Guia email personalizado para leigos
Publicado: 17 de julho de 2018 | Atualizado: 26 de novembro de 2019.
O email personalizado é um dos recurso mais importantes do email marketing. Aprenda como direcionar ações mais assertivas ao conhecer melhor o seu público.
Você conhece a frase “QWERTYUIOP”? Ou talvez “TESTING 1 2 3 4”?
Elas te soam familiar? Não?! Pois saiba que essas foram possivelmente as primeiras palavras enviadas por email na história, em 1971, pelo engenheiro Ray Tomlinson.
Desde então, essa forma de comunicação online se manteve como uma das mais importantes do mundo, tanto que hoje mais de 200 bilhões de emails são enviados diariamente!
Só de pensar que Ray Tomlinson quase deixou de contar sua descoberta por medo de ser repreendido pelo seu chefe…
É claro que as grandes mente de negócios não deixariam a oportunidade passar. O email marketing foi criado e se tornou uma das maneiras mais eficientes de divulgar produtos, serviços e empresas.
Por isso, vamos conhecer ainda mais sobre a estratégia e descobrir a importância de criar email personalizado com a intenção de engajar mais todos seus leads.
Confira só os tópicos:
Email marketing para iniciantes
O email marketing nada mais é que a realização de ações de marketing por emails. Simples assim, o nome já explica tudo.
Esse tipo de divulgação se tornou uma das principais maneira de relacionamento entre a empresa e público por um motivo muito simples… é eficiente.
Afinal, como vimos antes a quantidade de emails enviados em um só dia é enorme, isso prova o quanto esse canal é utilizado pelos consumidores.
No entanto, entender de fato o que é email marketing exige uma série de informações mais profundas. Por isso separamos o conteúdo no link especialmente para você.
Mas se você já entende do tema, vamos seguir em frente e entender a importância do email personalizado dentro dessa estratégia de marketing.
Qual a importância de investir em email personalizado?
A previsão de crescimento de usuários de email é gigantesca. Tanto é que os estudos do Statista estimam um investimento de 350 milhões de dólares em publicidade via email no ano de 2019.
Isso porque existem cerca de 3 bilhões de usuários de email no mundo. Com certeza o público da sua empresa está dentro desse número.
No entanto, iniciar email marketing como estratégia de divulgação não é suficiente. Afinal, se você faz, seus concorrentes também devem fazer.
Por esse motivo, o email personalizado é tão importante. Ele é a sua oportunidade de ser o mais eficiente nesse tipo de divulgação e obter melhores resultados.
Isso porque ao saber como personalizar suas mensagens você se torna capaz de adaptar cada elemento a maneira como eles são mais adequados ao seu público e desempenham melhor resultado de acordo com a etapa da jornada de compra na qual se encontra.
Em resumo, ao entender como fazer email marketing personalizado suas vendas aumentam significativamente.
Como personalizar emails em 4 dicas
Na prática iniciar email marketing exige um estudo de 4 passos bastante simples, mas trabalhosos.
Temos um conteúdo mais aprofundado sobre o tema aqui no link sobre como criar email marketing matador em 5 passos. Se quiser conhecer o tema mais a fundo, basta clicar e aproveitar as informações.
Porém, por aqui vamos continuar com nossas dicas de como criar email personalizado:
1. Conheça seu público
Conhecer o público é o pontapé inicial de toda ação de divulgação. Afinal, essa é a maneira de compreender quais são os melhores recursos para conquistá-lo.
Para isso, é importante fazer um levantamento das informações de seus atuais clientes, descobrindo as características em comum e quais são suas preferências de contato com a empresa.
Assim, você saberá a melhor linguagem para seus emails, os melhores horários de envio, os temas de maior interesse entre outros tantos pontos.
No entanto, é importante perceber as diferenças existentes dentro desse público na hora de criar segmentos. Quer saber por quê? Está tudo no próximo tópico.
2. Segmente leads
Os segmentos são a chave da personalização. Afinal, por meio deles você saberá exatamente o que personalizar.
Isso porque ao segmentar você agrupa seus leads por características em comum, sejam elas referentes aos contatos ou referentes a fase do funil na qual se encontram.
Por exemplo, um segmento de contatos acima de 60 anos de idade pode demandar uma linguagem de email marketing mais formal enquanto os contatos abaixo de 30 anos preferem uso de termos informais.
Ou ainda, um segmento de leads no topo do funil de vendas pode não estar disposto a preencher formulários muito longos, já aqueles mais avançados têm confiança e interesse suficiente para fazê-lo.
Resumindo, o email personalizado deve ser pensado com a função de atender cada segmento especificamente.
3. Produza conteúdos de qualidade
Vamos ser sinceros, não dá para contar apenas com a boa vontade do público como garantia de eficiência do email marketing.
É preciso oferecer algo quando se quer ganhar algo. Então o conteúdo de qualidade será sua moeda de troca.
Nem é preciso dizer que a qualidade é o valor dessa tal moeda, ou seja, quanto maior ela é mais leads você conseguirá captar.
Por isso, aproveite seu conhecimento do público e defina os melhores temas sobre o qual você oferecerá informações em seu email personalizado.
Em seguida, crie conteúdos relevantes, com a linguagem adequada e abusando da criatividade. Afinal, saber como escrever textos é uma arte que todos podemos aprender.
4. Realize testes A/B
A última dica dessa lista são os testes. Afinal, mesmo com todo estudo e planejamento, nada nessa vida é garantido.
Por isso é importante realizar o famoso teste A/B em seus emails personalizados. Dessa forma você descobrirá o que realmente é eficiente.
E essa tarefa pode ser bastante simples, basta criar dois emails diferentes e enviá-los a uma quantidade igual de leads. Aquele que se mostrar mais eficiente é seu email personalizado definitivo.
Agora sim, as dicas estão dadas. É hora de conhecer as ferramentas de email marketing capazes de realizar a personalização.
Ferramentas de personalização de emails
Como o email marketing é uma estratégia muito eficiente, muitas empresas criaram demanda. Então, diversas ferramentas surgiram oferecendo esse serviço nos últimos anos.
No entanto, nem todas elas são tão eficientes ou apresentam opções realmente úteis. Por isso fizemos essa seleção entre as preferidos do mercado:
MailChimp
O MailChimp é uma das ferramentas mais conhecidas de disparo de email marketing. Você mesmo já pode ter esbarrado com simpático chimpanzé sorridente do logo da ferramenta.
Nele é possível criar automação de envio de emails com alta taxa de entrega, integrar outras ferramentas e realizar testes A/B.
O melhor é que existe até uma opção gratuita do MailChimp. No entanto, o software é bastante limitado, oferecendo apenas as opções mais básicas, sem possibilitar gerenciamento de leads e, o pior, só existe em inglês.
Mad Mini
Essa também é uma ferramenta bastante parecida com o MailChimp, porém um pouco menos conhecida no mercado.
Ele oferece recursos semelhantes com os de seu concorrente, como automação de email e integração com outras ferramentas e redes sociais.
O Mad Mini possui também uma versão gratuita para até 100 contatos, isso pode ser bastante interessante a microempresas.
Porém, possui as mesmas limitações vistas no MailChimp, não sendo a melhor opção para empresas com maiores demandas.
Ideal Marketing
Lançado com o objetivo de revolucionar a automação de marketing digital, o software da Ideal Marketing oferece uma ótima ferramenta de emails.
Nela, é possível realizar a criação de forma simples e rápida com o criador de emails Drag and Drop além de automatizar o envio dos emails em um fluxo de marketing.
Junto com esses recursos existem diversos módulos capazes de reunir todas as necessidades de marketing de uma empresa em um só lugar.
Isso significa um gerenciamento completo de leads, criadores de landing pages, CTA’s, redes sociais e muito mais.
Neste conteúdo vimos a importância do email personalizado dentro da estratégia de email marketing.
Isso porque a personalização garante melhores resultados ao adaptar-se a diferentes contatos em diferentes fases do funil de vendas.
Para isso, falamos da necessidade de conhecimento do público, da segmentação de leads, dos conteúdos relevantes e de realizar testes de eficiência.
Também falamos da importância de boas ferramentas de email marketing na aplicação da estratégia, trazendo recursos indispensáveis como gerenciamento de leads e criadores de emails.
Com essas dicas e a ferramenta certa, sua empresa pode atingir uma grande quantidade de consumidores e aumentar as vendas com pequenos investimentos.
Então, é hora de botar tudo em prática! E se precisar de mais dicas, continue aqui no blog da Ideal Marketing.