Descubra o que é publicidade velada e como evitar essa prática
Publicado: 20 de setembro de 2018 | Atualizado: 8 de julho de 2019.
Saber o que é publicidade velada e como fugir dessa prática é o melhor jeito de evitar que os anúncios de sua marca se tornem uma dor de cabeça para a empresa. Essa ação pode sair bem mais caro para você e para o digital influencer que publicar o anúncio em alguma rede social. Então veja agora como prevenir sua marca de ser associada a esse tipo de ação negativa.
Não é segredo que com o crescente número de influenciadores digitais eles se tornaram meios atraentes de divulgação e reconhecimento para uma marca.
Ainda mais com as análises e resenhas feitas por eles, mas existem meios diferentes dentro da mesma técnica.
Sendo assim o CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), que é o responsável por fiscalizar conteúdos publicitários está atento e pode punir posts em redes sociais que não tenham descrições claras.
Por isso, antes de sair fechando parcerias com algum digital influencer é importante que você saiba o que é publicidade velada e como fazer para que sua empresa não seja acusada dessa prática.
Então conteúdo sobre o assunto vai ser dividido nos seguintes tópicos para que fique claro o que é publicidade velada e você faça seus anúncios sem medo algum.
O que é publicidade velada?
Toda publicação em rede social com caráter publicitário e que não estiver devidamente esclarecido que o post é um caso de parceria paga, pode então ser considerado como publicidade velada.
É como casos de plágio, se não houver a referência, está errado. Isso porque entende-se que se o influenciador digital não deixar claro que se trata de uma publicidade e ele pode transmitir uma mensagem falsa.
E como se os influenciadores digitais são muitas vezes responsáveis por esses “testes” e produtos, se um desses testes for considerado propaganda velada, eles podem ser considerados como atos de má fé na divulgação da opinião e do produto.
Essa prática pode ainda gerar processo entre a marca, o digital influencer e o CONAR, sendo que a empresa pode ser punida pela ação.
E mesmo que não seja de costume que o digital influencer receba alguma condenação, sua imagem e credibilidade podem ficar manchadas pela situação.
Por isso a importância de transparência entre marca, influenciador digital e o público.
Como identificar publicidade velada?
Os posts que são de caráter publicitário e contém alguma indicação de que se trata de uma parceria entre marca e digital influencer são considerados dentro dos termos do CONAR.
Essa indicação pode ser feita por meio de hashtags como #publi, #publicidade, #ads, #AD ou por com indicação de mensagem que informa que aquele post é uma parceria paga.
Esse tipo de publicação com o aviso de parceria paga pode ser feito em qualquer aplicativo como Instagram e YouTube que são os carros chefe dos influenciadores digitais.
Seja por meio de legendas ou de funções dos próprios apps, como é o caso do Instagram e como podemos ver nesse post da digital influencer Nah Cardoso.
Já no caso da influenciadora digital Mari Maria, ela usa a hashtag #publi no YouTube para apontar quais vídeos foram patrocinados for alguma marca, nesse caso foi a marca de cosméticos AVON.
Qualquer uma dessas publicações, se não estivessem a tag ou a indicação de parceria paga poderia ser considerado como uma propaganda velada.
Em 2016 um caso de acusação de propaganda velada aconteceu com a digital influencer fitness Gabriela Pugliese, quando ela publicou uma foto falando sobre uma nova cerveja da marca Skol com baixo nível de calorias.
Nessa publicação a influenciadora digital não se posicionou se o post se tratava de uma parceria paga ou não. De acordo com as informações do caso disponíveis no site do CONAR, foram 16 denúncias acerca dessa publicação.
Apesar disso, a Ambev responsável pela marca da cerveja, informou que a publicação foi feita de maneira espontânea. Ainda assim devido ao conteúdo do texto de legenda da foto, a causa foi dada como perdida para a empresa durante o processo com o CONAR.
Como evitar publicidade velada
Então agora que você já sabe o que é publicidade velada e já viu alguns exemplos reais de como apresentar a publicidade de maneira que clara.
Vamos te dar algumas dicas para evitar para que durante a escolha do seu anúncio você já possa tomar as devidas precauções para que sua marca não se envolva em algum caso de propaganda velada.
A escolha do digital influencer
A escolha do digital influencer é essencial não só para que o anúncio chegue ao público certo, mas para garantir a credibilidade de seu produto.
Associar sua marca com algum influenciador digital que já teve alguma acusação de publicidade velada pode gerar desconfiança sobre o que ele falar de sua marca ou produto.
Além disso, se o próprio influenciador sugerir que não existam indicações de que aquele post é patrocinado, não aceite!
Afinal, se a postagem for denunciada o digital influencer pode também ter a imagem manchada, mas a da sua marca será a mais afetada durante o processo.
O conteúdo
Lembre-se sempre que além da propaganda velada, existem muitas outras ações que geram punições no CONAR.
Por isso o conteúdo é um meio de evitar um conflito, ainda mais atualmente com a quantidade de influenciadores digitais relacionados com crianças, por exemplo.
Como trata-se de um público que é mais fácil de ser persuadido, as regras são ainda mais rigorosas nesses casos.
Cuidado com os “recebidos”
Atualmente é mais do que comum em qualquer gênero dos influenciadores digitais o famoso vídeo dos #recebidos, que são os produtos que as empresas enviam para que os influenciadores testem e publiquem resenhas e opiniões sobre o produto.
Mas nesses casos, o digital influencer não fechou nenhuma parceria. Ou seja, ele não recebeu nenhum valor monetário e tem liberdade para expressar qualquer que seja sua opinião sobre o produto.
Por outro lado, esse tipo de ação pode gerar um problema para ambos quando não houver uma descrição da situação.
Ou ainda quando o influenciador digital falar do produto de uma maneira muito positiva. Mesmo que seja a real opinião pode ser mal interpretado por seus seguidores.
A Youtuber Bianca Camargo durante um de seus Instagram Stories, fez questão de deixar claro que apesar de estar falando bem da marca, não se tratava de um post patrocinado.
Então claro que você não precisa deixar de enviar produtos, mas seja realista e deixe que os digital influencers publiquem uma opinião sincera sobre o produto.
Isso inclusive te ajuda a saber o que pode ser melhorado nos produtos de acordo com as opiniões dele e de seus seguidores.
Não corra riscos com #publi das redes sociais
Agora você já sabe o que é publicidade velada, como identificar e até como evitar essa prática.
Por isso, sinta-se mais seguro para aplicar o que viu em nosso conteúdo e conseguir o retorno desejado dos posts patrocinados com algum digital influencer.
Além disso, em todos os casos é bom realizar um estudo de público, conteúdo e plataforma antes de fechar qualquer parceria.
Por fim, não tenha receio dos recebidos, desde que sua marca seja transparente e tenha relações com pessoas que se assemelham a imagem dela o resultado será de sucesso.
Caso você conheça alguma situação de publicidade velada, comenta para gente! E se quiser mais dicas para garantir o sucesso de empresa veja nosso conteúdo sobre as melhores técnicas de Marketing Digital e continue acompanhando o Blog Ideal Marketing.
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