Teste A/B: compare e otimize as suas ações de marketing agora mesmo

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 10 de janeiro de 2020 | Atualizado: 4 de março de 2020.

O teste A/B é um dos experimentos mais bem-sucedidos entre as estratégias de marketing digital, pois ele compara as ações da sua empresa para escolher qual dela é a melhor. E só quem consegue identificar a campanha ideal consegue conquistar o seu público!

Está sem tempo de ler agora? Baixe este conteúdo e acesse offline

Conquistar o público é uma das tarefas mais desafiadoras que as empresas enfrentam no seu dia a dia.

E para que ele se torne cada vez mais engajado com o que você tem a propor, é necessário a realização de testes para entender qual é a melhor forma de abordar cada indivíduo.

Não à toa, o teste A/B é uma das principais técnicas utilizadas por quem quer mensurar quais os tipos de variáveis estão dando certo ou não para uma determinada campanha.

Assim, é possível criar estratégias mais assertivas e alcançar resultados melhores, tornando o crescimento da sua empresa previsível e escalável.

Quer entender melhor como isso funciona? Então continue lendo este artigo!

E-book gratuito Ideal Marketing com dicas infalíveis para aumentar as vendas

Afinal, o que é teste A/B?

O teste A/B é uma estratégia a qual compara algumas variáveis de marketing, a fim de definir qual delas gera maior engajamento do seu público-alvo.

Com ele, é possível realizar o teste de duas campanhas de e-mail marketing para saber qual obtém maior índice de conversão de leads em compradores, por exemplo.

Ainda sim, é comum essa estratégia ser confundida com testes multivariados, que focam em examinar mais de uma variável de uma única vez.

Só que o diferencial do teste A/B está em testar apenas uma variável de cada vez, com o intuito de identificar qual a melhor para aquela ação de marketing digital específica.

Com isso, fica muito mais fácil descartar suposições acerca de uma campanha, abrindo caminho para que os números influenciem uma tomada de decisão assertiva.

Entenda por que investir em teste a/b vale a pena

O teste A/B se baseia em uma ferramenta bastante empregada entre profissionais atualmente: o feedback.

Feito em tempo real, ele mostra o que deve ser feito para você conseguir engajar mais potenciais consumidores a comprarem os produtos ou serviços da sua marca.

No entanto, é preciso prestar muita atenção no que está sendo mostrado, já que essa análise apresenta fatos que realmente podem mudar o futuro da sua empresa.

Assim, todos os resultados que são feitos quando você sabe o que é teste a/b e como fazê-lo tornam-se um importante indicador de confiança para os seus consumidores.

Onde usar o teste A/B?

Bom, agora que você sabe o que é teste A/B, fica mais fácil explicar o que essa estratégia pode testar.

Como já mencionamos, os emails podem ser uma variável para a realização de um teste, principalmente se você deseja alcançar mais cliques em uma determinada campanha.

E apesar de isso ser muito eficiente, não adianta fazer o teste A/B em todas as ações de marketing digital da sua empresa, pois nem todas são tão relevantes quanto outras.

Já nas Landing Pages, que são as famosas páginas de conversão, o teste A/B garante que o processo de geração de leads seja muito mais simples.

Assim, tomando agora a Landing Page como o exemplo principal de teste, veja algumas variáveis que podem passar pelo seu crivo:

  • Título de destaque;
  • Call-to-action (botões para conversão);
  • Imagens e vídeos;
  • URL;
  • Descrição da campanha;
  • Informações sobre um produto.

Mas voltando para o email marketing, um fator que você pode passar a testar são os formatos das campanhas, bem como as imagens que mais engajam com os seus contatos.

Além disso, é possível verificar se os seus leads clicam mais emails de um único tópico, campanhas promocionais ou newsletters com informações sobre o seu setor de atuação.

Quando fazer um teste A/B?

Provavelmente você já respondeu a essa pergunta, mas como gostamos de deixar tudo mais fácil, vamos explicá-la direitinho.

Os testes A/B devem ser feitos para otimizar métricas para o seu negócio, como abertura de emails, cliques em call-to-action, geração de leads por meio das Landing Pages etc.

Supondo que seus emails estão tendo um baixo índice de cliques, vale a pena elaborar uma segunda versão do mesmo avaliar se a nova proposta garante um melhor desempenho.

Já sabe o que é teste A/B? Então comece a comparar as variáveis agora mesmo!

E-book gratuito Ideal Marketing com 10 práticas para a geração de leads

O teste A/B pode fornecer as informações necessárias para que as ações de marketing digital da sua empresa realmente funcionem, como foi mostrado neste conteúdo.

Afinal, a comparação de uma variável é feita com base em dados e analisada de acordo com as métricas necessárias para você potencializar as ações da sua marca.

Não à toa, o teste A/B é cada vez mais utilizado para a geração de leads e aumento da lucratividade dos grandes negócios.

Falando nisso, sabe como você pode alcançar mais potenciais consumidores e aumentar os lucros da sua marca?

Não?! Então, conheça agora as melhores técnicas de marketing digital do mercado!

Bons negócios!

Compartilhe nas Redes Sociais!