As métricas de marketing: números e informações que garantem o sucesso de qualquer negócio
Publicado: 4 de setembro de 2019 | Atualizado: 4 de setembro de 2019.
As métricas de marketing são fundamentais para você saber se o seu negócio está decolando ou caindo em um abismo eterno. Quer ver qual delas mensurar? Então nos acompanhe nesta jornada!
Você bem sabe que o Inbound Marketing trabalha de modo a atrair o público-alvo do seu empreendimento até que ele, de fato, compre os seus produtos ou serviços.
Sabendo disso, é importante investir em campanhas e ações que aumentem a sua lucratividade, assim como a sua autonomia diante o mercado.
Por isso existem as métricas de marketing, que vão mensurar todas as suas ações e campanhas para que você não saia perdendo.
Quer conhecer algumas delas? Então não deixe de ler este conteúdo!
O que são métricas de marketing?
Você já se perguntou como é possível mensurar todos os resultados das suas ações e campanhas?
Antes de irmos mais a fundo no assunto, vamos lembrar um pouquinho o que são métricas de marketing.
Basicamente, as métricas em marketing são vistas como números capazes de indicar se uma ação ou campanha feita pela sua empresa está sendo bem sucedida ou não.
No entanto, há muito mistério por trás das métricas de marketing. O primeiro deles é sobre como visualizar determinadas informações por meio de números e informações que pareçam, no mínimo, reais.
Isso porque existem muitas métricas de marketing de vaidade, como é o caso do número de seguidores que, quando é grande, acaba não significando a aquisição de novos clientes, mas sim de usuários que estão sempre acompanhando a sua empresa.
Para que você não seja pego de surpresa pelas métricas em marketing de vaidade, separamos algumas das mais importantes para você mensurar.
Veja tudo nos próximos tópicos!
Retorno sobre Investimento (ou ROI, para os mais íntimos)
O Retorno sobre Investimento, que também é conhecido somente como ROI ou Return on investment, é um dos indicadores mais importantes para empresas que trabalham com Inbound Marketing.
Isso porque essa métrica possibilita descobrir quanto dinheiro a sua empresa perdeu ou ganhou de acordo com os investimentos que foram feitos em determinadas ações ou campanhas.
Em outras palavras, o ROI é uma das métricas de marketing que medem a lucratividade real do seu empreendimento.
Com os resultados obtidos pelo cálculo do ROI, você consegue preparar melhor a sua empresa para próximos investimentos, melhorando as ações que não apresentaram o resultado esperado e mantendo as que você acertou.
Para fazer um cálculo de ROI, basta seguir a seguinte fórmula:
ROI = (Receita – Custo / Custo) x 100
Ou se você quiser ficar craque em ROI, leia agora mesmo o nosso conteúdo sobre Aprenda como calcular o ROI e faça mais sucesso nas campanhas de marketing digital.
Bom, agora que você sabe que o ROI é uma das métricas em marketing a serem seguidas, vamos então para a próxima?
CAC (ou também Custo de Aquisição de Clientes)
Você já parou para pensar quanto custa conquistar cada consumidor dos seus produtos ou serviços?
Pois saiba que ter conhecimento desses custos é fundamental para identificar se todos os investimentos feitos com campanhas e ações estão valendo a pena.
Para deixar tudo mais claro, vamos dizer que você já sabe fazer o cálculo de custo de aquisição de clientes e descobriu que cada novo consumidor custa R$ 200,00 para o seu empreendimento.
No entanto, o ticket médio deles é de R$ 130,00. Isso quer dizer que, na primeira compra do seu cliente, ele te deu um prejuízo de R$ 70,00.
Porém, se ele continuar comprando com a sua empresa, ele vai se pagar automaticamente.
Para facilitar, veja como é feito o cálculo do CAC:
CAC = Soma dos investimentos / Número de novos clientes
Assim como no ROI, recomendamos que você faça a leitura de um artigo específico para o CAC, que é Custo de aquisição de clientes: aprenda o que é e como calcular o CAC da sua empresa.
Nesse tópico nós mencionamos o ticket médio. Vamos ver sobre o que ele se trata?
Ticket médio
O ticket médio é também uma das principais métricas de marketing, pois compreende a quantidade de gastos que um cliente tem com a sua empresa.
Por meio dos números alcançados pelo ticket médio, fica fácil decifrar se você está ganhando ou perdendo dinheiro com os seus novos clientes.
Caso você veja um número abaixo do esperado no ticket médio, é preciso tentar agir o mais rápido possível para engajar as vendas dos seus produtos ou serviços.
O cálculo do ticket médio, assim como o do ROI e do CAC, é bem simples:
Ticket médio = Receito mensal / Número de clientes por mês
Para você decifrar todos os segredos de uma das métricas em marketing mais usadas, leia o nosso conteúdo a respeito de O que é ticket médio? Aprenda tudo sobre o tema e ainda confira 3 dicas para aumentar as vendas da sua empresa.
Já sabe quais métricas de marketing usar no seu negócio? Então comece a mensurar o seu sucesso agora!
As métricas de marketing são a nova forma de você saber se um investimento está sendo bem feito ou não, especialmente quando o assunto é aquisição de novos clientes.
Neste conteúdo você pôde ver três das três principais métricas em marketing, que são: o Retorno sobre investimento, Custo de aquisição por cliente e Ticket médio, os quais sempre vão andar juntos em momentos de novas campanhas ou ações de marketing.
Agora, podemos te dizer o que você pode fazer para melhorar os seus resultados de verdade? É só acessar o link e ler um conteúdo top sobre as melhores técnicas de marketing digital para atrair mais clientes para o seu empreendimento.
Bons negócios!