O que é taxa de conversão? Garanta o sucesso do seu negócio por meio da conversão de leads
Publicado: 13 de agosto de 2018 | Atualizado: 18 de agosto de 2019.
O que é taxa de conversão? Entender e melhorar a análise dos seus dados de venda é fundamental para diagnosticar o seu negócio. Afinal, só assim você saberá quais ações estão ou não gerando resultados positivos. Então, está na hora de conhecer TUDO sobre esse indicador de sucesso!
Se você é uma pessoa que costuma investir no ambiente digital, talvez já tenha ouvido falar em “taxa de conversão”.
Taxa de conversão? O que faz? Onde vive? E o que come?
Fique calmo, caso ainda não saiba o que é isso, não se preocupe, estamos aqui para resolver esse problema.
Ela é uma das métricas necessárias para analisar e mensurar dados de eficácia das técnicas de marketing que você aplica em seu negócio.
E para que fique claro o que é taxa de conversão e como ela pode ser o indicador do sucesso do seu negócio, confira os seguintes tópicos:
O que é taxa de conversão?
Como viu agora a pouco, a taxa de conversão é o indicador que te permite mensurar dados de quantas pessoas acessam suas páginas e realmente consomem seu conteúdo, serviço e/ou produto.
Ela é chamada assim, pois a ideia é exatamente quantificar a conversão de leads (possíveis clientes) em consumidores reais.
Ao contrário do que você pode imaginar, a conversão não se baseia exclusivamente em vendas, mas também na realização da ação que você deseja do cliente.
Por exemplo, se você tem um blog e seu intuito é disseminar a cultura de uso da maquiagem vegana, o seu “serviço” é a entrega de conteúdos de qualidade. Já a sua taxa de conversão será baseada em quantas pessoas visitaram sua página, leram seus conteúdos e de fato baixaram o seu e-book sobre “Maquiagens Veganas”.
Ou seja, é possível mensurar dados a partir de números de download de um e-book, cadastros em newsletter, pedidos de orçamento e etc.
Por isso, antes de pensar em o que é a taxa de conversão para no seu negócio é necessário saber qual ou quais são os objetivos da sua empresa.
Mas antes de falar sobre objetivos e mensurar dados de resultado é necessário ter claro a diferença entre leads e conversões.
Leads x Conversões
Os leads são os potenciais clientes, ou seja, aqueles que podem vir a consumir sua marca, produto ou serviço.
Mas a quantidade de potenciais clientes que você tem, não garante por si só a conversão de leads.
Por exemplo, voltando ao blog de maquiagem vegana, os leads podem gostar da sua marca, mas caso você não se faça presente e não estimule esse interesse, possivelmente ele acabe não adquirindo o tal e-book.
Calcular taxa de conversão vai te permitir mensurar dados de consumo do seu conteúdo.
Por isso a importância de definir sua intenção. Assim você pode calcular taxa de conversão e ela vai indicar quantos dos seus visitantes concluíram a ação desejada.
Diferente do cliente potencial, que apresenta apenas a chance de se tornar um cliente de fato.
Mas para falar de calcular taxa de conversão é necessário entender que existem algumas formas dela acontecer.
Tipos de conversão
As conversões podem vir de lugares e meio diferentes, por isso assim como outras métricas, a taxa de conversão também possui diferentes divisões para mensurar dados, sendo eles:
Conversão Direta e Indireta
Essa primeira divisão se refere ao comportamento que você deseja do visitante em sua página.
Sendo a conversão direta, aquela ação que começa e termina no primeiro contato.
Ou seja, se o seu objetivo é que o visitante faça uma compra, por exemplo, pode ser que ele nunca tenha tido nenhuma forma de interação com o seu negócio, mas por conta de um anúncio que ele viu no Facebook, ele foi até a sua loja e já efetuou uma compra.
Já a conversão indireta precisa de um contato prolongado, afinal, não vai ser finalizado em apenas uma visita.
Sendo assim, se você tem interesse em vender um serviço, como um aluguel de salão de festas, por exemplo, a solicitação de orçamento é uma conversão indireta, pois cria a chance de ter um “laço” entre você e seu lead para gerar negócios futuros.
Conversão Direta e Orgânica
Já nessa divisão, a intenção é identificar o comportamento do visitante antes de chegar ao seu site. Ou seja, é a forma de entender como ele chegou até você.
Essa conversão direta é a definição de quando o cliente chega até sua página digitando exatamente seu endereço eletrônico.
Logo ele já tem um objetivo definido e talvez ele já saiba o que você oferece.
E a conversão indireta é quando o cliente pesquisa por palavras-chave em um site de pesquisa, como o Google, sua página aparece como resultado e ele te conhece a partir disso.
O que os resultados da taxa conversão significam para sua empresa?
Os resultados dessa vão te permitir mensurar dados da sua página. O que pode te ajudar a definir melhor seu público-alvo e o que o agrada, assim como determinar quais tipos de anúncios realmente são efetivos para suas ações.
E isso quer dizer: a partir desses números, vai ser possível e mais fácil mensurar a eficácia do seu conteúdo para criar maior conversão de leads, por exemplo.
Dessa maneira, você pode investir em ações que ajudem a impulsionar seus objetivos.
Como melhorar sua conversão de leads?
Não adianta apenas entender o que é taxa de conversão se não souber como fazer para melhorá-la, certo?
E é exatamente isso que vamos te explicar agora!
E-mail marketing
Como você já deve saber, o e-mail marketing é utilizado por diversas empresas. Então uma infinidade delas pode estar de olho no seu lead junto com você.
A partir desse contato, você pode calcular taxa de conversão e-mail marketing, que são todos os clientes que vieram até você por meio do e-mail marketing.
Por isso, utilize o e-mail como forma de contato com seus consumidores. Afinal, ele te permite ser presente de alguma maneira no dia-a-dia do seu lead e também de quem já é cliente.
Claro que você não vai enviar 20 e-mails num dia só, a não ser que o seu público-alvo tenha isso de forma positiva.
Lembre para ele porque ele se cadastrou em sua newsletter e o porquê ele precisa de você. Isso cria proximidade e aumenta suas chances de conversão de leads.
Agora que você já sabe sobre a taxa de conversão e-mail marketing, vamos ao próximo tópico!
Design x Conteúdo
A configuração visual da landing page ou da sua página pode ser um fator decisivo de compra do seu visitante.
Por isso, de acordo com seu público é essencial investir no bonito, claro e simples.
Não criar ruídos para as informações é a melhor maneira de garantir a transmissão da mensagem.
Uma vez definido quais são os destaques em sua página, trabalhe no desenvolvimento de como essas informações serão passadas.
Às vezes um vídeo é mais atraente que um texto. Uma imagem pode ser mais chamativa que um vídeo. E assim vai…
Mas não basta ter uma página bonita, precisa de conteúdo atraente e preciso.
Ah! E quando for planejar esse design, não se esqueça dos gatilhos mentais.
As técnicas de copywriting podem se unir a outros fatores para fortalecê-los.
Bom, diríamos que agora você tem sua página linda, com seus destaques sucintos e claros. Agora faltam motivações para a sua intenção de ação, como por exemplo, comentários de usuários que já testaram seu serviço.
Esse tipo de ação, serve como gatilho de interesse no visitante e reflete diretamente no comportamento dele, logo, mexe com a conversão de seus leads..
Testes A/B
Os testes A/B são exatamente o que o conceito sugere, testes de diferentes conteúdos para mensurar resultados e quais têm mais efeito positivo em sua página.
Com o teste A/B você coloca duas páginas no ar, porém com um detalhe para diferenciar as duas. Somente um detalhe por vez, para os resultados poderem ser eficazes, tá?
Feito isso, você pode calcular taxa de conversão para mensurar dados obtidos em cada página e fazer as devidas alterações aos poucos. Moldando seu design e conteúdo de acordo com o que mais resulta em conversão de leads.
Call to action
O CTA também é um daqueles gatilhos citados, mas é ele quem concretiza a ação, então a atenção dada a esse estímulo deve ser mais diferenciada.
Ele não pode passar batido!
Vamos supor que seu site seja todo verde e branco, alguns desenhos aqui, imagens ali, textos acolá.
Seu Call to action não pode passar despercebido pelo conteúdo, afinal, é por conta da existência dele que seus leads podem se tornar conversões, o que te permitirá mensurar dados de conclusão de ação.
Sendo assim, deixe claro porque é importante que o visitante clicar no CTA. Adicione padrões de urgência a seu botão como “esgotando” ou “somente hoje”.
Se você tiver interesse em saber mais sobre o assunto, confira o conteúdo de como converter tráfego com CTA.
Cadastro via rede social
Outro incentivo diferenciado pode ser a opção de acessar seu conteúdo sem a necessidade de realizar um cadastro em seu site, mas vinculando a conta de alguma rede social à sua página.
Isso não só facilita e agiliza a posição do visitante em sua página, como também te ajuda a encontrá-lo no Facebook, por exemplo.
Thank you page
Por fim, uma vez que você conquistou a conversão de leads, o próximo passo é a página de agradecimento.
Tudo bem, ele também está ganhando algo, mas foi você quem possibilitou isso e, sendo grato, você não só diz pra ele o quando ele é especial, como também abre uma nova porta para futuros negócios.
Na thank you page, você obviamente vai agradecer pela ação, seja ela um download, compra ou cadastro.
E pode aproveitar para inserir novos gatilhos, como outros conteúdos que podem ser compatíveis com os interesses dele.
Links para curtir seus perfis nas redes sociais, outros produtos semelhantes e descontos para compras futuras.
Estude seus resultados
Agora que você já sabe o que é taxa de conversão, o que significa para sua empresa e conheceu algumas dicas de como melhorar sua taxa, aplique todos esses conhecimentos no seu negócio.
Faça seus testes A/B para calcular taxa de conversão e veja qual proporciona o melhor resultado.
Além disso, se quiser mais ideias sobre como melhorar seu negócio, veja como converter tráfego e outras dicas no Blog Ideal Marketing.