Descubra como escolher os melhores templates grátis para turbinar a aparência do seu blog

Descubra como escolher os melhores templates grátis para turbinar a aparência do seu blog

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 29 de maio de 2018 | Atualizado: 13 de agosto de 2019.

Está sem tempo de ler agora? Baixe este conteúdo e acesse offline

Você sabia que escolher com assertividade os melhores templates grátis pode te garantir um canal de divulgação atraente, dinâmico e convidativo? Não?! Não se preocupe! Chegou a hora de ter layouts que são a cara do sucesso da sua empresa.

Se você tem um blog com certeza um dos pontos principais é deixá-lo com um visual capaz de te representar, certo?

Isso porque quando o leitor acessa o seu canal espera-se que ele se identifique com a sua proposta.

Por isso a escolha dos templates grátis ideais é um desafio que merece muita atenção!

Aliás, você precisa depositar um tempinho nessa escolha pois as opções de temas são realmente enormes! E se quer ter um que agrade ao seu público contendo diferencias de uso, é importante ter atenção na busca pelos melhores templates grátis.

Isso porque é justamente o recurso visual que organizará os elementos do seu blog como menus, rodapé, textos, imagens, vídeos etc.

Com isso, a fim de otimizar o seu tempo, preparamos um conteúdo para te mostrar o melhor caminho nessa escolha difícil mas necessária!

Olha só o que você vai encontrar por aqui:

Primeiros passos e dicas para ter templates ideais e turbinar o seu blog

templates blog

Bom, conforme vimos acima quando se pensa em um blog completo e atraente uma das primeiras características a ser considerada e bem planejada é a escolha dos templates grátis ideais!

Como queremos oferecer para você as melhores dicas de como escolher templates grátis é preciso nos atentar a alguns passos importantes na hora de definir o mais adequado.

Entretanto, existem inúmeras opções de templates grátis e por isso a sua escolha pode se tornar difícil e demorada.

Por isso, vamos destacar os principais pontos a serem considerados para você se certificar de ter feito a escolha certa!

Então, vamos lá!

Em primeiro lugar pontuamos a importância de escolher um template grátis de acordo com o nicho da sua empresa ou negócio.

Isso porque não basta somente escolher os templates grátis mais bonitos ou atraentes esteticamente.

Pois, se ele não tiver o mínimo de relação com a sua proposta não fará sentido, e isso com certeza vai gerar estranheza aos olhos do leitor podendo distanciá-lo por não encontrar coerência entre o seu conteúdo e a aparência do blog.

Feito esse recorte, ou seja, selecionando templates grátis que tenham sincronia com o seu negócio é hora de verificar questões de usabilidade, isso quer dizer que você deve determinar as opções que se adequem aos seus objetivos de funcionalidade do blog.

Para isso, quando se quer ter o melhor e mais completo canal de divulgação online verifique as principais funções de uso disponibilizadas pelos templates grátis, ou seja, ao mesmo tempo que procura por temas observe também quais ferramentas e instrumentos o blog vai precisar.

Por exemplo, um blog focado em e-commerce certamente vai precisar de plugins para carrinhos de compras.

Já se o seu blog for mais focado em disponibilizar diversos conteúdos ricos e intencionais um template habilitado para uso de landing page é o mais adequado.

Outro ponto importantíssimo a ser consideração na definição dos seus possíveis templates grátis é: verifique os suportes para desenvolvedor e atualizações!

Sim, esse tipo de suporte técnico é importante porque se você escolher templates grátis que não possam ser atualizados ou personalizados constantemente, em pouco tempo eles podem se tornar obsoletos visto as mudanças frequentes de preferência dos usuários.

Além disso, 92% das empresas que atualizam seu blog transformam uma parcela dos visitantes em clientes.

Muitas dicas né?

O legal é que chegando até aqui você já fez um bom recorte dos melhores templates grátis, ou seja, já eliminou algumas opções inadequadas para o seu blog.

Por fim, neste tópico pontuamos a importância de escolher templates grátis com temas leves e descontraídos visualmente, com cores e elementos suaves, assim o seu conteúdo consegue se destacar melhor.

Além disso, feitos todos esses recortes opte também por um template de blog com a linguagem adequada ao seu público!

Pois não adianta escolher modelos de templates grátis excelentes, bonitos e agradáveis se a linguagem dele não for direcionada ao perfil do seu leitor.

Direcionamento e foco também fazem parte dos primeiros passos na escolha do template de blog ideal!

Principais ferramentas na escolha dos seus templates grátis

templates wordpress

Bom, agora você já sabe os primeiros passos e dicas principais para começar escolher ótimas opções de templates grátis, certo?

Então é hora de conhecermos um pouco sobre as melhores ferramentas que disponibilizam esse recurso!

Isso porque ao iniciar sua busca por modelos de templates você encontrará um mar de sugestões, opções e canais capazes de disponibilizá-los, então vamos elencar os melhores e mais completos para você ter opções incríveis!

WordPress

O WordPress é uma das ferramentas mais úteis quando se precisa criar um blog, administrá-lo e obter os melhores templates grátis!

Não à toa 60% dos sites e blogs da internet estão no WordPress, segundo o site da W3Tech.

Isso porque essa plataforma oferece diversas funcionalidades, tem opções de uso práticas e oferece muitos recursos para quem está dando os primeiros passos na personalização do seu blog.

Além disso, por ser muito prático e acessível oferecendo materiais de qualidade e gratuitos a ferramenta se tornou popular e com isso há diversos tutoriais no Youtube sobre como manuseá-lo, ou seja, você não terá grandes dificuldades em lidar com ele.

Atualmente, você pode escolher duas versões dessa plataforma: WordPress.org e WordPress.com. Vamos entender melhor?

WordPress.org

O WordPress.org se trata de uma plataforma open source, isso quer dizer que o código do site é aberto a modificações.

Além disso, basta fazer um download gratuito da ferramenta em seu computador e acompanhar os passos de uso.

Esse é um ótimo recurso para quem quer turbinar o canal com um template de blog diferenciado e passível de atualizações.

No entanto, recomenda-se ter ao lado um profissional especializado no assunto capacitado a implementar o sistema e fazer sua gestão com mais sabedoria.

WordPress.com

O WordPress.com oferece recursos mais completos e dinâmicos.

Isso porque a hospedagem do site, implementação de plugins e reajustes são feitos pela própria ferramenta.

O ponto não tão positivo é que os templates disponíveis são pré estabelecidos e você só pode escolher entre os disponíveis.

Mas é possível fazer a personalização de alguns campos!

Wix

Desde sua criação em 2006, o Wix vem agradando o público que procura ter redes sociais e canais de divulgação online com templates grátis excelentes.

Isso porque a plataforma é gratuita e muito simples de usar.

Os templates que já vêm praticamente prontos contam com a funcionalidade de edição. Ou seja, você pode escolher o modelo de template mais adequado ao seu nicho e ir personalizando ele para torná-lo ainda melhor!

A ferramenta também é bastante usual se enquadrando em diferentes segmentos de negócio. Assim, seja você um principiante ou um grande empresário pode fazer uso dela para escolher os melhores templates grátis!

WEBNODE

Como última melhor opção para adquirir ótimos templates grátis e turbinar o seu canal de divulgação online, ou seja, ter um blog completo e direcionado elencamos o Webnode como uma excelente possibilidade.

Isso porque a plataforma oferece recursos simples de manuseio e não é necessário instalar, baixar nem configurar nada!

Assim, se você está buscando praticidade e agilidade na sua pesquisa por modelos de templates grátis esse com certeza é um ótimo recurso, pois você só precisa se cadastrar e a partir desse cadastro já consegue iniciar a sua procura.

A filosofia do Webnode garante que em 5 minutos é possível ter um blog inteirinho pronto!

Além disso, por ser altamente prático e dinâmico ele também dispensa o gasto de recursos com a contratação de especialistas do ramo, pois você consegue selecionar as melhores opções de templates sem nenhuma dificuldade.

Afinal, como saber qual o melhor modelo de template?

templates dicas

Bem, agora já vimos os primeiros passos para começar elencar os melhores templates grátis e conhecemos algumas das ferramentas mais indicadas para disponibilizá-los, certo?

Então chegou a hora de sabermos os pontos principais a serem considerados na escolha final dos templates grátis que é a cara do seu negócio!

Vamos ver?

O template precisa ser responsivo

Ao analisar os seus possíveis templates grátis, em primeiro lugar, é extremamente importante que você opte por aquele que seja altamente responsivo!

Isso quer dizer que seu template deve ser adaptável ao maior número de dispositivos possíveis.

Ou seja, é necessário buscar por templates que se adequem não só a acessos feitos por por meio de computadores, mas deve se ajustar também a acessos feitos a partir de tablets e smartphones, por exemplo.

Isso porque ao posicionar sites ou blogs nas pesquisas, o Google leva tem como critério se o tema daquele canal foi criado para mais de um dispositivo. E, claro, sites bem posicionados tendem a receber mais visitantes.

Com isso, se você optar por templates altamente adaptáveis terá mais chances de ter um posicionamento favorável.

Além disso, um templates responsivos oferecem melhor experiência de navegação ao usuário aumentando as possibilidades de conversão dele.

Precisa ter uma boa otimização para SEO

Conforme vimos no tópico anterior, o Google observa alguns pontos no momento de posicionar o seu canal. Um desses pontos são as opções de navegabilidade tratadas acima sobre os templates.

Esses critérios do Google são melhores trabalhados nas estratégias de Search Engine Optimization, visando atender as exigências dos motores de busca para definir a relevância de um conteúdo.

Ou seja, são um conjunto de fatores que dirão se o seu blog é o melhor para estar bem posicionado e o uso do template certo pode ser o ponto chave para isso. Você pode entendê-los melhor ao saber o que é SEO.

Sendo assim, ao analisar os melhores templates grátis opte por aquele que se adeque ao perfil do seu negócio, oferece uma usabilidade completa ao leitor, tenha design responsivo e páginas que carregam rapidamente.

Pois a soma de todas essas características positivas dos templates com os principais critérios de rankeamento do Google com certeza fortalece o seu sistema de SEO aos olhos do Google.

Isso garante um bom posicionamento do seu blog e um ótimo canal oferecido ao leitor!

Vale saber: na descrição dos templates normalmente vem detalhado as características de SEO que ele oferece, então não deixe de prestar muita atenção nesse detalhe! #ficadica

Deve ser funcional: capacitado a coletar emails, habilitado para compartilhar em redes sociais

Esse ponto também é super importante na definição do melhores templates grátis!

Isso porque não adianta ter um blog atraente visualmente, com um template responsivo, oferecendo boas condições de navegação ao leitor se o canal não tiver espaço para a cereja do bolo: o retorno para o seu negócio!

Assim, opte por templates grátis habilitados a coletar emails, por exemplo, você pode apostar em landing pages oferecendo conteúdos ricos ao usuário.

Pois, não é difícil constatar que os canais de divulgação online de uma empresa ou negócio tem como um dos maiores objetivos captar uma boa base de emails para dar continuidade às suas estratégias de vendas.

Por isso, escolha templates grátis com opções de uso adequadas, assim os seus objetivos estarão seguros!

Além disso, também é importante que o seu template tenha abertura para compartilhamento nas redes sociais, isso porque quanto mais o seu conteúdo for disseminado melhor, certo?

Então dê margem a essa divulgação usando o melhor e mais completo template grátis!

Preparado para ter um blog incrível com o melhor visual? Vamos começar!

Muitas informações sobre templates até aqui, hein?

Mas ficamos satisfeitos em acreditar que agora você já tem todo o direcionamento necessário para escolher com sabedoria e assertividade os melhores templates grátis.

Isso porque te mostramos os primeiros passos e dicas no momento de iniciar a sua escolha, listamos as principais ferramentas capazes de disponibilizá-los e, por fim, destacamos as características primárias dos templates que são a cara do sucesso do seu negócio!

Além disso, você já sabe que não basta somente ter um template com design incrível, então observe toda a descrição dele para se certificar de que essa escolha é a mais adequada aos seus objetivos.

2019-08-13T10:11:02-03:00

Deixar Um Comentário

Diagnóstico Gratuito do seu Marketing