Banco de imagens gratuito ou pago? Confira o guia completo com os melhores da web

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 23 de fevereiro de 2018 | Atualizado: 8 de março de 2022.

Um banco de imagens gratuito ou pago permite que você tenha acesso a uma série de imagens para usar em sites, blogs, propagandas e muitos outros. Mas, quais sites podem oferecer as melhores fotos para a uma publicação sem o perigo de enfrentar problemas com direitos autorais?

Os bancos de imagens podem dar a sua página o faltava para conseguir mais acessos, afinal eles favorecem o entendimento do conteúdo e ajudam a dividir assuntos dentro do texto.

Em qualquer site da web é importante oferecer um excelente conteúdo informativo.

Artigos que possuem alguma foto têm mais chances de serem compartilhados em redes sociais, por exemplo.

E-book Ideal Marketing para atrair clientes e aumentar o faturamento da empresa

Com este artigo você vai entender porquê o uso de fotos em uma página da web é tão eficiente para gerar vendas. Confira os tópicos que você vai encontrar por aqui:

O que é banco de imagens gratuito?

Banco de Imagens Gratuito

Bancos de imagens são plataformas que oferecem inúmeras ilustrações ou fotos de diversos estilos, objetivos e formatos tanto em uso profissional, quanto amador. Inclusive, algumas plataformas disponibilizam formatos que facilitam a edição de imagem, caso seja de interesse.

O conceito de ter um banco com fotos para uso posterior é muito antigo! Muitos jornais utilizavam as fotos desses bancos em suas notícias, embora fossem muitas as críticas de especialistas com relação ao uso.

A maioria dos especialistas em publicidade e propaganda, design e profissionais de marketing utilizam estes bancos de imagens hoje em dia na criação de campanhas.

As fotos destes bancos possuem uma boa qualidade e ajudam a incrementar uma ideia, uma publicação ou qualquer outro estilo de trabalho de comunicação.

Conteúdo sem imagens dá resultado?

Imagine que você está navegando na internet e que acabou de encontrar um link muito interessante.

Você clica no link e abre uma página com parágrafos grandes cheios de texto por todo lado.

Vamos mudar o cenário um pouco.

Agora suponha que ao navegar na internet você encontra o mesmo link com uma chamada para um assunto muito interessante e você clica.

A página possui vários parágrafos com cerca de três linhas e fotos que chamam a atenção para entender o porquê elas são tão específicas.

A leitura parece simples e mais fácil, porém é exatamente o mesmo texto que você não quis ler antes.

Qual das duas páginas você permaneceria com a leitura do conteúdo?

Diferença entre título correto e incorreto de uma página

A maioria dos usuários prefere não ficar em uma página que seja tão densa para ler. Isso acontece, pois normalmente a leitura na web é mais “superficial”.

É como ler um conteúdo “passando o olho” pela página toda, se algo chamar a atenção a a pessoa lê, caso contrário, ela fecha a página e procura outro conteúdo que a agrade mais.

Em uma página que só tem texto do início ao fim se torna altamente cansativa para leitura. As pessoas não costumam ler textos tão extensos, principalmente se estiverem na web. É exaustivo e não desperta atenção do seu leitor para o assunto.

A primeira coisa que o usuário vai fazer é procurar outro site, um mais simples para fazer a leitura, mesmo se a sua página tiver o melhor conteúdo.

Porém, um texto mais ”enxuto”, ou seja, menos denso, pode fazer com que o leitor se interesse pela página e fique para ler até o final, principalmente se nesta página tem bons conteúdos.

Bons exemplos de imagens

Imagens, desenhos, gráficos e coisas desse tipo podem facilitar a leitura de uma página na web. As informações ficam muito mais claras quando existe otimização do espaço da página e quando o uso de fotos ajuda a explicar o assunto. Inclusive, esse é um fator determinante para o SEO, tendo otimizações próprias para a imagem.

Não é a toa que a maioria dos sites de sucesso possuem espaços em branco, imagens, áudios de transcrição de texto, vídeos, gráficos e uma série de outros componentes.

É importante saber disso para que você entenda o por quê do uso de conteúdo gráfico na web e o por quê dedicar um pouco do seu tempo neste tipo de trabalho.

Garantir um bom fluxo de acessos ao seu site depende de detalhes relacionados a quais e onde colocar as fotos.

Por isso, muitos especialistas em marketing utilizam as facilidades de banco de imagens gratuito para criar bons conteúdos para seus sites, blogs, redes sociais e demais meios.

E quando você não tem dinheiro para investir em um banco de imagens, mas precisa implementar o uso desse tipo de mídia no seu texto?

A opção é fazer o cadastro em banco de imagens gratuito!

Como encontrar bons bancos de imagens free?

Fotos Polaroid

Para que você entenda a importância do uso de conteúdo gráfico em um artigo na web, vamos apresentar alguns dados.

Entre 2015 e 2016, o uso de imagens free em conteúdos aumentou em 130%;
Cerca de 25% dos especialistas em marketing utilizam banco de imagens gratuito em suas ações.

As empresas possuem uma série de formas de obter imagens free para suas publicações na web, desde equipe de criação de arte, terceirização do serviço e até mesmo ferramentas da própria web.

No caso dos banco de imagens gratuito, eles entram como facilitadores do trabalho dos designers e ampliam o olhar da criatividade.

Fique atento, pois nem sempre o melhor banco de imagens é aquele no qual é necessário comprá-las!

O melhor banco para você será o que se adaptará às suas necessidades e prioridades de maneira simples e completa.

O foco agora é mostrar como você poderá alimentar sua página, fanpage ou até mesmo seu blog com imagens de qualidade através das plataformas gratuitas.

Separamos uma lista com 7 dos melhores banco de imagens gratuito da web para que você possa escolher o que melhor atende a sua demanda.

Acompanhe essa seleção de qualidade!

Freepik

O Freepik é um banco de imagens gratuito com mais de um milhão de recursos free para você usar a vontade, como fotos, ilustrações, vetores, ícones e arquivos PSD.

Apesar de todas essas facilidades gratuitas, também existe uma parte no site para assinantes Premium.

Logo da Freepik

Unsplash

O Unsplash é outro banco de imagens gratuito que está entre os mais acessados do mundo desde 2013.

De acordo com o site, cerca de 3 fotos são baixadas por segundo na plataforma.

O Unsplash também possui uma ferramenta para desenvolvedores e mais de 9 mil aplicativos estão interligados com o site.

Logo da Unsplash

Free Images

O Free Images é um excelente banco de imagens gratuito com mais de 300 mil imagens para download livre.

Neste banco de imagem você pode garantir uma série de modelos de conteúdo gráfico variadas.

Logo da Free Images

Pexels

O Pexels é um banco de imagens gratuito que oferece mais de 30 mil fotografias em alta resolução, todas de forma gratuita e sem a necessidade de atribuir créditos às imagens.

Logo da Pexels

Wikimedia Commons

O Wikimedia Commons é um banco de imagens gratuito considerado como um dos mais famosos da web.

A Wikimedia das fotos tem um banco com mais de 39 milhões de arquivos para uso gratuito. Embora seja muito incrível utilizar este tipo de ferramenta, é necessário ficar atento aos comentários em baixo de cada imagem.

Logo da Wikimedia Commons

FreeJPG

Mais de 11 mil imagens para uso comercial e editorial existem dentro deste banco de imagens gratuito do FreeJPG.

O site é muito recomendado, possui inclusive um blog com dicas de fotografias para quem tem interesse em se especializar na área.

Logo da Freejpg

Freerange

O Freerange é um dos maiores banco de imagens gratuito da web, pois oferece uma série de divisões por meio de categorias com ilustrações e fotos fotos, o que é útil para diversos tipos de conteúdo.

Bancos de imagens pago realmente é um diferencial?

Assim como grande parte das ferramentas on-line, a grande maioria dos banco de imagens possuem a parte gratuita e a parte paga. Porém, é importante saber que podem existir funcionalidades em um modelo que não estarão presentes no outro.

Isso é completamente normal, justamente por conta do número de pessoas que precisam do serviço.

É uma forma de gerar receita para o site e, é claro, ajudar uma série de designers e especialistas em marketing.

Nós fizemos uma lista com os 8 bancos de imagem pagos mais famosos do mercado para auxiliar você e sua equipe a comprar imagens para produção de trabalhos artísticos, inclusão de conteúdo gráfico em blogs ou até mesmo usá-las nas redes sociais.

Ilustração de uma câmera com fotos Polaroid

Shutterstock

O Shutterstock possui mais de 125 milhões de arquivos que vão desde imagens, vídeos, vetores e até mesmo músicas.

Está na lista de um dos maiores bancos de imagens do mundo e tem uma popularidade muito grande em relação aos demais sites de conteúdo gráfico.

Clique no botão Editar para alterar esse texto.

Logo da Shutterstock

iStock

Os bancos de imagem da iStock empresa tem um acervo com milhões de arquivos para compra e oferece também algumas fotos grátis aos seus assinantes semanalmente.

É um excelente site para encontrar imagens de qualidade para publicações em diversas mídias.

Logo da iStock

Getty Images

A Getty Images é uma agência fotográfica fundada em 1995, líder de mercado e uma das principais fornecedoras de conteúdo gráfico para editorias jornalísticas do planeta.

Logo da Gettyimages

123f

O 123f é banco de imagens comerciais e editoriais possui nada mais nada menos que 80 milhões de arquivos.

Os bancos de imagens da empresa também possuem vídeos e áudios para download.

Logo da 123rf

Deposit Photos

O Deposit Photos oferece mais de 60 milhões de fotos, gráficos, vetores e diversos vídeos.

O site, que logo se tornaria um dos mais importantes do mundo para quem busca por bancos de imagens, foi fundado em 2009 e, em menos de uma década, já tinha clientes em mais de 192 países.

Logo da Deposit Photos

Bigstock

O Bigstock possui um dos melhores e mais completos bancos de imagem. Ele possui mais de 50 milhões de arquivos em seus bancos de imagem.

A Bigstock foi criada em 2004 e comprada em 2009 pela gigante Shutterstock. O site disponibiliza fotos, vídeos e vetores para seus clientes.

Logo da Bigstock

500px

Uma comunidade on-line de fotógrafos com mais de inacreditáveis 80 milhões de imagens na nuvem é assim que definimos o 500px.

Sim, na nuvem!

Como uma rede social só de fotografia…

(Isso me lembra uma outra rede social bem famosa).

Logo da 500px

Canstock Photo

O Canstock Photo libera 22 mil novas fotos todo dia. Os bancos de imagens da agência possui mais de 64 mil colaboradores e mais de 700 mil assinantes no mundo inteiro.

Logo da Canstock

Imagens gratuitas no Google

Se você quer encontrar outras opções de imagens no próprio Google, saiba que existe uma forma gratuita de fazer isso.

Você precisará digitar o termo que está procurando no Google Imagens.

Agora, clique em “ferramentas de pesquisa” e, assim que a nova aba se abrir, você verá a opção “direitos de uso”.

Ao clicar, você poderá escolher o filtro de licença que deseja.

De um jeito mais simples, este é o tipo de busca por imagens no Google que mais faz sucesso se você procura por conteúdo gráfico para divulgação.

Agora que você conhece uma boa quantidade de banco de imagens gratuito saiba que, dependendo da plataforma que pretende usar, existem tamanhos pré estabelecidos para estas fotos.

Para entender mais sobre o assunto dê uma olhada no artigo sobre tamanhos de imagem para Facebook e Instagram.

Imagens gratuitas no Google

O que são direitos autorais para imagens?

Uma coisa muito importante para verificar antes de inserir qualquer imagem na sua publicação, são os direitos autorais de cada imagem.

Infelizmente, copiar imagens sem a devida autorização é uma prática muito comum na web. O que muitos não sabem é que este tipo de atitude pode gerar multas de acordo com a legislação.

Não se importar com os direitos autorais de outra pessoa é crime previsto em lei, e se você não tomar cuidado pode receber um processo por isso.

É fundamental saber a diferença entre as quatro licenças de direitos autorais para não correr riscos:

Copyright

É a mais comum e utilizada por artistas e criadores de conteúdo web. Fotos, ilustrações e imagens de qualquer natureza podem ser incluídos neste tipo de licença.

Este modelo de licença permite que apenas o dono do material possa distribuir e utilizar comercialmente estas fotos.

Se você precisar usar uma ilustração com copyright será necessário comprá-la, seja ela um autógrafo ou feita por uma agência de publicidade.

Atenção! Sempre peça autorização para utilizar uma imagem com copyright e nunca deixe de pagar pelo uso delas.

Logo da Copyright

Copyleft

Esta licença é o oposto do Copyright, pois quando um autor submete seu trabalho ao Copyleft, ele abre mão dos direitos autorais.

Desse modo, com essa licença desse tipo você pode utilizar e reproduzir esta imagem livremente. Sem falar que poderá modificar a original e adaptá-la de qualquer forma.

No caso das imagens de Copyleft não há necessidade de pedir autorização ao autor do material, por isso, aproveite!

Logo da Copyleft

Creative Commons

Vamos dizer que essa licença é o meio termo entre o copyright e Copyleft e possui muitas divisões.

A creative commons é uma licença feita por uma organização sem fins lucrativos que possui o mesmo nome.

A ONG foi criada em 2011 com a intenção de ampliar e espalhar o conhecimento e as informações por meio de diferentes atividades colaborativas.

Logo da Creative Commons

Listamos abaixo as divisões de categorias que a Creative Commons oferece:

CC BY – a licença mais flexível de todas, pois permite que outros distribuam, adaptem e criem a partir do conteúdo original.

Tudo desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.

Logo da Copyright By

CC BY-SA – atribuição compartilhada igual permite que outros criem a partir do conteúdo original.

No entanto, é necessário atribuir os créditos ao criador original e licenciar as novas criações sob os mesmos termos.

Logo da Copyright By SA

CC BY-ND – atribuição sem derivações permite a redistribuição comercial e não comercial do material desde que o conteúdo seja reproduzido de forma original, no seu todo.

Logo da Copyright By ND

CC BY-NC – atribuição não comercial permite que outros mexam no conteúdo, adaptem, criem e mesclem para fins não comerciais.

Os usuários também não precisam licenciar esses novos trabalhos mesmo com atribuição dos créditos a você.

Logo da Copyright By NC

CC BY-NC-SA – atribuição não comercial compartilhada permite que outros façam alterações a partir do original para fins não comerciais desde que atribuam a você os créditos e que licenciem as novas criações sob termos iguais.

Logo da Creative Commons BY NC SA

CC BY-NC-ND – atribuição sem derivações é a mais restritiva das licenças. Só permite que outros façam download dos trabalhos e compartilhem desde que atribuam os créditos a você, porém sem nenhuma alteração para utilizar em fins comerciais.

Logo da Copyright By NC ND

Onde e como usar essas imagens?

Como todos já sabem, as imagens facilitam muito a compreensão de uma mensagem e esse é o motivo principal para garantir que você tenha mais sucesso em uma determinada publicação ou campanha.

Encontrar imagens na internet é muito simples, basta digitar o que você procura e o buscador vai usar seus algoritmos para lhe dar o melhor resultado.

Tenha em mente que escolher a imagem certa para o seu trabalho é de extrema importância para o sucesso de qualquer projeto.

Agora que você conhece os melhores conteúdos gráficos gratuitos e pagos, entenda: o uso deste tipo de ferramenta não exime uma empresa de ter um profissional especialista em publicidade ou marketing.

Onde usar banco de imagens gratuito

Tipos de imagens em posts

De um certo modo, você precisa saber qual tipo de imagem é mais adequado para um determinado texto. Qual tipo de imagem você deverá usar para cada tipo de publicação?

Coloque-se no lugar da sua audiência e pense qual desses tipos de imagens devem ser usadas no seu texto:

Fotos

Paisagens, ambientes fechados, flores, modelos ou cenários montados.

Ilustrações

Desenhos de diversos segmentos, seja para exemplificar um pensamento ou apenas para mostrar um ícone.

Gráficos

Imagens que mostram dados estatísticos de forma simples para facilitar o entendimento do leitor.

Print Screens

Prints de telas que ajudam em tutoriais, em explicações de aulas ou até mesmo em textos com passo a passo.

Tiras de quadrinhos

Charges feitas, normalmente, com o objetivo de gerar uma crítica ou até mesmo como uma representação engraçada sobre um tema.

Memes

Bonecos com formas diferentes que fazem caras e bocas com o objetivo de serem engraçados. Normalmente usadas nas redes sociais.

Gifs

Pequenos “videos” com, no máximo, 2 segundos.

Já para saber qual site de imagens é o mais adequado, é necessário analisar o objetivo do seu conteúdo e qual sua identidade visual. Assegure que sua identidade visual tem a ver com o seu público-alvo.

Feito isso, aproveite e saiba cuidar muito bem dos seus visitantes para que todos eles, ou pelo menos a maioria, se torne cliente.

Ebook gratuito com dicas de Marketing Digital para o Instagram

A imagem certa para o conteúdo certo

Caso você esteja começando do zero, defina um padrão não apenas para o tipo de texto e para o tipo de escrita, mas também de imagens a serem usadas.

Vai da sua escolha optar por um site de imagens free ou comprar fotos. Tudo vai depender do quanto você pretende investir na funcionalidade.

Usar a imagem certa é fundamental a fim de que o seu conteúdo seja relevante para o seu cliente ideal. Essa ideia vale tanto para as imagens no meio do texto como nas imagens em destaque.

Agora pense comigo: banco de imagens gratuito oferecem qualidade, criatividade e rapidez para trabalhos de produção gráfica. Comece agora mesmo a usar este tipo de plataforma a fim de dar mais fluidez na sua página, campanha ou publicação!

E-book gratuito com os melhores gatilhos mentais para aumentar suas vendas

Compartilhe nas Redes Sociais!