Conheça os riscos da propaganda velada e aposte apenas em parcerias transparentes

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Publicado: 5 de fevereiro de 2019 | Atualizado: 29 de julho de 2019.

Você sabe o que é publicidade velada? Fazer parcerias com influenciadores digitais é uma ótima estratégia e pode ser usada a qualquer momento, basta conhecer os melhores caminhos dessa tática e colocá-la em prática com sabedoria.

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Os influenciadores digitais estão sendo cada vez mais usados como meio de promoção das marcas e seus produtos.

Isto é, as estratégias de marketing digital têm como estratégia atrair o público por meio da relevância que personalidades da internet possuem sobre certos grupos específicos de pessoas.

Com alto poder de engajar seus inúmeros seguidores, os influenciadores são normalmente utilizados em lançamento de produtos, não só para expor o produto, mas também para explorar seus benefícios e demonstrar que fazem uso dele.

Porém o que parece uma boa opção pode trazer riscos à marca se essa divulgação for velada, isto é, se o influenciador receber um incentivo da marca pela exposição mas não evidenciar que trata-se de publicidade.

E agora que você já sabe o que é publicidade velada, confira a seguir alguns perigos que esse tipo de ação pode gerar para a reputação da sua empresa.

Confira alguns riscos da propaganda velada

A parceria com blogueiros e influenciadores no geral não é nenhum problema, pelo contrário, pode ser uma ótima estratégia para tornar a marca mais relevante diante dos consumidores que estão no ambiente digital.

O que falaremos aqui é a respeito da publicidade mascarada, ou seja, aquela que não se apresenta como tal.

Confira.

Recusa do público

Os público presente na internet pode parecer simples de se relacionar, mas são tão criteriosos e atentos quanto o público que consome informações fora da rede.

Por isso se enganam as empresas que apostam em propaganda velada achando que os seguidores não irão perceber o que há por trás da exposição supostamente natural e espontânea.

Depois de perceber, eles irão desvalorizar o influenciador e a marca por não serem transparentes com relação ao acordo feito.

Ou seja, seria mais inteligente promover a empresa por meio da exposição do influencer mas deixando isso claro, como por exemplo, pedindo para que ele coloque a hashtag #publicidade na legenda.

Possível falta de conhecimento do influenciador sobre o público e a marca

Quando não há um acordo bem delineado e transparente entre a marca e o influencer que irá divulgá-la, muitos detalhes que não pareciam importantes podem ser o ponto chave dos resultados negativos acarretados pela propaganda velada.

Se o influenciador não conhecer o perfil do público consumidor da marca, por exemplo,pode acabar se referindo ao produto ou sobre seus benefícios de forma que não agrade ou gere empatia nas pessoas que deveria atrair.

Ele pode usar palavras, frases, exemplos, expressões etc que gerem estranheza nos consumidores. Até mesmo a situação escolhida para encaixar a exibição do produto pode deixar claro para os seguidores que trata-se de uma publicidade velada.

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Risco de má exposição da empresa

Além da empresa sofrer danos pelo fato de estar envolvida com propaganda velada, qualquer falha ou desalinhamento no meio do caminho pode tornar a própria publicidade um agente capaz de deixar a imagem da empresa em maus lençóis.

Em primeiro lugar, se o influencer tiver qualquer histórico de ações negativas que geraram desconforto no público, o próprio ato de se relacionar com ele ligará a marca ao fato.

E acredite, reputações relacionadas a polêmicas negativas que circulam na internet são praticamente tão difíceis de reconstruir quanto criar uma imagem do zero.

Por isso não arrisque o valor da sua marca apostando em publicidade velada.

Não à publicidade velada e SIM à parcerias transparentes com influenciadores de sucesso

Depois de conferir alguns riscos da propaganda velada, você pode estar se perguntando:

Então eu não devo procurar por blogueiros para deixar minha marca em maior evidência?

Sim, você pode usar esse recurso, além de não ser nenhum problema ele tem ajudado desde pequenos a grandes negócios a ganharem visibilidade no mercado.

O único ponto determinante entre uma propaganda velada e uma publicidade que é sincera e bem vista, é a transparência com o que está sendo feito.

Portanto, se a empresa faz parceria com determinado influencer, basta deixar isso claro e evidenciar na divulgação que trata-se de propaganda, pronto!

Nem dói e é mais simples do que se imagina.

A sua marca merece o melhor!

No conteúdo de hoje revisitamos o assunto sobre o que é publicidade velada e vimos alguns dos principais riscos desse tipo de ação.

Por isso lembre-se:

Além de ser uma atividade que passa por cima da lealdade ao tentar expor para o público uma divulgação como sendo natural, mas que na verdade tem intenções comerciais por trás, a propaganda velada por consequência é como um tiro no pé, pois fere a reputação da própria marca.

Por isso não recorra a esse meio, temos certeza que a sua marca é incrível e pode sim fazer parcerias com influenciadores de forma clara, ética e transparente e, dessa forma, conquistar não só o público, mas também fortalecer e blindar a reputação da empresa!

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