Entenda a diferença entre Inbound e Outbound Marketing e saiba qual é a estratégia mais adequada para o seu negócio!

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Publicado: 11 de dezembro de 2018 | Atualizado: 12 de novembro de 2019.

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Entender a diferença entre Inbound e Outbound Marketing é essencial para escolher a estratégia certa e melhorar os resultados da sua empresa. Afinal, só quem aposta no cavalo certo sai como vencedor!

E-book Ideal Marketing sobre tudo o que você precisa saber para revolucionar suas vendas com Inbound Marketing.

Conquistar novos clientes é um dos principais fatores que movem uma empresa, pois eles não só justificam a sua existência como também patrocinam a sua sobrevivência.

Por isso, a prospecção de consumidores é um processo que está sempre em pauta: procurar novos métodos com esse fim é importante para gerar receita e manter o negócio.

Hoje em dia, existem duas maneiras de prospectar novos clientes: ativamente com o Outbound Marketing e passivamente com o Inbound Marketing.

Sendo que esse último tem sido reconhecido como a maneira mais adequada e eficiente de conquistar o mercado consumidor por respeitar seu hábito de compra.

Mas se você não sabe muito bem direito a diferença entre Inbound e Outbound Marketing, não tem problema!

Confira o conteúdo a seguir e entenda quais são as técnicas de marketing mais adequadas para o seu negócio!

Entenda a diferença entre Inbound e Outbound Marketing

Tanto o Inbound e Outbound Marketing conceito podem ser explicado por meio de diversas analogias.

Imagine que o primeiro é como se você fosse pescar clientes com uma vara, enquanto com a segunda estratégia você estaria utilizando uma rede.

Isso porque, como dissemos na introdução, a diferença entre Inbound e Outbound Marketing está justamente na forma de atuação.

Enquanto o Inbound age passivamente, identificando e prospectando clientes por meio de uma isca, o conteúdo educativo, enquanto o Outbound atua por meio de ações mais intrusivas.

Um exemplo claro dessa metodologia é o telemarketing, embora não seja a única! Nessa lista também podemos incluir os anúncios na TV, rádio e até na Internet.

Ou seja, por mais que seja uma abordagem mais agressiva, não tem como não ser pego por uma campanha dessas técnicas de marketing.

Mas sabendo usar, elas podem ser uma arma interessante para o seu negócio.

Então, vamos entender mais sobre o tema?

Vantagens e desvantagens do outbound marketing conceito para sua empresa

Assim como é necessário ter paciência para pescar com uma vara, para obter resultados com o Inbound também é preciso ir com calma.

Isso porque primeiro deve-se preparar o terreno para educar o mercado consumidor e deixá-lo pronto para tomar a decisão de compra.

Em contrapartida, como as ações do Outbound Marketing são mais abrangentes, o retorno sobre o investimento costuma ser mais rápido!

Mas claro que, como as campanhas não são tão bem direcionadas como no Inbound, o custo de aquisição de clientes será mais alto.

Afinal, nem todo o público atingido estará apto para a compra, então muito dos esforços empreendido nessa jornada será em vão.

Então, para que o seu investimento gere o retorno esperado é preciso saber o momento certo de usar cada estratégia!

Confira o próximo tópico e saiba como escolher entre Inbound e Outbound Marketing.

Como escolher entre Inbound e Outbound Marketing?

No tópico anterior nós vimos que embora o Outbound Marketing conceito seja rápido na entrega de resultados, ele não é uma estratégia barata para se investir sem estudo prévio.

Por isso é preciso saber em quais situações ele é mais indicado e é exatamente sobre isso que vamos falar agora.

A decisão de escolher entre Inbound e Outbound Marketing vai passar principalmente pelo cenário do mercado em que o seu negócio está inserido.

Isso porque como método passivo do Inbound visa a educação do mercado gera resultados a longo prazo, é interessante só usar ele em mercados novos e de baixa competitividade.

Agora se a concorrência do seu setor é alta, vale a pena usar algumas técnicas de marketing do Outbound para potencializar a sua estratégia de Inbound.

Um exemplo dessa parceria seria o investimento em patrocinar links da sua página da web para que esses apareçam com destaque na web e assim atrair mais visibilidade a sua empresa.

Mas nessa hora não se esqueça de considerar os hábitos do seu público, assim você consegue direcionar melhor suas ações para atingir o alvo correto.

Já sabe a diferença entre Inbound e Outbound Marketing? Escolha a estratégia mais adequada!

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Nesta publicação você aprendeu a diferença entre Inbound e Outbound Marketing a fim de entender melhor como as empresas estão divulgando seus produtos e serviços atualmente.

E viu que enquanto o primeiro atua passivamente para educar o mercado consumidor e empoderar a decisão de compra deste, o segundo é mais incisivo na abordagem.

Mas as campanhas gerais, como os mais que conhecidos anúncios, não são de todo mal, principalmente se você usá-la para potencializar sua estratégia de Inbound Marketing.

Com uma mãozinha do Outbound é possível atrair mais visibilidade para a sua empresa e otimizar o tempo de retorno sobre o investimento feito com o Inbound.

Se você quiser saber mais sobre o tema, confira o artigo sobre as melhores técnicas de marketing digital e coloque o seu negócio sob os holofotes do sucesso!

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