Conteúdo interativo é a tendência do marketing que vai bombar seu engajamento

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Publicado: 16 de setembro de 2021 | Atualizado: 28 de setembro de 2021.

Conteúdo interativo é a mais nova tendência dentro do marketing para geração de engajamento orgânico. Mas o que é, como ele pode ser utilizado e quais são os benefícios para o seu negócio na web?

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Conteúdo interativo existe de diversas maneiras em todos os cantos da internet, principalmente nas redes sociais.

Isso porque esse tipo de material ajuda muito a impulsionar o engajamento. Além disso, também é capaz de aumentar a base de dados de potenciais clientes, os quais podem ser analisados para futuras campanhas, por exemplo.

Mas o que significa conteúdo interativo? Bem, grosso modo, é todo e qualquer material produzido que possibilita a interação do usuário. Com isso, existe um maior engajamento orgânico e possibilidade de conhecer cada vez mais os clientes em potencial.

Inclusive, existem diversas maneiras de produzir conteúdo interativo no marketing, com resultados promissores para o seu negócio.

Se você ficou interessado no assunto e quer aumentar seu engajamento através de conteúdo interativo no marketing, veja algumas informações que preparamos para te ajudar!

O que é conteúdo interativo?

Conteúdo interativo é aquele tipo de conteúdo em que as pessoas não apenas assistem ou leem determinada informação, elas participam e interagem.

Ou seja, é possível tomar uma decisão, clicar, responder e afins. O usuário interage desses materiais dinâmicos e deixa de ser apenas um espectador.

Podemos citar como exemplos infográficos interativos, quizzes e jogos de perguntas e respostas.

Todo esse material (no marketing) tem como principal objetivo proporcionar interatividade do usuário com o conteúdo, Isso acaba gerando um maior engajamento e gerando a possibilidade de coletar dados dos usuários, o que muda por completo a eficiência de uma estratégia de marketing de conteúdo.

Quais são os benefícios do conteúdo interativo?

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O uso do conteúdo é fundamental se você busca melhores resultados para o seu negócio online.

Isso porque esse tipo de material prende a atenção do usuário, fazendo com que ele fique mais tempo na sua página. Essa interação é essencial para manter leads engajados.

Além disso, esse tipo de conteúdo faz o engajamento do seu negócio “bombar”, visto que o cliente não apenas recebe aquele conteúdo, mas também faz parte da sua construção.

Ou seja, o usuário não vai apenas ler ou ver algo, vai interagir também. E isso faz muita diferença.

Dentro do marketing digital, também podemos destacar como benefício a gamificação.

No processo de gamificação, são utilizadas algumas técnicas de características de jogos. Assim, a interação fica mais leve e divertida.

Conteúdo passivo e interativo são tipos de materiais diferentes com propostas diferentes também.

O conteúdo passivo é aquele tipo de conteúdo clássico, no qual você apresenta o que quer por meio de textos, vídeos, áudios etc. de forma tradicional, sem nenhuma interação possível por parte do usuário.

Já o conteúdo interativo, como falamos anteriormente, é muito diferente do convencional.

Nele, o principal objetivo é buscar a interação do usuário com o conteúdo.

Isso pode ser feito por meio de testes, quizzes e jogos, por exemplo, o que acaba gerando mais curiosidade e engajamento por parte do cliente.

Tipos de conteúdos interativos

Conteúdos interativos no marketing são muito importantes para gerar engajamento orgânico e prender a atenção do usuário na sua página, fazendo com que o cliente se sinta mais à vontade para consumir o que você está oferecendo.

E para isso, existem algumas formas bem interessantes. Essas são algumas delas:

  • Transmissões ao vivo;
  • Quizzes;
  • Testes sobre assuntos de interesse;
  • Jogos interativos;
  • Vídeo interativo;
  • Infográficos.

Mas você pode também criar um conteúdo e pedir para que os usuários comentem algo, dessa forma, também acontecerá um determinado tipo de interação.

O que fazer para produzir conteúdo interativo?

Para produzir esse tipo de conteúdo, primeiro é necessário conhecer seu público e entender o que ele gosta.

Com essas informações, você pode começar a pensar no tipo ideal. É interessante utilizar conteúdos que você já conhece para produzir com interação.

Para o conteúdo no marketing, também é interessante produzir visando as etapas do funil.

Com isso, as publicações fazem parte do ciclo de vendas, desempenhando um papel fundamental no objetivo final dentro do marketing e de vendas.

Por fim, é necessário implementar layouts responsivos para conteúdos web.

Afinal, como o conteúdo é puramente interativo, todos os elementos da tela do celular ou do computador devem estar funcionando perfeitamente. Isso é muito importante para o sucesso de uma estratégia que usa o conteúdo interativo como base.

Ferramentas para construir conteúdos interativos

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Já falamos sobre a importância do conteúdo interativo no marketing, bem como seus tipos e sua utilização.

Agora, vamos te mostrar algumas ferramentas que podem ajudar muito na implementação desses conteúdos no seu negócio.

Você só precisa pesquisar a ferramenta certa para utilizar da forma que mais te agrada. Aqui estão elas:

  • Quizur te ajuda a criar quizzes;
  • Mapme é ótimo para a criação de mapas interativos;
  • Contentools te ajuda com a criação de mapas, quizzes e infográficos;
  • Survey Monkey para criar pesquisas interativas;
  • E muitas outras.

Conteúdo interativo é fundamental para bombar seu negócio na web

O conteúdo interativo no marketing é muito importante para se destacar e engajar com o público nos dias atuais.

Com tantas ofertas de conteúdo na internet, a interatividade com certeza é um diferencial importante para a obtenção de novos clientes e engajamento. Por isso, é tão usado e virou febre na internet.

Com as dicas e explicações que demos nesse texto, se você se interessou pelo assunto, saiba que está no caminho certo para utilizar o conteúdo no seu negócio ou nos seus textos de marketing digital.

Com essa ferramenta, você tem tudo para bombar o engajamento da marca!

Se você gostou desse artigo e quer mais informações sobre conteúdo interativo e marketing digital na web, continue acompanhando os textos dentro do nosso blog!

Vamos sempre trazer dicas e sugestões que com certeza vão te ajudar a fazer sucesso no mundo digital, se prepare!

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