Como fazer vídeo para bombar sua empresa na web de forma prática

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 10 de maio de 2018 | Atualizado: 29 de julho de 2019.

Para saber como fazer vídeo de qualidade e ajudar sua empresa a ter mais presença na web é necessário conhecer algumas dicas de ouro. Mas como criar um vídeo que além de dar mais visibilidade para sua empresa ainda ajudem a atrair novos clientes? Vem cá que a gente te mostra!

De acordo com um estudo feito pela Cisco Forecast, a previsão é que, em 2019, 80% do tráfego da internet seja feito por meio de vídeos.

Esse é um crescimento espantoso se comparado aos 69% de tráfego na web em 2017.

Percebendo essa mudança relacionada a vídeos na web, o número de empresas que têm investido na produção desse tipo de conteúdo cresce a cada ano.

E-book Ideal Marketing para atrair clientes e aumentar o faturamento da empresa

Só para você ter uma idéia, de acordo com dados de pesquisas, nos últimos anos as empresas passaram a investir 60% a mais em produção de vídeo.

Com esses dados é possível entender que as redes sociais como o YouTube favorecem muito a divulgação de uma empresa e por isso, a cada dia que passa, o número de CEOs que têm investido nesse tipo de conteúdo só cresce.

Venha com a gente e aprenda como fazer vídeo de forma criativa a fim de divulgar sua empresa na web com os melhores equipamentos e programas de edição.

Confira nossos tópicos:

Por que escolher o formato de vídeo?

Por que escolher o formato de vídeo

Vai parecer estranho fazer essa pergunta logo de início, mas você sabia que produzir vídeo para a web é uma maneira muito eficiente de conquistar clientes?

De acordo com dados do próprio YouTube, a maioria das visualizações feitas na plataforma vêm de aparelhos móveis.

Isso significa que o seu cliente terá acesso a conteúdo criativo da sua empresa pelo celular.

Por isso o YouTube não é apenas uma forma de distração passar um vídeo enquanto você trabalha ou estuda!

Dessa forma, as empresas escolhem o formato de divulgação em vídeo para garantir que os usuários possam ter acesso a informações da sua empresa por meio de um conteúdo leve e fácil de entender.

Você vai causar muito mais interesse do público quando criar um vídeo explicando como usar um produto ou serviço do que apenas fazendo um post com imagem simples no Facebook ou Instagram, por exemplo.

Afinal, vivemos na era da internet e a produção de conteúdo em vídeo facilita (e muito) a divulgação da sua empresa em diferentes tipos de redes sociais.

Por isso, para entender como fazer vídeo para divulgar sua empresa na web, é preciso conhecer plataformas que facilitam o uso desse tipo de mídia na internet.

Canais de divulgação

Como pensar em um vídeo para divulgação na web

Dentro da web existem diversas ferramentas, plataformas e sites os quais permitem a uma empresa fazer divulgação de vídeos.

E vendo por esse lado, as mais comuns e, por que não dizer, as mais eficientes, quando o assunto é gerar resultado, são as redes sociais.

Elas são o destino da maioria dos investimentos feitos em anúncios e links patrocinados de uma empresa, porque oferecem um resultado muito favorável para o setor de marketing digital.

Afinal, mais de 70% da população brasileira acessa as redes sociais pelo celular, de acordo com estudos.

Isso explica por que as redes sociais ajudam a manter um relacionamento mais próximo com seus clientes. Então por que não investir em vídeos dentro dessas plataformas?

Para te ajudar com isso listamos aqui um ranking das cinco redes sociais mais usadas quando o assunto é aproximar-se dos clientes por meio da web:

  • YouTube;
  • Facebook;
  • Instagram;
  • Google+;
  • Vimeo.

Como você viu, as opções de divulgar vídeos dentro das mídias sociais são grandes, a questão é como fazer vídeo de qualidade e quais os benefícios em fazer um vídeo.

Como pensar em um vídeo para divulgação na web

Dentro da internet, a concorrência por atenção é tão disputada quanto a audiência entre as maiores emissoras de TV às 21:00h.

Por isso, o conteúdo publicado nos vídeos precisa ser informativo, engajador e curto, na maioria das vezes.

Não se engane!

Ninguém gosta de ver vídeos longos (a menos que seja uma série do Netflix)! 😉

Dessa forma, você deve apostar em vídeos que respeitem a conclusão de uma ideia central, independente do tempo que leve para isso.

Mas é preciso ficar atento, principalmente em vídeos muito longos ou muito curtos para não prejudicar a qualidade da informação passada.

Isso porque vídeos longos demais se tornam cansativos quando não há um cuidado com a construção dos assuntos.

Lembre-se, você não divulgá-lo em uma única rede social!

E como você já viu antes, existem muitas formas de “subir” seus vídeos na web e o tamanho deles influencia na qualidade da imagem e na construção do tema.

Até porque um vídeo com tema desconexo, sem início, meio e fim, pode fazer alguém desistir de assistir.

Na verdade, se não for muito interessante, nem você não perderia seu tempo com isso!

Mas, voltando a falar de possíveis locais para publicação…

É justamente por existirem muitos locais de divulgação na web que cada vídeo precisa seguir um objetivo específico:

  • Divulgar – uma empresa, novidade ou promoção;
  • Informar – sobre o funcionamento de um determinado produto ou serviço;
  • Ensinar – passo a passo de como utilizar um produto ou serviço específico;
  • Engajar – os usuários a conhecer um novo modelo de empresa (a sua).

Cada um dos objetivos acima deve ajudar a pessoa que está assistindo a tomar uma determinada decisão ou até mesmo sentir necessidade de ter aquilo para sí (produto/serviço).

Sabendo qual o seu objetivo com cada vídeo fica mais fácil ser reconhecido no meio online e a matemática é muito simples por trás de todo esse processo:.

Quanto mais presença na web sua empresa tiver, mais pessoas terão conhecimento da sua marca e, possivelmente, mais vendas você pode ter.

Sendo assim, depois de definir como fazer vídeo e qual o objetivo dele é importante começar a produzir um bom conteúdo.

E para ajudá-lo com isso preparamos uma seleção com as melhores dicas que farão você arrasar na criação de conteúdo engajador e informativo.

Confere essa lista aí:

Confira 5 dicas infalíveis para garantir o sucesso!

Confira 5 dicas infalíveis para garantir o sucesso!

Você já pensou como fazer vídeo da sua empresa, agora vamos começar a aprofundar um pouco mais nos métodos que precisa conhecer a fim de garantir o bom andamento de criação.

Primeiro, você precisa entender que nenhuma empresa pode ser conhecida na internet se não investir em estratégias de marketing específicas para que o seu público possa reconhecê-la em meio aos concorrentes.

Por isso é importante separar alguns pontos essenciais para não cometer erros na produção do seu vídeo e como nós somos muito parceiros separamos uma lista com tudo para você montar o melhor conteúdo!

Dá uma conferida aqui:

Estude seu público

Assim como você estudou o mercado ao criar a sua empresa, a necessidade de definir quem será o seu público é extremamente importante quando se procura saber como fazer vídeo.

Para isso, conheça muito bem quem é o seu público para que os vídeos tenham “a cara” do seu cliente.

Acredite, você só tem a ganhar quando procura conhecer quem é o seu tipo de cliente ideal, já que poderá produzir conteúdos relacionados a eles e até mesmo novos produtos e serviços voltados para o perfil deles.

Para isso, é importante definir como será a representação semi-fictícia do seu cliente ideal, sua buyer persona.

Semi-fictícia porque, apesar de ser um personagem fictício, os dados usados ao montar a sua buyer persona são reais.

Mas fique tranquilo, se estiver curioso sobre o estudo do seu cliente ideal, confira nosso texto sobre o que é persona e seja um Expert no assunto.

Linguagem

Agora que você definiu o seu cliente ideal para assistir os vídeos, analise a linguagem que será utilizada.

Justamente por conhecer o seu cliente você poderá usar termos e expressões presentes no dia a dia do seu cliente.

Por exemplo:

  1. A sua empresa trabalha com criação de software de gestão empresarial.
  2. Sua buyer persona é um CEO, diretor, gestor ou líder de equipes, por volta dos seus 35 anos, morador da cidade de São Paulo, formado em economia.

Com esses dois dados já é possível criar um tipo de linguagem com o objetivo de tratar nos vídeos (e demais formatos de divulgação) sobre os assuntos mais pertinentes ao seu cliente.

Por isso, é importante tomar bastante cuidado com a linguagem utilizada.

Pois o foco do seu conteúdo deve ser SEMPRE o seu cliente ideal e só assim você entenderá mais uma etapa de como fazer vídeo.

Personalize os vídeos para o público-alvo

Depois de conhecer como fazer vídeo, definir o público e a linguagem é importante direcionar os assuntos àqueles a quem realmente os vídeos são destinados.

Desse modo, trate nos vídeos sobre temas relacionados ao dia a dia do seu cliente ideal, coisas relacionadas as suas necessidades com o seu produto ou serviço e até mesmo dicas!

Como você acha que nós baseamos nossos textos? Na nossa buyer persona, é claro!

Por isso aqui no blog você só vai encontrar assuntos relacionados ao crescimento da sua empresa.

Assim você deve tratar o seu cliente!

Oferecendo a ele conteúdo rico sobre os produtos da sua empresa, ou seja, criando materiais em diferentes tipos de mídia que tenham total relação com as necessidades do seu cliente.

Identidade visual padronizada

Depois de entender como fazer vídeo, qual o público, a linguagem ideal e a personalização dos temas, é preciso definir uma identidade visual para seus vídeos.

Por isso, nada de fazer vídeos com o fundo verde reluzente se o logo da sua empresa é vermelho vinho! Preste atenção nas cores do logo da sua empresa e cuide para seus vídeos terem um padrão similar a elas.

Outra parte importante para manter a identidade visual é escolher boas fontes de texto para todos os vídeos.

Para isso, defina um padrão de fonte em cada tópico do seu vídeo, seja o título, os subtópicos ou até mesmo os textos de explicação ou de identificação dos objetos e pessoas.

Por isso, cuide da identidade visual dos vídeos deixando-os de acordo com as cores e a identidade da sua empresa.

Use os equipamentos certos

Não adianta de nada saber como fazer vídeo se você não utiliza os equipamentos corretos com o objetivo de produzir um material de qualidade.

Afinal, não tem como criar um vídeo de qualidade sem um equipamento eficiente especialmente voltados para vídeos de divulgação.

Mas você vai me dizer: “Ah, mas o meu smatphone é de última geração! Possui uma câmera que grava em FullHD e só falta fritar ovo para ser perfeito!”

Calma, meu amigo!

Existem Smartphones com uma excelente câmera de vídeo, mas não oferecem as funcionalidades e angulação de uma câmera de qualidade.

Por isso, invista um pouco em uma câmera de qualidade com uma lente simples para seus vídeos terem a melhor imagem possível.

Além disso, é necessário cuidar do som e da iluminação do local de gravação, caso você vá fazer uma transmissão ao vivo, por exemplo.

Agora, se você tem planos de fazer uma animação com slides, é importante escolher programas de edição que atendam a sua demanda.

Para te ajudar um pouco mais, dê uma olhada em nosso conteúdo sobre app de fazer vídeo e saiba qual o melhor programa para casos assim.

Programas de edição

Depois de conhecer como fazer vídeo e quais equipamentos utilizar, vamos pensar um pouco na parte de edição desse conteúdo.

Parece complicado fazer a edição de um arquivo de vídeo, mas só parece. Você precisa usar o programa para montar vídeo mais adequado a você e às necessidades do seu vídeo.

Afinal, dentro do mundo da edição de vídeos existem programas os quais funcionam como um perfeito “mar de rosas” a quem busca por qualidade.

Além disso, você não precisa editar vídeos apenas dentro de um programa no computador. Existem apps de fazer vídeo muito eficientes os quais podem fazer do seu smartphone uma ilha de edição.

Por isso, separamos uma lista com os 10 mais famosos programas para montar vídeo que você pode utilizar no seu trabalho:

1. Windows Movie Maker;
2. VirtualDub;
3. Wax;
4. Avidemux;
5. Ffmpeg;
6. Blender;
7. ZS4 Video Editor;
8. Jahshaka;
9. Zwei-Stein;
10. Movica.

Depois de conhecer os programas mais usados na criação de conteúdo e de entender como fazer vídeo criativo, saiba como produzir um vídeo de forma diferente dos demais.

Não faça mais do mesmo

Nunca repita as mesmas ideias ou o mesmo estilo dos seus concorrentes ao criar os vídeos.

Dessa forma, o novo é sempre bem visto no mundo online, por isso acredite, a criatividade é uma ferramenta muito boa aos quem trabalha com criação de conteúdo.

Uma série de imagens sobre a empresa ou o seu produto pode até ser interessante, mas não vai impactar tanto o usuário quanto um vídeo cheio de criatividade feito exclusivamente para engajar.

Por isso, apostar na caixinha de surpresas da criatividade pode ser a diferença entre como fazer vídeo simples na web e como criar um vídeo super engajador a fim de trazer mais potenciais clientes!

Presença e criatividade na web fazem sua empresa conquistar o sucesso

Presença e criatividade na web fazem sua empresa conquistar o sucesso

Bom, como você já sabe como fazer vídeo com o objetivo de divulgar sua empresa online, siga cada uma das instruções e garanta a possibilidade de aumentar consideravelmente sua presença na web.

Até porque, se o seu cliente está na internet, seja no YouTube, Facebook, Instagram, Google+ e diversas outras plataformas de divulgação online, você precisa estar presente nessas mídias também!

Mas calma, vamos fazer uma pequena revisão de todo o conteúdo e assim você poderá fixar na mente cada detalhe.

Não se esqueça de anotar!

  1. O formato de vídeo passou a ser adotado na criação de conteúdo empresarial;
  2. Os vídeos podem trazer muitos clientes a uma empresa, se feitos com qualidade;
  3. Defina quais as redes sociais certas ao pensar em como fazer vídeo e divulgar seu conteúdo;
  4. É preciso pensar em possíveis consumidores desses vídeos ao analisar como fazer vídeo;
  5. Saiba quem são os clientes da empresa e qual o motivo deles assistirem seus conteúdos;
  6. Personalize os vídeos à linguagem do seu cliente;
  7. Crie um padrão visual em todos os conteúdos;
  8. Utilize os equipamentos de gravação certos e garanta qualidade;
  9. Seja sempre criativo e nunca faça mais do mesmo.

O sucesso vem aos adiantados em relação ao concorrente. Esteja sempre dez passos a frente se quiser ter cem clientes a mais!

Por isso, aprenda antes do seu concorrente a como fazer vídeo para web sem deixar de usar criatividade, baixe programas de edição de qualidade!

Agora, dê uma olhada no blog a fim de saber um pouco mais sobre produção e divulgação de conteúdo na web!

Nós sempre postamos algo interessante, vale a pena conferir!

Compartilhe nas Redes Sociais!