O que é computação em nuvem e como ela pode ajudar sua empresa

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 22 de outubro de 2018 | Atualizado: 12 de julho de 2019.

Está sem tempo de ler agora? Baixe este conteúdo e acesse offline

Veja agora o que é computação em nuvem, quais são os tipos de serviços e implantações dessa técnica e como eles podem melhorar a sua vida e a do seu cliente com facilidade e eficácia.

E-book Ideal Marketing para atrair clientes e aumentar o faturamento da empresa

Muitos até já usam serviços oferecidos por meio da computação em nuvem, mas muitas vezes nós não fazemos ideia do que se trata.

Mas saiba que tanto para clientes o gerenciamento de dados via cloud computing é uma boa opção para alguns casos e empresas.

Antes de você se perguntar qual a relação da nuvem de armazenamento e dos resultados de sua empresa, vamos explicar o que é computação em nuvem, ou se preferir, o que é cloud computing.

Além disso, essa técnica é dividida em algumas partes que podem te ajudar a entender a relação do cloud computing com a satisfação de seus clientes e por consequência o sucesso de sua empresa.

Então para entender tudo sobre o que é computação em nuvem, veja nosso conteúdo que foi dividido nas seguintes partes:

O que é computação em nuvem?

o que e computacao em nuvem

O conceito para o que é computação em nuvem, ou cloud computing, é basicamente a possibilidade de oferecer um conteúdo ou serviço por meio de páginas online.

E a ideia de nuvem está atrelada exatamente a não necessidade de estar preso a algo, precisando somente da internet para executar as operações.

Na maioria das vezes a contratação é feita por meio de aluguel e da mesma maneira o usuário pode ter acesso ao serviço por meio de mensalidade, ou seja, ele paga pelo que usa.

O que caracteriza também como uma circulação constante de capital já que o usuário não faz somente um pagamento pela compra do serviço, mas um pagamento menor, porém constante de acordo com o uso.

Um bom exemplo de cloud computing são sites e aplicativos para edição de fotos, não é segredo que há uma diversidade enorme de aplicativos e softwares que permitem a edição de fotos.

Mas muitos deles também existem em versões online, ou seja, que não precisam ser baixados para a utilização.

Um bom exemplo disso é o aplicativo e site Pixlr, que existe como aplicativo para desktop , celular (Android e IOS) e ainda pode ser acessado diretamente pelo navegador.

Em todas as três opções o editor atende a tarefas básicas de edição de fotos sem alteração de uma plataforma para a outra.

Então resumindo o conceito de o que é cloud computing, ele é o acesso e gerenciamento de dados feitos por meio de uma conexão por rede sem a necessidade de um download.

Mas agora que você já sabe o que é computação em nuvem, vamos te mostrar alguns dos tipos de cloud computing que existem e suas diferenças.

Tipos de computação em nuvem

Dentro da ideia de o que é cloud computing existem ainda algumas divisões para separar diferentes tipos que podem ser oferecidos por meio da nuvem de armazenamento.

Eles estão divididos primeiramente entre a implantação e os serviços, seguido da subdivisão dentro dessas duas primeiras.

Então se você estiver pensando em oferecer o seu conteúdo via cloud computing, veja agora os tipos e para qual função cada um deles serve melhor.

Implantação

o que e computacao em nuvem implantacao

Claro que a implantação do cloud computing precisa de uma atenção especial já que como se trata de um acesso online, diversas informações da empresa e de clientes estarão salvas em nuvens, ou seja, na internet.

Além disso, os gastos podem variar de acordo com cada licença de implantação do serviço de nuvem de armazenamento.

E ainda existe a preocupação com a sobrecarga do servidor de acordo com as necessidades de cada empresa.

Por isso veja agora os diferentes tipos de cloud computing para você, sua empresa e cliente serem beneficiados com as funções certas.

Nuvem Privativa

A nuvem privada é indicada para maiores empresas que precisam de um grande espaço na nuvem de armazenamento, ou seja, geram muitos dados constantemente.

E assim é melhor que somente uma empresa tenha acesso àquela rede e servidor já que um compartilhamento poderia atrapalhar a conexão de empresa e/ou cliente.

Além disso, é claro que a nuvem privada demanda um investimento maior em implantação de infraestrutura e mão de obra já que trabalha com um gerenciamento de dados muito grande.

Nuvem Pública

Já a nuvem pública é indicada para empresa menores e com menos dados que precisam investir um valor menor no serviço de nuvem de armazenamento,

Apesar de ser menor e demandar um investimento menor na hora da instalação da infraestrutura, ela ainda é uma boa opção para empresas que precisam disponibilizar aplicativos e algumas funções de sua empresa por fora do site.

Nuvem híbrida

A nuvem híbrida é quando uma só empresa utiliza das outras duas opções de nuvem de armazenamento ao mesmo tempo.

Ou seja, a empresa hospeda, produz e gerencia os materiais mais pesados e confidenciais por meio de uma nuvem privada, e usa a nuvem pública para dados e transferências do cotidiano.

É a melhor opção para a empresa que precisa de uma segurança de dados mais avançada sem perder a qualidade de serviço de um acesso mais leve para as tarefas mais simples da empresa.

Serviços

o que e computacao em nuvem servicos

Agora que você conhece os tipos de implantação de cloud computing, já podemos te mostrar alguns tipos de serviços que podem ser oferecidos pela nuvem de armazenamento.

Iaas

O Iaas que significa infrastructure as a service, ou em português, infraestrutura como serviço é a infraestrutura da rede de computação gerenciada pela internet.

Ou simplificando, ela é como seu servidor online, assim você evita a contratação de um serviço mais caro, e tem acesso a funções idênticas.

Ela será seu datacenter em nuvem de armazenamento.

Paas

Já a Paas, ou platform as a service, e em português plataforma como um serviço serve para a veiculação de serviços que sua empresa pretende oferecer.

Sendo como a plataforma que recebe, gerencia e difunde o conteúdo por meio desse servidor online que sustenta o aplicativo e o acesso a ele.

Com o Paas você evita gastos com servidores para a distribuição de seu app e ainda evita a dor de cabeça de manutenção e licenças de acesso.

Um exemplo de Paas é a Netflix, que tem a plataforma para receber todo seu conteúdo e permitir que os usuários tenham acesso a ele online, sem o download do aplicativo.

Saas

Por fim, a Saas, ou software as a service, e em português, software como serviço, que a essa altura você já deve saber do que se trata.

Mas resumindo, a opção do Saas é para empresas que precisam disponibilizar um software hospedados em um servidor online permitindo o acesso dos usuários.

Alguns exemplos de Saas são os Google Apps como o Google Documentos, que é o acesso de uma ferramenta feito totalmente online e que permite ao usuário a criação e o armazenamento em nuvem de seus documentos.

Se quiser entender mais sobre o que é Saas, veja nosso conteúdo completo sobre o assunto.

Sua empresa a um clique de distância

E-book Ideal Marketing para atrair clientes e aumentar o faturamento da empresa

Então agora que você já sabe o que é cloud computing e já conhece os tipos de nuvem de armazenamento, pode começar a pensar em qual destes sua empresa mais pode se beneficiar de acordo com as necessidades dela.

Mas é claro que nem sempre a computação em nuvem de armazenamento vai ser a melhor opção, já que como é um serviço dependente da internet ele pode ser comprometido de acordo com a conexão da empresa e do usuário.

Então é bom estudar bem para saber se realmente o cloud computing é a melhor opção para sua empresa, e caso seja, ele definitivamente vai ser um bom meio de poupar gastos e dor de cabeça.

Além é claro, da facilidade de acesso e encontro com sua empresa por meio dos navegadores que são um uso tão constante na vida da maioria das pessoas atualmente.

Assim você e toda sua equipe poderão focar sempre nas melhorias e no sucesso da empresa.

E se você quiser mais dicas de como melhorar processos ou outras informações para melhorar os resultados de sua empresa ainda mais rápido continue acompanhando o conteúdo do Blog Ideal Marketing.

Compartilhe nas Redes Sociais!