o que são os gurus do marketing

Talvez já tenha escutado o termo “guru do marketing” em algum lugar, mas o que de fato é e faz esse profissional?

Basicamente, um guru é o profissional que inspira seguidores. Só alcança esse status quem conquistou um alto nível de sucesso na área em que é especialista e ganhou respeito e autoridade.

Ou seja, os gurus de marketing são os profissionais que obtiveram bons resultados com o que fizeram, estudaram e aplicaram e por isso passaram a dar conselhos e ensinar habilidades para orientar o mercado.

Inclusive, atualmente muito se fala dos gurus do marketing digital, aqueles que usam as redes sociais, sites ou blogs como plataforma para tratar sobre esse assunto que vem crescendo cada dia mais.

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Qual a importância deles atualmente?

É verdade que do seu negócio quem sabe é você. Mas os gurus de marketing são especialistas em divulgação que podem te auxiliar e guiar no melhor caminho para melhores resultados.

Ou seja, o guru de marketing consegue fazer seu negócio acelerar de forma mais assertiva para o sucesso.

Além disso, os gurus do marketing digital, por exemplo, ajudam a evitar possíveis erros no percurso e aplicar novas técnicas, tendências e assim por diante.

Quais os principais gurus de marketing?

Agora que você já sabe o que é e qual a importância de um guru de marketing, chegou a hora de darmos os nomes que fazem a diferença no cenário atual da estratégia!.

Philip Kotler

É impossível falar de marketing sem citar o nome de Philip Kotler como referência. Afinal, ele é considerado o pai do marketing.

Kotler é PhD em economia pelo instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT) e professor de marketing internacional.

Ele foi, simplesmente, o criador do famoso conceito dos 4P’s: Preço, Praça, Produto e Promoção.

E foi esse conceito que abriu espaço para o marketing nas empresas e revolucionou principalmente os departamentos de vendas.

Então se quer falar de um guru de marketing de renome, Philip Kotler é sempre a referência número 1!

Chris Anderson

Chris Anderson foi o guru do marketing digital que revolucionou o mercado digital quando chegou com o conceito de “cauda longa”, ou “long tail”.

Palavra-chave de cauda longa é o termo especificado e derivado de um genérico.

Por exemplo, a palavra “marketing digital” é genérica e atrai muita visibilidade, afinal ela não especifica nada, mas tem um grande volume de busca.

Já a palavra “curso de marketing digital na zona sul de SP” é completamente segmentada e fala exatamente com o público que está procurando por essa oferta.

Ou seja, isso faz com que, por mais que tenha menos visualizações, a palavra de cauda longa tenha um potencial de conversão muito mais potente e assertivo.

Isso porque as palavras-chave de cauda longa são usadas para atingir uma persona específica, ou seja, o foco não seria mais a população em massa, e sim aumentar a conversão de vendas ao trazer pessoas interessadas de fato no que está sendo ofertado.

É falar com o público certo da maneira certa.

Marcus Sheridan

Esse é um dos gurus do marketing digital quando o assunto é marketing de conteúdo e blogs.

Ele ganhou força com sua história de sucesso, a qual conta que sua empresa de piscinas teve dificuldades durante a crise de 2008. Foi aí que ele começou a apostar em postagens diárias no blog para responder a perguntas e entregar valor aos clientes.

Hoje seu sucesso é tanto que ele administra um império de marketing de conteúdo e vendas conhecido como Sales Lion.

Rand Fishkin

Rand é um dos principais gurus de marketing digital e SEO, isso porque ele foi CEO da Moz, um dos maiores e melhores sites de métricas sobre o assunto e se tornou forte referência no mercado.

Jay Baer

Esse é um dos gurus de marketing digital que trabalha com o conceito de ajudar os consumidores.

Ou seja, ele defende que não adianta apenas gerar vendas, e sim entregar soluções para os clientes criando uma parceria com eles. Para isso, aposta em um conteúdo de fato informativo e relevante para conquistar a confiança do usuário, gerar intimidade e facilitar a venda.

Fora isso, ele é um dos grandes gurus quando o assunto é marketing boca-a-boca, o famoso “viral” da atualidade.

Donna Moritz

Esse é o nome da guru do marketing quando o assunto é presença social, criação de conteúdo e brand awareness.

Ela administra um blog para pessoas que querem aprender dicas e truques de marketing, e foi publicada em grandes sites, como Marketo e HubSpot, por ser referência no que faz.

Pam Moore

Pam é uma influenciadora que tem mais de um milhão de seguidores e fala com quem deseja impulsionar e desenvolver sua marca, além de otimizar estratégias para redes sociais.

Seu foco são temas sobre estratégias de marketing de mídia social e otimização de conversão.

Ela também é professora para quem deseja melhorar seu branding em plataformas sociais.

Scott Stratten

Esse é um dos gurus de marketing quando o assunto é marketing de vídeo e marketing disruptivo.

Scott é a referência ideal para quem busca alavancar mudanças e ajudar sua marca a se destacar no mercado.

Larry Kim

Larry Kim é um dos melhores especialistas e influenciadores do Facebook e Google Ads.

Ele fala sobre SEO, publicidade online e técnicas de marketing digital, além de trabalhar como coach de marketing digital e especialista online para grandes marcas e é um dos principais colaboradores de publicações de marketing online.

Jennifer Polk

Se quer entender tudo sobre multichannel, Jennifer Polk é um dos gurus de marketing digital que você precisa seguir.

Ele ajuda gestores a pensarem no seu negócio e estratégias de marketing digital de forma completa, unindo tecnologia, plataformas digitais e softwares.

Além disso, Polk se destaca em brand awareness, pois ajuda clientes a aumentar engajamento e se destaca em abordagens de e-commerce.

Eric Ries

Agora, para quem quer falar de rebranding e como usar o conteúdo para expandir o alcance da marca, Eric Ries é o guru ideal.

Com suas técnicas de marketing digital, ele se tornou líder ao expandir sua própria carreira como case de sucesso.

Gary Vaynerchuk

Gary Vaynerchuk usou o marketing digital e o marketing de redes sociais para ajudar a loja de sua família.

Desde seu sucesso com as estratégias, ele se tornou um defensor do marketing digital e usa sua história para promover estratégias de marketing online e disseminar técnicas de Inbound Marketing.

Martha Gabriel

Essa é a guru referência em Growth Hacking Marketing, inclusive ela que escreveu o best-seller “Marketing na Era Digital”.

Mas como professora, palestrante e escritora, a guru também lançou outro best-seller chamado “Educ@r: a (r)evolução digital na educação.

Ryan Deiss

Ainda no setor de Educação só que voltado especificamente para o universo online temos Ryan Deiss, líder em educação e treinamento em marketing digital.

Ele é o fundador da DigitalMarketer.com, uma empresa que oferece treinamento, ferramentas e estratégias para profissionais de marketing digital de todos os setores.

Ele também atua como consultor para ajudar a aumentar a receita de grandes marcas online e usa sua reputação como um forte influenciador de marketing digital.

Cristiano Santos

Santos é especialista em LinkedIn e já foi coordenador de mídias sociais da Editora Globo. É também professor na faculdade Cásper Líbero, que é uma das principais instituições de ensino na área de comunicação do Brasil.

Jeff Sheehan

Também especialista em LinkedIn, além do Twitter, temos Jeff Sheehan.

O guru foca em marketing viral nas redes sociais e como aproveitá-lo para criar buzz de marketing.

Inclusive, ele é diretor de uma empresa focada em desenvolver estratégias de marketing para fazer com que marcas se destaquem no mercado e se tornem virais.

Ana Tex

No Brasil essa é uma das gurus de autoridade quando o assunto é novas mídias, não à toa ela é frequentemente encontrada em diversos eventos de marketing digital.

Além disso, a guru ainda é empreendedora, consultora, palestrante e professora!

Vitor Peçanha

Se você está inserido no marketing digital e, principalmente, no setor de criação de conteúdo, com certeza já ouviu falar no nome de Victor Peçanha.

Co-fundador da Rock Content, o guru é referência quando falamos de conteúdo na web, métricas de funil de vendas e na construção de uma experiência de marketing valiosa para o crescimento de uma empresa.

Neil Patel

Neil Patel é um dos principais gurus de marketing digital da atualidade, ainda mais quando o assunto é marketing de SEO, métricas e captação de dados.

Não é à toa que ao buscar por conhecimentos de marketing digital na internet, Neil Patel é uma das referências que aparecem nos resultados, afinal seus blogs obtêm milhões de visualizações.

Noah Kagan

Esse é um dos gurus de marketing referência em inbound marketing, marketing de startups, criação de negócios e como analisar e interpretar diferentes métricas.

Ele é diretor de marketing da Mint.com e gerente de produto no Facebook.

Seth Godin

Esse é um dos mais conhecidos gurus de marketing digital da atualidade. Tanto que reúne um total de mais de 18 best-sellers lançados.

Blogueiro ativo, conta com uma newsletter com mais de milhões de assinantes e fala muito sobre diferentes áreas do marketing digital.

Por sua importância, já foi mencionado em publicações de meios como Forbes e The New York Times.

Fuja dos falsos gurus

fuja dos falsos gurus

Na internet temos milhares de criadores de conteúdo e todos querendo fazer sucesso, mas isso não quer dizer que todos eles sabem de fato o que estão falando e têm experiência no setor.

Sendo assim, cuidado com quem você está escutando. Busque referências!

Entenda quem é de fato a pessoa por trás do que ela está falando, sua jornada profissional, seus resultados e afins.

Só assim sabe se está contando com um real guru de marketing ou se é apenas um charlatão querendo ter sucesso sem saber do que está falando.

Pesquise muito, a saúde e o sucesso do seu negócio depende disso.

Agora você já sabe quem escutar!

Agora sim você está munido para encarar o ano e entender quais são os gurus de marketing em que pode confiar para falar sobre tendências e pegar dicas para alavancar seus resultados.

Vale dizer, inclusive, que gurus de marketing também são ótimos exemplos de produção de conteúdo, de liderança e afins. Basta saber qual é o guru que mais se aproxima do que você procura.

Além disso, se quiser estar mais por dentro ainda das novidades de 2022, temos o conteúdo ideal para você: Tendências de marketing 2022: 15 apostas de sucesso para o ano!

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