O que é Marketing Multicanal? Veja como melhorar o relacionamento com o cliente e gerar mais oportunidades de venda
Publicado: 12 de setembro de 2018 | Atualizado: 17 de julho de 2019.
Com o marketing multicanal é possível maximizar as interações com os clientes e gerar muito mais oportunidade de vendas. Quer saber como isso é possível? Vem com a gente saber mais sobre a estratégia multicanal.
Com o avanço da tecnologia e as novas formas de comunicação, as estratégias de marketing precisaram sofrer uma transformação para atender a atual demanda.
Isso porque essa nova era facilitou o acesso à informação e as pessoas estão muito mais exigentes nesse quesito quando querem efetuar uma compra.
Dessa forma, a relação entre empresa e cliente extrapolou o limite físico e agora acontece em diferentes canais, principalmente no ambiente virtual.
Por isso, para conquistar novos consumidores é preciso estar presente em todos os meios e, assim, cercá-los de informações e tirar todas as dúvidas que possam aparecer no processo de venda.
É nesse cenário que o marketing multicanal apareceu, para ajudar as empresas a criar ações mais estratégicas e atender melhor os clientes.
Se quiser saber mais sobre a estratégia, confira o conteúdo:
O que é marketing multicanal?
O atendimento multicanal é uma estratégia de comunicação por diferentes canais e plataformas, maximizando as oportunidades de interação com os possíveis clientes.
Isso porque o objetivo desse método é preparar o mercado consumidor e permitir que ele compre o seu produto ou serviço do jeito que achar melhor quando e onde quiser.
Por isso, os canais utilizados podem ser: email, publicidade impressa, site, evento promocional, app, SMS marketing, embalagem, lojas físicas e até divulgação boca a boca.
Dessa forma, as empresas conseguem se adaptar a realidade de hoje em dia, na qual as pessoas demandam e consomem informação em diferentes mídias.
Então, a empresa que se atentar a esse fato e fizer bem esse meio de campo, vai ganhar uns pontinhos positivos com o público e colher os benefícios que veremos a seguir.
Conheça os benefícios do marketing multicanal
Quem é que não gosta de perceber que certa ação foi pensada com carinho especialmente para você?
Por isso, investir em uma estratégia multicanal é uma forma de melhorar o relacionamento com os clientes e fazer com que ele tenha uma boa experiência com a sua marca.
Isso porque ao estar presente em diversos canais de comunicação você empodera o consumidor e o permite agir quando e onde quiser.
Dessa forma é possível enxergar a jornada do consumidor como um todo e colher informações estratégicas para otimizar o processo de venda e fazer com que esse cliente ainda queira voltar a fazer negócio com a sua empresa.
Outra vantagem é que ao investir nessas melhorias você vai estar fazendo melhor uso de seu dinheiro, pois estará deixando de gastar em processos que não traz bons resultados.
Saiba como utilizar o marketing multicanal
Para proporcionar experiência unificada e personalizada para seus clientes, é preciso tomar alguns cuidados.
Por isso, primeiro é importante desenvolver uma persona, isso é, criar um perfil semi-fictício do seu cliente ideal.
Isso porque por meio de pesquisas entre seus atuais clientes você consegue conhecer melhor seus hábitos e assim desenvolver estratégias compatíveis com seus interesses.
Além disso, se preocupe em integrar o departamento de marketing e vendas para fazer com que a informação circule sem ruídos.
Depois disso você pode se sentar à mesa para começar a pensar no conteúdo a ser disponibilizado nas diversas plataformas.
Pois como o marketing multicanal é sobre dar liberdade de escolha ao cliente, você tem que se certificar de que ele possa encontrar informações relevantes sobre o produto ou serviço em qualquer plataforma, independentemente do meio que ele escolher para efetuar a compra.
Se você quiser mais dicas sobre a produção de material educativo, confira o conteúdo sobre Marketing de Conteúdo e fique craque no assunto.
Por fim, como essa é uma ação de grande escala, contar com uma boa ferramenta de automação de marketing pode ser uma boa pedida.
Assim você consegue criar em ações em massa sem perder tempo nem qualidade, pois com a plataforma também dá para criar materiais personalizados.
Além disso, a maioria dessas ferramentas vem com um módulo de relatório e análises de resultados, o que possibilita as interações para estudar as otimizações necessárias para o sucesso da ação.
Já aprendeu o que é Marketing Multicanal? Então é hora de otimizar a comunicação com seus clientes!
Hoje você conheceu o marketing multicanal, estratégia voltada para otimizar a comunicação entre empresas e clientes.
Isso porque ele consiste em aproveitar os diversos canais existentes para que os consumidores encontre informações onde e quando quiser e tenham a liberdade de efetuar a compra em ambiente online ou não.
Além disso, essa estratégia te permite olhar para a jornada do cliente como um todo e assim observar o que deve ser mudado para ter um processo de venda mais eficiente.
Por fim, te mostramos como montar uma estratégia multicanal para melhorar o relacionamento com seus consumidores e assim colher resultados melhores.
Então, se você quiser mais dicas confira o conteúdo sobre tipos de marketing para aproveitar o melhor de cada estratégia.