O que são Stakeholders? Onde vivem, o que comem? Desvende o mistério e organize melhor suas vendas com marketing digital!

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Publicado: 10 de julho de 2018 | Atualizado: 12 de novembro de 2019.

O que são stakeholders? Essa resposta te leva ao segredo das vendas de sucesso: o “saber para quem vender”! O que acha de aplicar essa realidade às táticas de marketing digital para aumentar ainda mais as suas conversões?

Você sabe o que são Stakeholders? Onde vivem? Do que se alimentam?

Talvez já tenha ouvido esse termo, mas deve ter ficado com um ponto de interrogação na cabeça por não saber o que significa. Ou de repente até sabe, mas não entende como identificar os seus stakeholders, certo?

Mas acredite: as suas estratégias e resultados podem ser muito mais positivos se você souber quem são essas pessoas.

Quer saber por quê?

Então, vamos desvendar esse mistério e aprender a usar o conhecimento de stakeholders para otimizar as ações de marketing digital e organizar as suas vendas!

Veja só o que vem por aí:

O que são stakeholders?

Uma empresa ou projeto existe com alguma finalidade. Esse objetivo está sempre ligado a um determinado grupo de pessoas.

Com isso, desde o início das suas atividades é importante saber quem são os principais agentes que exercem influência sobre o andamento e continuidade da sua empresa.

E essas pessoas são chamadas de Stakeholders!

Por essa razão, ao identificar e mapear os stakeholders de um projeto, se torna possível melhorar o seu desempenho, além de elaborar ações com mais assertividade.

Isso porque quando se sabe exatamente quem são as pessoas ou organizações mais interessadas e impactadas pelo seu negócio é possível fazer uma gestão completamente direcionada.

Mas o contrário também acontece: você também é impactado!

Afinal, instituições como governo e sindicatos têm forte influência sobre a sua organização e, por isso, também são seus stakeholders.

Ou seja, os stakeholders estão tanto dentro quanto fora da sua empresa.

Pois, como já foi dito, todos aqueles que são afetados ou afetam diretamente o seu negócio são públicos de muitíssima importância, logo, eles são seus stakeholders!

Mas como saber exatamente quem são os meus stakeholders?

Agora você fez a pergunta certa sobre stakeholders! É hora de irmos para o próximo tópico!

Como identificar seus stakeholders?

Bem, agora nós já sabemos o que são stakeholders, então vamos aprender a identificá-los!

Isso porque saber o que são stakeholders é o primeiro passo quando se quer traçar estratégias de marketing digital bem direcionadas e articuladas para aumentar as vendas.

Então vamos começar?

Para identificar os seus stakeholders, comece tomando nota de todas as possíveis partes interessadas ou influenciadoras da sua empresa ou projeto.

Inclusive, isso pode ser feito a partir de uma sessão de brainstorming.

Mas além do brainstorming, pesquisas de mercado, benchmarking com a concorrência e conversas com o cliente podem te ajudar a identificar os públicos os quais têm mais relação de impacto com o seu empreendimento/projeto.

Ou seja, identificar seus stakeholders não é tão difícil assim, mas a tarefa não para por aqui, pois é preciso saber diferenciá-los!

Para isso, defina e mapeie os níveis de influência dos stakeholders!

Isso mesmo, pois, conforme vimos lá em cima, stakeholders são os públicos mais influenciados pelo seu empreendimento, ou o contrário, aqueles com forte poder de influência sobre ele.

Mas a organização pode ter uma variedade desses públicos, por isso é importante fazer uma classificação dos níveis de influência de cada um, assim será possível identificar quais são os stakeholders principais e mais relevantes.

E para isso é preciso saber: o nível de influência é medido de acordo com a força que os stakeholders têm de alavancar ou impossibilitar a continuidade e crescimento da sua empresa.

Por isso, recomenda-se fazer uma espécie de mapa ou diagrama e distribuir nele os seus stakeholders de acordo com o seu grau de influência – do maior para o menor ou o contrário – escolha o que for melhor para sua análise. Isso será visualmente muito prático.

Com isso, é possível traçar planos de ações bem delineados, direcionados e pautados em uma relevância concreta.

Vejamos: os seus clientes fidelizados são um claro exemplo de stakeholders e podemos classificá-los como públicos de muita influência.

Isso porque eles tornam seus lucros contínuos, além de serem potenciais divulgadores da sua marca.

Ou seja, os stakeholders têm forte poder de influência sobre os lucros e crescimento da sua empresa!

Está ficando cada vez mais claro na sua mente o que são stakeholders?

Então vamos entender um pouco mais porque a identificação e classificação deles pode ser um diferencial na hora de desenvolver as suas estratégias de Marketing Digital!

Qual a importância de identificar os stakeholders no Marketing Digital?

Bem, ao longo deste artigo podemos perceber que a identificação dos Stakeholders é uma tarefa que impacta em todos os setores da empresa, por isso é tão importante saber o que são stakeholders.

Mas neste artigo vamos nos concentrar nos benefícios que uma relação estratégica com os stakeholders pode trazer para o marketing digital com fins de aumentar as vendas.

Pois ao fazer a identificação completa dos seus stakeholders e dividi-los de acordo com os níveis de influência, você certamente vai garantir maior impacto na divulgação do seu produto ou serviço.

Isso porque quando se tem uma boa segmentação é mais fácil planejar estratégias e direcionar às pessoas certas!

Pois as ações não são genéricas, são completamente focadas nos públicos mais relevantes para conquista do objetivo: a venda.

E com os Stakeholders principais delimitados você consegue traçar quais os meios de comunicação ele mais utiliza, como ele faz suas compras e o que o influencia.

Com isso, ao saber suas preferências, suas influências e em quais canais mais estão presentes, a equipe de marketing ganha um material mais sólido para desenvolver uma comunicação muito mais dirigida e eficiente.

Assim, os retornos das campanhas certamente serão maiores e com maior chance de conversão.

Mas para tornar a performance das suas campanhas ainda mais competentes vamos ver a importância de usar o conhecimento dos Stakeholders para criar uma Persona!

Stakeholders x Persona

Agora que entendemos os benefícios de identificar e traçar estratégias de acordo com seus stakeholders, vamos conferir uma dica muito especial para identificar e criar o seu cliente ideal – a sua persona.

Afinal, após ter os stakeholders listados e mapeados você saberá quem são os seus clientes potenciais, certo?

Isso porque com ajuda dos stakeholders você saberá o perfil dos seus clientes recorrentes – pessoas que impactam a sua empresa. De acordo com esse perfil você poderá identificar seus clientes potenciais.

Mas como a sua rede de clientes potenciais pode ser muito extensa e variada dependendo do seu produto ou serviço, então às vezes o processo de identificar as preferências deles é mais complicado.

Porém, o trabalho do marketing digital pode ser facilitado se for feito com base nos seus stakeholders. E criar uma “persona” para fundamentar suas campanhas dará norte as suas ações.

Assim, tendo uma persona você não produzirá campanhas generalizadas, mas sim algo muito mais focado e assertivo.

Pode-se dizer que, para cada grupo dos stakeholders, por exemplo, há uma persona, um perfil de cliente.

Por isso se criam personas – perfil de cliente fictício que ajuda o marketing digital a segmentar melhor as suas estratégias.

Assim é possível criar conteúdos totalmente embasados em um perfil ideal em relação ao que está sendo oferecido.

É como se houvesse uma relação direta entre você e aquele cliente que tem o perfil mais similar ao restante dos seus consumidores, sabe?

Mas como criar a minha persona?

Isso é muito semelhante a identificação dos stakeholders, mas agora com muito mais profundidade.

Isso porque você pode se apoiar em pesquisas de mercado, demográfica e no comportamento dos seus clientes nas redes sociais para obter dados os quais irão gerar um material bem segmentado para embasar a sua criação.

Dessa forma, para criar a sua persona recomenda-se torná-la cada vez mais real e ir montando a sua identidade. Você pode dar um nome a ela, determinar a sua profissão, sonhos etc.

Por isso, essa tática também é fortemente usada por profissionais de marketing de conteúdo a fim de criar materiais mais assertivos.

Qual a importância de identificar os stakeholders para organizar as suas vendas?

Agora que você já sabe o que são stakeholders, vamos te ajudar a entender na prática como o mapeamento dos seus stakeholders podem te ajudar na hora de definir e organizar suas estratégias de venda?

Então vamos considerar a seguinte situação:

Você precisa construir um planejamento completo de atração e venda para uma nova franquia de escola de inglês, cujo objetivo é atrair alunos e ter um bom número de matrículas nos primeiros dois meses.

Sendo assim, o primeiro passo deverá ser identificar os stakeholders desse projeto!

Para isso, faça as análises sugeridas acima como brainstorming, pesquisas de mercado, diálogo com alunos de outras unidades e benchmarking competitivo – aquele que envolve o estudo dos seus concorrentes e as melhores práticas deles.

Depois de feita essa análise provavelmente alguns dos stakeholders listados serão:

  • Grupos de impacto da região onde residir a nova unidade, como sindicatos ou instituições políticas – eles têm forte poder de influência sobre moradores e instituições locais, logo, eventualmente podem impactar também o seu negócio;
  • Alunos potenciais – pessoas para quem se destina a sua escola, ou seja, eles têm o poder de fazer a sua empresa acontecer ou não;
  • Concorrentes da região (outras escolas de inglês) – forte impacto sobre o seu negócio, pois podem fazer o aluno escolher entre outra escola e não a sua;
  • Mídia local – você pode contar com ela para divulgar a inauguração da nova unidade, ou seja, ela tem o poder de influenciar positivamente o seu negócio;
  • Colaboradores – braço direito do seu negócio! São eles que farão a roda girar todos os dias, logo, sem colaboradores a empresa não funciona, ou seja, eles têm alto poder de influência!

Bem, feito esse recorte dos stakeholders, as suas estratégias de divulgação e vendas já ganharam um direcionamento, certo?

Então vamos continuar…

Após mapeá-los, aproxime-se deles! No caso dos alunos potenciais, entenda o seu perfil, desejos, gostos pessoais, faixa etária e pesquise o nível de fluência em inglês das pessoas da região.

Já no caso de grupos de impacto e mídia local também vale a aproximação e entendimento do perfil.

Apresente-se, tente construir uma relação inicial amigável. Com a mídia vale ainda tentar construir uma relação de assessoria de imprensa!

Com relação aos colaboradores o foco é torná-los muito engajados com a missão de começar algo novo, por isso faça-os sentir pertencentes ao projeto.

E por fim, os concorrentes!

Após listar as escolas de inglês da região estude suas estratégias, identifique aquilo que elas acertam ou não, aproprie-se ou melhore-as!

Agora sim! Com essas análises e aproximações feitas é hora de aproveitar os dados coletados para traçar as melhores e mais segmentadas estratégias de venda e marketing digital.

Para isso, defina planos de ações levando em consideração todo o material coletado até aqui sobre seus stakeholders, tanto em relação às pesquisas quanto no que foi possível absorver na aproximação inicial com os públicos listados.

E aqui você já saberá o perfil do seu aluno, então elabore uma comunicação com linguagem e conteúdo adequados a esse perfil e invista em campanhas para publicar nas páginas locais pelas quais eles se interessam.

Mas lembre-se: sempre com temas relacionados aos interesses deles!

Para isso, você pode aproveitar, por exemplo, uma música ou seriado que estejam em alta no momento com idioma original em inglês e fazer uma publicação carismática despertando o interesse e enfatizando a importância de aprender inglês.

Além disso, tente parcerias com os grupos de impacto ou comércio da região, buscando ajuda com a divulgação da inauguração em seus perfis comerciais ou redes sociais, eles podem principalmente compartilhar as suas publicações!

Para isso, ofereça descontos ou condições diferenciadas nos cursos de inglês.

Inclusive, essa é uma ótima estratégia, pois além de incentivá-los a te ajudar nas campanhas de marketing digital ainda os torna alunos potencias!

Em relação aos concorrentes é importante fazer o estudo contínuo sobre eles. Vejamos o seguinte exemplo:

Uma escola concorrente está prestes a lançar um material didático muito similar àquele em que sua empresa está trabalhando.

Saber disso te ajuda a pensar em formas de dar um diferencial ao material, tornando-o único, além de se antecipar na divulgação dele no site, redes sociais e no mercado digital em geral.

Assim, a qualidade do produto e suas estratégias de vendas e marketing digital estarão à frente das do seu concorrente.

E é claro que isso aumentará não só as suas vendas, mas também o seu reconhecimento! Você também pode descobrir mais caminhos de como aumentar as vendas

Já sabe o que são stakeholders e quais são os seus? Então mãos à obra!

Bem, neste artigo vimos o que são stakeholders, como identificá-los e diferenciá-los em relação aos seus níveis de impacto e influência.

No mais, aprendemos também que saber quem são os seus stakeholders te ajuda a pensar em estratégias completas e integradas para ter mais foco e direcionamento nas suas campanhas de vendas.

Com isso, destacamos que o seu poder de alcance e assertividade serão muito maior, pois em resumo: você estará oferecendo a coisa certa, para a pessoa certa, no momento certo e de forma adequada!

Assim você saberá, por exemplo, em quais formatos de marketing digital investir para dialogar efetivamente com os seus clientes potenciais.

Além disso, torna-se possível também criar novos produtos ou serviços, pois acima de tudo você identifica desejos e oportunidades a serem explorados.

Também pontuamos que entender quem são os seus stakeholders torna você alguém capaz de se antecipar a riscos ou desafios do mercado.

Além disso, te ensinamos a criar uma persona para atrair leads cada vez mais propensos a se tornar seu cliente efetivo visto a proximidade deles com a sua proposta.

Com o mix de todos essas preparações as suas estratégias de marketing digital e vendas certamente terão muito mais força e impacto.

Gostou de saber o que são stakeholders? Então identifique os seus, promova uma relação de muita qualidade com eles, mantenha-os sempre próximos, crie sua persona e torne as suas campanhas de marketing digital mais famosas que os hits da Anitta!

Aproveite e comente abaixo para compartilhar com a gente o nome da sua persona, pois queremos saber as ideias mais criativas!

Quer mais dicas? Não deixe de conferir o blog da Ideal Marketing!

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