Gerar leads: conheça canais de marketing eficazes para atrair clientes

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Publicado: 23 de agosto de 2019 | Atualizado: 23 de agosto de 2019.

Gerar leads não é uma tarefa fácil, e somente empresas que se adaptam adequadamente à metodologia do Inbound Marketing e os seus vários canais de marketing conseguem alavancar o seu negócio. Então vem com a gente e faça parte desse time!

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Graças aos avanços da tecnologia e a facilidade de acesso à informação, ficou muito mais fácil comprar e vender produtos e serviços.

Consequentemente, os hábitos de consumo da sociedade mudou, o que fez com que as empresas precisassem desenvolver novas táticas para conseguir atender a essa nova demanda.

Foi nesse cenário que metodologias como o Inbound Marketing surgiu, cujo objetivo é educar o mercado consumidor e ajudar as empresas a gerar leads sem ter que gastar muito por isso.

Mas para tanto, é preciso conhecer bem os canais de marketing e quais são as principais técnicas empregadas para realizar uma geração de leads eficiente.

Espera, você não sabe como fazer isso? Então não tire os olhos deste conteúdo e saiba como gerar leads nos próximos tópicos!

Você lembra o que é geração de leads?

gerar leads é muito bom para o seu negócio, então use agora os canais de marketing

Antes de conhecermos alguns canais de marketing fundamentais para a geração de leads, que tal relembrarmos o que é um potencial cliente?

De forma bem sucinta, lead é aquela pessoa que demonstrou interesse especial por alguma publicação e tem afinidade com o seu negócio, a ponto de querer saber mais sobre ele.

Dentro do Inbound Marketing, o conceito de gerar leads parte do pressuposto de que empresas não precisam “forçar a barra” para entrar em contato com essas pessoas.

Isso porque as estratégias utilizadas pela metodologia garantem que os potenciais clientes entrem em contato com você por conta própria, justamente por ter se sentido atraído pelo o que sua empresa tem a dizer.

Nesse sentido, vamos supor que você disponibilizou uma pesquisa online no seu blog para que visitantes pudessem respondê-la.

Nela, é gerado um formulário, o qual é pedido nome, e-mail e telefone, por exemplo.

A partir do momento em que esse usuário enviar o formulário preenchido com todos esses dados para você, ele automaticamente se torna um lead do seu negócio.

Aí, sim, você poderia começar uma comunicação mais assertiva com esse cliente em potencial.

Agora, a pergunta que não quer calar é: como conseguir gerar leads? Há diversas estratégias que podem nos auxiliar nessa empreitada.

Por isso, no tópico abaixo, decidimos falar sobre três canais de marketing bastante eficazes para a geração de leads.

Então, vamos conhecê-los?

Conheça as principais técnicas para gerar leads nos canais de marketing

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Dentro do mundo digital, os canais de marketing mais utilizado pelas empresas são: blog, redes sociais, email marketing, vídeos, busca orgânica e mídia paga.

É por meio deles que a comunicação entre a sua empresa e o seu público acontece, seja através de publicações em blogs, redes sociais ou anúncios.

Só que além de investir em técnicas para tornar seus conteúdos interessantes e relevantes, é preciso também saber como captar as informações dos usuários que interagem com a sua empresa.

Para tanto, são utilizadas algumas ferramentas para esse fim. Descubra quais são elas a seguir.

Pop-ups

Quantas vezes você já entrou em um post de um blog qualquer e, ao tentar sair dele, foi impedido por um pop-up? Ou até mesmo recebeu as boas-vindas dessa “janela surpresa”?

Pois é, mesmo que os pop-ups sejam um pouco chatos e mal vistos, eles são extremamente eficientes para gerar leads para o seu negócio.

Por isso, é fundamental que você coloque ofertas de conteúdos personalizados e relacionados a um determinado post.

Sendo assim, crie pop-ups com a intenção de:

  • Incentivar o download de um material rico, como ebooks;
  • Ofertar descontos dos seus produtos ou serviços;
  • Apresentar novidades sobre a empresa;
  • Fazer engajamento nas redes sociais.

CTA

O call to action é a chamada para ação, que também é outro tipo de técnica eficiente para gerar leads.

Normalmente, essa estratégia pode ser tanto usada no final de um texto, como em um vídeo, por exemplo.

Isso porque o objetivo dele é fazer com que o usuário realize a ação que você deseja, seja ir até a uma landing page ou uma página de compras.

Mas para você conseguir gerar leads com essa ferramenta, você precisa inserir um formulário, para que assim que a pessoa clicar no CTA, apareça uma janela para ela deixar ali suas informações de contato.

Para que consiga ser persuasivo e convencer os usuários a clicarem no seu CTA, sugerimos que você siga essas duas dicas:

  • Objetividade: seja claro e objetivo logo de cara, usando frases que instiguem a curiosidade do leitor. Algumas frases de ação que você pode usar são: “baixe aqui”, “confira agora”, “quero crescer minha empresa”.
  • Verbos no imperativo: tente levar o seu visitante a uma ação com os verbos imperativos, ditando o que deve ser feito. Alguns exemplos interessantes são: “Faça o download!”; “Solucione o seu problema” etc.
  • Verbos no infinitivo: esses verbos terminam sempre em “ar”, “er” ou “ir”. Geralmente são usados como forma impessoal, sendo mais prático. Um exemplo válido para você usar é “Baixar e-book” ou “Fazer download”.No fim, o que realmente importa na hora de fazer a geração de leads com o CTA é gerar valor para o seu público-alvo.

Landing Pages e Formulários

A landing page, ou página de destino, é uma ferramenta muito utilizada para disponibilizar materiais ricos em troca das informações de contato dos usuários.

Por isso, elas estão sempre atreladas aos formulários para ser eficiente na geração de leads, afinal é por meio deles que é possível coletar dados relevantes dos seus potenciais consumidores.

A partir do momento em que o lead disponibiliza os seus dados, ele passa a ter acesso ao conteúdo desejado.

Por isso, tente oferecer materiais ricos em troca desses dados, como e-books, vídeos, infográficos, entre outros.

É importante frisar que os formulários pedem dados simples, que não afetam a vida pessoal do usuário.

A partir que o usuário entregar os dados dele para você, comece uma comunicação saudável com o mesmo.

Já sabe como gerar leads? Então está na hora de você entrar em ação!

Enfim chegamos ao final de mais um conteúdo do blog da Ideal Marketing, e isso é maravilhoso, pois com certeza você aprendeu mais um pouco sobre como gerar leads para o seu negócio.

Só para salientar, vale dizer que existem inúmeros canais de marketing que você pode utilizar para a geração de leads; os que mencionamos aqui são apenas aqueles que consideramos os mais eficientes.

Para te ajudar nessa empreitada, recomendamos que você leia o nosso conteúdo sobre Como fazer Inbound Marketing em 5 passos.

Temos certeza que, depois da leitura deste outro artigo, você estará mais que pronto para gerar leads.

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