Conteúdo interativo é a tendência do marketing que vai bombar seu engajamento
Publicado: 16 de setembro de 2021 | Atualizado: 28 de setembro de 2021.
Conteúdo interativo é a mais nova tendência dentro do marketing para geração de engajamento orgânico. Mas o que é, como ele pode ser utilizado e quais são os benefícios para o seu negócio na web?
Conteúdo interativo existe de diversas maneiras em todos os cantos da internet, principalmente nas redes sociais.
Isso porque esse tipo de material ajuda muito a impulsionar o engajamento. Além disso, também é capaz de aumentar a base de dados de potenciais clientes, os quais podem ser analisados para futuras campanhas, por exemplo.
Mas o que significa conteúdo interativo? Bem, grosso modo, é todo e qualquer material produzido que possibilita a interação do usuário. Com isso, existe um maior engajamento orgânico e possibilidade de conhecer cada vez mais os clientes em potencial.
Inclusive, existem diversas maneiras de produzir conteúdo interativo no marketing, com resultados promissores para o seu negócio.
Se você ficou interessado no assunto e quer aumentar seu engajamento através de conteúdo interativo no marketing, veja algumas informações que preparamos para te ajudar!
O que é conteúdo interativo?
Conteúdo interativo é aquele tipo de conteúdo em que as pessoas não apenas assistem ou leem determinada informação, elas participam e interagem.
Ou seja, é possível tomar uma decisão, clicar, responder e afins. O usuário interage desses materiais dinâmicos e deixa de ser apenas um espectador.
Podemos citar como exemplos infográficos interativos, quizzes e jogos de perguntas e respostas.
Todo esse material (no marketing) tem como principal objetivo proporcionar interatividade do usuário com o conteúdo, Isso acaba gerando um maior engajamento e gerando a possibilidade de coletar dados dos usuários, o que muda por completo a eficiência de uma estratégia de marketing de conteúdo.
Quais são os benefícios do conteúdo interativo?
O uso do conteúdo é fundamental se você busca melhores resultados para o seu negócio online.
Isso porque esse tipo de material prende a atenção do usuário, fazendo com que ele fique mais tempo na sua página. Essa interação é essencial para manter leads engajados.
Além disso, esse tipo de conteúdo faz o engajamento do seu negócio “bombar”, visto que o cliente não apenas recebe aquele conteúdo, mas também faz parte da sua construção.
Ou seja, o usuário não vai apenas ler ou ver algo, vai interagir também. E isso faz muita diferença.
Dentro do marketing digital, também podemos destacar como benefício a gamificação.
No processo de gamificação, são utilizadas algumas técnicas de características de jogos. Assim, a interação fica mais leve e divertida.
Conteúdo passivo e interativo são tipos de materiais diferentes com propostas diferentes também.
O conteúdo passivo é aquele tipo de conteúdo clássico, no qual você apresenta o que quer por meio de textos, vídeos, áudios etc. de forma tradicional, sem nenhuma interação possível por parte do usuário.
Já o conteúdo interativo, como falamos anteriormente, é muito diferente do convencional.
Nele, o principal objetivo é buscar a interação do usuário com o conteúdo.
Isso pode ser feito por meio de testes, quizzes e jogos, por exemplo, o que acaba gerando mais curiosidade e engajamento por parte do cliente.
Tipos de conteúdos interativos
Conteúdos interativos no marketing são muito importantes para gerar engajamento orgânico e prender a atenção do usuário na sua página, fazendo com que o cliente se sinta mais à vontade para consumir o que você está oferecendo.
E para isso, existem algumas formas bem interessantes. Essas são algumas delas:
- Transmissões ao vivo;
- Quizzes;
- Testes sobre assuntos de interesse;
- Jogos interativos;
- Vídeo interativo;
- Infográficos.
Mas você pode também criar um conteúdo e pedir para que os usuários comentem algo, dessa forma, também acontecerá um determinado tipo de interação.
O que fazer para produzir conteúdo interativo?
Para produzir esse tipo de conteúdo, primeiro é necessário conhecer seu público e entender o que ele gosta.
Com essas informações, você pode começar a pensar no tipo ideal. É interessante utilizar conteúdos que você já conhece para produzir com interação.
Para o conteúdo no marketing, também é interessante produzir visando as etapas do funil.
Com isso, as publicações fazem parte do ciclo de vendas, desempenhando um papel fundamental no objetivo final dentro do marketing e de vendas.
Por fim, é necessário implementar layouts responsivos para conteúdos web.
Afinal, como o conteúdo é puramente interativo, todos os elementos da tela do celular ou do computador devem estar funcionando perfeitamente. Isso é muito importante para o sucesso de uma estratégia que usa o conteúdo interativo como base.
Ferramentas para construir conteúdos interativos
Já falamos sobre a importância do conteúdo interativo no marketing, bem como seus tipos e sua utilização.
Agora, vamos te mostrar algumas ferramentas que podem ajudar muito na implementação desses conteúdos no seu negócio.
Você só precisa pesquisar a ferramenta certa para utilizar da forma que mais te agrada. Aqui estão elas:
- Quizur te ajuda a criar quizzes;
- Mapme é ótimo para a criação de mapas interativos;
- Contentools te ajuda com a criação de mapas, quizzes e infográficos;
- Survey Monkey para criar pesquisas interativas;
- E muitas outras.
Conteúdo interativo é fundamental para bombar seu negócio na web
O conteúdo interativo no marketing é muito importante para se destacar e engajar com o público nos dias atuais.
Com tantas ofertas de conteúdo na internet, a interatividade com certeza é um diferencial importante para a obtenção de novos clientes e engajamento. Por isso, é tão usado e virou febre na internet.
Com as dicas e explicações que demos nesse texto, se você se interessou pelo assunto, saiba que está no caminho certo para utilizar o conteúdo no seu negócio ou nos seus textos de marketing digital.
Com essa ferramenta, você tem tudo para bombar o engajamento da marca!
Se você gostou desse artigo e quer mais informações sobre conteúdo interativo e marketing digital na web, continue acompanhando os textos dentro do nosso blog!
Vamos sempre trazer dicas e sugestões que com certeza vão te ajudar a fazer sucesso no mundo digital, se prepare!