As melhores funcionalidades do Google imagens para otimizar sua pesquisa

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 1 de fevereiro de 2018 | Atualizado: 5 de julho de 2019.

O Google imagens fornece ferramentas incríveis, as quais permitem otimizar seu estudo, como por exemplo: definir o tamanho das imagens buscadas e pesquisar imagens sem digitar nada, é uma pena que muitas pessoas não saibam disso ainda.

E-book Ideal Marketing para atrair clientes e aumentar o faturamento da empresa

Quase diariamente abrimos o Google para pesquisar sobre determinado tema. Por vezes, também temos costume de pesquisar por imagens do google para complementar a nossa pesquisa e concluir com êxito a busca.

O que você talvez não saiba é: o Google imagens surgiu porque Jennifer Lopez usou um vestido exuberante no Grammy Awards.

Em 2000 a JLo, para os mais íntimos, desfilou com um vestido verde exuberante, que foi muito comentado entre todos. No dia seguinte, quem não acompanhou, queria ver o tal vestido.

Os textos fornecidos pelo Google não estavam suficientes.

Daí surgiu o Google imagens. Eles criaram esse mecanismo, possibilitando realizar busca por imagens no maior site de pesquisa do planeta. Hoje o Google imagens já tem mais de 16 anos e tem diversas ferramentas interessantes, que você poderá conferir neste texto.

Ferramentas alteráveis (Tamanho, Cor, Tipo e Tempo)

 busca por imagens

O Google imagens fornece ferramentas muito boas para otimização de pesquisas. Assim, ele permite ao usuário filtrar melhor sua busca por imagens, facilitando o seu objetivo.

Por exemplo: quando você realiza uma pesquisa no Google imagens, geralmente o resultado te deixa 100% contente? Há grandes chances dessa respostas ser sim. Mas e quando a imagem procurada não aparece, o que eu preciso fazer?

Bom, talvez você só precise filtrar melhor a sua pesquisa. Existem milhões de resultados no Google imagens, e aquelas que estão no topo, nem sempre irão satisfazer seu desejo.

Vamos mostrar na prática que, ao filtrar sua pesquisa no Google imagens, os resultados são alterados conforme o filtro. Portanto, usar essa ferramenta de maneira correta, pode tornar sua pesquisa completa.

Sobre o Google Imagens, eles deixam a sua disposição cinco filtros de categorias diferentes para ser aplicados. São eles: tamanho, cor, tipo, tempo e direitos autorais

Para conseguir aplicar os filtros de busca do Google imagens, você deve abrir o site, e digitar a sua busca na caixa de texto. Então surgirão os resultados, e depois disso, você deve escolher a opção Imagens.

Quando feito, ao lado de imagens, também aparecerão outras categorias de pesquisa, então você deve clicar em Ferramentas. Após o clique você verá todos os filtros aplicáveis, e selecionar o melhor para otimizar sua pesquisa.

Tamanho

O tamanho pode ser diferencial quando você quer usar imagens, porém as margens delimitadas restringem suas opções. Então, o que pode ser feito é restringir sua busca à medida ideal.

O Google imagens oferece 5 filtros para o tamanho, sendo eles: pequeno, médio, grande, ícone e maior que.

O filtro “maior que” delimita seis tamanhos. Maior que 400 x 300, 640 x 480, 800 x 600, 1024 x 768, 1600 x 1200 referem-se a 2 megapixels e 2272 x 1704 equivalentes 4 megapixels.

Essa ferramenta é interessante porque, na maioria das vezes, é mais recomendado encontrar uma imagem com o tamanho correto sem precisar fazer alterações, ao invés de pegar a imagem e alterar o tamanho.

Pois quase sempre ao tentar diminuir ou aumentar o tamanho, resolução e qualidade se perdem, tornando imprópria para uso.

busca por imagens

Busca por imagens do Google: Batman. Sem filtro aplicado.

Busca de imagens no Google

Busca por imagens no Google: Batman. Tamanho médio.

Cor

Essa é mais peculiar, e provavelmente seu maior uso é para procurar imagens com fundo transparentes, as famosas PNGs. As imagens em PNG são muito usadas em aplicativos como PhotoShop, Illustrator entre outros.

No filtro cor, temos três segmentações gerais e uma segmentação que é dividida cor por cor. São 12 cores principais que podem ser selecionadas, totalizando 15 diferentes filtros para aplicação.

O Google imagens fornece as seguintes segmentações: Preto e Branco, Coloridas, Fundo Transparente, Vermelho, Laranja, Amarelo, Azul Turquesa, Azul, Verde, Roxo, Rosa, Preto, Marrom, Branco e Cinza.

Google imagens - exemplo

Busca por imagens no Google: praia do Guarujá. Sem filtro aplicado.

buscar imagem no Google

Busca por imagens no Google: praia do Guarujá. Preto e branco.

Tipo

É basicamente qual o tipo de imagem você está buscando. Direto e objetivo

Geralmente, é uma busca direcionada quando se quer imagens de pessoas, ou de desenhos. Sua segmentação diz isso por si só. São cinco nessa categoria.

As segmentações do tipo são: Rosto, Foto, ClipArt, Animação e Desenho Linear.

pesquisas no Google - exemplos

Busca por imagens do Google: Anitta. Sem filtro aplicado.

imagens do Google - exemplos

Busca por imagens do Google: Anitta. Tipo rosto.

Tempo

Essa categoria refere-se ao tempo de publicação, o seu período, se está na rede a muito tempo, se foi publicada no dia anterior, no último mês, ou há anos atrás.

Quando você busca por imagens mais atuais, o filtro tem papel importantíssimo, pelo seguinte motivo. O Google sempre mostra em suas páginas principais, aquilo que estiver com as melhores técnicas SEO, e o Google imagens não é diferente.

As técnicas SEO fazem os textos ou imagens subir para a primeira página.

Então, nem sempre estão no topo do Google imagens as mais atuais, mas o filtro pode facilitar a sua vida neste momento. Existem três segmentos: nas últimas 24h, na última semana e intervalo personalizado.

busca por imagens

Busca por imagens do Google: Papai noel. Sem filtro aplicado.

busca por imagens

Busca por imagens do Google: Papai noel. Últimas 24h.

Direitos de Uso

Também é um filtro que pode ser aplicado na sua pesquisa, entretanto, resolvemos deixá-lo separado porque sua função não é otimizar sua pesquisa, é garantir que você está cumprindo as leis da Constituição Federal.

Antes de tudo, é necessário saber distinguir direitos de uso e direitos autorais. É comum as pessoas pensarem que se trata da mesma coisa, entretanto são coisas diferentes.

Direitos autorais é o que garante ao autor direito sobre sua obra. É a lei que garante direitos caso a obra intelectual (foto) seja comercializada.

Direitos de uso são os direitos da pessoa fotografada, se a imagem publicada tem o consentimento de quem foi a referência fotográfica e se ela autorizou a sua veiculação

O Google imagens fornece quatro tipos de filtros para os Direitos de uso, que são eles: Marcadas para reutilização com modificação, marcadas para reutilização, marcadas para reutilização não comercial com modificação e marcadas para reutilização não comercial.

busca por imagens - exemplos

Busca no Google imagens sem filtro de licença.

imagens Google

Busca no Google imagens com filtro Marcadas para reutilização com modificação.

Marcadas para reutilização com modificação

Essas imagens podem ser utilizadas se forem modificadas de alguma forma, traduzindo, não se pode usar a original.

Marcadas para reutilização

Todas as imagens que não têm direitos autorais, direitos de uso ou qualquer outro tipo, estão aqui. Você pode usar a imagem original sem qualquer risco de ter problemas depois.

Marcadas para reutilização não comercial com modificação

Se o destino das imagens tiverem fins comerciais, elas não podem ser utilizadas. Caso contrário, você pode usar normalmente, desde que, sejam feitas modificações.

Marcadas para reutilização não comercial

Igual ao tópico de cima, elas não podem ter uso comercial. Se não é o seu caso, você pode usar as imagens originais mesmo, sem precisar fazer qualquer tipo de modificação.

Maneiras diferentes de se pesquisar usando o Google Imagens

Além do que já foi mostrado neste texto, existem outras formas de se realizar uma pesquisa de imagem no Google. Essas ferramentas são inovadoras e com certeza facilitam demais para o público. É realmente uma pena que nem todos conhecem esses recursos.

Existem duas formas de fazer a busca por imagem relacionada, uma delas é realizar uma pesquisa sem digitar nada, apenas inserindo uma fotografia ou imagem que está no seu computador.

Busca por imagem relacionada

É um pouco estranho né? Deixa eu tornar isso didático então.

Vamos supor que você está fazendo uma pesquisa de um novo material para forro de gesso para sala, mas você não entende muito sobre esse tema.

Você pesquisa mas não encontra o forro de gesso correspondente aquele que te enviaram por e-mail. Então o Google imagens pode te ajudar.

Você pode digitar algo mais geral, como “forro de gesso”, e ao encontrar um resultado que corresponde ao ideal, você pode arrastar aquela foto para a caixa de texto do Google Imagens, que  automaticamente o trabalho será feito.

forro-de-gesso-imagens

A imagem acima mostra os resultados de forro de gesso. Vamos supor que a terceira imagem se assemelha ao forro de gesso que te enviaram. Então você arrasta a foto para a caixa de texto.

pesquisa-forro-de-gesso

Depois de fazer isso, a pesquisa será baseada nessa imagem.

Existe também a possibilidade de pesquisar por uma imagem sem escrever nada na caixa de texto. Você precisa abrir o Google Imagens, selecionar a câmera, e enviar a imagem que está salva no seu desktop e a busca será relacionada à aquela imagem.

Pronto. A pesquisa será baseada naquela imagem. Simples e prático.

Otimização SEO para sua imagem ganhar evidência

otimização de imagens - busca por imagens

Se no seu caso, você não for buscar uma imagem, mas sim postar, aqui iremos citar algumas dicas que podem fazer sua imagem ir ao topo do Google Imagens.

É importante saber dessas dicas porque sem elas, se você simplesmente subir uma imagem no mecanismo sem as técnicas ideias, ela ficará lá embaixo e não terão visibilidade.

Isso podemos dizer com segurança, as empresas têm investido nas técnicas SEO. Todos querem aparecer na primeira página do Google, pelo motivo de que, é raríssimo alguém ir para a segunda página quando se faz uma busca.

Para garantir que você fique na primeira página, confira algumas técnicas:

  • Descreva sua imagem no atributo alt text. Esta é a maneira do Google para entender o que sua imagem está dizendo. Como o mecanismo não vê uma imagem, é dessa forma que eles posicionam as páginas, analisando o alt text;
  • Inclua uma legenda em suas imagens. Desta forma, se for interessante, o usuário ao abrir sua imagem pode se interessar pelo texto completo, gerando mais visualizações a sua página;
  • Coloque em sua página imagens que não são pesadas e que consigam ser carregadas rapidamente. Existem alguns arquivos que podem auxiliar você. Elas deixam as imagens mais leves, sem tirar muita qualidade de resolução.

Sem desculpas como “não encontrei essa imagem”

Vimos que o Google imagens proporciona aos usuários formas diferentes de realizar uma pesquisa, e além de curiosas são muito úteis.

Você pode direcionar sua pesquisa para encontrar o melhor e mais correto resultado. Além das formas mais curiosas, existe aquela não é tão diferente mas eficiente ao direcionar muito bem sua pesquisa, que são os filtros.

Conhecendo todas essas formas de pesquisa, agora não existe a desculpa de “pesquisei mas não encontrei”, a não ser que realmente não exista essa resultados para a pesquisa. Então faça uma pesquisa direcionada pelos filtros e diminua seus problemas nas pesquisas!

Compartilhe nas Redes Sociais!