Armazenamento em nuvem: 6 dicas para proteger as informações da sua empresa

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 17 de outubro de 2018 | Atualizado: 18 de fevereiro de 2022.

Está sem tempo de ler agora? Baixe este conteúdo e acesse offline

O armazenamento em nuvem é um dos melhores recursos do cloud computing quando o assunto é segurança de dados. Mas só consegue aproveitar os benefícios dessa aplicação quem conhece as próximas 6 dicas.

E-book Ideal Marketing para atrair clientes e aumentar o faturamento da empresa

Como já falamos muitas vezes por aqui, um dos principais recursos do cloud computing é o armazenamento em nuvem para dados importantes, sejam eles pessoais ou corporativos.

Isso porque esse tipo de aplicação permite ao usuário que ele acesse aquelas informações quando e onde quiser, gerando mais produtividade graças à facilidade de manuseio.

Por isso, essa é uma das melhores formas de compartilhar informações, mas claro, se forem tomados os devidos cuidados com a segurança de dados.

Se você quiser saber como fazer o armazenamento em nuvem da forma mais segura possível, confira essas 6 dicas:

1. Use uma senha segura para o armazenamento em nuvem

armazenamento em nuvem senha

A primeira dica pode parecer óbvia, mas criar uma senha segura para salvar em nuvem não é tão simples quanto parece ser.

Isso porque para criar um código de segurança é preciso desenvolver um raciocínio lógico o qual fuja das obviedades que possam ser fácil de serem descobertas.

Para isso, crie uma senha de seis a oito caracteres a qual misture números, letras maiúsculas e minúsculas e até símbolos como \&* etc.

Além disso, é recomendado trocar de senha periodicamente, pois assim você aumenta a segurança das informações e diminui as chances de sofrer um ataque cibernético.

2. Defina uma política de segurança para uso

armazenamento em nuvem politica

Com tantos usuários acessando serviços de nuvem, é preciso definir uma política de segurança no ambiente corporativo.

Isso é, estabelecer regras e boas práticas para utilização desse recurso importante para praticidade e facilidade de acesso a informações.

Dessa forma, a sua empresa estará mais protegida contra pequenos descuidos os quais podem causar grandes transtornos para o seu negócio.

3. Faça a codificação dos arquivos do cloud computing

armazenamento em nuvem codificacao

Além da senha, ainda existe uma camada extra de proteção que você pode inserir quando optar por armazenar suas informações nos serviços de nuvem.

Estamos falando da criptografia, ou seja, codificar os dados do armazenamento em nuvem para aumentar a segurança das informações.

Isso é importante pois como só quem possui a chave para decodificar esses dados conseguem acessá-los, o seu pacote estará muito mais protegido contra ataques.

4. Garanta a proteção dos dispositivos

armazenamento em nuvem dispositivos

Uma das principais vantagens do armazenamento em nuvem é a praticidade de acesso em qualquer plataforma, não é mesmo?

Por isso, para melhor aproveitamento dos benefícios do cloud computing é preciso investir na segurança dos dispositivos pelos quais esses dados são acessados.

Isso porque se algum desses equipamentos for infectado ou invadido, toda a informação armazenada ficará comprometida.

Sendo assim, procure investir em um pacote de antivírus e outras medidas para esses dispositivos para garantir às segurança de dados.

5. Tenha um backup de segurança automatizado

armazenamento em nuvem backup

Para garantir a segurança das informações, aproveite que todos os serviços de nuvem oferecem solução de backup de dados.

Dessa forma, você garante que tudo o que salvar em nuvem terá uma cópia de segurança para um eventual problema.

Além disso, procure fazer um backup em lugares diferentes, pois dessa forma mesmo que ocorrer algo com uma das cópias, você terá outras de segurança.

6. Escolha um bom fornecedor

armazenamento em nuvem fornecedor

Por fim, para garantir que as suas informações estão seguras com o armazenamento em nuvem é essencial escolher um fornecedor de cloud computing, ou seja de computação em nuvem, de confiança.

Para isso, antes de contratar serviços de nuvem procure conhecer a procedência do provedor escolhido e as soluções as quais ele oferece.

Além disso, verifique também se a empresa da plataforma para armazenamento em nuvem também oferece um serviço de assistência.

Assim, você se cerca de recursos para resolver qualquer eventual contratempo e garante a segurança das informações da sua empresa.

Já sabe como proteger as suas informações? Então faça o armazenamento em nuvem delas!

E-book gratuito da Ideal Marketing com dicas de gestão empresarial

Nesta publicação você viu que para proteger as suas informações e ao mesmo tempo deixá-las em um lugar de fácil acesso, nada é mais indicado que o armazenamento em nuvem.

Isso porque com essa solução você e seus colaboradores podem acessá-las de qualquer dispositivo quando e onde quiserem.

Mas para aproveitar o máximo desse recurso de cloud computing é preciso tomar alguns cuidados para garantir a segurança das informações da sua empresa.

Para isso, te mostramos aqui os seis principais pontos que você precisa prestar atenção antes de escolher entre os melhores serviços em nuvem.

E se quiser saber mais como melhorar processos, confira o conteúdo sobre o tema!

Compartilhe nas Redes Sociais!