Vantagens da automação de e-mail marketing: 14 razões para investir na estratégia

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Publicado: 3 de agosto de 2021 | Atualizado: 26 de outubro de 2021.

Quando o assunto é estratégia de marketing digital, o e-mail marketing é um dos canais de comunicação que não ficam de fora, seja em ações de Inbound ou Outbound. Entretanto, o alcance de excelentes resultados depende da forma como uma campanha é executada, e nesse sentido você precisa conhecer as vantagens da automação de e-mail marketing.

O e-mail marketing apresenta um ROI médio de 3800%, isso significa que a cada $1 investido, $38 voltam para a empresa. Mas, como alcançar esses resultados?

Sem dúvida preocupações como segmentação da lista de leads, personalização da comunicação, qualificação de leads e criação de um relacionamento eficiente com a base de contatos são indispensáveis na busca por taxas de conversão que realmente impactam o caixa da empresa. 

Para que tudo isso possa ser posto em prática, uma das saídas é investir na automação de marketing

A automação de marketing funciona a partir do uso de softwares que permitem que uma série de atividades possam ser realizadas automaticamente, por meio de uma programação prévia de suas equipes.

Por exemplo, a automação de e-mail marketing permite que e-mails sejam enviados para os leads da empresa, de acordo com o comportamento de cada um em relação a outros materiais da organização. 

Quando isso é realizado por um sistema de automação a equipe ganha em produtividade e eficiência, de fato, a adoção da automação de marketing amplia em 53% aumento médio da taxa de conversão. A seguir, vamos analisar as vantagens da automação de e-mail marketing.

Vantagens da automação de e-mail marketing

Uma ferramenta de automação de e-mail marketing auxilia a empresa em diversas atividades, entre elas:

  • captura e gestão de leads, 
  • segmentação de contatos, 
  • qualificação de leads,
  • envio de e-mails personalizados,
  • realização de testes A/B,
  • criação de fluxos de nutrição, 
  • monitoramento das campanhas.

Esse conjunto de ações, que passam a ser possíveis com o software de automação de e-mail marketing, traz muitas vantagens para a empresa, principalmente, no que diz respeito:

  • a qualidade de comunicação com o lead, 
  • na eficiência dessa comunicação,
  • no estímulo ao avanço rumo à conversão. 

Uma campanha que envolva o e-mail marketing automatizado tem a capacidade de fazer a nutrição de leads de maneira adequada, oferecendo conteúdo relevante para cada persona, em cada etapa do funil de vendas, e levando o lead pelas etapas da jornada de compra, até a tomada de decisão. 

Isso sem falar na contribuição que oferece para o setor de vendas, afinal, por meio da automação, a empresa é capaz de ampliar em até 451% sua taxa de leads qualificados, que poderão ser encaminhados para vendedores, no momento em que estão mais propensos a fazer uma compra.

Dessa forma, as vantagens da automação de e-mail marketing impactam além do setor de marketing, mas também o setor de vendas, que perde menos tempo com leads que ainda não estão prontos para comprar. 

Não podemos esquecer que a nutrição de leads deve ser segmentada considerando a persona, a etapa da jornada de compra em que ela está , seu papel de compra, o conteúdo em que está interessada e mais. 

Fazer isso tudo manualmente não só ocuparia todo o tempo da sua equipe de marketing, como, em empresas com uma captação de leads eficiente, seria impossível de ser realizada sem a ajuda da tecnologia.

Em resumo, uma das vantagens da automação de e-mail marketing que não podemos esquecer jamais é a capacidade de ampliar a produtividade do setor de marketing, ao mesmo tempo que melhora a comunicação, oferecendo uma melhor experiência aos leads e trazendo economia para a empresa. 

Na lista de vantagens da automação de e-mail marketing ainda podemos citar:

  1. mais eficiência no trabalho de educar os leads, facilitando o avanço para as próximas etapas do funil de vendas, 
  2. permite a segmentação das mensagens de acordo com o perfil e interesses de cada lead,
  3. facilita o envio de e-mails personalizados para clientes
  4. evita que você envie e-mails em massa ineficientes que vão parar na caixa de SPAM,
  5. facilita a qualificação de leads,
  6. aumenta a taxa de conversão de leads em clientes pagantes,
  7. gera um ROI maior,  
  8. amplia a assertividade na seleção de leads qualificados para vendas, contribuindo para a maior produtividade do setor de vendas;
  9. facilita a priorização de leads que estão prontos para comprar,
  10. reduz o tempo gasto com leads não qualificados,
  11. acelera o processo de vendas,
  12. diminuiu o custo de aquisição do cliente
  13. aumenta a produtividade da equipe de marketing,
  14. facilita o monitoramento de métricas de cada campanha, facilitando a correção de falhas e gargalos, o que gera mais eficiência na melhoria das ações e mais. 

Como você viu até aqui, as vantagens da automação de e-mail marketing são diversas, afetando os resultados gerais da empresa. Por isso, se a sua empresa busca um crescimento sustentável e escalável, indicamos que considere a implementação de sistemas que vão te ajudar na gestão das estratégias de e-mail e outras campanhas de marketing.