Entenda o que é assessoria de imprensa e como ela pode dobrar o reconhecimento da sua empresa no mercado
Publicado: 2 de maio de 2018 | Atualizado: 15 de agosto de 2019.
A assessoria de imprensa é um dos melhores meios de colocar a sua empresa na boca do povo! Por meio dela, você e sua marca podem ser manchetes dos principais jornais e revistas do País. Saiba como usá-la para construir uma imagem sólida e respeitada!
Você já ouviu falar em assessoria de imprensa?
É provável que já. Mas será que te falaram como ela funciona e qual seu objetivo?
Esse tipo de ação tem o intuito de melhorar a imagem da sua empresa, usando a imprensa como principal meio para isso.
Mas como assim?
É simples, pois o objetivo desse tipo de divulgação é fazer sua empresa bombar na mídia, sendo manchete nos principais jornais, revistas e portais, se tornando referência no segmento em que atua.
Com isso, você e sua marca ganham mais visibilidade, constroem uma imagem sólida perante a imprensa e se aproximam cada vez mais do sucesso no mundo dos negócios!
E aí, está a fim de entender o que é assessoria de imprensa e como ela pode ser útil para você?
Então vem com a gente, pegue a sua revista preferida e imagine como seria ter o nome da sua empresa estampado nela.
Mas antes de concretizar esse sonho, confira os tópicos abordados:
Saiba o que é assessoria de imprensa
De maneira geral, a assessoria de imprensa ou de comunicação é responsável por cuidar da relação entre alguma empresa, organização, entidade, personalidade ou até mesmo governo e a imprensa.
Beleza, mas que relação é essa?
Para entendermos o contexto desse relacionamento, precisamos explicar o objetivo da imprensa: prestar um serviço a sociedade como um todo, oferecendo informações e notícias sobre diversos setores.
Justamente por desempenhar esse importante papel, a imprensa é capaz de influenciar a população em suas decisões, gostos e maneiras de pensar.
Sendo assim, é importante as empresas decidirem como querem ser vistas pela sociedade, pois isso influencia diretamente em seus resultados.
Para esse fim existe a assessoria de imprensa, a área da comunicação social responsável por moldar a maneira como o público e a imprensa enxergam uma empresa.
Para isso, ela utiliza a divulgação em veículos da imprensa, como jornais, revistas, rádios e emissoras de televisão.
Dessa forma, a assessoria de comunicação consegue melhorar a visibilidade do seu assessorado, fazendo com que ele seja reconhecido e construa uma imagem positiva.
Até aqui tudo bem, mas como isso é feito?
Continue lendo e a gente te explica!
Como é realizado esse trabalho?
O principal objetivo de um assessor de imprensa é conseguir mídia espontânea para o seu assessorado.
A mídia espontânea é quando uma determinada empresa, organização ou personalidade consegue ser citada em algum veículo de comunicação sem precisar investir em anúncios ou permutas.
Para isso, o responsável pela assessoria de imprensa deve produzir conteúdos e materiais relevantes para o público, como reportagens, notícias ou entrevistas.
Além disso, ele precisa ter um bom relacionamento com os membros da imprensa, ou seja, os jornalistas responsáveis por publicar matérias nos principais veículos.
Dessa forma, o assessor de imprensa consegue convencer esses profissionais de que o conteúdo sobre o seu cliente é relevante ao seu veículo e desperta o interesse do público.
Para facilitar a compreensão, vamos imaginar a seguinte situação: você é o responsável por fazer a assessoria de comunicação de uma fábrica de tintas.
Essa empresa descobriu, recentemente, uma nova fórmula para deixar seus produtos menos nocivos ao meio ambiente.
Com essa informação, você provavelmente conseguirá boas publicações em alguns veículos, pois além de promover seu negócio, ela também pode ser relevante para muitas pessoas.
Além disso, a assessoria de imprensa também pode realizar outras ações com o objetivo de aproximar sua empresa da mídia, como marcar entrevistas coletivas e redigir pronunciamentos oficiais.
Dessa forma, é possível expor a posição da sua marca sobre assuntos importantes para a sociedade, aproximando-a do público.
Entendeu como funciona? Então descubra agora quem são os profissionais responsáveis por lidar com a assessoria de comunicação.
Quem pode trabalhar com assessoria de imprensa?
No Brasil, grande parte dos assessores de imprensa são jornalistas ou profissionais de relações públicas, ambos vindos da comunicação social.
Mesmo que muitas vezes os dois realizem as mesmas funções, é possível diferenciar o trabalho realizado por eles.
Isso porque, enquanto um jornalista tem mais aptidão para cuidar da produção de pautas e conteúdos, o relações públicas possui maior facilidade para gerenciar o relacionamento entre empresa e imprensa.
Em outros países, esse processo acontece de outra maneira, como em Portugal e Estados Unidos, locais em que a assessoria de imprensa é, quase sempre, função apenas dos profissionais de relações públicas.
Beleza, até aqui já te mostramos o que é assessoria de imprensa e qual o seu objetivo, mas como ela surgiu?
Você está prestes a descobrir!
Como surgiu a assessoria?
Embora já tenhamos visto bastante sobre o conceito de assessoria de imprensa, é importante explicar como ela surgiu, para que você consiga entender o seu real propósito.
O primeiro caso de uso da assessoria de imprensa aconteceu em 1914 graças ao jornalista Ivy Lee, também conhecido como o pai da relações públicas.
Isso porque o principal objetivo de Lee era melhorar a relação entre as empresas e a imprensa, usando os meios de comunicação para isso.
Então, depois de muito tempo trabalhando em redações, ele decidiu abandonar essa função para cuidar da imagem da famosa família Rockefeller.
Após isso, o grande desafio de Lee foi convencer o empresário John D. Rockefeller a dar um tratamento mais humano aos grevistas de uma de suas empresas, a Colorado Fuel an Iron Co.
Durante essa greve, mais de 20 pessoas morreram em confronto com os militares, arranhando a imagem da empresa e da família Rockefeller.
Foi aí que Ivy Lee sugeriu uma ação simples e efetiva: levar Rockefeller para conversar com os grevistas e suas famílias, verificar suas condições de trabalho e suas casas além de, principalmente, ouvir suas queixas pessoais.
Por meio dessa ação, Lee voltou os olhos da imprensa para os atos gentis do empresário, fazendo a população ter outra impressão dele e de seus familiares.
E aí, entendeu o que é assessoria de imprensa?
Então se prepare para descobrir como ela pode ser útil a sua empresa.
Entenda como uma assessoria de comunicação pode melhorar a imagem da sua marca
Até agora entendemos o que é assessoria de imprensa, como ela funciona mundo afora e quais objetivos ela pretende atingir.
Mas esse tipo de trabalho só funciona nas multinacionais e, por isso, não é útil a minha realidade?
Na verdade não, pois a assessoria de comunicação pode ajudar no crescimento e na melhoria da imagem de empreendimentos de todos os portes.
Isso porque as ações realizadas no plano de assessoria de imprensa podem manter a imagem da empresa em alta ou criá-la do zero caso o nome ainda não esteja consolidado no mercado.
Quer saber como isso pode ser possível? Então confira as três principais vantagens da assessoria de imprensa para a sua empresa.
Construção de uma imagem sólida
Ter uma imagem sólida perante o público é uma das principais bases de qualquer empresa de sucesso.
Isso porque a maneira como as pessoas enxergam uma determinada marca pode influenciar em suas vendas e em seu sucesso no mercado.
Para isso, é preciso realizar diversas ações, tanto de marketing e divulgação de produtos, como por meio de práticas que mostrem o crescimento do seu negócio e a preocupação dele com a sociedade como um todo.
Porém, além de realizar essas ações, você precisa divulgá-las com frequência nos principais veículos jornalísticos, para que seu público te conheça e tenha uma boa impressão da sua marca.
Com isso, além de ter o nome da sua empresa na boca das pessoas, você ainda consegue fazer com que ela seja vista com bons olhos, deixando sua marca consolidada no mercado.
Popularização da marca
Essa vantagem é praticamente uma consequência da anterior, isso porque ao consolidar sua marca você pode concentrar suas ações em populariza-la e, com isso, ter outros benefícios, como aumentar as vendas ou prospectar mais clientes.
Mas construir a imagem da minha empresa e aumentar a popularidade dela não são a mesma coisa?
Não verdade não, pois construir uma imagem diz respeito a definir a forma que você espera que sua empresa seja vista, enquanto popularizar sua marca significa levá-la ao maior número de pessoas possíveis.
E isso é possível com um serviço de assessoria de imprensa, pois muitas pessoas ainda decidem em qual empresa confiar de acordo com o que leem em seus jornais ou revistas favoritos.
Ou seja, ao investir na assessoria, você pode transformar seus leitores em público e, consequentemente, em clientes.
Gerenciamento de crise
Esse assunto é, além de um benefício, uma das principais práticas da assessoria de imprensa.
O gerenciamento é responsável por tentar esclarecer ou acalmar qualquer tipo de crise que sua empresa possa ter e que venha abalar a relação dela com o público.
Para deixar mais claro, o gerenciamento de crise foi realizado por Ivy Lee, na história que contamos sobre o início da assessoria de imprensa.
Isso porque ao ver a má relação entre a família Rockefeller e a imprensa, o jornalista pensou em alguma ação capaz de mudar essa situação.
Ou seja, se sua empresa se envolver em algum caso polêmico, você pode usar a assessoria de comunicação para publicar uma versão oficial sobre o acontecimento e formular estratégias a fim de manter a força da sua marca, assim como fez Ivy Lee.
E aí, quer ter uma assessoria de imprensa e contar com todos esses benefícios?
Ótimo! Mas antes disso, veja nosso próximo tópico e descubra qual a melhor forma de aplicar esse conceito em seu empreendimento.
Devo contratar uma agência ou ter minha própria assessoria?
Essa pergunta pode não fazer sentido para você no primeiro momento, mas ter a resposta para ela deve ser uma de suas principais preocupações antes de iniciar suas ações de assessoria de imprensa.
Isso porque esses são os dois principais meios de contar com um serviço de assessoria de comunicação, ou seja:
Contratar uma agência especializada ou investir em profissionais da área para abrir um setor de assessoria de imprensa em sua empresa.
Mas qual será a melhor escolha?
Para te ajudar com essa dúvida, vamos explicar as vantagens e desvantagens de cada opção. Confira:
Criar minha própria assessoria
Antes de pensar em criar um setor de assessoria de imprensa, lembre-se de contratar profissionais especializados para isso, como jornalistas ou relações públicas.
Dito isso, conheça agora os benefícios de ter uma assessoria interna:
Vantagens
Uma das principais vantagens dessa solução é que esses profissionais terão mais conhecimento das ações realizadas em sua empresa no dia-a-dia.
Com isso, os conteúdos produzidos por eles podem ser mais ricos, pois contarão com informações novas o tempo todo.
Além disso, uma assessoria interna pode se aproveitar da integração com outros setores da sua empresa, como o de marketing digital e o de vendas.
Dessa forma, eles podem realizar ações em conjunto com mais facilidade, pois trabalham diariamente no mesmo ambiente.
Tá, mas quais as desvantagens de abrir meu próprio setor de assessoria de imprensa?
Veja agora:
Desvantagens
A primeira diz respeito aos valores, pois segundo o portal de empregos Catho, o salário médio de um assessor de imprensa é R$ 2.301,65.
Esse número pode ser maior do que o que é pago, por exemplo, em muitas agências de comunicação de média ou pequena expressão.
Uma boa opção é, no início, contratar uma pessoa com experiência e ver se ela consegue realizar a assessoria com qualidade e te trazer resultados.
Outra desvantagem é que por atender apenas a sua empresa, esses profissionais talvez não possuam contatos tão próximos com os principais veículos da imprensa.
Com isso, eles podem ter mais dificuldade para conseguir publicações relevantes.
Bom, agora é a hora de você conhecer o outro lado para poder fazer a melhor escolha.
Contratar uma agência de comunicação
Para aderir a essa opção, lembre-se de pesquisar as melhores agências do mercado e ver quais são capazes de atingir os melhores resultados para a sua empresa.
Muitas vezes, é mais vantajoso escolher uma empresa de assessoria de imprensa menor e capaz de te dar mais atenção, do que uma grande agência que, por ter mais clientes, nem sempre tem o tempo necessário para te dar suporte.
Depois de saber disso, você já está preparado para ver as vantagens e desvantagens de contratar uma agência de assessoria de comunicação e marketing.
Confira:
Vantagens
Como já demos a entender anteriormente, a principal vantagem de contratar uma agência de comunicação é se aproveitar do contato próximo que ela possui com os profissionais de imprensa.
Isso porque elas atendem muitos clientes e lidam com jornalistas dos mais variados segmentos.
Dessa forma, uma empresa de assessoria de imprensa pode ter mais facilidade para divulgar sua empresa.
Outro benefício pode ser o valor, pois pagar por um serviço, muitas vezes, é mais barato do que contratar diversos funcionários.
Tá, mas quais motivos levariam eu não contratar uma agência para realizar minha assessoria de comunicação?
Confira alguns:
Desvantagens
Uma das principais desvantagens de escolher esse caminho é não poder acompanhar de perto o trabalho dos assessores de imprensa.
Isso porque, por mais que você possa orientá-los, as empresas de assessoria de comunicação já possuem um padrão de trabalho definido.
Além disso, essas agências atendem diversos clientes e, nem sempre, podem destinar um profissional específico para acompanhar sua empresa.
Outro ponto importante é que, por não trabalharem no mesmo ambiente que você, fica mais difícil para esses profissionais realizarem ações em conjunto com sua equipe de marketing ou vendas.
E aí, ficou mais fácil escolher entre contratar uma agência de comunicação e abrir um setor de assessoria de imprensa?
Então saiba mais sobre como é feito esse tipo de divulgação!
Passo a passo para divulgar sua marca na imprensa
Até aqui você já entendeu o que é assessoria de imprensa, conheceu seus principais benefícios e as melhores formas de usá-la em sua empresa.
Mas como é feito esse trabalho?
Ele é realizado em três etapas importantes: análise do público e dos canais de divulgação, produção de conteúdo e contato com os principais veículos de comunicação.
Olhando assim, parece simples, mas esses três fatores se transformam em diversas fases de trabalho, como iremos mostrar no passo a passo abaixo. Confira:
Definir seu objetivo
Essa fase guiará todo o trabalho do assessor de imprensa responsável por divulgar sua empresa.
Nela será decidido o objetivo da sua empresa, ou seja, a imagem que ela deve ter após a divulgação.
Você pode, por exemplo, desejar que sua empresa seja vista como um exemplo de sustentabilidade ambiental.
Para isso, você precisa escolher qual público pretende atingir e, com isso, definir qual parte da imprensa deseja investir.
Além disso, você também deve levar em consideração o formato de publicações que deseja alcançar.
Entre as possibilidades mais comuns estão entrevistas, reportagens sobre a relação da empresa com questões importantes da sociedade e matérias com acontecimentos factuais.
Criar seu mailing
Esse é um passo muito importante do seu plano de assessoria de imprensa, pois é a hora de criar seu próprio mailing.
Mas o que é isso?
Mailing significa lista de contatos e, no caso da assessoria de comunicação, ele deve ser montado com os nomes dos veículos da imprensa em que você pretende ter sua empresa citada.
Para isso, você deve fazer duas escolhas principais: tipos de veículos e segmentos.
A primeira diz respeito ao tipo de mídia que você deseja atingir, como internet, televisão, rádio, jornal e revista.
A segunda escolha deve ter a ver com o seu setor de atuação.
Se você tiver um restaurante, por exemplo, uma boa dica é escolher revistas e portais de gastronomia.
Não se esqueça também dos principais meios de comunicação da sua cidade ou estado, mesmo que eles sejam focados em notícias gerais.
Se você mora na capital paulista, por exemplo, deve sempre tentar contato com veículos da imprensa como Folha de S. Paulo e Estado de S. Paulo, os jornais de maior repercussão da cidade.
Para conseguir esses contatos, caso você não contrate uma agência de comunicação, uma boa opção é investir em mailings pagos oferecidos por empresas como Maxpress e Comunique-se.
Produzir um press release
“Ah meu Deus, lá vem esse redator com palavra difícil de novo!”
Calma, é mais simples do que parece. Press release, na verdade, é um texto jornalístico com todas as informações principais da sua empresa.
Mas como assim jornalístico?
Isso significa que o conteúdo deve ter um caráter informativo, focando em descrever com detalhes os objetivos da sua marca sem deixar o texto muito apelativo ou com intenções de fazer propaganda.
Isso porque o press release deve se assemelhar a uma matéria de jornal, pois em alguns casos ele é publicado de forma integral, ou seja, quando o jornalista apenas replica o conteúdo em seu veículo.
Criar pautas
Depois de criar seu press release com informações gerais sobre sua empresa, você deve investir em produzir conteúdos focados em determinados temas.
Isso porque para construir uma imagem e aumentar a visibilidade da sua empresa, não basta apenas apresentá-la a imprensa.
É necessário deixar claro que ela é diferente, inserindo-a em algum contexto social e mostrando ao público como ela contribui para a resolução de um determinado problema.
Para isso, o responsável pelas ações de assessoria de imprensa deve criar pautas de acordo com cada veículo e pensar em assuntos atrativos ao público.
Ou seja, ele irá explorar as características que diferenciam sua empresa no mercado e usá-las para produzir conteúdos relevantes.
Vamos usar como exemplo um caso que aconteceu em um restaurante da Índia.
Os donos do estabelecimento perceberam que boa parte da comida produzida não era consumida.
Com isso, eles colocaram alguns dos alimentos em uma geladeira na calçada do restaurante, ficando disponíveis de graça para quem quisesse comê-los.
Essa ação ajudou muita gente, inclusive moradores de rua.
Imagine agora que isso aconteceu com seu restaurante. Você pode pedir a sua assessoria para produzir uma pauta focada em desperdício de comida, criando uma ótima oportunidade de divulgação a sua marca.
Entrar em contato com jornalistas
Depois de criar o mailing e produzir conteúdos como o press release e as pautas, chegou a hora de enviar materiais sobre a empresa para os veículos de imprensa escolhidos.
Essa fase tem como uma das principais atividades o follow-up, que é o momento de entrar em contato com jornalistas para falar sobre sua empresa e oferecê-la como possibilidade de pauta.
Esse contato pode ser feito tanto por telefone quanto por e-mail e o principal objetivo dele é convencer os profissionais de imprensa que o conteúdo oferecido é rico e gera interesse ao público.
Para isso, você pode utilizar também as empresas indicadas lá em cima, o Maxpress e o Comunique-se.
Isso porque elas oferecem ferramentas com as quais você pode enviar seus press releases e pautas para os jornalistas do seu mailing.
Além de economizar tempo, já que os e-mails vão todos de uma vez, você ainda evita que suas mensagens vão para caixa de spam dos jornalistas.
Media training
Bom, até aqui você já conheceu a maior parte do trabalho de uma assessoria de imprensa, que é produzir conteúdo e enviá-lo aos principais contatos.
Porém, já pensou se você é chamado para uma entrevista em uma das emissoras de televisão para as quais enviou pauta e não sabe como se comportar nessa situação?
Para isso existe o media training, uma espécie de treinamento usado para garantir que os porta-vozes de uma determinada organização consigam se relacionar bem com os jornalistas.
Nesse treinamento, você aprende a usar as palavras certas em cada situação, a ter uma postura firme mesmo sob pressão e até a se vestir conforme a ocasião.
Essa prática pode te ajudar a se comportar melhor em situações como entrevistas coletivas, pronunciamentos e até bate-papos informais com veículos de imprensa.
Dessa forma, você e as outras pessoas escolhidas para serem porta-vozes da sua empresa saberão aproveitar melhor esse tipo de exposição.
Buscar clipping
Olha eu aqui de novo te apresentando uma palavra difícil!
Calma, porque essa também é fácil, afinal clipping é a ação de procurar em jornais, revistas, portais e outras mídias notícias sobre um determinado tema.
Ou seja, depois de sua assessoria de imprensa fazer toda a divulgação do seu trabalho, nada melhor do que descobrir se todo esse processo gerou retorno.
Essa busca pode ser feita na internet, por exemplo, jogando o nome da sua empresa no Google e descobrindo se existe alguma publicação em um portal online.
Além disso, você pode cobrar os próprios jornalistas com os quais entrou em contato e perguntar se eles divulgaram alguma notícia da sua empresa.
Muitas assessorias de comunicação prestam esse serviço e já enviam todas as matérias referentes a sua marca.
Outra opção viável é contratar empresas especializadas em clipping que podem te enviar diariamente as publicações sobre sua empresa.
Dessa forma, você consegue estar sempre atento aos resultados da sua divulgação, conseguindo mensurar a relevância que conseguiu alcançar na imprensa.
E aí, viu como é feito um plano de assessoria de imprensa?
Então invista agora mesmo nessa ação e eleve a visibilidade da sua marca!
Invista em assessoria de comunicação e bombe sua empresa na mídia
Durante nosso conteúdo descobrimos o que é assessoria de imprensa e qual a função desse tipo de atividade.
Além disso, te mostramos as vantagens de investir nesse serviço, aumentando a visibilidade da sua empresa e construindo uma imagem sólida para ela.
Também tentamos te ajudar a decidir entre contratar uma agência de comunicação ou montar sua própria assessoria de imprensa.
E, por fim, te demos um pequeno resumo da rotina de um assessor de imprensa, para que você entenda melhor como funciona esse tipo de trabalho.
Agora só depende de você usar esse material a favor da sua empresa e se tornar assunto na imprensa de todo o País.