Início » Marketing Digital » O que é pop up e como eles ajudam na captação de clientes online?

O que é pop up e como eles ajudam na captação de clientes online?

Publicado: 11 de junho de 2018 | Por: | Atualizado: 5 de julho de 2019.

Está sem tempo de ler agora? Baixe este conteúdo e acesse offline

Como definir o que é pop up sem remeter a ideia de vírus ou de propagandas incômodas na tela do seu computador? Na verdade, essa é a definição de muitos quando o assunto é essa famosa janelinha, mas se usada da forma correta ela pode trazer muitos clientes para sua empresa.

E-book - Como crescer sua empresa com marketing digital

Sim, os pop ups podem parecer uma chatice, mas não se engane, eles são um excelente aliado do seu site.

Eles foram criados pelo norte-americano Ethan Zuckerman, blogueiro e criador do Global Voices Online, uma rede de jornalistas e blogueiros.

No fim da década de 90, Zuckerman desenvolveu um código para “jogar” anúncios e publicidades em janelas paralelas da usada em um determinado momento, uma alternativa para solucionar as recorrentes reclamações de banners mal configurados na página.

E toda essa eficiência despertou o interesse do Google, o qual começou a reconhecer os pop ups e a avaliar sua relevância para posicionar um site.

Aliás, essa é uma das vantagens de usar a notificação pop up dentro da sua página: o posicionamento.

Para isso, você precisa usar esse recurso da forma correta, mas calma! Já já a gente chega nessa parte.

Por hora, pensemos: o que é pop up?

Bom, pop ups são janelas de notificações abertas no navegador quando se acessa uma determinada página.

Essas notificações são recursos de publicidade ou informações destacadas dos desenvolvedores de um website e são usadas para chamar a atenção dos usuários.

Existem também as janelas ads, que são anúncios destinados aos visitantes daquela página específica. Muitas vezes esses anúncios vendem ferramentas do próprio site.

Mas, em alguns casos, essas janelinhas de notificação acabam incomodando os usuários.

Sim, nós conhecemos a “fama” da notificação pop up, não se preocupe. Também sabemos quais problemas elas podem trazer quando são feitas por sites mal intencionados.

E foi justamente para ajudar você a aproveitar da forma correta o uso dessas janelas, que nós preparamos um artigo exclusivo para esclarecer o que pode e ou não ser feito com anúncios dentro de um site.

Dê uma olhada neste conteúdo e aproveite a leitura!

O que um pop up pode fazer?

O que é pop up

Vamos entender uma coisa logo de início, tudo bem?

Sim, os pop ups são eficientes e, sim, eles trazem resultado!

Mas para conhecer o que é pop up você precisa a compreender o seguinte: essa forma de divulgação de novidades é benéfica para o seu site “se usada da forma correta”.

Isso porque, uma simples janelinha dessas pode ajudá-lo a notificar uma mudança importante, como por exemplo informar aos usuários que o telefone da empresa mudou.

Outra boa função oferecida por esse tipo de janela dentro do seu site é: usar esse espaço para atrair leads por meio da oferta de conteúdos personalizados.

Leads?

Leads são pessoas que, por ter interesse em um determinado conteúdo, oferecem dados de contato como email, nome e telefone para ter acesso a um material um pouco mais exclusivo sobre tal assunto.

Esses dados pessoais são pedras valiosas para um site, afinal, você passa a ter potenciais clientes na sua lista, podendo trabalhar em cima dessa base para converter interesses em vendas efetivas.

Aliás, saiba mais sobre o que é lead, pois esse tema pode te ajudar a entender um pouco mais o que é pop up e como ele é útil no momento de atrair clientes.

Agora, voltando ao nosso tema principal…

Em um primeiro momento, por conta de comentários gerais, pode parecer uma péssima ideia habilitar pop up no site da sua empresa, mas isso está diretamente relacionado a fama dessa janelinha.

Isso porque, as pessoas têm um certo receio de abrir ou clicar nessas abas. Na verdade, muitas delas chegam a desistir de navegar em uma página por conta de um pop up.

Mas não se preocupe! Chegou a hora de entender a causa desse distanciamento do usuário com as famosas janelinhas. Confira:

Por que eles são mal vistos?

Pelo fato de as pessoas não conhecerem o que é pop up e principalmente pelo mau uso desse recurso em alguns sites, essas janelinhas se tornaram as vilãs da internet.

Isso porque existem páginas na web que usam seus conhecimentos sobre o que é pop up para prejudicar o usuário com a instalação de vírus em suas máquinas a fim de roubar dados pessoais.

Porém, esses supostos conhecedores de o que é pop up não sabem do seguinte: o Google está de olho na finalidade desses anúncios.

E caso aquilo que está por trás desses conteúdos tenha qualquer má intenção com os usuários, os robôs da ferramenta imediatamente penalizam a página na qual está sendo exibido o anúncio fraudulento.

Mas chega de falar de coisas ruins!

Nossa intenção é mostrar o quanto você pode ganhar no site quando descobrir o que é pop up e como usá-lo com sabedoria e ética.

Por isso, continue aqui, pois no próximo tópico vamos te mostrar como essa pequena janelinha de notificação pode dar um “boom” nas visualizações da sua página.

Como uma notificação de pop up ajuda no meu resultado?

O que é Pop up - resultados

Como você acabou de ver, a notificação pop up não tem aquela popularidade toda por conta do mau uso de uns e outros, mas se souber usá-la da forma certa, nós podemos apostar que você terá sucesso!

É claro que, ao habilitar a janela na sua página, possivelmente existirão aqueles que não terão tanta empatia com esse recurso, no entanto, o segredo está naquilo que é vinculado por meio da janela.

Portanto, se você oferecer um conteúdo relevante, a barreira entre o usuário e o pop up pode ser quebrada facilmente, fazendo-o compreender a utilidade daquele anúncio ou informação para a experiência dele no site.

Por exemplo:

Se você habilitar a janela com a intenção de levar o usuário ainda mais afundo no conteúdo do site por meio do download de e-book, com certeza sua notificação pop up será bem-vinda.

E isso foi provado cientificamente!

Pois de acordo com o cientista de mídia social Dan Zarrella, com esse tipo de estratégia, ou seja, oferecendo conteúdos ricos por meio da janela de notificação, a taxa de inscrição de usuários na sua newsletter pode superar o dobro da atual.

News o quê?

A Newsletter é como um boletim informativo periódico destinada àqueles com interesse em conhecer mais novidades sobre uma empresa, instituição ou organização sem fins lucrativos.

Bom, retomando o nosso tema inicial…

No caso da notificação pop up, o cientista analisou dois períodos de um site: um ao habilitá-la para gerar novos leads e o outro sem habilitar a janela na página.

No período no qual o site estava sem habilitar o pop up, o número de cadastros na newsletter mantinha a mesma taxa de rejeição e o número de inscritos era reduzido consideravelmente.

Já no período no qual foi habilitada a notificação, o número de inscritos em uma newsletter dobrou!

Então, sim! Ao habilitar uma notificação pop up dentro do seu site, a possibilidade de atrair mais leads é bem mais alta em relação a uma página sem o uso desse recurso.

Mas, para ter ainda mais sucesso com a aplicação desse recurso no seu site, separamos uma listinha com algumas maneiras de usá-lo:

  • Incentivar o download de um PDF, como um e-book:
    Ex. Baixe agora o livro com as melhores receitas de doces para o dia das crianças!
  • Oferecer descontos exclusivos:
    Ex. 15% de desconto na sua primeira compra!
  • Apresentar outros produtos:
    Ex. Conheça nossa linha de cervejas artesanais.
  • Engajar para as redes sociais:
    Ex. Siga-nos no Facebook e fique por dentro de tudo.

Viu como não é preciso muito para fazer a sua notificação pop up trazer novos leads e aumentar o engajamento do seu canal?

Bom, agora você já sabe o que é pop up e como ele potencializa os resultados de uma página na web, certo?

Então vamos entender como habilitá-lo no seu site! Confira:

Como habilitá-lo no meu site?

Se você, como a maioria dos usuários empreendedores da web, tem um site WordPress, saiba que existe um plugin especificamente criado para isso.

O Modal Dialog é um plugin utilizado para habilitar e configurar essas janelinhas.

Ele é gratuito e possui diversas funções capazes de o ajudar a usar a notificação da forma correta em sua página.

Tudo o que você precisa fazer é instalar o plugin na ferramenta WordPress e configurá-lo como desejar.

Mas se você não conhece muito da parte técnica de sites e códigos, recomendamos ter ao seu lado um especialista no assunto.

Agora, se o seu site não for um WordPress é necessário procurar um especialista em programação para conseguir instalar uma janela da forma correta em sua página.

Em qual lado da página a notificação deve ficar?

Existem lugares nos quais é mais comum habilitar a janela de notificação em uma página. São eles:

  • No topo;
  • No meio;
  • No lado inferior direito.

Esses três lados são os mais comuns quando o assunto é como habilitar pop up em um site, mas não deixe de se atentar no seguinte: uma janela dessas no meio da página pode assustar o usuário e fazê-lo sair do seu canal.

Sendo assim, uma notificação no topo ou no lado inferior direito acaba sendo mais estratégica, pois não gera estranheza inicial no leitor além de poder ser visualizada facilmente.

Atenção: Os usuários podem bloquear janelas como essas

Conforme vimos no início deste artigo, justamente pela fama de “menino mau” no conceito de o que é pop up, essas janelinhas começaram a ser evitadas pelos usuários.

Afinal, não tem como saber qual janela é confiável ou não, a menos que você já conheça o site.

Por isso, o Google ofereceu uma pequena configuração para os usuários que desejam bloquear essas janelas em seu navegador, o Google Chrome.

Para bloquear pop up no navegador chrome o passo a passo é o seguinte:

  1.   Abra o Chrome;
  2. No canto superior direito, clique em “Mais” depois em “Configurações”;
  3. Na parte inferior da página, clique em “Avançado”;
  4. Na aba “Privacidade e segurança”, clique em “Configurações” de conteúdo;
  5. Clique em “Pop-ups”;
  6. Na parte superior da página, altere a configuração para “Permitido” ou “Bloqueado”.

No caso de sites específicos, que pode ser o seu site, o usuário poderá bloquear ou permitir essas janelas nas configurações.

Tenha aquela janelinha estratégica capaz de trazer bons resultados!

E-book - Como crescer sua empresa com marketing digital

Fala sério, depois desse texto deu para perceber o seguinte: o pop up não é o vilão da internet, certo?

Na verdade, assim como qualquer coisa na vida usada da forma errada ou com más intenções geram resultados negativos, as janelas de notificação seguem a mesma premissa.

Mas, para fixar na mente todo o assunto tratado até aqui, vamos fazer aquela revisão básica, tudo bem?

Anote tudo sobre as última considerações de o que é pop up!

  1. A janelinha é uma forma de mostrar uma novidade, anúncio ou promoção;
  2. Infelizmente essa janelinha é mal vista pelas pessoas devido a falta de cuidado com a utilização do recurso e por conta das más  intenções de alguns sites;
  3. Uma notificação dessas pode trazer leads, ajudar a vender mais, conquistar novos seguidores nas redes sociais mais usadas no Brasil e divulgar uma informação importante;
  4. Por ter uma fama ruim, essa janelinha passou a ser bloqueada pelos usuários e cabe a você mostrar a eles que seu site oferece conteúdo seguro e relevante.

Agora sim!

Aproveite essas informações para instalar essa janela em sua página e ativar o modo “conquista de leads”!

2019-07-05T08:50:58-03:00

Deixar Um Comentário

Diagnóstico Gratuito do seu Marketing