O que é PAAS e como ele pode ajudar no desenvolvimento do seu negócio

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 8 de março de 2022 | Atualizado: 25 de fevereiro de 2022.

PAAS é um modelo de serviço sofisticado de hardware e software que se tornou tendência no mercado digital pela sua capacidade de processamento. Se você se interessou e quer saber mais sobre PAAS, veio ao lugar certo!

Todos nós evoluímos com a tecnologia e aprendemos cada vez mais a lidar com ela, explorando seus melhores benefícios.

E para nos ajudar nessa constante evolução, muitos métodos e ferramentas foram e são criados no mundo digital. Hoje vamos falar sobre um deles: PAAS.

O PAAS pode ser entendido como uma plataforma de hardware e software focada em armazenar e processar dados e informações.

Ela é muito importante para a segurança digital de uma empresa.

E com ele também é possível desenvolver aplicativos e outros dispositivos de forma mais segura e barata.

Bem, se você se interessou e quer saber mais sobre PAAS e outras plataformas online de serviço, veja abaixo algumas informações importantes para você:

O que é PAAS?

Como já falamos na introdução do texto, PAAS (plataforma como serviço) é um serviço de hardware e software.

Ele tem como objetivo o processamento e armazenamento de dados e informações, além de possuir campos de desenvolvimentos de aplicativos.

Esse serviço é um dos componentes da chamada computação em nuvem, onde todos os dados da empresa ficam armazenados na internet com toda a praticidade, agilidade e segurança possível.

Esse modelo de nuvem é particularmente indicado para desenvolvedores.

Eles podem dedicar tempo e esforço apenas em desenvolvimento digital, já que as atualizações, gerenciamentos e manutenções são responsabilidade do fornecedor do PAAS.

O PAAS também é interessante por ser amplo e diversificado, permitindo o desenvolvimento de pequenos aplicativos locais e grandes aplicativos empresariais

E-book gratuito da Ideal Marketing com 50 dicas de marketing digital

Qual é a diferença entre PAAS IAAS e SAAS?

Embora seja uma opção muito interessante de plataforma de serviço, a plataforma como serviço não é a única no mercado.

Isso porque existem também o modelo IAAS (infraestrutura como serviço) e SAAS (software como serviço) que também são muito importantes para as empresas.

Mas apesar dos nomes quase iguais, existem muitas diferenças.

Vamos começar falando do IAAS. Essa plataforma tem como objetivo gerenciar toda uma estrutura de servidores e armazenamento para a sua empresa, como se fosse um aluguel.

Já a SAAS é um provedor que gerencia toda a aplicação da plataforma para o seu negócio. O fornecedor é responsável pelas atualizações e manutenções da plataforma.

Podemos dizer que o SAAS é o modelo que mais se aproxima do PAAS.

O PAAS engloba hardwares e softwares, dando ao cliente uma ação integrada de desenvolvimento.

No PAAS, os desenvolvedores não têm o trabalho de criar e manter uma infraestrutura, afinal, isso tudo é feito pelo provedor.

Vantagens da plataforma como serviço

vantagens da plataforma

Todos os modelos citados neste texto tem suas vantagens e cada uma delas depende do tipo de empresa que está contratando o serviço.

No modelo PAAS, uma das grandes vantagens é a comodidade para desenvolvedores, que têm mais liberdade criativa para realizar seu trabalho.

Sem precisar se preocupar com manutenções e atualizações da infraestrutura, o pessoal do desenvolvimento foca no trabalho que realmente interessa para a empresa: desenvolver.

Além disso, a plataforma oferece diversas funções de desenvolvimento para equipe, o que aumenta a capacidade de crescimento do negócio.

Essas ferramentas sofisticadas são acessadas e usadas de maneiras fáceis e práticas, o que também ajuda no trabalho de desenvolvimento da equipe.

Por fim, também podemos citar o tempo de decodificação de novos aplicativos que pode ser reduzido com o uso de ferramentas especiais da plataforma.

Fatores a considerar ao escolher o modelo PAAS

Apesar de ser uma plataforma muito boa, que atinge vários nichos de empresa, é fundamental levar alguns fatores em consideração antes de definir seu modelo ideal.

É necessário saber se as funcionalidades do PAAS estão de acordo com a sua empresa, bem como a otimização para linguagem e estabilização de provedor.

Também é fundamental entender se o PAAS escolhido está ativo 24 horas por dia ou quando sua empresa precisar dele.

Fazer uma busca detalhada com clientes do modelo escolhido é fundamental para ter uma base de segurança.

O número de pessoas utilizando a plataforma também é um fator importante, visto que o PAAS poderá ficar lento e um pouco demorado com muitas pessoas o utilizando.

Dito isso, vale ressaltar mais uma vez: é fundamental que você escolha com planejamento e responsabilidade seu serviço de plataforma digital!

Esse era o modelo de negócio que faltava para dar o salto de qualidade na sua empresa!

era o que faltava

As plataformas de serviço na nuvem existem há algum tempo e continuam no mais alto padrão de armazenamento e processamento.

Se você possui uma empresa que precisa desse tipo de serviço, PAAS é fundamental para o seu negócio.

Como mostramos no texto acima, o PAAS permite que sua equipe de desenvolvedores foque apenas no desenvolvimento de aplicativos, com mais liberdade de criação e execução.

Além, é claro, da capacidade de processamento e gerenciamento do PAAS.

Portanto, se você gostou desse texto e quer saber mais sobre PAAS, mídias digitais e marketing digital, não perca mais tempo e acesse já o nosso blog!

E-book com dicas de Marketing Digital para aumentar suas vendas e fazer sua empresa crescer