Os 5 melhores bancos de músicas para vídeos: descubra onde baixar músicas livres de direitos autorais

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 25 de junho de 2018 | Atualizado: 29 de agosto de 2019.

As músicas para vídeos são uma maneira de deixar o seu conteúdo mais profissional e aumentar as chances de engajamento do seu público-alvo. Mas os direitos autorais podem acabar atrapalhando na escolha das música, não é mesmo? Por isso preparamos uma lista com os 5 melhores bancos de músicas para te ajudar a encontrar a trilha sonora ideal do seu sucesso de forma gratuita!

Mesmo quem não é um produtor de conteúdo em vídeo pode reconhecer a importância de uma trilha sonora no material.

Isso porque além de deixar o produto com uma cara mais profissional, as músicas também conseguem fazer com que os seus clientes dancem no mesmo ritmo que a sua empresa.

Entretanto, devido às questões de direitos autorais é importante tomar cuidado com as músicas utilizadas no seu conteúdo.

Isso porque ferir os direitos autorais pode gerar vários problemas jurídicos e render um processo bastante caro!

Mas calma! Dá para contornar esse problema facilmente, pois existem os bancos de músicas dentro de plataformas especializadas, isso é, com músicas livres de direitos autorais.

E pensando nisso preparamos esse conteúdo com uma lista com as melhores plataformas para baixar músicas grátis!

Confira a lista dos tópicos encontrados nesse material:

A era dos youtubers e a importância de uma trilha sonora

Saiba porquê é importante conhecer bons bancos de música para vídeos

O YouTube é a principal plataforma de divulgação de vídeos no mundo todo!

E graças à sua popularidade uma nova profissão nasceu, a qual vem ganhando bastante espaço na internet nos últimos anos: youtuber.

Youtuber é o nome usado para os produtores de conteúdos que disponibilizam seus materiais no YouTube.

E para essa divulgação eles seguem o passo a passo de como criar um canal no Youtube, o qual inclusive já ensinamos aqui!

Podemos até comparar os cuidados dos canais dessa plataforma com os programas de televisão.

Ficou confuso? Então vamos pegar um exemplo. Pense num programa como o Fantástico, ou o Domingão do Faustão.

Além de toda identidade visual como logo e cenário, por exemplo, existe uma característica principal que nos remete a esses programas: a música de abertura e encerramento.

Assim é possível entender como as músicas tema têm uma ligação direta com a identidade de um programa de televisão.

Logo a música de fundo para vídeos tem importância fundamental ao seu canal, pois ela fará parte da identidade de seus conteúdos, sua marca registrada.

Outra questão interessante tem uma explicação psicológica sobre a música.

Estudos consideram que a visão e a audição podem ser complementares uma à outra, aumentando a qualidade da experiência audiovisual.

Em outras palavras, a música pode enriquecer o seu conteúdo, deixando-o mais interessante e divertido.

Mas, como dissemos na introdução, escolher uma trilha sonora ou músicas de fundo para vídeos pode dar uma baita dor de cabeça, quando esbarramos em questões legais!

Com isso, preparamos uma lista com as 5 melhores plataformas com o objetivo de te ajudar a encontrar uma biblioteca de músicas e baixar músicas grátis!

Fique de olho na lista e descubra qual se encaixa melhor com o seus vídeos.

1. YouTube AudioLibrary

Neste conteúdo falamos bastante sobre o YouTube, por isso essa é a primeira biblioteca de músicas de nossa lista.

Com o intuito de resolver o problema de direitos autorais, a plataforma de vídeos mais popular do mundo contratou músicos com o objetivo de criar trilhas sonoras direcionadas aos youtubers, o YouTube AudioLibrary.

Dessa forma, a rede disponibiliza quase 2300 opções de músicas para vídeos, além de diversos efeitos sonoros.

Para ter acesso às músicas para vídeos não é necessário ter um canal no YouTube, basta acessar o Estúdio de Criação, localizada na aba criar, para encontrar a biblioteca de áudio.

Assim você pode escolher uma música de fundo para vídeos a qual se encaixe com o tema do seu canal, além de efeitos sonoros a fim de deixar o seu conteúdo com uma cara profissional.

Além disso, as músicas para vídeos na biblioteca de áudio são fáceis de ser encontradas através dos filtros: gênero, humor, instrumento, duração e atribuição.

Sendo assim, a plataforma é um ótimo auxílio a você que quer deixar o seu conteúdo mais rico, sem se preocupar com questões de direitos autorais.

Mas fique por aqui que a lista só está no começo!

Conheça o banco de músicas para vídeos Dig CC Mixter

Com o Dig CC Mixter ficou muito mais fácil achar músicas para vídeos e deixar o seu conteúdo muito mais interessante.

Isso porque essa plataforma é uma maneira de integrar músicos e produtores musicais com pessoas que desejam baixar um trilha sonora para vídeos.

Além disso, ela funciona num esquema de licenças Creative Commons (CC), isso é, nessa biblioteca de músicas os artistas disponibilizam seus trabalhos como uma doação.

Mas se você for utilizar as faixas dos músicos é importante entender como funciona as licenças CC, pois nesse tipo de licença o artista fornece o seu trabalho e em troca você deverá dar crédito ao seu trabalho no final do seu conteúdo.

Outra questão sobre as licenças é que algumas delas possuem limitações de uso, principalmente se seu objetivo for comercial.

Dessa forma, você pode utilizar os filtros e escolher a licença mais aplicável ao seu objetivo.

Apesar desse esquema de licenças, a plataforma é bem fácil de ser utilizada, sem precisar fazer uma conta ou login para encontrar suas músicas para vídeos.

Logo na página inicial do site você encontra três principais tipos de músicas: instrumentais focados em filmes e vídeos, músicas gratuitas direcionadas aos projetos comerciais e trilha sonora de Games.

Além disso, nesse site você vai encontrar mais de 3000 músicas prontas para utilização em seus vídeos!

Legal, não é? Agora está muito mais fácil encontrar músicas para vídeos ideal ao seu material!

Mas calma, pois a lista ainda não acabou!

3. iBeat

Conheça o banco de músicas para vídeos iBeat

Se você está procurando por músicas para vídeos essa é uma ótima opção de site onde encontrá-las!

O iBeat é um site que existe desde de 2007 com o intuito de facilitar a sua busca por músicas instrumentais grátis.

Assim como o Dig CC Mixter, esse site possui trilhas sonoras com diferentes tipos de licenças CC direcionadas aos vídeos.

Por isso é importante estar atento ao material baixado, porque algumas músicas para vídeos possuem a limitação de não poderem ser utilizados com fins comerciais.

Por outro lado, esse site é bem simples de ser utilizado, então você não precisa fazer nenhum tipo de registro, basta acessar ao seu conteúdo.

Outra característica bem interessante é a divisão de suas categorias por estilo ou por instrumento, facilitando ainda mais a navegação do site.

Sendo assim, com essa biblioteca de músicas encontrar trilhas sonoras grátis aos seus vídeos será uma tarefa muito mais simples!

Mas espera aí, nossa lista de plataformas de músicas para vídeos ainda não acabou.

Conheça o banco de músicas para vídeos Flash Kit

Com o Flash Kit encontrar músicas para vídeos ficou muito menos trabalhoso!

Apesar de ter um layout um pouco sobrecarregado de informações é um site bem fácil de ser utilizado.

E diferentemente dos outros sites dessa lista, o Flash Kit é focado em efeitos sonoros.

Dessa forma, a principal característica do áudio para vídeo que eles disponibilizam é a extensão curta.

No entanto, sua maior qualidade é a variedade, pois lá você pode encontrar mais de 5000 efeitos sonoros!

Além disso, seu catálogo está bem segmentado e todos os efeitos sonoros estão separados por categoria ou se encontram em pastas separadas logo na página inicial.

Assim encontrar músicas para vídeos será uma tarefa bem simples!

Outro ponto interessante sobre esse site é a possibilidade de modificar os conteúdos baixados e adaptá-los às suas necessidades.

Agora está bem mais fácil adicionar áudio para vídeo sem se preocupar com licenças e direitos autorais.

E ainda não terminamos nossa lista!

Conheça o banco de músicas para vídeos No Copyright Sounds

A última biblioteca de músicas dessa lista é, justamente, um canal no YouTube voltado à disponibilização de músicas para vídeos livre de direitos autorais.

O No Copyright Sounds é um projeto destinado a criar músicas para vídeos grátis aos produtores de conteúdo, principalmente os youtubers.

Dessa forma, as músicas têm uma boa extensão, sendo possível cortar trechos que caibam no seu conteúdo.

Outra característica bacana é que este canal trabalha apenas com músicas eletrônicas.

Sendo assim, se você está buscando algo mais moderno e inovador, nesse canal você vai conseguir baixar músicas grátis diferentes, de qualidade e inseri-las em seus vídeos.

E aí? Ficou empolgado com nossa lista?

Então chegou a hora de colocar aquela trilha sonora massa e deixar seu conteúdo em vídeo com uma cara muito mais profissional!

Use músicas de fundo para vídeos e aumente o engajamento de seu conteúdo

Neste conteúdo você conheceu a importância de utilizar músicas para vídeos com o objetivo de aumentar o engajamento de seu conteúdo e deixá-lo mais profissional.

Ainda conseguiu encontrar ferramentas ideias para buscar trilhas sonoras grátis!

Além disso, descobriu como uma trilha sonora para vídeos pode contribuir na criação de uma identidade seja do seu canal no YouTube, ou em qualquer outra plataforma.

Para encontrar suas trilhas sonoras grátis e colocá-las em seus vídeos elaboramos esse top 5 com as melhores bibliotecas de músicas disponíveis na web.

Dessa forma, você pode produzir aquele conteúdo TOP e garantir um alto engajamento nas suas postagens, garantindo ainda músicas livres de direitos autorais!

Seja o novo Whindersson (o qual sempre tem músicas de fundo para vídeos no início dos conteúdos, já reparou?) com essas plataformas de áudio para vídeo!

E se quiser mais conteúdos como esse, confira o blog da Ideal Marketing.

Compartilhe nas Redes Sociais!