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Funil de conversão: conheça a estratégia que fará você vender mais!

Publicado: 22 de novembro de 2019 | Por: | Atualizado: 22 de novembro de 2019.

O funil de conversão é um dos principais aliados de quem quer melhorar seus resultados. Afinal de contas, só consegue atrair mais clientes e aumentar seus ganhos quem sabe como otimizar a sua estratégia de vendas.

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Um dos grandes desafios do mundo dos negócios é a busca constante por resultados melhores para superar a concorrência.

Para tanto, investir na revisão e otimização do seu processo de vendas é uma saída prática e eficiente para conseguir tal feito.

Nesse sentido, a análise do seu funil de conversão tem um papel fundamental nessa estratégia para te dar ideias a fim de ter um desempenho melhor.

E para te ajudar a começar esse trabalho com o pé direito, recomendamos a leitura deste conteúdo, que tem tudo o que precisa para executar as ações desejadas pela sua marca.

E-book - Tipos de conteúdo para cada etapa do funil

Então, confira os tópicos abaixo e saiba como otimizar sua taxa de conversão:

Afinal, o que é o funil de conversão?

O funil de conversão marketing digital é a estratégia que te ajuda a entender as etapas que o potencial cliente passa até chegar no momento de compra.

Com isso, é possível dizer que o fluxo representa a orientação que a sua empresa deve dar para esses futuros leads aumentarem a sua taxa de conversão.

Para tanto, as etapas do funil de conversão são compostas de:

  • Potenciais clientes (ou seja, leads);
  • MQL (Marketing Qualified Lead);
  • SQL (Sales Qualified Lead).

Entendendo essas etapas de forma clara, você coloca todas as pessoas interessadas pelo seu negócio no patamar desejado pela sua empresa para aumentar a taxa de conversão.

Então, para compreender melhor essas fases do funil de conversão marketing digital, confira o tópico abaixo.

Conheça as 3 etapas do funil de conversão

funil-de-conversão

Agora que você sabe o que é funil de conversão marketing digital, fica mais fácil entender como fazer para otimizar a sua taxa de conversão.

Mas para que esse trabalho se torne ainda mais simples, é preciso antes conhecer as características de cada etapa dessa estratégia.

Confira:

1. Lead

A definição de lead é potencial cliente, ou seja, aquele visitante o qual fez algum tipo de manifestação de interesse para saber mais a respeito do seu setor de atuação.

E essa atitude normalmente é vista por meio do compartilhamento de dados em troca de um material rico, que geralmente é: ebook, infográfico, whitepaper, webinar, entre outros.

Desse modo, o aumento da sua taxa de conversão está diretamente ligado a sua produção de conteúdo relevante, capaz de convencer alguém a passar informações pessoais.

Além disso, crie landing pages persuasivas para que a fase de leads do funil de conversão seja completo. Para tanto, elas devem ter as seguintes características:

  • Menu, barra lateral ou rodapé, a fim de manter um visitante concentrado na ação;
  • Títulos chamativos, baseados em técnicas de copywriting;
  • Cores que casem com a identidade da sua empresa;
  • Solicitar informações necessárias, como email, nome e cargos, por exemplo;
  • CTA (call to action) chamativo e que foque na solução do problema.

Feito isso, você pular para a próxima etapa do funil de conversão marketing digital, que é o MQL.

2. MQL

O MQL, ou Marketing Qualified Lead, e é o estágio em que o lead entra no funil de conversão e está pronto para ser abordado pelo seu time de marketing.

Tal classificação é feita a partir da segmentação de leads, na qual é verificado a afinidade do contato com a persona da sua empresa, bem como seu poder de compra.

Os leads de pontuação alta durante esse processo são encaminhados para o Marketing, que deve educá-los e prepará-los para uma futura compra.

Nessa etapa, é fundamental que você faça a nutrição dessas pessoas com mais conteúdos ricos, a fim de que eles fiquem prontos para percorrerem todo o funil de conversão.

Esse processo deve acontecer até que o lead atinja o nível de conhecimento que o seu time de vendas precisa para que ele seja considerado pronto para uma abordagem.

Caso isso aconteça, o potencial cliente é encaminhado para conversar com um representante de vendas, ponto que vamos explicar melhor na próxima etapa.

SQL

Assim que o representante de vendas entra em contato com o potencial consumidor do seu negócio, ele passa para a etapa do funil de conversão conhecida como SQL, ou seja, Sales Qualified Leads.

Para muitas empresas, esse estágio é extremamente importante e, não à toa, elas criam o seu próprio departamento de pré-vendas para validar todos os SQLs e enviá-los para os vendedores.

As principais dicas para conseguir aumentar a taxa de conversão nessa etapa são:

  • Lembrar que não se trata apenas de vendas nessa etapa;
  • Conversar com o MQL para entender se ele realmente está qualificado para a proposta da sua empresa;
  • Fazer um fluxo de cadência com todos os contatos estabelecidos;
  • Não ser invasivo e permitir que o lead tenha o seu tempo para pensar.

Assim que o MQL for validado pelo pessoal de vendas, esse lead entra no funil de conversão para finalizar todo o processo para que ele se torne, de fato, um cliente.

4 análises para fazer e melhorar seu funil de conversão

Para que o seu funil de conversão seja muito mais eficiente, é preciso fazer 4 análises juntamente com os planos de ações da sua empresa.

Saiba quais são elas a seguir:

1. Avaliação das etapas

Você já sabe quais etapas seguir para dar um gás no seu funil de conversão.

Então, agora é hora de defini-las de acordo com os objetivos do seu empreendimento para que os vendedores realizem um excelente trabalho com os seus cliente.

Para tanto, as etapas devem ser seguidas de modo sequencial, a fim de que os consumidores avancem a cada decisão.

2. Motivos de perdido da venda ao final do funil

Você parou para pensar quais os motivos que levam um lead não fechar negócio com o seu negócio, principalmente na última etapa do funil de conversão?

Para conseguir entender, tente pensar da seguinte forma: se você encontrar uma objeção no último contato antes da venda, é porque algo não deu muito certo ao longo do caminho.

Às vezes, o alto preço pode ser o principal motivo para que os clientes decidam declinar da sua proposta.

Por isso, é necessário verificar se o prospect tem o orçamento necessário para fechar um contrato com a sua marca.

3. Maior quantidade de justificativas

Quando você descobre quem são os seus verdadeiros prospects, os seus resultados do funil de conversão marketing digital vai melhorar muito.

Isso porque você só avançará com aqueles potenciais consumidores que estão qualificados para a compra.

4. Tempo de fechamento

Saber quanto tempo você levará para fechar um negócio é fundamental para também determinar o tamanho do ciclo de vendas.

Por exemplo, é possível estipular que o ciclo de vendas começa quando você um visitante e termina quando a compra é realizada.

Sendo assim, é necessário perceber o que é preciso fazer para melhorar todo o processo de vendas dos seus produtos e serviços.

Otimize agora o seu funil de conversão

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O funil de vendas é extremamente importante para o seu negócio se você realmente deseja aumentar a cartela de clientes e vendas dos seus produtos e serviços.

Como você viu, há etapas para serem seguidas sequencialmente, respeitando o tempo de qualificação do seu potencial consumidor.

Mas com todas as dicas que demos aqui, vender mais e superar a concorrência vai ser uma tarefa bem mais simples!

E para que você seja capaz de mensurar mais resultados, leia o nosso conteúdo sobre como ter resultados mais rápidos com uma estratégia de Inbound Marketing.

2019-11-22T14:03:09-03:00

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