Início » SEO » O que é AMP Google? Descubra como acelerar seu site e o crescimento da sua empresa

O que é AMP Google? Descubra como acelerar seu site e o crescimento da sua empresa

Publicado: 5 de setembro de 2018 | Por: | Atualizado: 3 de julho de 2019.

Está sem tempo de ler agora? Baixe este conteúdo e acesse offline

O que é AMP Google? Conhecer os recursos capazes de te ajudar a otimizar o site da sua empresa para dispositivos móveis é essencial para o sucesso do seu negócio. Desvende os segredos do AMP e saia na frente da concorrência no maior site do mundo.

Faça Marketing Digital no Facebook para Criar mais Oportunidades de Negócio

Você sabia que cerca de 40% das pessoas saem de uma página se ela demorar mais de 3 segundos para carregar?

A verdade é que os dados da KISSmetrics só confirmam algo que fazemos todos dias, afinal quem tem paciência para esperar uma página carregar sendo que precisamos de algo ágil e que não nos atrapalhe na realização de outra tarefa?

Por isso, desde 2015, o Google prioriza no ranqueamento dos resultados de uma pesquisa os sites que investem nessa agilidade, principalmente aqueles focados em versões mobile.

Afinal de contas, segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, o Brasil já tem mais de 220 milhões de smartphones ativos, ou seja, mais de um por habitante.

Sendo assim, para garantir que o visitante tenha uma boa experiência, além de conquistar um bom posicionamento no Google e ainda aumentar a visibilidade da sua marca, é preciso entender o que é AMP e como otimizar o seu site.

Então, se você quiser saber mais sobre o que é AMP Google, o Accelerated Mobile Pages, confira o conteúdo:

O que é AMP ou Accelerated Mobile Pages?

Entenda o que é AMP

O AMP, ou páginas móveis aceleradas, é um projeto do Google com o objetivo de otimizar sites tendo o seguinte fim: promover um carregamento mais rápido em smartphones.

Lembra quando explicamos o que é SEO e falamos como esse conjunto de técnicas de otimização de sites é essencial quando o assunto é exibir um conteúdo de qualidade ao visitante do seu site?

Então, o AMP Google é uma resposta do mecanismo de busca à necessidade de melhorar a experiência de um usuário o qual acessa cada vez mais conteúdos em dispositivos móveis.

Para isso, como podemos ver no site do projeto AMP Google, ele veio para facilitar a vida de quem quer criar um site rápido, atraente e com uma boa performance independentemente do dispositivo usado para ser acessado.

Além disso, com ele também é possível integrar e otimizar outras páginas AMP Google ao aplicativo da sua empresa.

Dessa forma o usuário até pode sair da plataforma, mas não perderá a experiência ágil de um AMP app.

Agora vamos ao tópico a seguir entender melhor como o AMP Google funciona.

Como funciona o AMP Google

Saiba como funciona o AMP

Basicamente, o accelerated mobile pages consiste na criação de páginas mais rápidas de forma bem simples.

Isso porque o AMP Google possui uma biblioteca Java Script para implementar todas as melhores práticas de desempenho.

Para isso, ela vai fornecer uma tag HTML para que você crie a página acelerada para dispositivos móveis.

Além disso, é o JS que também irá garantir que as alterações sejam renderizadas rapidamente e tenham um bom funcionamento.

Portanto, só é preciso adicionar a marcação da linguagem da programação na estrutura do seu site, assim você terá uma página otimizada e facilmente exibida toda vez que for acessada de um dispositivo móvel.

Por fim, com a ajuda do AMP Google Cache você pode ficar tranquilo quanto a checagem da sua performance, pois essa é exatamente sua função.

O sistema de validação executa uma série de testes os quais confirmam que a marcação da página atende à especificação HTML da AMP.

Ele também pode registrar erros de validação diretamente do navegador quando a página é renderizada, permitindo que você veja como erros de execução do accelerated mobile pages podem afetar a experiência do usuário.

Conquiste mais Visibilidade e Atraia mais Leads com o Marketing no Instagram

Vantagens de acelerar as páginas para dispositivos móveis com o AMP Google

Como vimos na nossa lista com 9 motivos para você ter um site responsivo, uma simples alteração na configuração da sua página pode trazer resultados impressionantes a realidade do seu negócio.

Isso porque embora o Google ainda não tenha oficializado esse critério, ele privilegia os sites que possuem uma versão do Accelerated Mobile Pages na hora de ranquear os resultados de uma busca.

E quem preenche esse e outros requisitos dentro das técnicas de seo costuma ocupar uma posição de destaque na página da web mais vista do mundo.

Aliás, ela costuma até sinalizar as páginas que possuem o código AMP seo!

Entenda por que o AMP é importante

Isso consequentemente vai potencializar a visibilidade da sua marca e atrair mais visitantes para o seu site, podendo até aumentar a sua taxa de conversão.

Por isso, ao invés de perguntar “por qual motivo devo investir?” é melhor questionar “como fazer?”.

Como otimizar suas páginas com o AMP Google?

Saiba como otimizar páginas com o AMP

Para otimizar o seu site com o AMP seo segundo as instruções do próprio projeto, é preciso conhecer um pouco de programação.

Isso porque ao acessar a página do passo a passo ela te dará uma série de códigos a serem inseridos na estrutura do seu website e assim torná-lo uma das accelerated mobile pages.

Mas caso você seja um dos usuários da plataforma WordPress a vida se torna muito mais simples.

Afinal basta baixar um plugin por meio do GitHub e instalá-lo na ferramenta assim como com qualquer outra extensão.

Esse passo já vai deixar meio caminho andado, pois agora caberá a você somente ativar o plugin para apenas adicionar o código /amp/ na URL de cada conteúdo criado.

Caso o seu link não permita alterações, a marcação a ser inserida deverá ser: ?amp=1.

Já quando o assunto é otimizar links externos para usar no aplicativo da sua empresa, não há muita escapatória mesmo e um conhecimento básico sobre programação será necessário.

Mas no site deles também há um passo a passo simples capaz de auxiliar aqueles que desejam integrar um AMP app.

Alcance o topo do Google com ajuda do AMP seo

Tenha resultados melhores ao começar a usar o AMP

Nesta publicação você aprendeu o que é AMP Google e viu o seguinte: trata-se apenas de um recurso capaz de otimizar as páginas acessadas por um dispositivo móvel.

E essa é uma tendência que veio para ficar, afinal de contas as tarefas do dia a dia nos fazem procurar por um meio simples e acessível no momento de ficar online.

Não à toa o Google passou a dar prioridade àqueles sites que possuem o AMP seo em sua estrutura, por isso se quiser aumentar a visibilidade da sua empresa não tem como fugir desse recurso.

Por fim, depois de apresentarmos o conceito sobre o que é AMP, você descobriu como ele funciona e ainda te mostramos o caminho das pedras na otimização do site da sua empresa.

Então, se você quiser ainda mais dicas sobre como aparecer no Google, confira o artigo com informações do ranqueamento no Google.

2019-07-03T17:06:17-03:00

Deixar Um Comentário

Diagnóstico Gratuito do seu Marketing