A evolução da internet e seus impactos no Marketing Digital

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 9 de outubro de 2018 | Atualizado: 15 de julho de 2019.

A evolução da internet gerou e gera, constantemente, novas possibilidades para o campo do Marketing. Vender e se relacionar com clientes nunca teve tanto espaço amplo e dinâmico. Torne sua marca integrante da nova Era Digital.

E-book Ideal Marketing para atrair clientes e aumentar o faturamento da empresa

A internet está avançando em proporções inimagináveis e isso não nos parece novidade, certo?

Parece que desde que nascemos esse fenômeno já vinha ganhando força e mais força, mas você sabia que, na realidade, a evolução da internet é um fato relativamente recente?

Sim, nos EUA, por exemplo, a internet surgiu na década de 60, enquanto aqui no Brasil a rede veio nos agraciar somente na década de 80.

Essa sensação que temos sobre a web ser uma realidade antiga e global, na verdade se deve à força com a qual ela veio e o impacto gerado de forma imediata.

Mas a realidade é diferente: nem todo o mundo está conectado à internet, uns conseguem aproveitar mais que outros e o cenário empresarial é, com certeza, uma das esferas da sociedade que mais tem se beneficiado com a evolução da web.

Antes, por exemplo, ouvíamos falar apenas nas atividade do Marketing, nos últimos anos nos deparamos com a crescente do Marketing Digital.

Já parou para pensar como os avanços tecnológicos estão fortalecendo e impactando essa área e o fortalecimento de marcas?

Se não sabe é bom vir com a gente se aprofundar no tema porque as empresas da atualidade não podem ficar fora do Marketing Digital!

O que é Marketing Digital?

Saiba o que é Marketing Digital e como ele apareceu na evolução da internet

Considerando que segundo estimativas, até 2021 haverão 2,3 bilhões de consumidores digitais fica claro que as empresas não poderiam deixar de entrar na onda e cravar a bandeira da sua marca na web, certo?

É justamente por isso que o Marketing Digital é a principal maneira de fazer e conceituar Marketing atualmente.

O termo é usado para traduzir todos os esforços de marketing no ambiente digital.

Sendo assim, usa-se canais online como blogs, sites, motores de busca, mídias sociais, e-mails entre outros.

Por meio dessas páginas as empresas divulgam seus produtos ou serviços visando atender desejos e dores do mercado.

Aqui vale relembrarmos a definição de Philip Kotler sobre Marketing:

O processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.

Agora apliquemos as atividades desse conceito no ambiente online e teremos o Marketing Digital.

O grande fluxo de comunicação e interação que a evolução da internet proporcionam hoje, favorece estratégias cruciais na captação de novos clientes como Search Engine Optimization – SEO, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.

Atividades que conheceremos melhor no tópico seguinte. Acompanhe 😉

Como a evolução da internet impacta o Marketing Digital?

Saiba como a evolução da internet interfere no Marketing Digital

A evolução da internet trouxe novas vertentes e possibilidades ao próprio Marketing Digital.

Isso porque hoje em dia, com o universo interativo e repleto de informações vivido na web, o consumidor deixou de ser passivo e passou a ser altamente crítico, se relacionado apenas com marcas que demonstram autoridade e credibilidade no mercado.

Para isso é preciso investir no conteúdo, isto é, conquistar clientes e gerar confiança por meio do valor da informação relevante.

Uma das novas estratégias se concentra em educar o mercado. Por meio de técnicas como o Inbound Marketing, já citado lá em cima, as empresas se posicionam na web educando seu consumidor sobre o nicho do negócio.

O objetivo é levá-lo ao esclarecimento de suas dores e ao alcance de seus objetivo por meio do amplo conhecimento oferecido.

Podemos dizer que, atualmente, esse é o principal impacto gerado pela evolução dos meios online no Marketing Digital: a produção e oferta de conteúdo digital que agreguem valor à vida do consumidor.

Por que a sua empresa não deve ficar fora da Nova Era?

Bem, o objetivo de todo negócio é crescer e se solidificar cada vez mais, certo?

Sendo assim é preciso se adequar a evolução do mercado acompanhada pela evolução da internet.

Ou seja, use os canais mais acessados por seus possíveis clientes para alcançá-los. Além da possibilidade de se comunicar com um número significante de pessoas, você ainda otimiza o valor de seus investimentos.

Afinal, o investimento em mídia online é bem mais vantajoso do que os canais impressos ou televisivos, e o resultado é extremamente recompensador.

Não perca a chance de ver sua marca alcançar o mundo digital!

E-book Ideal Marketing sobre tudo o que você precisa saber antes de começar um projeto

Hoje aprendemos que a evolução da internet abriu espaço para o Marketing Digital e para algumas vertentes dessa área.

Isso porque esse espaço online preenchido por um número crescente de pessoas fomenta a informação e a interação entre diversos usuários, ou seja, a relação entre empresa e consumidor também ganhou uma nova perspectiva e amplitude.

Por isso conhecemos algumas possibilidades geradas pela evolução do ambiente digital dentro do novo Marketing e, vimos ainda, algumas vantagens de fazer parte dessa nova onda moderna que só tende a colaborar com o fortalecimento de marcas.

Sendo assim, não deixe de estudar seu consumidor, detectar quais canais mais fazem sentido com o perfil dele, o tipo de comunicação e conteúdo a serem empregados e leve seu negócio ao topo do sucesso!

E se quiser dicas complementares sobre como fazer mapeamento de processos não deixe de acompanhar nosso conteúdo exclusivo 😉

Compartilhe nas Redes Sociais!