Conheça os benefícios do ColdMail para sua estratégia de Marketing Digital
Publicado: 30 de novembro de 2021 | Atualizado: 11 de março de 2022.
Coldmail, você sabe o que é? Para apostar nessa estratégia de e-mail marketing e ter bons resultados é necessário seguir algumas dicas importantes! Chegou a hora de tornar o seu disparo de e-mail em massa infalível!
Prospectar clientes é uma necessidade natural de qualquer empresa.
Além disso, fazer contato com o público é fundamental tanto para convidá-lo à primeira compra ou para engajá-lo a continuar comprando com você.
A questão é, tem muitas pessoas que nunca ouviram falar da sua empresa ou do seu produto/serviço, então como se apresentar para elas ou então voltar a despertar interesse nas pessoas que já não compram mais com você?
Confira neste conteúdo como escrever um coldmail que realmente converte e entenda exatamente o que é coldmail!
O que é ColdMail?
Coldmail, também conhecida em sua tradução por “e-mail frio”, é o e-mail enviado pela equipe de marketing sem que o destinatário tenha pedido ou permitido esse contato.
De modo geral, é muito usado para apresentar produtos ou serviços a possíveis clientes, mesmo que não tenham demonstrado interesse direto.
Ou então é usado para abordar novamente clientes antigos que não compraram mais com você.
Isto é, por meio do filtro feito por profissionais e inteligência de sistemas, as empresas definem seu perfil ideal de cliente e, aqueles que tiverem as características traçadas, estão aptos para receber o coldmail.
Os contatos são conquistados por meio de uma vasta relação de mailings (sejam arquivos prontos ou alinhados pela própria equipe).
A questão principal ao entender o que é coldmail é que ele se trata de um e-mail marketing enviado para pessoas que não estão engajados com o seu negócio, seus produtos ou serviços.
O que você precisa para ser assertivo na hora de criar um coldmail?
Geralmente o coldmail é feito por um disparo de email em massa por ferramentas de disparo de email marketing que os profissionais da área usam.
Mas como ser assertivo na hora de criar e enviar esses e-mails?
Escrever e enviar e-mails pode parecer muito simples, mas a verdade é que para escrever um coldmail que realmente seja capaz de trazer resultados para o disparo de e-mail em massa, é preciso seguir algumas técnicas importantes.
E vamos te apresentar algumas delas a seguir!
Assunto
Os assuntos enviados em coldmail precisam realmente despertar a vontade no usuário de clicar e chamar atenção para que não passe batido ou fique perdido no meio de milhares de outros e-mails que a pessoa recebe ao longo dos dias.
O assunto precisa impactar e engajar.
Por isso, seja claro e provocativo, além de relevante. Sempre dentro do contexto da mensagem que deseja passar.
Briefing
O briefing nada mais é que as primeiras palavras que constituem o seu e-mail, seja ele ou não um coldmail.
É momento de se apresentar e fazer com que o destinatário queira seguir a leitura.
Então, aposte em uma apresentação clara e objetiva que encante o olhar do usuário e gere curiosidade suficiente para ele decidir ler até o final.
Identificação
Se o lead (potencial cliente) já conhece seu produto ou serviço de algum lugar, esse é o momento de lembrá-lo e voltar a encantá-lo.
Caso ele ainda não te conheça, crie a identificação necessária para que ele tenha vontade de parar para ler o que você tem a dizer.
Torne o coldmail familiar e o deixe mais próximo de você.
Até porque, lembre-se que o coldmail é um e-mail para quem ainda não está engajado com você, então é essencial gerar primeiro essa identificação, caso contrário o usuário não tem porque perder tempo.
As pessoas buscam se conectar com quem gera essa conexão com elas, seja pela dor ou pelo amor.
Corpo do e-mail
Por mais estratégico que seja o disparo de email em massa e por melhor que sejam as ferramentas de disparo de email marketing, nada funcionará bem se a mensagem for muito complexa, não gerar conexão com o público e exigir muito tempo de leitura.
Ou seja, seu coldmail será ignorado e isso é tudo que você não quer, certo?
Por isso, seja o mais claro possível. Foque em frases e palavras que levem informações realmente importantes e convidativas ao leitor.
Aparência
A aparência do coldmail também é fortemente avaliada, mesmo que de forma inconsciente. E é por isso que você não deve ignorá-la.
Por exemplo, abrir um coldmail que parece simplesmente um disparo de email em massa, sem foco no cliente, não irá trazer resultados.
Você precisa colocar elementos que chamem a atenção do leitor para o que você precisa e faça ele entender que aquele e-mail foi pontualmente pensado para ele.
Para isso, negrito, itálico, cores diferentes, emojis e outras formas gráficas de chamar atenção são ótimos para fazer esse direcionamento de leitura e criar uma proximidade maior com o leitor.
Agora, cuidado com imagens, elas podem ser considerar SPAM ou então serem pesadas demais para abrir para o usuário, e isso tudo irá minar sua estratégia.
CTAs (Calls to Action)
A “chamada para ação” é um dos pontos-chave na escrita de um bom coldmail com disparo de email em massa.
Na verdade, em qualquer ação de Marketing Digital estratégico, ter um CTA é essencial para incentivar a ação do público.
É ela que leva o leitor à ação, isto é, ao clique. Por isso, deixe evidente quais são os passos a serem seguidos por ele no seu coldmail.
Assinatura
A forma como você vai encerrar o coldmail é tão importante quanto a forma que você o inicia.
Por isso, aposte em um encerramento estratégico. E é claro que nele deve haver uma assinatura que contenha informações importantes como telefone de contato e o que mais for pertinente para o cliente saber como e onde te encontrar.
10 modelos de templates de coldmail
Para te inspirar na hora de fazer o disparo de email em massa e ajudar na escolha de ferramentas de disparo de email marketing que ajudem você a entregar a mensagem certa para o público certo, seguem abaixo alguns modelos de templates de coldmail capazes de gerar bons resultados!
1 – Mobile coldmail
Assunto: {Empresa do prospect}
{Nome do prospect},
Sou o {seu nome} da {sua empresa} e ajudamos empresas como a {empresa do prospect} com {breve pitch da sua solução que você oferece}.
Quero te contar um pouco mais sobre isso. Posso te ligar para uma conversa rápida ainda essa semana?
Abs,
{Seu nome e/ou assinatura}
Sent by my iPhone
2 – Case de empresa do mesmo setor
Assunto: Case da {empresa similar à do prospect}
Oi, {Nome da pessoa}, como vai?
Estou entrando em contato com você, pois estamos trabalho com o mesmo contexto de mercado que você atua e acredito que pode haver uma troca de experiências bem interessante.
Aqui na {sua empresa}, nós ajudamos empresas como a {empresa do prospect} a resolver {problema que sua solução resolve}. Inclusive, ajudamos a {empresa similar a do prospect} a {resultado obtido com a solução}.
Acredito que podemos replicar esses resultados na {empresa do prospect}. Por favor, analise o material deste link e me retorne com o que achou.
Abs,
{Seu nome e/ou assinatura}
3 – Abordagem com decisor
Assunto: {Sua proposta de valor em 3~4 palavras}
Olá, {nome do prospect}, tudo bem?
Aqui é o {seu nome}, sou {seu cargo} na {sua empresa}. Estamos lançando uma solução que {breve resumo da sua proposta de valor}.
Não quero parecer invasivo, mas vi seu perfil na {rede social} e me chamou a atenção. Acredito que uma conversa pode fazer sentido.
Sugiro falarmos 15 minutos ao telefone na próxima terça ou quinta-feira. E caso prefira que eu fale com alguém da sua equipe, por favor, me conecte com ela.
Abs,
{Seu nome e/ou assinatura}
4 – Pedido de referência
Assunto: Indicação da {empresa do prospect}
{Nome do prospect},
Quero entrar em contato com a {empresa do prospect} e estou um pouco perdido sobre com quem eu devo falar.
Por favor, pode me indicar quem é a pessoa certa para tratar do assunto sobre {o que faz sua solução}?
Obrigado,
{Seu nome e/ou assinatura}
5 – Oferta de diagnóstico
Assunto: {tema do diagnóstico} na {empresa do prospect}
Olá, {nome do prospect}, como estão as coisas aí na {empresa do prospect}?
Pelo fato de vocês serem uma conta estratégica para nós na {sua empresa}, tomei a liberdade de fazer um diagnóstico sobre a {questão que sua solução resolve} da {empresa do prospect}.
Acredito que a melhor maneira de eu lhe apresentar isso seja uma breve Skype call. Qual sua disponibilidade para falarmos, se possível ainda essa semana?
Abs,
{Seu nome e/ou assinatura}
6 – Pitch de autoridade
Assunto: {Sua proposta de valor em 3~4 palavras}
Olá {Nome do prospect}, tudo bem?
Sou o {seu nome}. Aqui na {sua empresa}, nós atendemos empresas como a {cliente X}, {cliente y} e {cliente z}.
O que aprendemos ao longo dos últimos anos atendendo essas empresas, entre outras do setor, é que os gestores da {área que você está prospectando} perdem cerca de {percentual de um recurso desperdiçado} para realizar {o que sua solução resolve}. Nossa solução já chegou a melhorar em {percentual de melhora e o que a sua solução resolve} a vida de clientes.
Vejo oportunidades de fazermos algo parecido na {empresa do prospect}. Qual sua disponibilidade para eu te ligar – coisa de 15 minutos – nos próximos dias?
Abs,
{Seu nome e/ou assinatura}
7 – Foco específico
Nota: aqui você ataca uma dor específica, mapeada de acordo com o perfil do seu cliente atual.
Assunto: [Fale do problema em poucas palavras]
Olá, [nome do lead], tudo bem?
Conversando com gestores da área de [área do lead], percebi que um desafio muito comum é o de [citar a dor específica], o que acaba gerando [citar consequência].
Como vocês têm contornado essas questões no dia a dia?
Nós da [cite sua empresa] temos ampla experiência ajudando empresas com a mesma dor [faça hiperlink para algum case], ajudando a mantê-las competitivas e apoiando seu crescimento.
Você tem disponibilidade para falar comigo por 15 minutos para eu mostrar como, na prática, isso pode ser aplicado na sua empresa?
Responda a este e-mail caso deseje conversar ou então marque o melhor dia e horário em minha agenda pública que está aqui: [LINK]
Estou à sua disposição.
Sucesso e um grande abraço.
{Seu nome e/ou assinatura}
8 – Dor + concorrentes
Assunto: A {{nome da empresa}} à frente dos concorrentes!
Olá, {nome do potencial cliente}, tudo bem?
Aqui é o {seu nome}, da {nome da sua empresa}.
Hoje as empresas com maior crescimento são as que possuem maior presença digital.
Afinal, a internet é o meio mais fácil e quase sempre disponível para os clientes buscarem os produtos ou serviços que precisam independente de onde estejam.
Você já testou em que posição a {empresa do potencial cliente} aparece nos sites de busca?
Se a resposta é não, eu posso te mostrar esses dados. Qual a sua disponibilidade para hoje?
Um abraço,
{Seu nome e/ou assinatura}
9 – Recebeu meu e-mail?
Assunto: Você está ocupado?
Olá, {nome do potencial cliente}!
Eu te mandei um e-mail alguns dias atrás, sobre como você pode se destacar dos seus concorrentes, você recebeu?
Se não recebeu, me avise que eu te envio novamente.
Aliás, se preferir, posso te ligar. É só me retornar com o melhor horário para conversarmos.
Aguardo seu contato!
Abraço,
{Seu nome e/ou assinatura}
10 – Pitch direto
Assunto: {Sua empresa} <> {Empresa do prospect}
{Nome da pessoa},
Aqui é o {seu nome} da {sua empresa}. Nós trabalhamos com empresas como a {empresa do prospect} com {breve pitch da solução}.
Acredito que nossa solução possa lhes interessar. Caso não seja você a pessoa certa para falar sobre {assunto da solução}, pode me direcionar com quem falar?
Até breve,
{Seu nome e/ou assinatura}
Crie um bom coldmail e conquiste os melhores resultados para o seu negócio!
Conforme vimos ao longo deste conteúdo, escrever um coldmail capaz de levar o leitor ao clique ou a aceitar seu contato, não é tão simples, mas é possível!
Especialmente para o time de marketing digital, essa técnica deve ser muito bem explorada, pois assim o coldmail tem grandes chances de levar o lead a caminhar no funil de vendas.
Por isso, siga as dicas que demos, invista em treinamentos para sua equipe que atua com disparo de e-mail em massa e coldmail e em ferramentas de email marketing para conquistar os resultados que o seu negócio merece!