SMS Marketing: aprenda tudo sobre essa técnica de divulgação que pode aumentar as vendas de sua empresa

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Publicado: 4 de abril de 2018 | Atualizado: 2 de dezembro de 2019.

SMS marketing é uma das estratégias de marketing com um dos maiores retornos e alcance. Leia este guia completo sobre essa técnica e descubra como ela pode aumentar as vendas na sua empresa.

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A era da tecnologia chegou para ficar! O celular é hoje uma ferramenta indispensável tanto ao mundo corporativo, quanto na vida pessoal de cada um.

Devido a esse fato, pesquisas indicam que mais de 89% das pessoas costumam abrir mensagens em menos de 6 minutos após o envio de sms.

Ainda pensando nas mensagens corporativas, quando compararmos com a mala direta do e-mail, é possível ver a preferência pelo SMS.

Pesquisas sugerem que apenas 22% dos usuários abrem as mensagens enviadas por e-mail, contra os quase 90% de pessoas que abrem as mensagens recebidas no celular.

Sendo assim, o uso dessa ação de marketing pode ser o que faltava para aumentar o a aproximação com o cliente e o engajamento da marca, além de alavancar as vendas.

Será que você já sabe o que é o SMS marketing? E como fazer uma mensagem corporativa?

A seguir mostraremos o que é exatamente essa modalidade de divulgação, além das principais dicas para o envio de mensagens eficientes. Veja os principais tópicos:

Afinal, o que é e para que serve o SMS marketing?

Definição de SMS marketing

SMS marketing é, de maneira geral, o envio de SMS em massa ou personalizado com o objetivo de se aproximar do cliente e engajá-lo.

O conteúdo das mensagens pode variar de acordo com a finalidade.

No caso do envio de SMS em massa, por exemplo, é mais direcionado para divulgação de ofertas, promoções especiais, ou eventos.

Já o SMS personalizado está voltado à aproximação de seu cliente, tal como agradecimento pela compra, pesquisa de satisfação ou até mesmo a parabenização pelo aniversário.

Uma das maiores características desse tipo de mensagem é o seu tamanho.

Idealmente um SMS corporativo deve conter no máximo 160 caracteres. Parece pouco, não é? Mas acredite, este número é suficiente para despertar o interesse do cliente.

Com um espaço tão limitado é importante estar atento!

Para isso preparamos as principais dicas de um SMS marketing de relevância.

Confira agora nossa lista e garanta um retorno satisfatório a sua empresa.

SMS marketing: dicas de sucesso

Dicas de sucesso para SMS marketing

Como vimos anteriormente, o envio de SMS tem como finalidade anunciar e promover sua empresa, além de aproximar sua marca aos clientes, como se fosse uma mala-direta 2.0.

Seu tamanho é bastante curto, por isso é preciso estar atento para otimizar esse espaço e atingir seu público de maneira efetiva .

A seguir preparamos uma lista com as melhores dicas do envio de SMS marketing.

Aprenda a fazer e garanta a alavancagem de seu negócio!

Objetividade

Comecemos nossas dicas pelo essencial: a objetividade no envio de SMS marketing.

Destacamos acima o tamanho extremamente restrito das SMS marketing. Pensando nisso você é obrigado a ir direto ao ponto.

Seja sucinto, menos é mais! Use este recurso para divulgar mensagens pontuais que visem a um objetivo previamente delimitado.

Estabeleça o foco

Para conseguir a objetividade anteriormente mencionada será necessário estabelecer o foco de sua ação.

Você planeja engajar clientes à marca? Ou será a divulgação a novos consumidores?

As ações de marketing para qualquer uma das finalidades acima mencionadas são diferentes, sendo assim elaborar uma estratégia pontual antes do envio de SMS marketing é fundamental.

Lembre que uma ação de marketing cujos objetivos estão devidamente traçados terá um impacto positivo muito maior se comparado às ações baseadas no maior alcance possível.

Desperte a curiosidade

Apesar de os dados acima mostrarem que as SMS marketing são potencialmente mais promissoras do que ações de marketing similares como o envio de um e-mail, por exemplo, as pessoas têm o hábito de ler apenas o início da mensagem.

Dessa forma, seu SMS precisa começar de forma a instigar a leitura completa da mensagem.

Não resuma todo o conteúdo nas primeiras linhas, contudo não seja vago demais, qualquer uma das alternativas podem desencorajar a abertura da mensagem.

Não cometa erros ortográficos

Já que você terá uma margem de até 160 caracteres para o envio de SMS, redobre sua atenção para evitar todos os erros ortográficos.

Uma boa escrita garante o sucesso de uma campanha, por isso elabore micro-textos impecáveis, caso contrário você poderá manchar a reputação da empresa.

Além disso, as SMS marketing com erros de português podem ser ignoradas, ou até mesmo despertar a desconfiança do usuário quanto à credibilidade do conteúdo, sobretudo se a mensagem conter links.

Divulgue links importantes

Divulgação de links por SMS marketing

Um SMS marketing que tenha como objetivo trazer novos clientes à marca, ou até mesmo divulgar novos produtos terá um retorno muito maior se utilizar links de direcionamento.

Promova as redes sociais da marca por meio do envio de SMS marketing.

Contudo, não perca de vista o número de caracteres no envio de SMS corporativo!

Caso o link seja muito grande, para não desperdiçar seus caracteres faça uso de redutores de link.

Respeite horários comerciais

Você já foi acordado por SMS recebidas durante a madrugada? Se a resposta for afirmativa esse tópico é auto explicável.

Saber respeitar o horário comercial para o envio de SMS marketing é a diferença entre aproximar um cliente e afastá-lo da marca de maneira definitiva.

Use o bom senso e envie mensagens em horários apropriados, mesmo que a divulgação seja de extrema urgência.

Promova ações com data de validade

As promoções com prazo determinado para o seu fim estimulam a compra ou contratação de um serviço de forma imediata.

Esse tipo de ação de marketing cria uma relação de exclusividade com clientes de longa data e incentiva os leads a se tornarem clientes definitivos.

Nada de SPAM

O SPAM consiste em enviar mensagens de divulgação de um produto ou serviço sem que haja o consentimento prévio de um cliente ou lead (cliente em potencial).

Os dados de um cliente devem ser confidenciais, fazer o uso indevido deles poderá ter efeito contrário do pretendido.

Ao invés de trazer resultados positivos à marca, o SPAM piora significativamente a sua imagem no mercado.

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Fidelize seu cliente

Qual motivo leva você a comprar em uma e não em outra loja? As vantagens que existem nessa e não naquela loja!

A concorrência sempre existirá, dessa forma se você quiser ser a única escolha para um cliente ofereça a ele ofertas exclusivas, vantagens e facilidades para mantê-lo ativo.

As SMS marketing são um dos melhores canais para a divulgação das vantagens.

Mensagens personalizadas

Agradecer às compras efetuadas, questionar a respeito da satisfação em relação à experiência, parabenizar pelo aniversário são maneiras de se aproximar do cliente.

Apesar de parecerem bastante simples, esse tipo de mensagem faz com que o cliente se sinta importante à empresa.

E devem mesmo se sentir, pois sem clientes uma empresa não consegue sobreviver. Valorize-os e eles irão valorizar a marca!

Incentive o cadastramento dos leads e clientes

Incentive cadastramentos pelo SMS marketing

Encoraje os visitantes e compradores de sua loja virtual, ou física a efetuarem cadastro.

Lembre-se de solicitar apenas dados relevantes, além de verificar o desejo de receber ou não novidades e informes da empresa.

Seja transparente e faça divulgações conscientes respeitando a decisão de leads e compradores.

O momento certo

Para que uma ação via SMS marketing tenha um retorno maior do que o normal use datas comemorativas como gatilho.

As ações com prazo de validade podem estar relacionadas a dias específicos como: dia dos namorados, dia das mães, aniversário etc.

Faça uso dos dados cadastrais para identificar o tipo de cliente e qual promoção pode se encaixar melhor com aquele perfil.

Acompanhe as taxas de assinatura e cancelamento

Como saber se a sua ação está surtindo o efeito desejado? Ou melhor, qual ação pode ter o resultado que deseja?

O monitoramento das taxas é o principal termômetro para decidir continuar com uma ação, ou reformulá-la.

Esteja atento aos dados e saiba com exatidão quais tipos de mensagem mais indicados para uma determinada finalidade: fidelização, prospecção, para cada modalidade há uma mensagem ideal.

Alcance resultados efetivos

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Como vimos neste guia definitivo, existem diversos pontos que devem ser levados em consideração para que sua ação via mensagens de celular tenha o sucesso pretendido.

Apesar de seu tamanho limitado, com esse tipo de recurso você pode aumentar as compras de clientes ativos, fidelizando-os à marca. Além de conquistar novos clientes.

Lembre-se que existem regras de boa conduta a serem seguidas. Para que a imagem de sua empresa seja sempre positiva, não as deixe de lado.

Com as dicas elaboradas aqui suas ações terão maiores chances de sucesso e de alavancagem das vendas, por isso, considere o SMS Marketing no seu leque de ações.Não fique para trás!

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