10 dicas para otimizar a sua conversão de vendas de uma vez por todas

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Publicado: 17 de dezembro de 2019 | Atualizado: 30 de março de 2022.

Manter a taxa de conversão de vendas alta é fundamental para o sucesso do seu negócio. E só quem conhece as próximas 10 dicas consegue aumentar a sua lista de clientes e colocá-lo entre os líderes do mercado.

Como transformar um lead em um cliente fiel, que compra sempre os produtos e serviços da sua empresa?

É uma pergunta difícil de ser respondida, ainda mais agora com o competitivo mercado existente.

Porém, a boa notícia é que toda pergunta difícil também tem as suas respostas, que normalmente são simples e rápidas de serem entendidas.

A dessa questão, por exemplo, é conhecer as principais técnicas de conversão de vendas do mercado.

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E para você saber trazer essa realidade para a sua empresa, confira agora mesmo este conteúdo!

1. Saiba quem quer adquirir os seus produtos e serviços

A primeira etapa para uma boa conversão de vendas é saber quais pessoas desejam comprar os produtos e serviços da sua empresa.

Para tanto, você precisa identificar o público-alvo do seu negócio a fim de explorar abordagens diferentes e descobrir qual delas é a melhor para convencer os consumidores.

E você só conseguirá desvendar para quem você deve direcionar as suas mensagens a partir do momento em que uma pesquisa for realizada com os seus atuais consumidores.

Nessa pesquisa, o foco é descobrir quais as necessidades dos seus clientes e como os seus produtos e serviços podem resolver os seus problemas.

Após descobrir o seu público-alvo, aproveite para também definir a persona do seu negócio e ter mais claro o direcionamento que suas ações devem ter.

2. Entenda no que o seu lead acredita

Agora que você tem um público-alvo e uma persona definida, fica muito mais simples saber como aumentar a conversão vendas dos produtos e serviços da sua empresa.

Isso porque todas as necessidades dos seus clientes estarão bem definidas para que o seu negócio possa apresentar as melhores opções do mercado como solução de problemas.

Além disso, fica muito mais simples desvendar quais no que o seu lead acredita, mesmo se ele já tiver na cabeça uma ideia do que pode ser comprado para resolver o seu empecilho.

3. Tente prospectar durante a semana

A terceira dica para você saber como aumentar a conversão de vendas dos produtos e serviços da sua empresa é separar um tempo da semana para prospectar.

Afinal, não adianta fazer a prospecção de novos clientes de uma única vez, é preciso estabelecer um tempo para isso.

A sugestão é realizar essa prospecção de conversão de vendas pelo menos uma vez por mês ou por semana, a depender do tipo de negócio do qual você estiver inserido.

4. Qualifique seus leads

conversão de vendas

Outro ponto prático que você deve realizar para aumentar a taxa de conversão vendas é a qualificação de leads.

Isso porque o lead não chega pronto no topo do funil de vendas do seu empreendimento: é preciso qualificá-lo para que saia dessa fase e vá para o Meio de Funil e o Fundo de Funil.

Para tanto, é preciso que você crie um pipeline de vendas – ou funil de vendas – para que você saiba quais conteúdos elaborar e divulgar para cada cliente.

5. Descubra com quem vai falar nas reuniões

Antes mesmo de conversar com os seus leads, é preciso descobrir os reais motivos que fizeram com que ele se interessasse pelos produtos e serviços da sua empresa.

A partir daí, você pode entrar na sala de reunião confiante, tendo todos os argumentos necessários para conduzir com excelência o encontro.

E caso a venda não seja concretizada na primeira reunião, não se preocupe! Todo encontro com os seus leads são valiosos para você aprender um pouco mais do que deve ser feito.

Assim como a prática leva à perfeição, as reuniões fazem com que você saiba como aumentar a conversão de vendas!

6. Foque na retenção

O foco das grandes empresas é sempre conquistar novos consumidores e vender os produtos e serviços para eles.

Porém, a maioria delas se esquece de que para aumentar a taxa de conversão vendas, é necessário se preocupar com a retenção de todos esses clientes também.

Por isso, tente divulgar campanhas de novos produtos e serviços para aquele contato que já adquiriu algo da sua empresa.

Com isso, essa pessoa que já conhece a sua mercadoria e o seu bom atendimento tende a voltar a fazer negócio com você e até gastar mais do que costumava.

7. Seja especialista e talentoso em follow-up

O follow-up é fundamental se você quer realmente descobrir como aumentar a conversão de vendas dos produtos e serviços da sua empresa.

Isso porque é devido a essa simples técnica que você consegue manter o contato com os seus leads, permitindo que ele não se esqueça da sua marca.

Tal ação fica mais fácil de ser realizada se você já tem um funil de conversão e vendas bem definido, pois assim o vendedor sabe quando deve dar a atenção necessária para cada um deles.

8. Destaque o diferencial dos seus produtos e serviços

Em todo produto e serviço há sempre uma característica que faz com que as pessoas o adorem.

Sabendo qual é a dos seus produtos e serviços, tente destacá-la para atrair novos leads para a sua empresa.

Essa característica tem que ser realmente um diferencial, não só para os seus consumidores, como também para a concorrência.

Assim, na hora de realizar a venda dos mesmo, fica mais fácil destacar esses pontos e aumentar a taxa de conversão vendas.

9. Faça a gestão de tempo

O segredo de muitos profissionais de sucesso que conseguem aumentar a conversão de vendas das suas empresas é a gestão de tempo.

Ou seja, eles não apenas utilizam agendas e post its para se lembrarem do que é preciso realizar, mas sim definem as prioridades do dia para focar totalmente nelas.

Com isso, você consegue investir sua energia onde realmente trará resultados, otimizando sua taxa de conversão vendas.

10. Feedback é importante

A última dica que temos para te dar para você saber como aumentar a taxa de conversão de vendas é realizar pesquisas de feedback.

Isso porque essa ação melhora consideravelmente o trabalho dos vendedores da sua empresa e faz com que eles consigam aumentar a taxa de conversão vendas dela.

Além do mais, por meio dele é possível entender o que está acontecendo internamente na sua empresa e quais processos podem ser melhorados.

Por isso, nunca esqueça do feedback para atender bem o cliente!

Chegou o momento de fazer a conversão de vendas!

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Antes de você começar a pesquisar melhor como aumentar a conversão de vendas, é necessário compreender que não existe uma fórmula exata para isso.

O que na verdade existem são dicas valiosas, como as que acabamos de te passar, para que os seus produtos e serviços se destaquem dentro do seu segmento de atuação.

E para que você consiga potencializar a taxa de conversão vendas da sua empresa, saiba como ter resultados mais rápidos com uma estratégia de Inbound Marketing.

Bons negócios!

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