As redes sociais na palma da mão: conheça ações mobile marketing e potencialize a visibilidade de sua marca com o celular

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Publicado: 27 de março de 2018 | Atualizado: 18 de agosto de 2019.

O mobile marketing é, hoje,uma das melhores estratégias aliada a uma campanha dentro das redes sociais. Saber como utilizar esse modelo de ação para as campanhas nas mídias sociais pode ser o impulsionamento necessário às suas vendas.

Há mais ou menos 20 anos o mundo conheceu os primeiros smartphones, mas somente há 10 anos eles foram popularizados.

Com a vinda dessa tecnologia, é possível estar conectado em qualquer lugar, o tempo todo. Podemos acessar a Internet em um toque e na palma de nossa mão.

Analisando os dados sobre o número de pessoas que possuem computadores em sua residência, podemos entender qual a finalidade de aplicar ações mobile marketing em sua estratégia.

Enquanto o número de pessoas com celulares só aumenta, os usuários de computadores “tradicionais” está diminuindo.

As estratégias de marketing das empresas precisam levar esse dado em conta se quiserem disputar de igual para igual com seus concorrentes.

Por isso este conteúdo vai apresentar para você, o conceito dessa estratégia, a finalidade, além das razões pelas quais usar o mobile marketing nas suas estratégias, principalmente naquelas voltadas às redes sociais.

Confira aqui uma lista dos tópicos:

Mobile marketing o que é?

Definição Mobile Marketing

Segundo o IBGE, graças à ampliação do uso de smartphone o acesso à Internet subiu mais de 10% em um período de apenas dois anos.

Ainda falando dos dados apresentados acima, 94,8% das pessoas utilizam um celular para se conectar à rede.

Essa característica faz das ações de marketing voltadas para celulares muito mais interessantes do que uma estratégia de Marketing Digital convencional.

Mas afinal de contas, mobile marketing o que é exatamente?

Mobile marketing, em uma tradução livre significa marketing para celulares, o nome é meio autoexplicativo.

Esse é o termo usado para definir todas as estratégias de marketing direcionadas aos usuários de celulares e outros dispositivos móveis como o tablet.

Assim, preparar o seu site a esse tipo de navegação, ou seja, com um design responsivo é muito importante!

Essas estratégias fazem uso das características e funções dos celulares para melhorar o relacionamento com o clientes e leads (clientes potenciais), além de aumentar a interação com os usuários e o engajamento com a marca.

Mas pera lá!

Antes de avançarmos em nosso conteúdo vale a pena entender a diferença entre o design mobile e o design responsivo.

Design responsivo X Design mobile

Agora já sabemos o conceito de marketing mobile, então podemos entender algo que confunde bastante os empresários hoje em dia, a diferença entre design responsivo e design mobile.

O design responsivo usa as linguagens de programação para adaptar o layout do seu site em diferentes tamanhos de tela.

Layout é o plano utilizado para dispor e organizar os elementos de um projeto gráfico, neste caso, de um conteúdo na internet (blog, páginas, sites, etc).

Com ele não há necessidade de uma nova hospedagem.

Se quiser mais detalhes do assunto dê uma olhada no nosso conteúdo sobre o que é design responsivo.

No caso do design mobile as coisas são um pouco diferentes. Para fazer esse tipo de design você precisa planejar duas versões diferentes para o mesmo site.

Ou seja, você precisará criar dois layouts diferentes, um pensando na navegação por meio do computador e outro direcionado ao mobile.

Isso demanda uma atenção dobrada ao seu programador que precisará trabalhar em dois layouts para o mesmo conteúdo.

Sendo assim, o design resposinvo é o mais indicado, visto que o um design mobile demandaria um investimento maior.

Conseguiu entender o que significa mobile marketing? Legal! Então vem comigo e vamos entender para o que essa estratégia é utilizada.

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Qual a finalidade do mobile marketing

Lá em cima a gente explicou o que é marketing mobile e vimos como o número de usuários de celulares já é bastante alto, não só no Brasil, mas no mundo.

O mobile marketing tem como principal objetivo melhorar a experiência dos leads e clientes direcionando campanhas, conteúdos, entre outros, aos usuários de dispositivos móveis.

Por isso, uma experiência melhor nos celulares e tablets significa mais engajamento e, por consequência, um aumento no número de leads, das vendas e da fidelização de clientes.

Uma vez que as pessoas tenham uma experiência de qualidade, suas campanhas e ações de marketing terão um impacto muito maior!

E aí, ficou claro para que utilizar marketing mobile? Muito bem! Que tal descobrir as principais vantagens de incorporar as ações de mobile marketing em sua estratégia?

Benefícios das ações mobile marketing

Benefícios das ações Mobile Marketing

Como vimos anteriormente, a aplicação de estratégias envolvendo o mobile marketing tem como finalidade principal chegar mais próximo do público, já que a quantidade de usuários dos dispositivos móveis só tende a crescer.

Tudo bem, isso deve ter ficado claro para você. A pergunta que fica é: quais as vantagens das ações mobile marketing?

Em primeiro lugar podemos destacar o fato de as pessoas estarem utilizando cada vez mais aplicativos em seus dispositivos como Facebook, Instagram, Foursquare entre outros.

Sendo assim, estar presente ativamente nesses apps significa maior visibilidade à sua empresa e, como consequência, o aumento da captação de clientes. Além, é claro, de maior engajamento.

Outro ponto a ser levantado é a crescente onda das compras feitas por meio de celulares e outros dispositivos.

Dados levantados por uma pesquisa da WebShoppers apontam um aumento em compras efetuadas via celular.

Estima-se que mais de 14% dos pedidos realizados pelos consumidores são feitos por meio de um dispositivo móvel.

Parece pouco, né?!

No entanto, esse número representa um faturamento de mais de 4,5 bilhões de reais. Agora ficou mais interessante, não é mesmo?

Dessa forma, investir em ações mobile marketing inclui sua empresa nessa fatia expressiva de vendas.

Você, como empresário, não vai querer perder a oportunidade de aumentar seus lucros!

Mais uma vantagem produzida pela estratégia de mobile marketing é a segmentação do seu anúncio de acordo com a localidade do usuário.

Devido ao fato de a maioria dos dispositivos possuir a localização por meio do GPS, as ações mobile marketing podem ser direcionadas para as pessoas da região de sua empresa.

Qual a vantagem disso? Imagine que você tem um restaurante, ou uma casa noturna, não faz sentido para você investir na promoção em larga escala.

Isso porque uma pessoa, geralmente, não vai querer sair da sua cidade ou estado para conhecer um restaurante.

Aplicar as estratégias do marketing mobile pode atrair os consumidores de seu entorno aumentando significativamente as chances de conversão.

Por fim, e não menos importante, podemos destacar a praticidade na interação entre usuários e empresas.

Os celulares têm como principal vantagem a eficiência e prontidão, tanto para o recebimento de informações, quanto à divulgação das mesmas.

Essa característica faz com que a comunicação com seu público seja muito mais rápida, contribuindo, principalmente ao engajamento com a empresa.

Já está por dentro dos benefícios? Ótimo! Então continue sua leitura! Descubra as principais ações mobile marketing e veja qual delas se encaixa melhor com seu negócio.

Marketing mobile aplicado

As ações mobile marketing que podem ser utilizada em seu negócio são variadas, tudo vai depender do seu tipo de negócio e os objetivos de sua campanha.

Dessa forma, antes de pensar em utilizar ações mobile é importante ter bem claro esses dois pontos.

Tendo definido isso, você poderá pensar quais estratégias de mobile marketing se encaixam melhor em sua empresa.

Por isso, a seguir, selecionamos as principais ações aplicadas por empresas de sucesso.

SMS Marketing

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Essa ação é caracterizada pelo envio de mensagens de texto curtas e, por isso, objetivas, a uma lista de clientes já cadastrada.

Ela é ideal tanto para a conversão de leads como para a fidelização de clientes ativos.

Dessa forma, com essa ação, você poderá enviar as principais notícias, eventos importantes e até mesmo dar os parabéns a um cliente que faz aniversário.

Quer saber mais sobre SMS marketing? Acesse nosso conteúdo!

Aplicação de design responsivo

No começo de nosso conteúdo destacamos a diferença entre o design responsivo e o mobile.

A aplicação do design responsivo no site de sua empresa facilita a experiência do usuário, mantendo-o mais tempo navegando em sua página.

Além disso, os principais sites de busca como o Google privilegiam o posicionamento das páginas em que há um design responsivo.

Isso significa que seu site terá muito mais visibilidade, facilitando os possíveis compradores a encontrá-lo.

Essa técnica está diretamente relacionada aos mecanismos de otimização de buscas, mais conhecido como SEO.

Marketing via Bluetooth

Mobile Marketing via Bluetooth

O Bluetooth marketing, ou marketing de proximidade, é uma técnica caracterizada pelo uso da tecnologia Bluetooth para compartilhamento de arquivos multimídia como lista de produtos, catálogos de compras, inclusive vídeos institucionais.

O Bluetooth é uma tecnologia de comunicação sem fio, permitindo a troca de dados entre computadores, smartphones, tablets e afins.

Além disso, ela possibilita a conexão a mouses, teclados, fones de ouvido, impressoras, caixas de som e outros acessórios a partir de ondas de rádio.

Ou seja, o Bluetooth é uma espécie de cabo USB por ondas de rádio.

Apesar de ter um alcance limitado, pois os usuários precisam estar com a função ligada para que a ação seja efetiva, seu custo é nulo.

Dessa forma, é uma ação ideal para enviar arquivos muito pesados, os quais obrigariam os usuários a entrar na internet e fazer o download.

Mas, essa é uma estratégia pontual, com diversas limitações.

Por isso, integrar outras ações mobile marketing a essa técnica é muito vantajoso ao seu negócio.

QR code Marketing

O QR code é uma espécie de código de barras 2D que pode ser lido por meio da câmera de um dispositivo móvel, redirecionando o usuário a um local específico.

Essa estratégia de marketing mobile é excelente para estender o alcance e visibilidade do site, blog ou fanpage de uma forma totalmente segura para o usuário.

Você pode inserir o QR code em anúncios impressos ajudando a divulgação de eventos, informações importantes e até mesmo no seu site.

Uma outra funcionalidade é a aplicação deste código nas embalagens dos produtos da sua empresa com o intuito de redirecioná-lo a um conteúdo explicativo sobre a mercadoria.

Com essa ferramenta você torna a experiência dos leads e consumidores muito mais interessante e enriquecedora, aumentando as suas taxas de conversão e fidelização.

Bem, você viu até esse ponto a definição de mobile marketing, qual sua finalidade, seus benefícios e algumas ações que podem ser realizadas.

A seguir, vamos conhecer alguns cases de sucesso.

Bônus: cases de sucesso

As ações mobile marketing são das mais variadas. As empresas devem escolher aquela que se encaixa melhor com o perfil do seu cliente e produto/ serviço.

A seguir veremos alguns cases de sucesso.

Hope lingerie

A Hope é uma marca de lingerie voltada para mulheres com lojas espalhadas por todo o país.

Em uma loja de Uberlândia foi realizado uma ação de pré-venda utilizando por meio da plataforma ADA (que disponibiliza tecnologia com soluções para mobile marketing), desenvolvida pela empresa europeia Louyt especializada em mobile marketing.

A Hope utilizou diversas ações de marketing mobile em sua campanha Nude Day, tais como SMS marketing, QR code e inclusive no Facebook.

Como resultado a campanha trouxe 124 novos cadastros de pré-venda, com uma taxa de abertura de 85% e um ROI (retorno sobre investimento) superior a 300%.

Se quiser saber mais sobre o que é ROI basta clicar no hiperlink.

Mas se ainda não ficou convencido em aplicar ações mobile marketing em sua estratégia veja mais um caso de sucesso!

Euroville

A empresa Euroville é uma concessionária de veículos da BMW, possuindo lojas por todo território nacional.

A Euroville de Belo Horizonte elaborou uma pesquisa de satisfação totalmente direcionada para dispositivos móveis.

As pesquisas foram realizadas nos próprios pontos de venda, por meio de um tablet com o objetivo primordial de fidelização de clientes.

Os resultados obtidos são bastante significantes: mais de 80% das pesquisas foram preenchidas e o ROI dessa ação foi superior a 100%.

Não se convenceu? Ai vai mais um exemplo!

GiOlaser

A Giolaser de Uberlândia, empresa do ramo de estética, promoveu uma ação que tinha como principal objetivo captação de clientes.

Por meio SMS marketing enviando land pages (páginas de conversão de clientes) a empresa buscava atingir um público que ainda não conhecia a marca e que estaria na cidade mineira durante o carnaval.

Com essa ação a empresa conquistou mais de 1200 visitas, 70 novos cadastros e um ROI maior do que 35%!

Agora que você já sabe o suficiente sobre marketing mobile e conheceu alguns cases de sucesso, chegou o momento de aplicá-lo em seu negócio!

O sucesso na palma da mão

Neste conteúdo você descobriu a importância do mobile marketing na atualidade.

Com o crescente número de usuários dos celulares, smartphones e tablets investir em uma ação mobile marketing pode ser bastante o que faltava ao crescimento do seu negócio.

A estratégia mobile marketing tem como principal vantagem o alcance gigantesco, além de uma melhoria na experiência de seus leads e clientes.

Aplicando ações mobile marketing o sucesso de seu negócio está literalmente na palma da mão.

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