O que é ciberataque e como sua empresa pode se proteger com backup na nuvem

//O que é ciberataque e como sua empresa pode se proteger com backup na nuvem

Por: | Publicado: 30 de outubro de 2018 | Atualizado: 28 de novembro de 2018.

Muitas pessoas usam backup na nuvem no cotidiano e na vida pessoal, mas nem todas sabem como o armazenamento em nuvem pode ser benéfico na gestão de documentos e segurança de dados de uma empresa. Confira e aproveite.

É comum ver pessoas comentarem sobre seus documentos que estão guardados em backup na nuvem, assim muitas aproveitam para economizar a memória do celular ou dispensar a necessidade de armazenamento em itens como pen drives.

Cada vez o backup na nuvem tem se tornado uma facilidade, além é claro da disponibilidade que atualmente pode ser feita até com a simples criação de uma conta de email.

Por isso, muitas empresas já passaram a ver esse serviço como uma oportunidade, não só de economizar espaço e tempo com HD’s mas de se beneficiar efetivamente com essa tecnologia.

Isso porque a nuvem não só é simples, como pode ser acessada por qualquer um de qualquer lugar, o que facilita acesso e navegação de todos que possuam login e senha.

Mas claro que assim como as empresas vêem na internet uma solução, as pessoas que atuam de má fé dentro dela também buscam por meios de prejudicar muitas empresas, instituições e pessoas no geral.

Sendo assim, vamos te mostrar como o backup na nuvem pode ser um meio de melhorar a gestão de documentos e a segurança de dados dentro da sua empresa.

Para isso dividimos o conteúdo nos seguintes tópicos:

O que são ataques cibernéticos

Só para deixarmos claro antes de começar nosso assunto sobre como manter a segurança de dados dentro de sua empresa com backup em nuvem, vamos refrescar a memória entendendo o que é um ciberataque ou ataque cibernético.

Os ataques cibernéticos são invasões feitas por hackers no site de escolha deles para roubar, alterar ou prejudicar computadores e informações de bancos de dados, por exemplo.

Os objetivos podem ser diversos, mas existem diversos tipos de invasões e de vírus que podem ser instalados na rede da empresa que for vítima do ciberataque.

Um deles e provavelmente o que causa mais dano é o ransonware. Descubra do que ele se trata no próximo tópico.

O que é um ransonware

Um ransonware é um malware. Mas calma, vamos por partes, okar?

Primeiro um malware, que é a palavra para software maligno, ou seja, software criado para causar danos a dados, computadores e/ou pessoas.

E o ransonware é um malware que tem como objetivo invadir e assumir o controle do computador da vítima, como um sequestro, que só acaba quando um valor de resgate é pago.

Uma vez que o malware for instalado, os códigos de usuários são alterados e assim o acesso é perdido.

Mas calma, vamos te ajudar a manter a segurança de dados com backup na nuvem para que sua empresa não seja vítima desse tipo de ataque.

Como proteger sua empresa de ataques cibernéticos com backup em nuvem

Quando você procura pela segurança de dados, um dos meios de prevenir os ataques cibernéticos é realizando um backup na nuvem. Com esse tipo de gestão de documentos, você desassocia os arquivos de um só aparelho, o que pode diminuir os danos de um ciberataque.

Ou seja, você cria uma espécie de seguro para todos os arquivos que forem adicionados ao backup na nuvem, de maneira que caso ocorra algum tipo de ciberataque você ainda pode ter de volta todos os documentos.

Só essa ação já é suficiente para resolver um caso de ransonware mais simples, já que você não precisará pagar pelo “resgate” para ter os arquivos de volta. Somente o acesso ao backup na nuvem já vai possibilitar a recuperação do material.

Sendo assim, a dica é nunca manter seus documentos em aparelhos. Você deve estar pensando:

“Mas como assim?”

Bom, a ideia é que uma nuvem seja a principal fonte de armazenamento, assim mesmo que algum aparelho pessoal ou da empresa seja atacado por um malware, o acesso aos arquivos que não estiverem diretamente na máquina será muito mais complexo.

Algumas empresas de segurança de dados que trabalham com backup na nuvem até criptografam os acessos, dificultando muito mais a invasão de hackers a quaisquer contas e documentos.

Basta pesquisar algumas para avaliar a necessidade de backup na nuvem e segurança de dados que sua empresa demanda e assim poder fechar negócio com a gestão de documentos em nuvem.

A segurança das empresas está na tecnologia da nuvem!

Agora que você já sabe como sua empresa pode usar o backup na nuvem não só para armazenamento e backup de dados, já pode começar a reformular a maneira como os documentos são armazenados.

Além disso, é importante lembrar que você deve sempre pesquisar por empresas de backup na nuvem que sejam de confiança. Nesse tipo de transação um negócio não pode ser fechado somente por orçamento, mas por qualidade.

Não se esqueça também de sempre questionar sobre os métodos da empresa e sobre qualificações que outros clientes podem passar de acordo com suas experiências.

Por outro lado, se você quiser mais algumas dicas continue acompanhando o Blog Ideal Marketing para dicas desde o seu armazenamento até modos de melhorar os processos de sua empresa e aumentar suas vendas.

2018-11-28T14:40:37+00:00

Deixar Um Comentário