Veja quais estratégias de marketing digital utilizar para um plano de marketing efetivo!
Publicado: 16 de setembro de 2019 | Atualizado: 6 de abril de 2022.
Conhecer as principais estratégias de marketing digital é fundamental para quem quer conquistar um lugar de destaque no mercado. Afinal de contas, só aquelas empresas que sabem como transmitir seu valor para seus possíveis clientes consegue obter resultados mais rápidos.
As estratégias de marketing digital normalmente são vistas com aversão para pequenos e médios empreendedores.
Isso porque eles acreditam que elas são difíceis de aplicar e seus resultados que demoram a aparecer.
Entretanto, quando feitos da maneira correta, o retorno sobre o investimento das estratégias de marketing digital costuma ser maior, pois as ações são mais bem direcionadas.
Falando nisso, existem diversas técnicas as quais você pode começar a ingressar nesse grande universo digital.
Foi pensando nisso que resolvemos separar as principais para implementar no seu empreendimento!
Sendo assim, antes de começar o seu planejamento digital, não deixe de conferir este conteúdo que reúne as principais estratégias de marketing digital. Vamos lá?
6. Email marketing
Por conta do mal uso por diversos negócios, o email marketing acabou pegando uma má fama e sendo vista como inconveniente.
Só que o seu grande potencial o tornou uma das principais estratégias de marketing digital mais utilizadas da atualidade, e essa popularidade não à toa!
Isso porque ela permite que a empresa crie um relacionamento mais próximos com os seus potenciais clientes, os quais podemos chamá-los de leads.
Só que o email marketing só é considerado uma das melhores estratégias de marketing digital quando você o envia para pessoas que realmente permitiram que você entre em contato com elas.
Por isso, o recomendado é que você elabore conteúdo de alta relevância no blog ou site da sua empresa para que os visitantes sintam a vontade de querer continuar um contato com o seu negócio.
A partir daí, vale começar uma mensuração dos seus email marketing, que contemplam:
- A quantidade de emails disparados;
- Quantas pessoas receberam as suas campanhas;
- Quantas delas realmente abriram o seu email;
- E quantos usuários clicaram no conteúdo do email.
Fazendo isso, você começa a aproveitar todos os benefícios do relacionamento por e-mail marketing, uma das melhores estratégias de marketing digital para o seu empreendimento.
5. Links Patrocinados
Os links patrocinados funcionam bem em qualquer lugar da internet. Não à toa, essa também é uma das principais estratégias de marketing digital que existe.
Com eles, você pode fazer o seu negócio ser encontrado nas primeiras páginas dos buscadores online, como o Google, por exemplo, e também nas redes sociais, como o Facebook e o Instagram.
Normalmente, você encontra os links patrocinados de empresas bem no topo das páginas do Google, enquanto nas redes sociais eles funcionam como um anúncio, capazes de exibir os seus produtos e serviços.
Dessa forma, temos como principal vantagem do investimento de links a atração e a conversão de potenciais clientes.
Afinal de contas, quando o usuário escreve uma palavra-chave no Google e o seu link patrocinado aparecer como sugestão logo no início, ele vai entender que você possui total autoridade no assunto.
4. Mídias Sociais
É quase impossível encontrar pessoas que atualmente não utilizem pelo menos uma rede social.
Especialmente aqui no Brasil, onde grande parte da população passa horas postando fotos no Instagram, compartilhando postagens no Facebook e tweetando os momentos da sua vida no Twitter.
Sendo assim, quando a sua empresa marca presença nas redes sociais em que os seus clientes estão inseridos, o relacionamento melhora, e as vendas também, consequentemente.
Desse modo, as mídias sociais se tornam uma das principais estratégias de marketing digital, já que tem o intuito de conversarem mais intimamente com cada cliente.
3. SEO
O SEO, também conhecido como Search Engine Optimization, é uma das melhores estratégias de marketing digital do momento, principalmente quando o assunto é criar tráfego orgânico com conteúdos de relevância.
Isso porque com ele você otimiza seu site para proporcionar uma boa experiência aos usuários, o que é bem visto pelos algoritmos dos mecanismos de busca.
Com isso, suas chances de conseguir um bom posicionamento nas páginas de resultados aumentam, o que é fundamental para melhorar seu tráfego e a sua relevância na web.
Por isso, ao pensar em criar um site ou blog para a sua empresa, você não deve apenas se preocupar com a estética dele, como também com as técnicas de SEO.
E isso inclui produzir um conteúdo útil e relevante para seu público, com as palavras-chave que ele possa usar para encontrá-lo, otimizado para dispositivos móveis entre outros.
2. Marketing de Conteúdo
O Marketing de Conteúdo é uma das melhores estratégias de marketing digital que pode ser utilizada pelo seu negócio.
E quando aliada com as boas práticas de SEO, então, ela fica melhor ainda!
Isso porque com o Marketing de Conteúdo você consegue ter um relacionamento mais próximo com seu público e ainda consegue educá-lo para o seu mercado.
Com isso, fica mais fácil mostrar o valor do seu produto ou serviço para eles, aumentando as chances deles enxergarem a sua empresa como a melhor solução para o problema que estejam enfrentando.
Sendo assim, quando bem utilizado e respeitando o funil de vendas, o Marketing de Conteúdo lança o seu negócio ao sucesso, tornando-o referência no seu segmento de atuação.
Além disso, o Marketing de Conteúdo é um dos pilares de uma metodologia extremamente importante para qualquer empreendimento do meio digital: o Inbound Marketing.
1. Inbound Marketing
Eis aqui a cereja do nosso bolo: o Inbound Marketing.
Essa metodologia contempla todas as outras estratégias de marketing digital que mencionamos acima e, por isso, ela deve ser olhada com muito carinho pelo seu empreendimento.
Isso porque como o inbound marketing centra as suas estratégias na educação do mercado consumidor, o interesse pelos seus produtos e serviços acaba aumentando muito.
Fora isso, o Inbound Marketing é a base para o bom relacionamento com o seu público-alvo, uma vez que ele faz com que a sua empresa seja procurada pelos clientes, e não o contrário.
Portanto, o fundamental na hora de você utilizar o Inbound Marketing é compreender quem são as pessoas que se interessam pelo seu negócio e ir de vez ao encontro do sucesso da sua empresa.
Já sabe quais são as melhores estratégias de marketing digital? Então comece a aplicar o Inbound Marketing!
Agora que você tem uma ideia das principais estratégias de marketing digital, você já é capaz de saber qual delas utilizar no seu negócio.
Mas vale a pena ressaltar que se for o caso, também é possível utilizar todas elas a fim de potencializar seus resultados.
Por isso, nós recomendamos que você aposte no poder do Inbound Marketing, que não só tem como base as melhores estratégias de marketing digital, como também sabe como tirar o máximo delas.
Se você quiser saber mais sobre o assunto, leia nosso conteúdo como obter resultados mais rápido com uma estratégia de Inbound Marketing.
Temos certeza que depois dessa leitura você estará pronto para investir nessa metodologia.
Bons negócios!